• Nenhum resultado encontrado

6-Coordenação e colaboração em projetos de ensino

No documento Memorial acadêmico (páginas 54-62)

1. Projeto Multidisciplinar Agroindustrial. O projeto de ensino integra os alunos que cursam as disciplinas de Projeto Agroindustrial e Análise Econômica de Projetos Agrícolas, do 10o semestre, portanto, de final do curso de Engenharia Agrícola, sendo estes coordenadores dos grupos de trabalho e os alunos de 6o e 7o semestres, que cursam as disciplinas de Operações Agroindustriais I e II, respectivamente, os liderados.

Uma das atividades inerentes à profissão de engenheiro é a liderança, pois normalmente cabe ao engenheiro comandar, organizar, obter tarefas de pessoas sob seu comando. Durante o período de atividade deste projeto, os alunos do 10o semestre têm a oportunidade de treinar as relações humanas desta atividade tão difícil, que é motivar um grupo para executar com responsabilidade as tarefas, fazer com que todos se sintam integrados ao projeto e alcançar a meta estabelecida.

Os alunos de Projeto Agroindustrial, inicialmente, são solicitados pela professora coordenadora a apresentarem uma revisão bibliográfica sobre o assunto (produto) que será trabalhado no projeto. Os alunos de Análise Econômica de Projetos Agrícolas geralmente são os mesmos integrantes de Projeto Agroindustrial, por serem disciplinas de final de curso. Os conteúdos programáticos da disciplina de Análise Econômica são desenvolvidos de acordo com o andamento dos projetos agroindustriais e a análise econômica em si integra a parte final do projeto.

A integração da parte econômica ao projeto agroindustrial se torna interessante por dar ao aluno uma noção de realidade nos projetos didáticos, uma vez que ele projetará baseado em custos, investimentos, retorno financeiro, etc.

- 55 -

fazendo com que o projeto fique inserido na realidade nacional e isto orientará suas decisões de concepção do projeto, tornando-o mais realista.

Os alunos das disciplinas de Operações I e II fazem parte de um grupo de colaboradores sob a liderança de um ou dois coordenadores, constituindo um grupo de trabalho. As atividades desenvolvidas pelos alunos colaboradores são pesquisas bibliográficas em livros, revistas técnicas, trabalhos científicos, na Internet, pesquisas de mercado, reuniões, acompanhamento da redação de textos e confecção de plantas a serem apresentados com recursos audiovisuais.

Cada coordenador e seu grupo formam uma equipe de trabalho. O aluno do décimo semestre irá treinar como coordenar uma equipe para atingir a meta proposta. O grupo de apoio irá se familiarizar com os procedimentos para execução de projetos, como também colaborará com o coordenador para o desenvolvimento e conclusão do projeto. Para as apresentações são utilizadas as salas com multimeios que possuem infraestrutura de: computador, projetor multimídia, softwares para apresentação gráfica e conexão com a internet. Os alunos também contam com o uso da Internet, como meio para buscar e para apresentar conhecimentos, interativamente.

Os professores das disciplinas de Projeto Agroindustrial, Análise Econômica de Projetos, Operações Agroindustriais I e II e seus colaboradores fazem parte da banca de avaliação dos projetos nas três fases. Vários professores, profissionais da área, empresários interessados, autoridades de prefeituras, cooperativas e outos são convidados a se integrar à atividade, de acordo com o assunto do projeto.

Todos os alunos colaboradores e coordenadores participam da audiência durante as três fases de apresentação de todos os projetos que estejam sendo desenvolvidos na disciplina de Projeto Agroindustrial. As apresentações dos projetos se dão de forma interativa, quando todos os alunos têm a oportunidade de trocar conhecimentos sobre todos os projetos que estão sendo executados. Caso contrário, cada grupo ficaria familiarizado apenas com o tema com o qual está trabalhando, porém, desta forma interativa, todos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos (ainda que apenas apresentados), debaterem, questionarem sobre temas de diversos projetos, que normalmente envolvem diferentes produtos agrícolas/agropecuários, o que contribui para sua formação. A partir de 2003. (Coordenadora)

2. Confecção do Livro de Tecnologia Agroindustrial: Produtos de Origem Animal. Este Projeto de Ensino foi proposto por três professores doutores do CEng, responsável e colaborades da disciplina de Projeto Agroindustrial, do último semestre do Curso de Engenharia Agrícola. Os professores proponentes estão organizando material didático a partir dos projetos agroindustrias realizados pelos alunos do curso ao longo de mais de 20 anos. Cada capítulo do livro tratará da tecnologia de um produto de origem animal, apresentando as operações necessárias para processamento daquele produto e seus subprodutos, criação de animais, estudos de caso, layouts, fluxogramas, balanços de massa, plantas baixas e dados econômicos para alguns casos. Este livro será impresso com ISBN. Centro de Engenharias, UFPel. 01 jun. 2016 a 31 mai. 2017. (Coordenadora)

3. Confecção do Livro de Tecnologia Agroindustrial: Produtos de Origem Vegetal. Este Projeto de Ensino foi proposto por três professores doutores do CEng, responsável e colaborades da disciplina de Projeto Agroindustrial, do último semestre do Curso de Engenharia Agrícola. Os professores proponentes estão

- 56 -

organizando material didático a partir dos projetos agroindustrias realizados pelos alunos do curso ao longo de mais de 20 anos. Cada capítulo do livro tratará da tecnologia de um produto de origem vegetal, apresentando as operações necessárias para processamento daquele produto e seus subprodutos, estudos de caso, layouts, fluxogramas, balanços de massa, plantas baixas e dados econômicos para alguns casos. Este livro poderá ser impresso em dois volumes. Centro de Engenharias, UFPel. 01 jun. 2016 a 31 mai. 2017. (Coordenadora)

4. Confecção do Livro de Operações Agroindustrias II. Este Projeto de Ensino foi proposto por dois professores doutores do CEng, responsável e colaborada da disciplina Operações Agroindustriais II que é ministrada para o Curso de Engenharia Agrícola. Os professores proponentes trabalham com esses conteúdos praticamente desde o início de suas carreiras docentes na UFPel, o que ultrapassa 20 anos de exercício de docência, atualmente. Fizeram mestrado e doutorado nesta área, realizam e orientam pesquisas nesta área.

O livro, foco deste projeto, é direcionado aos acadêmicos de graduação, mas também poderá ser utilizado pelos egressos do curso e profissionais que atuam nesta área. Em vista disto, os professores organizaram um material didático de fácil acesso e prático, servindo de base para outras disciplinas profissionalizantes subsequentes do curso. O texto desenvolvido no livro de Operações Agroindustrias II pretende possibilitar aos alunos adquirirem conhecimentos da área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas referente às operações unitárias para realizar o processamento de grãos e sementes.

Os capítulos tratam desde assuntos fundamentais até os específicos, chegando a assuntos modernos sobre o tema que ainda nem estão sendo explorados completamente em nosso país. O material tem riqueza em detalhes, é ilustrado com gráficos, figuras, fotos, esquemas e com tabelas para fácil compreensão e consulta de dados para cálculos.

A proposta didática de publicar o livro de Operações Agroindustrias II baseia-se na didática adotada na sala de aula, prevista no plano de ensino da disciplina, na qual os alunos poderão utilizar este material como livro texto para aprendizado dos conteúdos e como referência sobre o assunto em disciplinas subsequentes.

Esta proposta já foi testada em outras disciplinas do Curso de Engenharia Agrícola com êxito, pois os livros têm sido procurados além dos acadêmicos, por professores do CEng e profissionais de fora da Universidade. Nota-se que há uma carência na literatura brasileira de material didático que trate de operações unitárias com grãos e sementes. Centro de Engenharias, UFPel. 10 set. 2015 a 09 ago. 2016. (Coordenadora)

5. Internacionalização do Curso de Engenharia Agrícola: Experiência dos Alunos UFPel CEng CSF. Este projeto teve o objetivo de apresentar a todos os alunos e professores da Engenharia Agrícola as experiências relatadas pelos alunos do curso ao retornarem do programa Ciência sem Fronteiras, desta forma estimulando novos alunos a integrarem o programa. Os alunos do CsF têm o objetido de aprender uma segunda língua, adquirir conhecimentos de outras culturas, internacionalizar alunos e instituições. A atividade do projeto foi proposta como motivação dos calouros do Curso de Engenharia Agrícola matriculados em Introdução à Engenharia Agrícola. Centro de Engenharias, UFPel. 27 abr. 2015 a 31 jul. 2015. (Colaboradora)

- 57 -

6. Armazenamento de grãos e sementes. Este Projeto de Ensino foi proposto por quatro professores doutores do CEng, responsáveis por disciplinas na área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas dos cursos de Engenharia Agrícola (graduação) e de Especialização em Engenharia de Biossistemas do CEng, e realizaram seus respectivos doutorados nesta área.

As disciplinas do Curso de Engenharia Agrícola abordam os assuntos de formação nesta área, porém o desenvolvimento tecnológico precisa ser acompanhado, atualizado e aprofundado, permitindo que mesmo à distância os egressos possam continuar seus estudos na área anteriormente citada. Sendo assim se oportuniza preparar este material bibliográfico, complementar às disciplinas e ao conhecimento nesta área. Os tópicos abordados têm o intuito de revisar, consolidar e agregar conhecimentos da área de armazenamento de grãos e sementes.

O texto desenvolvido no livro pretende possibilitar aos alunos e profissionais da área entrarem em contato com os principais tópicos, na área de armazenamento de grãos e sementes, que se relacionam com a Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas. Centro de Engenharias, UFPel. 01 jun. 2015 a 31 mai. 2016. (Colaboradora)

7. Beneficiamento de grãos. Este Projeto de Ensino foi proposto por seis professores doutores do CEng, responsáveis por disciplinas nesta área nos Cursos de Engenharia Agrícola e/ou em Engenharia de Biossistemas-Especialização à distância. O foco deste livro direciona-se ao processo de beneficiamento de grãos com ênfase ao processamento e à industrialização do arroz. Assuntos de grande importância relacionados com grãos e sementes são apresentados aos alunos de forma prática, didática e ilustrada.

Os itens abordados no livro agregam conhecimentos, propõem ações para todos que trabalham nas indústrias de processamento de grãos e sementes, apresentam técnicas, normas, planilhas e outros conhecimentos. Centro de Engenharias, UFPel. 19 jan. 2015 a 30 dez. 2015. (Colaboradora)

8. Livro de Secagem. A Secagem é um processo de extrema importância para a conservação e manutenção da qualidade de grãos e sementes. O curso de Engenharia Agrícola tem área de formação profissional que trata da Engenharia e Processamento de Produtos Agrícolas constituída por várias disciplinas que abordam esta importante etapa do manuseio de grãos e sementes. A carência de bibliografia nacional especializada nesta área evidencia a necessidade da elaboração de material didático apropriado para uso dos estudantes onde seja reunido todo o conteúdo dos fundamentos deste ramo do conhecimento.

Este Projeto de Ensino conta com a atuação de cinco professores, Engenheiros Agrícolas, com doutorado nesta área de conhecimento e longa experiência. São, ainda, responsáveis por grande parte das disciplinas que abordam o tema no Curso de Engenharia Agrícola da UFPel, atuando em disciplinas formadoras do profissional Engenheiro Agrícola, seja nas áreas mais básicas, seja nas áreas de disciplinas profissionalizantes de final de curso ou da Pós-graduação em Engenharia de Biossistemas à Distância.

O material didático é de fácil e prático acesso para o uso acadêmico nas diversas atividades de ensino e pesquisa.

A Secagem de grãos e sementes agrega conhecimentos consolidados e modernos e o texto desenvolvido no livro, diante da carência de material específico

- 58 -

sobre o tema, pretende possibilitar aos alunos entrar em contato com esses conhecimentos.

O material desenvolvido trata dos fundamentos da Secagem e seus conhecimentos e usos aplicados à área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, abordando processos clássicos e novas tecnologias ainda não contempladas no curso. Centro de Engenharias, UFPel. 20 mar. 2015 a 20 dez. 2015. (Colaboradora)

9. Confecção de livros de Fenômenos de Transporte. Este Projeto de Ensino foi proposto por dois professores doutores do CEng, responsáveis pela disciplina ‘Fenômenos de Transporte’ que é ministrada para os Cursos de Engenharia Geológica e Engenharia de Petróleo. Os livros, foco deste projeto, poderão também ser utilizados pelos Cursos de Controle e Automação e Engenharia de Produção que possuem esta disciplina sob regência de outros professores.

Os professores proponentes deste projeto são PhD em Engenharia, tendo trabalhado com esses conteúdos praticamente desde o início de suas carreiras docentes na UFPel, o que ultrapassa 20 anos de exercício de docência, atualmente.

As disciplinas por eles ministradas abordam os assuntos tratados, ou se interrelacionam com eles. O material organizado é resumido, didático, de fácil acesso e prático, para uso dos acadêmicos na disciplina de mesmo nome ou similares, e servindo de base para outras disciplinas por se tratar de um conteúdo da área da Física, mas já semi-profissionalizante, ou seja, com algumas aplicações práticas diretas.

Os capítulos desenvolvidos tratam dos fundamentos dos Fenômenos de Transporte, de alguns sistemas de unidades de medida das grandezas tratadas, com riqueza de gráficos e ilustrações para fácil compreensão.

A proposta didática de publicar o livro de Fenômenos de Transporte em dois volumes separados baseia-se na didática adotada na sala de aula, prevista no plano de ensino da disciplina, na qual os alunos podem utilizar o livro texto como consulta durante as provas, que versam sobre a solução de exercícios. Portanto, o livro de exercícios resolvidos é utilizado apenas como apoio durante o estudo das estratégias de solução dos mesmos em aulas de exercícios e para estudos em casa. Por isso, deve ser impresso em volume à parte, independente e com um subtítulo de ‘exercícios resolvidos’.

Esta proposta já foi testada na disciplina de Termodinâmica e Transferência de Calor, dos Cursos de Engenharia Agrícola e Engenharia Industrial Madeireira, desde 2003, com a primeira edição de um livro texto, e a partir de 2010 com a publicação do volume de exercícios resolvidos. Esta experiência foi exitosa e os professores pretendem repeti-la com a disciplina de Fenômenos de Transporte. Centro de Engenharias, UFPel. 10 jun.2015 a 24 mai. 2016. (Coordenadora)

10. Atualização do Livro Equipamentos para Processamento de Grãos. Este Projeto de Ensino foi proposto por três professores doutores do CEng, um deles responsável pela disciplina Engenharia de Processamento Agroindustrial II que é ministrada para o Curso de Engenharia Agrícola. Os professores proponentes trabalham com esses conteúdos praticamente desde o início de suas carreiras docentes na UFPel, o que ultrapassa 20 anos de exercício de docência para cada um, atualmente. Fizeram mestrado e doutorado nesta área, realizam e orientam pesquisas nesta área.

- 59 -

O livro, foco deste projeto, é direcionado aos acadêmicos de graduação, mas também poderá ser utilizado pelos egressos do curso e profissionais que atuam nesta área.

Em vista disto, foi organizado um material didático que possa ser de fácil acesso e prático, para uso dos acadêmicos na disciplina de mesmo nome, servindo de base para outras disciplinas profissionalizantes subsequentes do curso.

O texto da primeira edição do livro Equipamentos para Processamento de Grãos foi revisto e melhorado, possibilitando novamente o acesso a esta literatura hoje esgotada, permitindo aos leitores adquirirem conhecimentos da área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas referente aos cálculos de engenharia para realizar o processamento de grãos.

O Prof. Mário José Milman, no evento de sua aposentadoria, deu cópias digitais e a permissão para que os professores da área fizessem uso do material por ele confeccionado, só solicitando que seu nome fosse mencionado.

Os capítulos revistos trataram desde os assuntos fundamentais até os específicos, com exercícios resolvidos de situações práticas de engenharia.

O material revisto manteve a estrutura original do livro, porém com atualizações, melhorias de figuras, de notações, de formatação.

Esta segunda edição também foi uma homenagem ao trabalho do professor e colega Mário José Milman, dando continuidade a uma obra que teve repercussão nacional, sendo citada por inúmeros trabalhos na área. Centro de Engenharias, UFPel. 03 nov. 2014 a 30 out 2015. (Colaboradora)

11. Desenvolvimento do site do Curso de Especialização à Distância em Engenharia de Biossistemas. Este Projeto de Ensino foi proposto com o objetivo de criar um site para informar ao público-alvo e geral sobre o Curso de Especialização à Distância em Engenharia de Biossistemas e, com isso, treinar alunos de graduação em Engenharia Agrícola (PET-CEA) na plataforma Word Press. O site tem o objetivo de ser informativo aos alunos, professores e interessados em obterem conhecimento sobre o Curso. enharias por alunos de graduação do PET de Engenharia Agrícola, como forma de aprendizado e treinamento de uso da plataforma Word Press.Centro de Engenharias, UFPel. 28 nov. 2014 a 29 abr. 2016. (Coordenadora)

12. Livro de Saúde e Segurança do Trabalho em Unidades Beneficiadoras de Grãos e Sementes. Este Projeto de Ensino foi proposto por três professores doutores do CEng, responsáveis por disciplinas nesta área e um Engenheiro de Segurança.

O foco deste livro foi direcionado à Saúde e Segurança do Trabalho na Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, aborda assuntos de formação nesta área, porém alguns assuntos especiais e de grande importância, seja pela sua interface, seja pelas suas particularidades com grãos e sementes, que devem ser apresentados aos alunos e não estão contemplados na disciplina Segurança do Trabalho dos cursos. Para cobrir esta lacuna se oportuniza preparar este material bibliográfico, complementar à disciplina e ao conhecimento nesta área.

Os itens abordados no livro agregam conhecimentos, propõem ações para preservar a saúde de todos que trabalham nas indústrias de processamento de grãos e sementes, apresentam técnicas, normas, planilhas e outros meios modernos de SST. Centro de Engenharias, UFPel. 28 nov. 2014 a 27 nov. 2015. (Coordenadora)

- 60 -

13. Confecção do livro de Agricultura de Precisão. Este Projeto de Ensino foi proposto por três professores doutores do CEng, responsáveis pela disciplina ‘Agricultura de Precisão’ que era optativa da Engenharia Agrícola e a aprtir de 2016 será obrigatória e que também é ofertada para outras engenharias. Dois professores fizeram seu doutorado nesta área e já ministraram disciplinas semelhantes para os cursos de Engenharia Agrícola, de Especialização em Engenharia de Biossistemas do CEng, modalidade presencial e à distância e para o Mestrado profissionalizante do Curso de Tecnologia de Sementes da FAEM-UFPel.

A Profa. Gizele, atualmente, é a regente da disciplina de graduação de Agricultura de Precisão, no curso de Engenharia Agrícola e vem realizando e orientando diversas pesquisas nesta área.

O livro baseou-se nos assuntos tratados na disciplina Agricultura e Precisão. Foi organizado de forma que possa ser de fácil acesso e prático, para uso dos acadêmicos nas diversas atividades de ensino e pesquisa nos cursos de graduação e pós-graduação, bem como em sua vida profissional; uma vez que este é um assunto novo e muitos egressos não tiveram a oportunidade de entrar em contato com estes conteúdos anteriormente, que é uma nova maneira de se pensar a agricultura, sabendo como e quando aplicá-la.

O material desenvolvido trata dos fundamentos da Agricultura de Precisão, mas também de aspectos econômicos e de direitos envolvidos, havendo uma apresentação do uso dessa tecnologia em várias áreas que envolvem a Agricultura, e, portanto, a Engenharia Agrícola, nas quais os adventos da Agricultura de Precisão podem ser inseridos. Centro de Engenharias, UFPel. 01 ago. 2014 a 30 jun. 2016. (Coordenadora).

14. Livro de Tópicos Especiais. Este Projeto de Ensino foi proposto por dois professores doutores do CEng, responsáveis por disciplinas na área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas dos cursos de Engenharia Agrícola (graduação) e de Especialização em Engenharia de Biossistemas do CEng, e realizaram seus respectivos doutorados nesta área.

As disciplinas de graduação abordam assuntos de formação nesta área, porém alguns assuntos especiais e de grande importância, seja pela sua interface, seja pela sua inovação, que devem ser apresentados não estão contemplados nas disciplinas do curso. Para cobrir esta lacuna se oportuniza preparar este material bibliográfico, complementar às disciplinas e ao conhecimento nesta área. Os tópicos especiais que são abordados neste livro agregam conhecimentos, alguns de outras áreas do conhecimento, outros modernos e novos, outros que não costumam fazer uma interface significativa em geral com esta área de conhecimento. Centro de Engenharias, UFPel. 03 nov. 2014 a 30 out. 2015. (Coordenadora).

15. Outras visões de Agricultura de Precisão na Engenharia Agrícola. Este Projeto

No documento Memorial acadêmico (páginas 54-62)

Documentos relacionados