• Nenhum resultado encontrado

𝑛=𝑁.𝑛0

𝑁+𝑛0

Em que: n=tamanho da amostra e N=tamanho da população

Assim, com um erro de 5% e um nível de confiança de 95%, o tamanho exigido para considerar a amostra como representativa foi de 211 servidores.

4.3.2.2 Coleta de dados

Após a escolha do desenho da pesquisa e da seleção da amostra adequada de acordo com o problema de estudo, passou-se então para a coleta de dados que foi realizada no mês de abril de 2016.

O instrumento de coleta de dados foi o questionário (APÊNDICE C), que pode ser definido de acordo como um conjunto de perguntas, que devem ser respondidas por escrito, a respeito de uma ou mais variáveis que serão mensuradas (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO; 2013; LAKATOS; MARCONI; 1991). A construção do questionário foi fundamentada no estudo realizado pelo TCU (2013), denominado Referencial Básico de Governança: aplicável a órgão e entidades da Administração Pública. Neste estudo o TCU (2013) explicita que a governança pode ser analisada sob quatro perspectivas. Não obstante, e considerando o objeto da pesquisa, tratou- se apenas da perspectiva de observação atinente aos órgãos e entidades, que deverá garantir que cada organismo público cumpra com o seu papel. E para que a governança seja avaliada na esfera pública, o TCU (2013) afirma que existem 4 (quatro) níveis de análise: a) mecanismos de governança; b) componentes; c) práticas; d) itens de controle. Especificamente no que se refere aos mecanismos de governança (liderança, estratégia e controle), o TCU (2013) ressalta que quando aplicados de maneira isolada na organização, não produzem todos os resultados potencialmente esperados.

Dessa maneira, e diante do objetivo de analisar se a atuação da Secretaria de Controle Interno contribuiu para o fortalecimento da governança organizacional, utilizou-se como fundamentação teórica para a elaboração dos questionários os níveis de análise baseado nos mecanismos de governança, quais sejam: Liderança,

Estratégia e Controle; e os componentes que correspondem a cada mecanismo. (TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, 2013). A Figura 5 ilustra o afirmado:

Figura 6: Níveis de análise da governança.

Fonte: TCU (2013, p. 25)

Sampieri et al. (2013, p. 235), ressaltam que “o conteúdo das perguntas de um questionário é tão variado quanto os aspectos que mensura”. Assim, o questionário foi elaborado com base em perguntas do tipo fechadas, ou seja, que contêm as categorias ou opções de respostas previamente delimitadas (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO; 2013). O questionário possuía um total de 66 (sessenta e seis) perguntas, que foram divididas em três seções: a primeira referiu-se as características dos respondentes, detalhada na subseção denominada Perfil dos Entrevistados do presente estudo. A segunda seção iniciou-se com uma sucinta explicação sobre o propósito geral do estudo, e instruções como responder o questionário. A terceira e última seção, contemplou as 40 (quarenta) afirmativas direcionadas a análise da atuação da SCI/TJPA.

As afirmativas da terceira seção foram subdivididas em três tópicos, quais sejam: a) o primeiro referiu-se ao mecanismo liderança, e abrangeu um total de 25 (vinte e cinco) afirmativas; b) o segundo tratou sobre o mecanismo estratégia, comportando um total de 8 (oito) perguntas; c) o terceiro abordou sobre o mecanismo controle e foi composto por 7 (sete) afirmativas. Acrescenta-se que

todas as afirmativas envolveram questões relacionadas aos componentes de governança, conforme já demonstrado na figura 6.

Ainda com relação à terceira seção do questionário, menciona-se que foi solicitado aos entrevistados que analisassem todas as afirmativas e atribuíssem a ela um grau de concordância de 1 a 10. Quanto mais perto de 10 estivesse o número escolhido, mais atuante foi considerado o órgão central de controle interno do TJPA diante das ações de liderança, estratégia e controle. Por outro lado, quanto mais próximo de 1 estivesse o número selecionado, menos atuante foi considerado o órgão central de controle. Ressalta-se que as afirmativas foram definidas com base na escala Likert, que pode ser definida como um conjunto de itens apresentados como afirmações ou opiniões, para os quais se pede a reação do participante com base na escolha do valor numérico atribuído a cada ponto do instrumento de coleta de dados (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013).

Antes da elaboração final do instrumento de coleta, realizou-se o teste piloto ou pré-teste (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013; LAKATOS; MARCONI, 1991). O questionário foi aplicado a uma pequena amostra, que correspondeu a 15 (quinze) servidores, com a finalidade de testar a viabilidade e eficácia. Após o teste piloto o questionário foi adequado às sugestões mais pertinentes.

Por último, registra-se que antes do início da aplicação dos questionários, era explicado rapidamente como o instrumento de coleta estava dividido e como seriam processados os dados, bem como era apresentado ao servidor o Termo de Autorização para Utilização de Dados do Questionário, o qual era lido e assinado caso concordasse em participar da pesquisa.

4.3.2.2 Tratamento dos dados

O tratamento de dados utilizou a técnica de estatística multivariada com ênfase na análise fatorial exploratória (AFE). Esses procedimentos, foi realizado como recomendam Pestana e Gageiro (2008), Hair Jr et al. (2009), Fávero et al (2009) e Corrar, Paulo e Dias Filho (2009). Quanto à análise fatorial exploratória (AFE), a opção por esse tratamento de dados foi possibilitar a revelação de fatores não identificáveis com outras técnicas de tratamento de dados. Utilizou-se a análise fatorial para explicar a correlação entre variáveis, por meio da síntese em fatores ou dimensões latentes. A técnica permite ao pesquisador identificar fatores que

dificilmente seriam observados tratando as variáveis individualmente. Quando a técnica é utilizada sem ajustar as variáveis a um modelo pré-determinado é considerada exploratória (PESTANA; GAGEIRO, 2008; FÁVERO et al., 2009).

Assim sendo, a abordagem qualitativa da presente pesquisa utilizará dados primários, obtidos a partir da pesquisa de campo, através da aplicação de questionários entre os servidores públicos (efetivos, comissionados, cedidos, terceirizados) das unidades administrativas do TJPA, com tratamento de dados por meio da análise fatorial exploratória (AFE).