• Nenhum resultado encontrado

3. Resultados e discussão

3.4. As contribuições dos grupos focais

3.4.6. Cotejando os dados: os módulos de áreas

A referência ao estudo realizado por Margaritis e Marmaras (2007) para esta investigação abarca a sua proposta metodológica para a associação dos requisitos ergonômicos aos parâmetros do desenho arquitetônico. Segundo os autores, a coerência entre a natureza da atividade e o espaço projetado propicia o êxito da ação ergonômica.

Como etapa do método proposto pelos ergonomistas gregos, a análise do processo de desenho contempla a determinação de diretivas para o traçado do layout de um dado espaço, desde os passos iniciais de conhecimento dos elementos componentes da situação objeto do projeto, até os ajustes finais em acordo com os requisitos estabelecidos. O emprego dos módulos de trabalho, por meio da ferramenta de informática desenvolvida para o estudo em questão, permitiu o teste das propostas possíveis para a solução do problema de projeto. Os elementos constituintes dos módulos de trabalho respondiam aos requisitos ergonômicos relativos ao mobiliário, equipamentos, acessibilidade e circulação, em conformidade com a natureza da atividade executada.

Diferentemente da utilização dos módulos de trabalho como verificação das possibilidades de desenho, como proposto por Margaritis e Marmaras, para este estudo a criação de módulos de áreas destina-se à composição dimensional das unidades da estrutura organizacional, no que concerne à quantificação dos espaços considerada no programa arquitetônico. Cada módulo estabelecido pretende reproduzir os requisitos necessários para as atividades constituintes do trabalho dos diferentes setores do órgão, refletindo a representação dos trabalhadores usuários participantes do sistema.

A frequência e o cotejamento dos dados das categorias “Atividades”, “Condições físicas do espaço de trabalho” e “Sugestões de melhoria” foram determinantes para a composição dos módulos de área quanto ao mobiliário, equipamentos, áreas de acesso e circulação, como representado na Tabela 17.

163 Tabela 17

Correspondência entre as categorias de análise e os componentes dos módulos de áreas

Categorias Componentes

Atividades

Condições físicas do espaço de trabalho Sugestões de melhoria Descrição Representação gráfica Atendimento ao público interno e externo

Recepção e estar para atendimento ao público

Sofá de 2 lugares para estar

Mesa lateral para estar

Espaço para cadeira de interlocutor. Cadeiras de interlocutor

Análise de processos e documentos; elaboração, coordenação e

acompanhamento de projetos, estudos e pesquisa; elaboração de textos e documentos

Estação de trabalho com espaço para manuseio de livros, artigos, processos e documentos, com gaveteiro e bolseiro. Cadeira ergonômica.

Computador

Estações com maior área de trabalho

Estação de trabalho seguindo o padrão do órgão, laterais com medidas variáveis (1,40m; 1,60m; e 1,80m), profundidade 0,60m, com computador e cadeira.

Mesa de apoio para processos (aparador)

Mesa de apoio para processos com prateleiras, largura variável,

profundidade de 0,50m e altura igual à da estação de trabalho

S

164 Correspondência entre as categorias de análise e os componentes dos módulos de áreas

Categorias Componentes

Atividades

Condições físicas do espaço de trabalho Sugestões de melhoria Descrição Representação gráfica Atividades administrativas e expedientes de rotina, recebimento e distribuição de documentos etc. Impressora, equipamento multifuncional.

Mesa de apoio lateral móvel, com largura de 0,50m, profundidade de 0,60m e altura igual à da estação de trabalho

Scanner Gaveteiro móvel, com possibilidade

de ser colocado sob a estação de trabalho, medindo 0,40m de largura. Mesa ou bancada para impressora,

fax ou multifuncional

Mesa de apoio para processos com prateleiras, largura variável,

profundidade de 0,50m e altura igual à da estação de trabalho

Gerenciamento de sistemas e trabalho via sistemas (SIAFI, SIDOR etc.)

Computador Estação de trabalho seguindo o

padrão do órgão, laterais com medidas variáveis (1,40m; 1,60m; e 1,80m), profundidade 0,60m, com computador e cadeira. Ap G Ap

165 Correspondência entre as categorias de análise e os componentes dos módulos de áreas

Categorias Componentes

Atividades

Condições físicas do espaço de trabalho

Sugestões de

melhoria Descrição

Representação gráfica Atendimento a autoridades Recepção para atendimento a

autoridades

Sofá de 3 lugares para estar

Sofá de 2 lugares para estar Mesa lateral para estar

Mesa de centro para estar

Trabalho exige concentração Sala individual ou com isolamento acústico para ambientes cuja atividade exija concentração

Parede ou divisória

Trabalho exige comunicação Evitar que as mesas

de trabalho sejam do tipo ilha com divisória

Estação de trabalho seguindo o padrão do órgão, laterais com medidas variáveis (1,40m; 1,60m; e 1,80m), profundidade 0,60m, com computador e cadeira, sem divisórias e com cadeira de interlocutor.

S

166 Correspondência entre as categorias de análise e os componentes dos módulos de áreas

Categorias Componentes

Atividades

Condições físicas do espaço de trabalho

Sugestões de

melhoria Descrição

Representação gráfica Reuniões internas Mesa para reuniões internas (6 a 8

lugares)

Mesa de reunião com diâmetro de 1,10m, para 6 lugares

Arquivamento de processos e documentos

Armários com chaves para guarda de material de expediente,

documentos, softwares, equipamentos, pastas A-Z e processos.

Armário com prateleiras, com ou sem portas, com 0,50m de profundidade e altura máxima de 1,90m.

Estante para processos e livros

Acesso facilitado para PNE

Área de porta ou acesso com vão de 0,90m.

MR

167 A atividade como elemento estruturador do dimensionamento do espaço de trabalho e das diretrizes de caráter qualitativo para a programação arquitetônica tem o seu registro por intermédio do desenho, ao concretizar as necessidades dos servidores, os meios disponibilizados pelo CJF para a realização do trabalho e as diretrizes resultantes das suas intenções em relação ao novo prédio. A interpretação dos dados coletados nas sessões dos grupos focais pressupõe o trabalho coletivo de cooperação entre os membros da equipe multidisciplinar.

Antes de serem pensados como padrões de áreas para o desenho arquitetônico, os módulos de áreas correspondem às situações de referência para o projeto e congregam as situações típicas de ação (Garrigou e cols., 1995) na representação gráfica das situações típicas de ocupação.

Além dos aspectos funcionais relativos às atividades dos servidores do CJF, para a composição dos módulos de áreas incorporou-se elementos dos valores organizacionais do CJF relativos à estrutura hierárquica funcional (Marmot & Eley, 2000; Vischer, 2005), presente nos dados dos grupos focais. Dessa forma, os módulos de áreas foram concebidos como módulos de espaço de trabalho, em conformidade com os seguintes cargos do CJF: secretaria, assessoria especial, assessoria técnica, subsecretaria, coordenadoria, chefia de seção, servidor.

O cálculo para o dimensionamento dos módulos de área é, portanto, o resultado do cruzamento dos dados das representações dos participantes do sistema de trabalho e também dos dados da organização. A participação do ergonomista como articulador dos distintos elementos em conjunto com a habilidade técnica dos arquitetos membros da equipe multidisciplinar possibilitou a definição dos módulos de áreas como referência para o programa arquitetônico, conforme demonstra a Tabela 18.

168 Tabela 18

Módulos de áreas

Cargo Área (m²) Descrição Esboço

Secretaria (Gabinete) 30,00 Estação de trabalho de 1,80m com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 armários; mesa de apoio;

frigobar; 2 cadeiras de interlocutor; espaço para estar; mesa redonda para 6 lugares.

Assessoria Especial 20,00 Estação de trabalho de 1,80m com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 armários; mesa de apoio;

frigobar; 2 cadeiras de interlocutor; mesa redonda para 6 lugares. Ap G Ap A A 5.00 6.00 S S MR 5.00 4.00 MR G Ap A A Ap

169 Módulos de áreas

Cargo Área (m²) Descrição Esboço

Assessoria Técnica (Opção A) 14,00 Estação de trabalho de 1,80m com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 armários; mesa de apoio e 2 cadeiras de interlocutor.

Assessoria Técnica (Opção B) 14,00 Estação de trabalho de 1,80m com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 armários; mesa de apoio e 2 cadeiras de interlocutor. Ap G Ap 3.75 3.75 A A 3.50 4.00 A A Ap G Ap

170 Módulos de áreas

Cargo Área (m²) Descrição Esboço

Subsecretaria (Gabinete) 20,00 Estação de trabalho de 1,80m com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 armários; mesa de apoio;

frigobar; 2 cadeiras de interlocutor; mesa redonda para 6 lugares.

Coordenadoria 12,00 Estação de trabalho de 1,80m com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 armários; mesa de apoio; 2 cadeiras de interlocutor. 5.00 4.00 MR G Ap A A Ap 2.20 2.30 G Ap Ap 3.00 .80 4.00 A A 1.20 .50

171 Módulos de áreas

Cargo Área (m²) Descrição Esboço

Chefia de Seção 12,00 Estação de trabalho de 1,80m com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 armários; mesa de apoio; 2 cadeiras de interlocutor.

Servidor com armário ou mesa de apoio (Opção A)

9,00 Estação de trabalho de 1,80m, com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 armários ou mesa de apoio.

2.20 2.30 G Ap Ap 3.00 .80 4.00 A A 1.20 .50 3.00 2.20 G Ap 180 50 2.30 .70 3.00 .80

172 Módulos de áreas

Cargo Área (m²) Descrição Esboço

Servidor com armário ou mesa de apoio (Opção B)

9,00 Estação de trabalho de 1,60m, com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 armários ou mesa de apoio.

Servidor com armário ou mesa de apoio e com interlocutor

(Opção A)

10,00 Estação de trabalho de 1,80m, com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 armários ou mesa de apoio; 2 cadeiras para interlocutor.

3.00 2.00 G Ap 160 50 2.10 .90 3.00 1.00 3.30 2.20 G Ap 180 50 2.30 1.00 3.00 .80

173 Módulos de áreas

Cargo Área (m²) Descrição Esboço

Servidor com armário ou mesa de apoio e com interlocutor

(Opção B)

10,00 Estação de trabalho de 1,60m, com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 armários ou mesa de apoio; 2 cadeiras para interlocutor.

Servidor sem armário ou mesa de apoio (Opção A)

6,25 Estação de trabalho de 1,80m, com gaveteiro; áreas de circulação lateral.

Servidor sem armário ou mesa de apoio (Opção B)

6,25 Estação de trabalho de 1,60m, com gaveteiro; áreas de circulação lateral. 3.30 2.00 G Ap 160 50 2.10 1.20 3.00 1.00 1.80 2.50 180 .70 2.50 G 2.00 2.50 G 40 160 .50 2.50

174 Módulos de áreas

Cargo Área (m²) Descrição Esboço

Servidor sem armário ou mesa de apoio (Opção C)

6,25 Estação de trabalho de 1,40m, com gaveteiro; áreas de circulação lateral.

Servidor sem armário ou mesa de apoio e com interlocutor

(Opção A)

7,50 Estação de trabalho de 1,80m, com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 cadeiras de interlocutor.

Servidor sem armário ou mesa de apoio e com interlocutor

(Opção B)

7,50 Estação de trabalho de 1,60m, com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 cadeiras de interlocutor.

1.80 2.50 G 40 140 .70 2.50 1.80 1.80 G 180 1.20 3.00 2.50 .70 2.00 2.00 G 40 160 1.00 3.00 2.50 .50

175 Módulos de áreas

Cargo Área (m²) Descrição Esboço

Servidor sem armário ou mesa de apoio e com interlocutor

(Opção C)

7,50 Estação de trabalho de 1,40m, com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 cadeiras de interlocutor.

Recepção c/ área para interlocutor e estar 14,00 Estação de trabalho de 1,60m com gaveteiro; áreas de circulação lateral; 2 armários ou mesa de

apoio;espaço para estar; 2 cadeiras de interlocutor.

1.80 1.80 G 40 140 1.20 3.00 2.50 .70 Ap G Ap S 3.75 3.75