• Nenhum resultado encontrado

Criação de um sistema para o desenvolvimento das propostas

CAPITULO 4 – CASO DE ESTUDO ECO.PARQUE CÕA RUPESTRE

4.2 Proposta de Intervenção

4.2.4 Criação de um sistema para o desenvolvimento das propostas

A ideia base, residiu na utilização de um sistema conceptual para a composição formal das infraestruturas, esta ideia base partiu da impressão digital (Fig.81).

Após analisadas as linhas vinícolas, uma das componentes paisagísticas que compõem a região (ver item 4.1.4.3), pude constatar que se equiparam a impressões digitais, impressas e criadas pela mão humana, e que ficaram registadas no sistema formal desta região.

Figura 81_Impressão digital, vista aérea de uma vinha vinícola do Douro, in IGESPAR, (2010). No Eco-parque em Quintãs, por outrora também por lá passaram mãos que marcaram o desenvolvimento da humanidade, simplesmente as impressões digitais estão apagadas e escondidas. Cabe agora nesta proposta reviver essas impressões e dar a conhecer as práticas que em outrora pertenceram a uma comunidade e ir ao encontro do entendimento delas e até de nós próprios.

A partir daqui a criação dos espaços baseou-se neste conceito. O conceito de descobrir todas as impressões humanas já passadas neste local, levando ao entendimento do passado, reflexão e incentivo na proteção, tanto dos dados históricos, como de toda a base humana- a natureza.

Destacando também os materiais da zona como o xisto e cortiça que assume destaque no revestimento das estruturas.

Refletindo sobre o conceito das linhas vinhateiras, que fazem lembrar a impressão digital de todo o empenho da mão humana a demarcar a sua implementação na natureza, surge o seguinte esquema conceptual da figura 82. Este esquema representa as linhas formais de todo o projeto implementado nesta dissertação.

Figura_82 Síntese do esquema conceptual dos edifícios a partir do conceito da impressão digital e linhas vinícolas (autor, 2015).

4.2.4.1 O acampamento rupestre

Como referido no item (2.2.5.2) – Da Construção primitiva à arquitetura, Le corbusier afirma “Olhe para o desenho deste tipo de cabana num livro de arqueologia: aqui está a planta de uma casa, a planta de um templo. É exatamente a mesma atitude que podes encontrar numa simples casa ou num templo de luxo (...). Não existe esta coisa chamada “homem primitivo”, existem apenas meios primitivos.”

Desde os primórdios, que o abrigo sempre fez por estar presente na consciência humana. A cabana, deveio da técnica aplicada à construção e o desenvolvimento relacionou-se fortemente com a Natureza. Esta influenciou o aprendizado empírico durante a prática construtiva.

Na conceção do projeto, também todo o conteúdo prévio realizado nesta dissertação foi de extrema importância, desde a forma conceptual, materiais, até à composição formal (Fig.83).

Figura 83_ Síntese do esquema conceptual do alojamento do acampamento rupestre, a partir do conceito da impressão digital e linhas vinícolas (autor,2015).

O objetivo do acampamento é que os visitantes usufruam deste eco-paqrue não só pelas vistas fantásticas mas também pela oportunidade de experimentar um estilo de turismo ético, tanto para com a natureza, tanto para com a envolvente histórica.

O acampamento como se poderá visualizar na implantação (Fig.84) cederá espaços de lazer, espaços hortícolas, e ainda espaços para medeiros68 que servirão de mote a um estilo de vida muito semelhante à dos nossos antepassados. Incorporando ainda os espelhos de água, que elogiam os recursos naturais do local e são uma ajuda às regas hortícolas.

Interiormente cada um dos bungalows, como já referido no programa, será constituído por 1 sala/cozinha, 1 instalação sanitária, e 2 quartos.(Fig.85 e 86). Excluindo um dos bungalows que será o bungalow do “Chefe”, este será referência à hierarquia que geralmente se forma nas acampamentos e fisicamente será mais imponente que os bungalows adjacentes. No entanto este bungalow interiormente será um espaço, no centro do acampamento, para serviços ou atividades comuns da comunidade que aqui vier a pernoitar. Salientando que neste bungalow será possível o acesso à cobertura e assim permitir mais um ponto no eco- parque para vislumbrar toda a paisagem envolvente ou vislumbrar os acontecimentos astronómicos durante a noite.

68 Madeiros,são grandes fogueiras que se acendem no centro da aldeia, na praça principal. Nas noites

em que se acende o madeiro as pessoas reúnem-se à volta da fogueira para socializar. A tradição do

Figura 84 _ Implantação do acampamento rupestre no Eco-parque Côa Rupestre, in anexos (autor,2015)

Figura _85 Implantação de um dos bungalows no acampamento rupestre, in anexos (autor,2015) Quarto I.S. Sala /cozinha Entrada Casa do Chefe Espelho água Horta Madeiro 10 m 1 m

Figura 86_ Alçado de um dos bungalows no acampamento rupestre, in anexos (autor,2015).

4.2.4.2 O Monumental Menir

A proposta do monumental menir, resulta conceptualmente e formalmente do estudo teórico prévio realizado nesta dissertação, bem como da análise do lugar e região (Fig.87).

Figura 87_ Síntese do esquema conceptual do Monumental Menir, a partir do conceito da impressão digital e linhas vinícolas (autor, 2015).

A proposta foi desenvolvida tendo em conta os fatores como a escala do objeto, a sua integração, relação com a envolvente, a articulação deste com a complexidade do programa e as condicionantes e limitações existenciais.

O termo “ megalítico”, vem do grego “ pedra grande”. A forma mais simples do megalítico é a apresentação de uma única pedra em pé, conectada por vezes com o termo “menir”. Na Europa os menires estão muitas vezes dispostos em alinhamentos de acordo com fenómenos astronómicos.

Planta Alçado/Corte

Menir

Boxes

Armazém Clínica Veterinária

O Menir, é um marco importantíssimo das primeiras bases religiosas dos povos, que aos poucos começaram a ser ativos na produção. Presume-se que era nos Menires, que as pessoas meditavam e erigiam as suas esperanças. E de alguma forma, a partir desta esperança e fé, começaram a erguer a cultura agrícola, sedentarização, a domesticar animais bem como a criação das primeiras comunidades. Os animais foram uma importante ferramenta no exercício agrícola e é por essa memória, que este Monumental Menir para além da implantação de um Menir vai também elogiar os animais que fizeram parte da evolução histórica da humanidade.

Este monumental menir vai permitir não só o vislumbre de animais como o auroque, a cabra montesa, e outros (animais alguns deles em fase quase de extinção) (Fig.88), mas também fazer um elogio à grande peça central – o menir, uma das formas arcaicas da arquitetura (Fig.89 e 90). Para além de que este será um percursor na criação de serviços, desde um centro cultural, até serviços veterinários.

Figura 88_O auroque, e cabras de montanha, e a cabra montesa no centro (a partir CR,2015).

Figura90_ Implantação do monumental menir, in anexos (autor,2015). Boxe Boxe Boxe Boxe Boxe Boxe Armazém Menir I.S. Clínica Veterinária Gabinete Duches