• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.4 CRITÉRIOS DE ANÁLISE

Buscando alcançar os objetivos propostos pela pesquisa e seguindo a literatura analisada durante a construção do referencial teórico, definiu-se que a abordagem do fluxo de informação no processo de produção de material didático se sustentará basicamente no emissor, receptor, canal de transferência de informação e barreiras informacionais.

Para analisar o fluxo de informação no processo de produção de material didático considerou três critérios, apontados na literatura como importantes para analisar o fluxo de informação em processos. A escolha desses critérios se baseou no estudo realizado por Berente, Vandenbosh e Aubert (2009) que analisou a influência do fluxo de informação na integração de processos de negócios, na qual definiu quatros princípios: acessibilidade, pontualidade, transparência e o nível de detalhamento da informação. Para fins dessa pesquisa, optou-se em analisar o critério acessibilidade na verificação do canal de transferência de informação utilizado.

A seguir são detalhados os critérios e elementos norteadores que subsidiaram a pesquisa, incluindo os seguintes itens: critério, definição conceitual, elementos justificadores e questionamentos conforme se observa no Quadro 3 conforme mencionado anteriormente a definição e a justificativa apóia-se no estudo de Berente, VandeBosh e Aubert (2009), sendo que os questionamentos apoiaram-se na revisão de literatura realizada.

Critério: Identificação descritiva do indicador

Definição conceitual:

Descrição do significado do critério Elementos justificadores:

Justificativa da utilização do critério Questionamentos:

Conjunto de perguntas para alcançar uma análise a partir do

critério estabelecido

Quadro 3 - Estrutura definição critérios, elementos e questionamentos definidos para a pesquisa.

Fonte: Elaborado pela autora, baseado em Berente, VandenBosh e Aubert (2009).

O critério pontualidade conforme descrito na revisão de literatura visa identificar se a informação está disponível no momento para a realização da atividade, ou seja, disponível no momento para seu uso. Caso isso não ocorra vale investigar se ocorreu atraso devido à tecnologia utilizada ou ao emissor da informação. Essa tecnologia está

diretamente relacionada ao canal utilizado para transferência de informação. Apresenta-se a seguir conforme Quadro 4, a definição, os elementos justificadores e os questionamentos a serem utilizados na entrevistas.

Critério: Pontualidade Definição conceitual:

Informação Disponível quando necessário Elementos justificadores:

a. Verificar se existe demora na entrega da informação para outra etapa do processo. b. Verificar se o atraso de informação é problema da

tecnologia ou da pessoa. Questionamentos:

a. As informações são fornecidas no tempo estipulado? b. As informações estão disponibilizadas no momento para seu uso? Ocorreu atraso devido à tecnologia ou a pessoa?

Quadro 4 - Critério pontualidade, elementos justificadores e questionamentos definidos para a pesquisa.

Fonte: Elaborado pela autora, baseado em Berente, VandenBosh e Aubert (2009).

O critério transparência está relacionado, segundo a literatura, o quanto essa informação está compreensível pelo usuário. Remete a investigar se a linguagem é acessível e se possui clareza suficiente para o entendimento por parte do usuário e, características relacionadas às questões de semântica do fluxo de informação. Outra questão a ser observada na avaliação desse critério é a padronização. O padrão a ser seguido auxilia na organização e disponibilização das informações para o usuário. Desta forma procurou investigar a existência ou não no processo de produção de material didático. A seguir, apresenta-se no Quadro 5 a definição conceitual, os elementos justificadores e os questionamentos realizados durante as entrevistas.

Critério: Transparência Definição conceitual:

Informação é compreensível. Elementos justificadores:

a. Identificar o nível de clareza.

b. Identificar a existência ou não de padronização no sentido de melhor compreensão.

c. Identificar se a linguagem utilizada está sendo compreendida pelo usuário.

Questionamentos:

a. As informações estão claras?

b. As informações seguem algum tipo de padronização? c. A linguagem utilizada facilita a compreensão? Quadro 5 - Critério detalhamento da informação, elementos justificadores e questionamentos definidos para a pesquisa.

Fonte: Elaborado pela autora, baseado em Berente, VandenBosh e Aubert (2009).

Por fim, o critério detalhamento da informação busca identificar se as informações recebidas estão no nível de detalhamento bom para realização da atividade. Esse critério pode influenciar no critério transparência, pois o não entendimento da informação reflete em solicitar ao emissor mais detalhamento ou esclarecimentos sobre o que pretendia informar. Essas questões estão relacionadas com as barreiras interpessoais internas ou externas, definidas por Leitão (1985).

A seguir, apresenta-se no Quadro 6 a definição conceitual, os elementos justificadores e os questionamentos realizados durante as entrevistas.

Critério: Detalhamento da Informação Definição conceitual:

Informação está detalhada no nível adequado. Elementos justificadores:

a. Verificar se a informação necessita de mais detalhamento, ou seja, é preciso especificar mais para melhorar o entendimento.

b. Verificar se a informação está completa, ou seja, se apresenta falta de alguma informação.

c. Verificar se a forma (escrita, gráfica) de apresentação contribui para o entendimento da informação.

d. Verificar se há excesso de informação recebida. Questionamentos:

a. As informações recebidas estão no detalhe

adequado para desenvolver suas atividades? b. Há necessidade de mais informações?

c. A informação como foi apresentada está na forma mais adequada?

d. Você recebe muita informação? São todas

necessárias?

Quadro 6 - Detalhamento da informação, elementos e questionamentos definidos para a pesquisa.

Fonte: Elaborado pela autora, baseado em Berente, VandenBosh e Aubert (2009).

Acredita-se existir outras formas de observar e analisar o fluxo informacional no processo de produção de material didático para cursos de EaD. Porém dentro do contexto a ser analisado e de acordo com a revisão de literatura realizada, esse conjunto de critérios de análise parece dar conta de alcançar os objetivos propostos pela pesquisa, mais especificamente na identificação das barreiras e facilitadores do fluxo de informação.