• Nenhum resultado encontrado

SUJEITOS DA PESQUISA

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.2 FLUXO DE INFORMAÇÃO

Os próximos tópicos se destinam à exposição dos resultados obtidos durante o processo de coleta de dados dos três locais pré- definidos. Descrevem-se as características de cada local escolhido para a realização da coleta de dados, sendo denominados como caso 1, caso 2 e caso 3. Posteriormente, faz-se a apresentação dos resultados caso a caso, separados por função desempenhada e segundo os critérios de análise: pontualidade, transparência, nível de detalhamento, canal de transferência de informação e as barreiras e facilitadores, sendo mais bem detalhada na sessão correspondente. Após essa apresentação por função faz-se uma análise geral por critérios escolhidos.

4.2.1 Apresentação dos locais de estudo

Conforme definido e apresentado no item correspondente aos procedimentos metodológicos são apresentadas as características dos três locais escolhidos para a realização da pesquisa. Deste modo:

 Caso 1- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/SC

Esta instituição atua na área de EaD em Santa Catarina, desde 1994. No Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição de educação profissional aberta a toda a sociedade. Sua missão é desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho, com ações educacionais e disseminar conhecimentos na comercialização de bens e serviços.

O SENAI iniciou com atividades e ações específicas realizadas dentro de Projetos Estratégicos Regionais do Departamento Nacional do SENAI, que definiam o desenvolvimento de produtos voltados para a educação a distância.

Atua com uma equipe multidisciplinar e tem uma proposta pedagógica única que combina momentos de interatividade on-line com a utilização de várias mídias. Possui também uma completa infra- estrutura de produção especialmente voltada para o desenvolvimento de material didático próprio.

Utiliza uma variedade dos meios de aprendizagem como: DVDs, publicações, multimídias, programas de rádio, definidos de acordo com o tipo de conteúdo trabalhado e as competências a serem desenvolvidas. Outro aspecto considerado na seleção dos materiais didáticos é a

abordagem integrada dos conteúdos, de forma a promover a interdisciplinaridade, permitindo a reflexão e a construção do conhecimento de forma mais abrangente, evitando uma visão fragmentada desse conhecimento.

 Caso 2 - Equipe EaD do Centro de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina

Equipe EaD do Centro de Administração (CAD) da Universidade Federal de Santa Catarina surgiu no ano de 2006 para atender as demandas do curso de Administração da universidade na modalidade a distância. Desde então, possibilitou o acesso facilitado ao conhecimento a aproximadamente 5 mil alunos em mais de 120 cursos ofertados.

Os recursos didáticos definidos pela equipe EaD são: ambiente virtual de ensino-aprendizagem (AVEA), livro-texto, CD-ROM, videoaulas, teleconferências e tutoria, objetivando orientar os alunos em busca de uma reflexão acerca do conhecimento adquirido para aplicá-lo em sua prática profissional.

Atualmente, é composta por 24 integrantes que atuam em diferentes áreas do conhecimento atendendo a demanda proveniente do curso de Administração e de outros projetos com atividades complementares e de extensão ofertadas pelo próprio Departamento. A Equipe atende, também, o Ministério da Saúde, com o Projeto O Saber para conquistar um lugar, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o programa O Caminho do Conhecimento (http://www.cursoscad.ufsc.br/).

 Caso 3 - Núcleo de Produção de Material EaD – Economia e Contábeis (NECONT)

O núcleo de produção de material EaD – Economia e Contábeis (NECONT), núcleo de educação a distância, inserido no Centro Socioeconômico surgiu para atender as demandas dos seus alunos a distância dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

A equipe é composta por 40 profissionais de diversas áreas que atuam em todas as fases do projeto de desenvolvimento dos cursos de graduação de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e de especialização em Gestão Pública e em Gestão Pública Municipal. E, ainda, com equipe extra, faz a produção do conteúdo do curso de especialização em Saúde da Família (UNA-SUS).

No momento da descrição do método utilizado para obter o mapa genérico do processo de produção do material didático, correspondente a primeira fase já foi mencionado características deste local, conforme descrito no item 3.2. No momento da realização das conversas informais com membros da equipe do NECONT, a produção do material estava sendo realizada para um curso de profissionalização na área da saúde, sendo solicitação do departamento de saúde pública da mesma universidade. Há a presença de uma comissão gestora responsável por estruturar toda a parte pedagógica do curso, composta por professores do departamento de saúde pública com responsabilidades de coordenação, de elaboração de conteúdo e validação dos conteúdos elaborados pelos professores conteudistas.

4.2.2 Estrutura de Apresentação dos Resultados

Após a caracterização dos locais escolhidos para a realização da pesquisa é apresentado os resultados obtidos nas entrevistas. A apresentação é realizada por função desempenhada (professor conteudista, designer instrucional, revisor ortográfico, designer gráfico) e organizado da seguinte forma:

a. Descrição da função nos casos: Caso 1, Caso 2 e Caso 3; b. Apresentação detalhada das informações de entrada e saída correspondente a cada etapa do processo e o canal de transferência;

c. Apresentação por critério de análise - pontualidade, transparência e nível de detalhamento, canal de transferência da informação;

d. Descrição das barreiras e facilitadores do fluxo de informação identificados pelos entrevistados;

e. Apresentação dos resultados por função.

Após a apresentação dos resultados por função, passamos à análise dos resultados segundo os critérios: pontualidade, transparência e nível de detalhamento, canal de transferência da informação e identificação de barreiras ou facilitadores do fluxo de informação. Deste modo, busca-se estabelecer uma ligação com a teoria apresentada permitindo fazer as inferências cabíveis às considerações finais da pesquisa.

A Figura 7 representa a estrutura utilizada para apresentação e análise dos resultados.

Figura 7 - Estrutura de apresentação e análise dos resultados. Fonte: Elaborado pela autora.