• Nenhum resultado encontrado

Critérios de avaliação da aprendizagem aplicados aos alunos do curso

5 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA

5.8 Critérios de avaliação da aprendizagem aplicados aos alunos do curso

A avaliação consiste em um trabalho contínuo de regulação da ação pedagógica, realizada de forma processual, com caráter diagnóstico e formativo voltada para o pleno desenvolvimento do indivíduo e da aprendizagem, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. No campus Avançado Janaúba a avaliação do processo de ensino-aprendizagem será contínua e cumulativa e tem por fundamento uma visão crítica sobre o ser humano, a sociedade, a natureza, a educação, a ciência, a cultura, a tecnologia e a arte. Deve criar condições para a participação e desenvolvimento dos alunos, considerando-os como sujeitos da ação educativa e deve considerar as competências constantes no perfil profissional de conclusão previsto no projeto do curso, bem como os aspectos a seguir:

I . Compreensão e aplicação dos conhecimentos;

II . Análise, síntese e avaliação ou julgamento de valores; III . Capacidade de trabalho em equipe e socialização; IV . Criatividade;

V . Raciocínio lógico e capacidade de interpretação; VI . Criticidade.

O tempo escolar e avaliativo será organizado em trimestres. A verificação de aproveitamento escolar será feita em cada disciplina através da avaliação do desempenho do discente em todas as atividades de ensino e avaliativas, para as quais serão distribuídos pontos, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem). A distribuição dos pontos pelos trimestres letivos será de 30, 35 e 35 pontos a cada trimestre e normatizada pelo regulamento dos Cursos Técnicos do IFNMG – campus Avançado Janaúba.

A verificação do aproveitamento escolar dar-se-á de forma quantitativa, mediante a atribuição de notas às atividades avaliativas e qualitativa, através do acompanhamento constante do discente e dos resultados por ele obtidos nas atividades escolares.

5.8.1 Modalidades de avaliação:

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem constitui-se de três modalidades:

I – Avaliação Diagnóstica (AD): apresenta caráter qualitativo e visa verificar o domínio dos pré- requisitos necessários à sequência dos estudos. Inicialmente deverão ser aplicados testes diagnósticos no início do ano letivo, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Terão também por objetivo a elaboração de projetos de nivelamento, visando a melhoria das condições de aprendizagem daqueles discentes que apresentarem defasagens de conteúdo. Devem ainda, serem realizadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sempre que o professor julgar necessário, através de instrumentos diversos, flexíveis e adequados ao conteúdo a ser trabalhado de modo a orientar a revisão das práticas docentes, buscando a solução e ou redução de dificuldades ao longo do processo ensino-aprendizagem.

II – Avaliação Trimestral (AT): de caráter qualitativo e quantitativo, visa acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, considerando o domínio de conteúdos curriculares, atitudes, participação e desenvolvimento do aluno. É obrigatória para todas as disciplinas, podendo ser realizada por meio de diversos instrumentos e atividades, dentre os quais cita-se os trabalhos e pesquisas de campo, pesquisas bibliográficas, elaboração de relatórios, seminários, trabalhos escritos em grupo e individuais – com questões abertas e também objetivas, provas e outros que se fizerem pertinentes aos conteúdos abordados nas disciplinas ao longo de cada trimestre. Ao longo do ano, serão distribuídos 100 (cem) pontos, divididos em três trimestres, seguindo os valores de 30 (trinta), 35 (trinta e cinco) e 35 (trinta e cinco). Em cada período avaliativo deverá ser utilizado ao menos um instrumento formal de avaliação, como provas e/ou trabalho individual sem consulta. Cabe considerar que nenhum instrumento avaliativo utilizado ao longo do trimestre, poderá ter valor acima de 40% do total de pontos distribuídos no trimestre. Ao aluno que obtiver aproveitamento inferior a 60% (sessenta por cento) do total de pontos distribuídos no trimestre será oferecida nova oportunidade através da recuperação da Aprendizagem.

5.8.2 Recuperação Paralela e Parcial

A Recuperação Paralela (de conteúdo) é indicada ao aluno que apresentar dificuldades de aprendizagem, detectadas ao longo e em qualquer etapa do processo avaliativo. Para efetivação da recuperação paralela, o professor deverá acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, observando e verificando a ocorrência de dificuldades por parte dos alunos e, a partir disso, realizar

a revisão dos conteúdos nos quais o aluno apresentou dificuldade de aprendizagem.

A Recuperação Paralela ocorrerá em forma de plantões a grupos menores de alunos, nos horários de atendimento discente, previstos no regulamento. Os horários de atendimento aos alunos deverão ser amplamente divulgados e, no caso de o professor detectar necessidade de atendimento a um aluno ou grupo de alunos, o atendimento deverá ser agendado e registrado pelo professor em seus registros e plano de atividades docentes ou em instrumento próprio a ser criado e utilizado no campus de modo padronizado.

A recuperação paralela ocorrerá ao longo dos trimestres e culminará com a recuperação parcial de notas.

A Recuperação Parcial (de notas) ocorrerá ao final de cada trimestre, por meio de avaliação única no valor total do trimestre. As atividades da recuperação parcial deverão ser aplicadas na semana imediatamente seguinte ao fechamento da nota trimestral, em períodos previstos no calendário escolar.

Em cada trimestre a nota a ser registrada na recuperação será de 60%, exceto no terceiro trimestre, no qual o aluno pode conseguir mesmo em nível de recuperação, a pontuação que necessita para ser aprovado, podendo ultrapassar, neste caso, 60% do valor total do trimestre.

Todas as estratégias utilizadas na recuperação paralela, ao longo do trimestre e na aplicação das novas atividades avaliativas, deverão constar dos planejamentos, objetivando o registro pelo professor das estratégias de recuperação oferecidas, a sistematização do seu trabalho e a comunicação a pais e responsáveis do cumprimento pela instituição do seu papel de educar oferecendo formação com qualidade.

Uma vez encerrados os procedimentos de recuperação parcial, os resultados devem ser divulgados aos alunos e transmitidos ao setor pedagógico, coordenação de curso e de ensino. Periodicamente, serão realizadas reuniões de conselho de classe para acompanhamento do processo pedagógico e subsídio a reuniões de pais, elaboração de projetos e acompanhamento dos alunos pelo Núcleo Pedagógico.

A Média Global será calculada antes e depois da recuperação final, ao discente do curso Integrado que atender os seguintes requisitos:

• Atingir o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência; • Alcançar desempenho mínimo de 55% em até duas disciplinas;

• Cumulativamente, atingir aproveitamento igual ou superior a 60% nas demais disci- plinas;

• Apresentar média aritmética igual ou superior a 70% no conjunto das disciplinas cur- sadas. Caso o discente do curso Integrado na modalidade PROEJA, atenda os requi- sitos acima descritos, este será considerado aprovado no ano letivo.

5.8.3 Recuperação Final

A Recuperação Final: É a oportunidade oferecida ao aluno que ao longo do ano não alcançou as aprendizagens previstas, tendo aproveitamento inferior a 60% do total de pontos distribuídos.

Conforme regulamento interno do IFNMG, essa oportunidade será oferecida ao aluno com aproveitamento superior a 40% e inferior a 60% em até 04 (quatro) disciplinas e frequência igual ou superior a 75% da carga horária total de todo o ano.

O aluno que ficar com nota inferior a 40% (quarenta por cento), em uma disciplina, terá direito à realização da recuperação final, se assim for deliberado na reunião de avaliação coletiva pelos professores, respeitando a quantidade de disciplinas estabelecida neste documento.

O período de aplicação da recuperação final será definido no calendário escolar. A recuperação final contemplará todo o conteúdo programático da disciplina. Será considerado aprovado na disciplina, após a recuperação final, o discente que obtiver a nota final (NF) igual a 60 (sessenta) pontos.

A Média Global será calculada mais uma vez, após a recuperação final, ao discente do curso Integrado configurando-se como nova oportunidade dada ao aluno, que mesmo tendo se esforçado, não alcançou a média necessária a sua aprovação na Recuperação Final.

A média global constitui-se como a última oportunidade, propiciada ao aluno, para aprovação. Se após esta e todas as outras formas de recuperação, persistir desempenho inferior à média de 60%, estipulada em regulamento, o aluno será retido na série em que se encontra, devendo repeti-la na íntegra no ano seguinte.

Documentos relacionados