• Nenhum resultado encontrado

9 INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS OFERECIDOS AOS PROFESSORES E ALUNOS DO

9.7 Recursos Tecnológicos

• Tela para projetor multimídia; • Ar-condicionado.

9.7 Recursos Tecnológicos • Projetor multimídia;

• Tela para projetor multimídia; • Aparelhos de DVD;

• TVs 32’’;

• Aparelho de som.

10 CERTIFICADOS E DIPLOMAS EXPEDIDOS AOS CONCLUINTES DO CURSO

Ao concluir com aproveitamento todos os módulos previstos para o curso e a carga horária total do estágio curricular supervisionado, o aluno fará jus ao diploma de Técnico em Informática para Internet, que terá validade em todo o território nacional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB: Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

_______. CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=down- load&alias=41271-cnct-3-edicao-pdf&category_slug=maio-2016-pdf&Itemid=30192>Último acesso em 24 de novembro de 2016.

_______. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação

nacional.

_______. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41

da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.

_______. Resolução CNE/CEB nº 06/12. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.

_______. Resolução CNE/CEB nº 01/14. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.

_______. Ministério de Educação e Cultura. RESOLUÇÃO Nº 1, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2014. Acesso em

KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L.; LOMBARDI, J. C. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 77-96.

_______. O ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RAMOS, Marise N. Concepção do ensino médio integrado à educação profissional. In: ______. O ensino médio integrado à educação profissional: concepções e construções a partir da implantação na Rede Pública Estadual do Paraná. Curitiba, SEED: 2007.

______. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; RAMOS, M. N.; CIAVATTA, M. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em estudo, Maringá, v. 10, n. 1, abr. 2005.

Anexos: I - Plano de Curso - Técnico em Informática para Internet (0721462)

OFÍCIO Nº. 1/2020 - CCI/DE/DG/JNB/IFNMG

Janaúba, 08 de dezembro de 2020.

Ao Senhor

Carlos Manuel Pereira da Costa Filho Diretor de Ensino - Campus Avançado Janaúba IFNMG

Assunto: Alteração no PPC do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet.

Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23414.005247/2020-16.

Senhor Diretor,

Com cordiais cumprimentos, solicito encaminhamento para alteração no Plano do Curso Técnico em Informática para Internet na modalidade Integrada ao ensino médio do Campus Avançado Janaúba.

Devido a pandemia causada pelo novo Covid-19, estamos encontrando dificuldades em cumprir com algumas etapas que constam no Plano de Curso. A alteração consiste em tornar opcional a PRÁTICA PROFISSIONAL, mais conhecida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) neste ano letivo. Os alunos têm encontrado bastante dificuldade em realizar este tipo de atividade, pois, muitos não possuem ferramentas tecnológicas adequadas, o que inviabiliza a continuidade, aliado a isso, os mesmos alegam que estão gastando muito tempo em reuniões online com professores e orientadores, e que as dificuldades encontradas estão os deixando ainda mais preocupados.

Após reunião realizada pelo colegiado do Curso, os membros entenderam que neste momento o mais viável é tornar optativa a Prática Profissional.

assinado eletronicamente

RÔMULO SILVEIRA RAMOS

Coordenador do Curso Técnico em Informática

Documento assinado eletronicamente por Romulo Silveira Ramos,

Coordenador(a) do Curso Técnico em Informática para Internet, em

08/12/2020, às 16:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento

no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site

http://sei.ifnmg.edu.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0721466 e o código CRC 4EF485B5.

Avenida Brasil, 334 - Bairro Centro, (38)3218-7380 CEP 39440-000 Janaúba/MG - http://www.ifnmg.edu.br Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº

Anexos: I - Plano de Curso - Técnico em Informática para Internet (0721462) OFÍCIO Nº. 75/2020 - DE/DG/JNB/IFNMG

Janaúba, 08 de dezembro de 2020. À Senhora

Luciana Gusmao de Souza Diretora do Departamento Técnico IFNMG

Assunto: Alteração no PPC do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet.

Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº

23414.005247/2020-16.

Prezada Diretora,

1. Considerando o Ofício 1 (0721466) da Coordenação do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática para Internet, com vistas ao pedido de alteração de projeto pedagógico do curso no tocante à situação vivenciada quanto ao período em Atividade Não Presencial Mediada por Tecnologias no IFNMG, e considerando as demasiadas dificuldades em que nossos discentes encontram para cumprir a obrigatoriedade da entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, previstos na estrutura do curso integrado, e entendendo que a maioria dos discentes não dispõem dos mesmos equipamentos que são oferecidos pela instituição para elaborar os trabalhos para conclusão, solicitamos à V.Sa., vistas no que tange ao encaminhamento para alteração deste projeto na perspectiva de relativizar apenas a obrigatoriedade da entrega deste artefato para a situação opcional.

2. As mudanças realizadas no projeto foram:

Página Texto Original Alteração

19

Como síntese de todo conhecimento gerado no decorrer de cada ano letivo, propõe-se, como trabalho final, a geração de um produto tecnológico pelos estudantes. A ideia é que sejam mobilizados todos os conhecimentos adquiridos ao longo do período, e, como síntese de todos esses saberes internalizados, os estudantes sejam capazes de contribuir com algum setor da comunidade: saúde, educação, segurança, economia, etc – por meio da geração de tecnologia para melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Como síntese de todo conhecimento gerado no decorrer de cada ano letivo, propõe-se, como trabalho final optativo, a geração de um produto tecnológico pelos estudantes. A ideia é que sejam mobilizados todos os conhecimentos adquiridos ao longo do período, e, como síntese de todos esses saberes internalizados, os estudantes sejam capazes de contribuir com algum setor da comunidade: saúde, educação, segurança, economia, etc – por meio da geração de

tecnologia para melhoria da qualidade de vida das pessoas. 81

A Prática Profissional será articulada entre todas as disciplinas dos 03 anos letivos, possibilitando uma efetiva ação

interdisciplinar e planejamento integrado entre os elementos do currículo.

A Prática Profissional será optativa e articulada entre todas as disciplinas dos 03 anos letivos, possibilitando uma efetiva ação interdisciplinar e planejamento integrado entre os elementos do currículo.

2.1. Dessa maneira, considerando a situação excepcional em que atualmente vivemos, solicito à V.Sa., encaminhamentos para a Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão para aprovação Ad Referendum da proposta acima apresentada, exclusivamente à turma de ingresso 0118, que atualmente está cursando o 3º ano de informática. Reitero que a mudança é pontual e exclusiva apenas à esta turma, permanecendo a obrigatoriedade às turmas 0119 e 0120, que atualmente cursam o 2º e 1º anos, respectivamente.

2.2. Para mais informações, estamos à inteira disposição no que for necessário.

Documento assinado eletronicamente por Carlos Manuel Pereira da Costa

Filho, Diretor(a) da Diretoria de Ensino, em 08/12/2020, às 17:21,

conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.ifnmg.edu.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0721548 e o código CRC 70547199.

Avenida Brasil, 334 - Bairro Centro, (38)3218-7380 CEP 39440-000 Janaúba/MG - http://www.ifnmg.edu.br Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº

PARECER Nº 12/2020/DET/DE/PROEN/REI/IFNMG PROCESSO Nº 23414.005247/2020-16

INTERESSADO: DIRETORIA DE ENSINO

ASSUNTO: Reestruturação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do CursoTécnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Senhor Diretor,

I. RELATÓRIO

Tendo em vista a proposta do Campus de alteração do PPC do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, tornando opcional o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para os estudantes do 3º ano do ano letivo de 2020, solicita-se que sejam realizadas algumas adequações, elencadas a seguir, na fundamentação.

II. FUNDAMENTAÇÃO

1 - Para fins de atualização, sugere-se corrigir os elementos pré-textuais: - Na capa substituir "Plano de Curso" por "Projeto Pedagógico de Curso";

- Na Equipe Técnica da Pró-Reitoria de Ensino substituir a Coordenadora do Registro de Diplomas por KARINE ANDRADE FONSECA; excluir Coordenadora de Ingresso AILSE DE CÁSSIA QUADROS; substituir a Diretora do Departamento do Ensino Técnico por AILSE DE CÁSSIA QUADROS e excluir Núcleo de Ações Inclusivas ALINE SILVÂNIA FERREIRA DOS SANTOS.

2 - Pág. 8 - Identificação do Curso - corrigir a denominação do curso para "Técnico em Informática para Internet", visto que aí não se deve constar a forma de oferta do curso.

3 - A respeito da alteração proposta para tornar opcional o TCC, orienta-se alinhar o texto do PPC ao disposto no OFÍCIO Nº. 75/2020 - DE/DG/JNB/IFNMG que informa que a opcionalidade será "exclusivamente à turma de ingresso 0118, que atualmente está cursando o 3º ano de informática. (...) a mudança é pontual e exclusiva apenas à esta turma, permanecendo a obrigatoriedade às turmas 0119 e 0120, que atualmente cursam o 2º e 1º anos, respectivamente".

Nesse sentido, sugere-se:

¹"Devido a situação de excepcionalidade da pandemia pelo novo Coronavírus (Covid-19), será optativo o desenvolvimento do plano de negócios para o produto tecnológico pelos estudantes do 3º ano no ano letivo de 2020 ou enquanto perdurar a situação de excepcionalidade".

- Pág. 81, item 5.7 - sugere-se manter o texto original, sem a palavra "optativa" e inserir ao final da seção 5.7 e ao final da 5.7.1 o seguinte texto:

"Devido a situação de excepcionalidade da pandemia pelo novo Coronavírus (Covid-19), será optativo o desenvolvimento do plano de negócios para o produto tecnológico pelos estudantes do 3º ano no ano letivo de 2020 ou enquanto perdurar a situação de excepcionalidade".

Importante esclarecer que, devido a urgência da matéria, foram analisados no PPC apenas os elementos pré-textuais e a proposta de tornar opcional o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme OFÍCIO Nº. 75/2020 - DE/DG/JNB/IFNMG, sendo que uma análise completa do documento poderá ser feita futuramente, a partir de uma reestruturação do PPC pelo Campus.

III. CONCLUSÃO

Diante do exposto, posiciono-me favorável à aprovação da matéria, após o atendimento das orientações constantes neste Parecer.

Documento assinado eletronicamente por Maria das Gracas Rodrigues

Mendes, Pedagogo(a), em 16/12/2020, às 19:32, conforme horário oficial

de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de

outubro de 2015.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site

http://sei.ifnmg.edu.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0728762 e o código CRC B1200419.

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DESPACHO

DIRETORIA DE ENSINO DE/DG/JNB

Processo nº: 23414.005247/2020-16 Interessado: Romulo Silveira Ramos Para: Romulo Silveira Ramos

Coordenador do Curso Técnico em Informática para Internet

Assunto: Reestruturação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Prezado Coordenador, tendo em vista a manifestação da solicitação de atualizações quanto à reestruturação do PPC, encaminho para análise e atendimento em caráter urgente para fins de encaminhamentos às instâncias superiores com vistas à aprovação.

Certo da sua atenção, reitero meus cordiais cumprimentos.

Atenciosamente,

Documento assinado eletronicamente por Carlos Manuel Pereira da Costa

Filho, Diretor(a) da Diretoria de Ensino, em 17/12/2020, às 08:10,

conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do

Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site

http://sei.ifnmg.edu.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0729056 e o código CRC BB0F706B.

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET INTEGRADO AO

ENSINO MÉDIO

Janaúba– MG 2020

Presidente da República

JAIR MESSIAS BOLSONARO

Ministro da Educação

MILTON RIBEIRO

Secretária de Educação Profissional e Tecnológica

ELINE NEVES BRAGA NASCIMENTO

Reitor

Profª. JOAQUINA APARECIDA NOBRE DA SILVA

Pró-Reitor de Administração e Planejamento

Prof. EDMILSON TADEU CASSANI

Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

Prof. ALISSON MAGALHÃES CASTRO

Pró-Reitor de Ensino

Prof. RICARDO MAGALHÃES DIAS CARDOSO

Pró-Reitora de Extensão

Profª MARIA ARACI MAGALHÃES

Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Pós-Graduação

Prof. ROGÉRIO MENDES MURTA

Diretor – Campus Janaúba

Prof. FERNANDO BARRETO RODRIGUES

Diretor Geral de Ensino – Campus Janaúba

Equipe Organizadora

RÔMULO SILVEIRA RAMOS – Coordenador do Curso

CARLOS MANUEL PEREIRA DA COSTA FILHO – Diretor de Ensino FELIPE CEZAR DE CASTRO ANTUNES – Professor E.B.T.T. HELLEN VIVIAN MOREIRA DOS ANJOS – Professora E.B.T.T.

JUCIELLE MACEDO ALVES – Pedagoga

Equipe Técnica da Pró-Reitoria de Ensino Pró-Reitor de Ensino

Prof. RICARDO MAGALHÃES DIAS CARDOSO

Diretor da Diretoria de Ensino

Prof. WALLAS SIQUEIRA JARDIM

Pesquisador Institucional

THIAGO MACHADO e ANDRADE

Coordenadora do Registro de Diplomas

KARINE ANDRADE FONSECA

Diretora do Departamento do Ensino Técnico

AILSE DE CÁSSIA QUADROS

Diretor do Departamento do Ensino Superior

Prof. ROBERTO MARQUES SILVA

Elaboração dos Planos das Unidades Curriculares

Professores responsáveis pelas respectivas disciplinas

Professores da Base Comum Nacional e Professores da Formação Profissional do Campus Janaúba

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO ... 6 1.1 APRESENTAÇÃO GERAL ... 6 1.2 APRESENTAÇÃO DO CAMPUS ... 7 2. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO ... 8 3 JUSTIFICATIVA ... 9 4 OBJETIVOS ... 11 4.1 Objetivo Geral ... 11 4.2 Objetivos Específicos ... 11 5 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA

INTERNET ... 12 5.1 Perfil profissional de conclusão do curso ... 12 5.2 Orientações Metodológicas ... 13 5.3 Estratégias Metodológicas para a Integração dos Conhecimentos ... 17 5.4 Eixo integrador ... 20 5.4.1 Práticas de Integração Disciplinar... 20 5.5 Matriz Curricular do Curso ... 22 5.6 Ementas ... 24 5.7 PRÁTICA PROFISSIONAL... 81 5.7.1 Estágio Curricular ... 82 5.8 Critérios de avaliação da aprendizagem aplicados aos alunos do curso ... 83 5.8.1 Modalidades de avaliação: ... 84 5.8.2 Recuperação Paralela e Parcial ... 85 5.8.3 Recuperação Final ... 86 5.9 Ações Integrativas ... 87 6 CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS

ANTERIORES ... 87 7 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DO CURSO ... 87 8 PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO ENVOLVIDO NO CURSO ... 88 8.1 COORDENAÇÃO DO NÍVEL DE ENSINO ... 88 8.2 CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO ENVOLVIDO DIRETAMENTE COM O CURSO: ... 88 8.3 CORPO DOCENTE ENVOLVIDO DIRETAMENTE COM O CURSO: ... 89 9 INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS OFERECIDOS AOS PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO ... 90

9.1 Ambientes Disponíveis no campus utilizados pelo Curso ... 90 9.2 Infraestrutura de Telecomunicações e Informática ... 90

9.3 Infraestrutura de Laboratórios Específicos do Curso ... 91 9.4 Biblioteca ... 91 9.5 Instalações ... 91 9.6 Equipamento e Mobiliário ... 91 9.7 Recursos Tecnológicos ... 92 10 CERTIFICADOS E DIPLOMAS EXPEDIDOS AOS CONCLUINTES DO CURSO ... 92 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ... 93

1 APRESENTAÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO GERAL

Em 29 de dezembro de 2008, com a sanção da Lei Federal nº 11.892, que cria no Brasil 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da junção de Escolas Técnicas Federais, CEFETs, Escolas Agrotécnicas e Escolas vinculadas às Universidades, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) surge com a relevante missão de promover uma educação pública de excelência por meio da junção indissociável entre ensino, pesquisa e extensão, interagindo pessoas, conhecimento e tecnologia, visando proporcionar a ampliação do desenvolvimento técnico e tecnológico da região norte mineira.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicampi e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica. Sua área de abrangência é constituída por 126 municípios distribuídos em 03 mesorregiões (Norte de Minas, parte do Noroeste e parte do Jequitinhonha), ocupando uma área total de 184.557,80 Km². A população total é de 2.132.914 habitantes, segundo o Censo Demográfico de 2000 (BRASIL, IBGE, 2000).

Neste contexto, o IFNMG agrega (10) Campi, nos municípios: Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas, Teófilo Otoni. Após o anúncio do plano de expansão Fase III da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IFNMG passou a atender mais três microrregiões, sendo os municípios de Janaúba, Diamantina, Teófilo Otoni e Porteirinha.

Assim, vimos apresentar o Plano de Curso de Técnico em Informática para Internet, sendo esta sua segunda versão, buscando atender aos anseios das regiões supracitadas, considerando que o curso foi escolhido por meio de formulário eletrônico respondido por 1.072 pessoas e apresentado em audiência pública realizada na cidade de Janaúba.

A construção deste Plano de Curso pautou-se na legislação vigente, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Projeto Político Pedagógico (PPP) e nos princípios democráticos, contando com a participação dos profissionais da área do curso e da equipe pedagógica. A proposta aqui apresentada tem por finalidade retratar a realidade vivenciada pelo campus quanto à atualização, adequação curricular, realidade cultural e social, buscando garantir o interesse, os anseios e a qualificação da clientela atendida, despertando o interesse para o ensino, a pesquisa e a extensão e ainda, ao prosseguimento vertical dos estudos.

Cita-se a legislação consultada: a Lei Federal nº 9394 de 20/12/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Decreto nº 5154 de 23/07/04 que regulamenta o parágrafo 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da lei nº 9394/96 e dá outras providências; Parecer CNE/CEB nº 11/2012 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Resolução CNE/CEB nº 6/2012 Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – Resolução CNE/CEB nº1, de 5 de Dezembro de 2014.

É preciso pensar, debater e articular coletivamente os desafios e possibilidades, incluindo aí um olhar crítico, atento para as mudanças e, prioritariamente, para a realidade e expectativa dos edu- candos que se matriculam em nossos cursos, seus anseios e necessidades. Assim, expomos neste do- cumento a estrutura que orientará a nossa prática pedagógica do Curso Técnico em Informática para Internet, entendendo que o presente documento está passível de ser ressignificado e aprimorado sem- pre que se fizer necessário.

1.2 APRESENTAÇÃO DO CAMPUS

O IFNMG – Campus Avançado Janaúba está localizado no Norte de Minas Gerais, no território da Cidadania da Serra Geral – Avenida Brasil, nº 334, Centro, com área de 360 m2. O território da Cidadania da Serra Geral, com uma área de abrangência de 21.711,619 Km2, reúne 17 municípios, com uma população de 293.142 habitantes, sendo que 105.196 vivem na zona rural, correspondendo à, aproximadamente, 35% do total de habitantes. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, possui 19.357 agricultores familiares, 1.793 famílias assentadas e 21 comunidades quilombolas.

Os municípios da Serra Geral são: Janaúba, Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Mamonas, Mato Verde, Matias Cardoso, Monte Azul, Montezuma, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Santo Antônio do Retiro, Serranópolis de Minas e Verdelândia. O município de Janaúba apresenta-se como o mais populoso da região, com 70.041 habitantes, de acordo com o IBGE (2010). Além disso, fica a uma distância máxima de 150 km dos demais municípios da região, o que o coloca em uma localização privilegiada. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,716, que é maior que o IDH médio da região. A População, em sua maioria, com baixo poder aquisitivo, tem expressiva necessidade de acesso às Ciências da Informação.

Neste contexto, o IFNMG – Campus Avançado Janaúba, instituição pública de ensino gratuito, cuja missão é promover educação de excelência por meio de ensino, pesquisa e extensão, interagindo pessoas, conhecimento e tecnologia e proporcionando o desenvolvimento da região Norte de Minas,

apresenta, em 2015, o seu primeiro Plano de Curso Técnico em Informática para Internet integrado. Tal projeto foi proposto com base no formulário eletrônico respondido por 1.072 pessoas e apresentado em audiência pública realizada na cidade de Janaúba, considerando ainda, aspectos e tendências da região (APL's e APR's) tendo como base alguns setores econômicos e sua participação no PIB dos municípios da microrregião de Janaúba, onde se destacam os setores de serviços com

Documentos relacionados