• Nenhum resultado encontrado

Critérios de coleta e análise dos dados

2.8 Turnaround (Recuperação)

3.2.6 Critérios de coleta e análise dos dados

Os critérios de coleta e análise dos dados da pesquisa são estruturados de acordo com a Figura 3.7, cujo objetivo é estabelecer constructos de conhecimento sobre o processo de declínio organizacional. Desta forma, as questões aqui descritas são logicamente estruturadas de acordo com os roteiros propostos na seção 3.2.2.

3.2.6.1 Análise ambiental (fatores exógenos)

Conforme discutido na literatura, o primeiro bloco é relacionado à análise ambiental. O objetivo destas perguntas, portanto, é investigar os fatores exógenos que influenciam o posicionamento estratégico da organização. É importante reforçar que, embora haja inúmeros elementos que exercem poder no delineamento das decisões, três grupos serão verificados: análise da competitividade do mercado, direcionamento estratégico e políticas públicas, todos descritos na Tabela 3.10.

Quando se explora o conceito de análise da competitividade do mercado, este trabalho faz referencia ao processo de monitoramento ambiental, isto é, o processo que prioriza a captura de dados sobre o ambiente externo para identificar ameaças e oportunidades. Desta forma, o objetivo das questões deste bloco é identificar o grau com que a organização busca identificar tendências de consumo no mercado, para tomar decisões que não sejam puramente emergenciais, mas sim estratégicas.

Entretanto, é de se esperar que cada empresa possua características próprias em relação a este processo, que determinam a postura da empresa em relação aos mecanismos de monitoramento ambiental. Assim, visando avaliar sua existência e eficácia e admitindo o pressuposto de que as organizações em declínio não possuem mecanismos eficazes de monitoramento ambiental, as questões foram estruturadas para compreender o processo de mapeamento de tendências mercadológicas.

Para esta etapa, três questões foram formuladas. A análise da questão 1 será realizada por meio de respostas do tipo múltipla escolha, a questão 2 utilizará critérios de escala Likert (1: Nunca, 2: Raramente, 3: Ocasionalmente, 4: Frequentemente e 5: Sempre). Vale destacar que o termo “tendência de mercado” foi adaptado a partir do caso piloto, para que pudesse traduzir ao jargão dos profissionais deste segmento todo e qualquer sinal de mudança no ambiente competitivo. Além disso, é importante mencionar que a questão 3 foi inserida como um mecanismo de controle sobre o conhecimento da empresa sobre seu nicho de mercado.

O segundo tópico da pesquisa se concentra na análise do direcionamento estratégico de cada empresa, com o objetivo de compreender a capacidade que cada uma das empresas possui para determinar ações que mitiguem os riscos e capitalizem as oportunidades políticas e econômicas que são identificadas. Em outras palavras, após entender como a empresa avalia os efeitos mercadológicos, o passo seguinte da pesquisa é identificar como estes resultados são conduzidos internamente e para que finalidade.

Este tópico de pesquisa se torna relevante pois a literatura aponta que as organizações em declínio não possuem clareza em sua direção estratégica, ou seja, não tomam ações para mitigar riscos e capitalizar oportunidades políticas, econômicas e mercadológicas nem possuem um plano de governança claro e objetivo.

As respostas para as questões deste tópico devem ser múltipla escolha, sendo que apenas para a questão 5 é possível optar por mais de uma alternativa.

O último tópico do bloco de fatores exógenos diz respeito a análise das políticas públicas relacionadas ao setor. Conforme explorado ao longo do trabalho, sabe-se que o setor automobilístico recebe vários incentivos políticos e regulatórios como estímulo ao crescimento. Assim, o objetivo das questões 3.2.6.1.2 Análise da Direção Estratégica

deste tópico é identificar como os aspectos regulatórios delineiam as decisões estratégicas, admitindo que o papel e as ações do governo são fatores determinantes nas decisões estratégicas da empresa, em virtude da alta relevância deste segmento para a economia brasileira.

A resposta para a questão 7 será baseada no padrão de resposta da escala Likert (1: Nunca e 5: Sempre) para cada um dos itens definidos anteriormente.

3.2.6.2 Análise organizacional (fatores internos)

Dando continuidade à pesquisa baseada no modelo da Figura 3.7, o segundo bloco de perguntas é relacionado à análise organizacional. O objetivo destas perguntas, portanto, é investigar quais fatores internos podem comprometer o desempenho organizacional e, por consequência, o posicionamento estratégico da organização perante no mercado. É importante reforçar que, assim como na análise ambiental, embora haja diversos elementos que exercem influência sobre esse tópico, as questões serão focadas em apenas três grupos: estrutura organizacional, estratégia empresarial e desempenho financeiro, todos descritos na Tabela 3.11.

Em outras palavras, esta etapa da pesquisa tem por objetivo avaliar a percepção dos gestores quanto as fraquezas da estrutura organizacional, da estratégia empresarial e do desempenho financeiro.

O primeiro tópico de avaliação dos fatores internos estão relacionados aos fatores da estrutura organizacional que sinalizam o declínio. As questões são logicamente encadeadas para avaliar se a estrutura organizacional, sob o pressuposto de que a falta de sensibilidade gerencial, induz os gestores a não perceberem suas fraquezas internas. Destaca-se que a falta de sinergia interna pode comprometer o processo de tomada de decisão tornando-o altamente centralizado e reduzindo a velocidade do desenvolvimento das competências internas necessárias para superar um possível estágio de declínio.

As questões serão respondidas por meio de respostas do tipo Likert (1: Nunca; 5: Sempre) e analisadas em conjunto para inferir qual é o grau de empowerment dos colaboradores.

O tópico seguinte dos fatores internos dá ênfase a avaliação da sensibilidade estratégica, assumindo que a falta de percepção sobre a obsolescência de produtos e serviços ofertados pela empresa pode comprometer seu desempenho. Por esse motivo, considerando o fato de que a estratégia não é estática e o ambiente é dinâmico, a literatura sugere que a empresa deve estruturar um modelo gerencial adaptável. Para isso, a organização deve estar atenta às expectativas dos clientes, aos avanços tecnológicos dos concorrentes, à produtividade da planta e dos processos produtivos e à capacidade de atender as novas demandas.

As questões serão respondidas por meio de respostas do tipo Likert (1: Nunca; 5: Sempre) e analisadas em conjunto para inferir qual é o grau de competitividade da empresa diante da indústria.

Por fim, o terceiro tópico relativo aos fatores internos está concentrado na avaliação do desempenho financeiro da empresa. Admite-se que exista uma falta de sensibilidade gerencial para diagnosticar claramente as dificuldades financeiras que podem sinalizar o declínio organizacional. Assim, as questões de pesquisa estão organizadas para verificar se os sistemas de controle gerencial estão preparados para atender a demanda de indicadores que possam não somente demonstrar essas dificuldades financeiras como também antecipá-las com indicadores não financeiros.

As questões serão respondidas por meio de respostas do tipo Likert (1: Nunca; 5: Sempre) e analisadas em conjunto para avaliar a eficácia dos indicadores gerenciais.

3.2.6.2.2 Fatores estratégicos

3.2.6.3 Posicionamento estratégico

Para concluir o protocolo de pesquisa, e em conformidade com a Figura 3.7 o último grupo de perguntas se concentra em entender o processo de implantação do posicionamento estratégico da empresa. O objetivo deste bloco é compreender o contexto que podem levar a empresa ao declínio, principalmente sobre a dificuldade de execução da estratégia. Para isso, a estrutura da pesquisa está subdividida em: mudança concorrencial, mudança institucional e mudança gerencial, conceitos descritos na Tabela 3.12.

Inicialmente, para tipificar a empresa frente à concorrência, admite-se o pressuposto de que a equipe operacional não compreende a estratégia competitiva nas organizações em declínio. O objetivo da pesquisa, portanto, é identificar como a organização consegue implantar as ações para capitalizar as tendências de mercado. Para o setor em análise, as questões tecnológicas têm se destacado como principal fonte de inovação para produtos e serviços. Assim, as questões priorizam avaliar o grau de entendimento da equipe operacional sobre a estratégia da empresa.

As questões serão respondidas por meio de respostas do tipo Likert (1: Descordo totalmente; 5: Concordo totalmente) e analisadas em conjunto para inferir o grau de compreensão da estratégia da empresa pelos colaboradores.

Em seguida, a pesquisa busca entender a tipificação dos movimentos de mudança interna, com o objetivo de avaliar o grau com que a organização é capaz de reestruturar seus processos internos, criando incentivos e motivando a renovação de competências. Nesse sentido, admite-se que as organizações em declínio não possuem projetos e programas de desenvolvimento interno das competências necessárias às mudanças de modo a garantir que o comportamento organizacional seja desempenhado de maneira eficiente e eficaz para gerar valor.

3.2.6.3.1 Tipificação da empresa frente à concorrência

Finalizando o protocolo de pesquisa, o último tópico diz respeito à tipificação dos movimentos gerenciais e tem por objetivo identificar o grau com que os gestores alinham suas decisões estratégicas, a partir de dados quantitativos (indicadores) e qualitativos (opiniões internas).

Para finalizar a análise do posicionamento estratégico, as próximas questões dão ênfase a análise da mudança gerencial. Em outras palavras, busca-se entender como os gestores alinham suas decisões estratégicas, admitindo que as estruturas de poder em empresas em declínio são unificadas e centralizadas.

Desta forma, o intuito desta análise é verificar se a estrutura vigente tem condições de suportar a direção estratégica.

4 PESQUISA DE CAMPO