• Nenhum resultado encontrado

Envelhecimento Bem-Sucedido.

4.3 Critérios de inclusão

Foi adotado o critério estabelecido pela OMS, que caracteriza como idosa a pessoa com 65 anos, para os países desenvolvidos, e com 60 anos, para as pessoas de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Desse modo, para integrarem neste estudo, os participantes tinham que ser idosos e, além disso, deviam ter a capacidade de responder o questionário, verbalmente ou por escrito.

4.4 Instrumentos

Os participantes foram requeridos a responder um livreto, composto por duas medidas explícitas (do tipo autorrelato):

1) Questionário Sociodemográfico;

2) Escala de Envelhecimento Bem-sucedido (SAS).

4.4.1 Questionário sociodemográfico

O questionário sociodemográfico é composto por 12 questões estruturadas, de múltipla escolha, que visam obter informações relativas ao perfil dos participantes: data de nascimento; sexo; raça; estado civil; quantidade de filhos; relação com a saúde; renda; escolaridade (anos de estudo formal); prática de atividade física; e se possui plano de saúde (Apêndice B).

4.4.2 Escala de Envelhecimento Bem-sucedido (SAS)

Esta escala foi desenvolvida por Gary T. Reker, no Departamento de Psicologia da Trent University, Peterborough, Ontario, Canadá, em 2009. A escala tem como objetivo realizar pesquisa e triagem clínica, para avaliar o envelhecimento bem-sucedido (EBS).

O diferencial desta escala está no fato de conter o referencial teórico dos quatro principais modelos de EBS da atualidade: o de Ryff (1989a), o de Baltes e Baltes (1993), o de Schulz e Heckhausen (1996) e o de Rowe e Kahn (1997). Estes quatro modelos de EBS têm dado uma contribuição significativa para o debate sobre o tema, mas nenhum deles tem sido capaz de representar todos os componentes-chave do envelhecer bem e de sua medição (Reker, 2009).

Reker (2002) desenvolveu a SAS com questões que abrangem os componentes dos principais modelos em um único instrumento para medir o envelhecimento bem- sucedido. A Tabela 6 apresenta os quatro modelos e suas respectivas questões de SAS:

Tabela 6. Modelos teóricos e suas respectivas questões da SAS.

Autores e seus modelos Questões da SAS

Ryff:

Bem-estar psicológico.

04. Mantenho relações de confiança e afeto com pessoas significativas para mim (Relações positivas com os outros).

06. Faço esforços para manter-me independente pelo maior tempo possível (Autonomia).

14. Sinto-me confortável em aceitar tanto meus defeitos quanto minhas qualidades(Autoaceitação). Rowe e Kahn:

Evitar a doença/deficiência; Alto funcionamento cognitivo e físico; e Envolvimento ativo com a Vida.

05. Estou envolvido ativamente com a vida através de atividades produtivas (Compromisso com a vida). 07. Faço esforços para permanecer relativamente livre de doenças e deficiências (Evitar doença/deficiência). 08. Tento manter um bom funcionamento físico e mental conforme envelheço (Alto funcionamento cognitivo/físico).

09. Estou envolvido ativamente com a vida através de contatos sociais regulares (Compromisso com a vida). 13. Faço tentativas de incorporar hábitos de vida saudáveis (Evitar a doença/deficiência).

Baltes e Baltes:

Seleção, Otimização e Compensação.

10. Faço todos os esforços para alcançar as metas importantes para mim (Otimização).

02. Quando as coisas não saem tão bem como de costume, continuo tentando de outras maneiras até atingir o mesmo resultado (Compensação).

12. Posso lidar com qualquer coisa que apareça em meu caminho (SOC adaptabilidade).

Controle Primário e Secundário. afetam o modo como envelheço, como por exemplo, minha dieta, exercícios e cigarro (Controle principal). 03. Em momentos difíceis desenvolvo força mental para lidar com a situação (Controle secundário). 11. Sinto que não estou no controle do ambiente à minha volta (Controle principal). [Este item foi retirado do estudo por apresentar resultados inconsistentes nas respostas dos participantes].

Fonte: Adaptado Reker (2009).

Reker (2009) desenvolveu três estudos para realizar a validação da SAS. O primeiro tinha uma amostra de 336 idosos, com idade média de 66,9 anos (faixa etária de 55 a 93 anos), sendo que 36% eram do sexo masculino e 64% do sexo feminino. Setenta e seis por cento deles eram casados. Os participantes tinham uma escolaridade acima do Ensino Médio, possuíam bom estado de saúde e renda familiar. O segundo estudo era formado por uma amostra do Estudo 1, contando com 228 participantes, com média de idade de 68,03 anos, no intervalo de 55-92 anos, sendo que 39% eram do sexo masculino e 61% do sexo feminino. Setenta e seis por cento eram casados. Os participantes tinham uma escolaridade acima do Ensino Médio, possuíam bom estado de saúde e renda familiar. O terceiro estudo foi formado por uma amostra do Estudo 1, contendo 108 participantes. A amostra teve, como média de idade, 64,44 anos, no intervalo de 55-93 anos. Trinta e um por cento eram do sexo masculino e 69% do sexo feminino. Setenta e cinco por cento eram casados. Os participantes tinham, no mínimo, o Ensino Médio completo, desfrutavam de saúde e boa renda familiar.

Cada um dos estudos desenvolvidos por Reker (2009) teve um objetivo especifico na validação. O primeiro estudo verificou a correlação dos itens e a estrutura fatorial. O segundo estudo verificou a correlação da SAS com a resiliência, inteligência emocional e autoavaliação da saúde física. O terceiro estudo verificou a correlação significativa de

otimismo, sentido da vida, espiritualidade e repetiu as correlações com a resiliência e a autoavaliação de saúde física do Estudo 2.

Conforme pode ser observado na Tabela 7, a escala SAS original contém 14 itens, de 7 pontos, de uma escala Likert, que contribuem significativamente com o escore total. Na análise fatorial, ela é constituída de três dimensões: Hábitos de Vida Saudáveis, Enfrentamento Adaptativo e Compromisso com a Vida. Os escores de consistência interna de cada fator são os seguintes: Hábitos de Vida Saudáveis (4 itens), 0,72; Enfrentamento Adaptativo (4 itens), 0,73; e Engajamento com a Vida (5 itens), 0,75. A confiabilidade da SAS (13 itens) é de 0,84.

Tabela 7.Estrutura Fatorial da SAS Original.

Nota: Componentes: I – Hábitos de Vida Saudáveis; II – Enfrentamento Adaptativo; III Compromisso com a Vida. *Saturação considerada para definir o item como pertencente ao fator respectivo │0,40│.