• Nenhum resultado encontrado

TEORIA DO CUIDADO TRANSPESSOAL POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO A PESSOAS ACOMETIDAS POR FERIDAS: RELATO DE EXPERIENCIA

Isabelle Cristine Figueiredo Matozo*, João Paulo Teramon, Elizabeth Amâncio de Souza da Silva Valsecchi, Eduardo Felipe Nunes, Weslene Araújo Santos, Jorseli Angela Henriques Coimbra.

*Universidade Estadual de Maringá, Maringá PR. E-mail: imatozo@bol.com.br INTRODUÇÃO:

As teorias de enfermagem servem para descrever, explicar, diagnosticar e/ou prescrever medidas referentes aos cuidados de enfermagem, que oferece justificativa ou razão bem fundamentada sobre como e por que os enfermeiros realizam determinada intervenção. Deste modo, servem como referencial teórico/metodológico/prático que subsidia a construção do conhecimento, o desenvolvimento de investigações e a assistência no âmbito da profissão, uma vez que são estruturadas a partir de quatro conceitos centrais, que são: ser humano, saúde, meio ambiente (físico, social e simbólico) e enfermagem. Entre as elas, a Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson corrobora com a ideia de que o cuidado transpassa a perspectiva da relação meramente técnica e cumpridora de tarefas entre o enfermeiro e o paciente assistido. Nesse contexto, o profissional de Enfermagem relaciona-se a partir da ótica humanista, considerando não somente a matéria, como também estabelecendo um relacionamento intersubjetivo, indo de encontro com a visão holística (WATSON et al., 2004). O modelo Humanístico do cuidado utiliza uma abordagem multidisciplinar que compreende o paciente, a família e a comunidade, com vistas a reduzir o sofrimento psico emocional e atendendo todas as necessidades fisiológicas. E assim, a valorização do ser humano no processo saúde doença, no intuito de sempre beneficiar o paciente, preservando sua autonomia e capacidade de tomar decisões (WATSON et al., 2016).

OBJETIVO:

Trata se de um relato de experiência acerca dos atendimentos de enfermagem prestados aos pacientes com feridas, embasado na Teoria do Cuidado Transpessoal, de Jean Watson, no período 2014 a 2017.

MÉTODOS:

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

06 e 07 de dezembro de 2018

ISBN: 978-85-907487-1-7 Universidade Estadual de Maringá (UEM)

O referido projeto, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem, sob supervisão docente, oferece assistência de enfermagem a pessoas acometidas por injúrias tissulares, agudas e/ou crônicas, residentes em Maringá e região, encaminhados por médicos e/ou enfermeiros do Hospital Universitário de Maringá (HUM), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como de outras cidades pertencentes à 15ª Regional de Saúde. Vale ressaltar que o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da UEM e os registros fotográficos são autorizados pelos usuários e pelo HUM. A Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson surgiu entre 1975-1979 e postula que, a ciência do cuidado inclui estudos da humanidade tanto quanto das ciências biológicas e tecnológicas, propondo sete suposições e dez fatores básicos sobre a ciência do cuidado. Essas suposições retratam o cuidado humano em todas as dimensões possíveis de serem trabalhadas por meio de relações interpessoais e subsidiam os dez fatores básicos de cuidado (fatores cuidativos) organizados por Watson: Fator 1 - formação de sistema de valores humanista-altruísta; Fator 2 - a instilação da fé- esperança; Fator 3 - o cultivo da sensibilidade do próprio self e das demais pessoas; Fator 4 - o desenvolvimento de uma relação de ajuda e confiança; Fator 5 - a promoção e aceitação da expressão de sentimentos positivos e negativos; Fator 6 - o uso sistemático de um processo criativo de solução de problemas; Fator 7 - a promoção do ensino-aprendizagem transpessoal; Fator 8 - a provisão de um ambiente de apoio, proteção e/ou neutralização mental, física e espiritual; Fator 9 - assistência com gratificação das necessidades humanas; Fator 10- a permissão de forças existenciais-fenomenológicas-espirituais (WATSON et al., 2016).

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Os pressupostos sugeridos pela Teoria do Cuidado Transpessoal guiaram as tomadas de decisão do grupo, entre elas, promover um ambiente adequado com os recursos materiais necessários próximos, promoção do ensino aprendizagem interpessoal ao auxiliar nas dúvidas quanto ao tipo de tecido presente no local da lesão, as possíveis complicações e os porquês delas. Por meio desta abordagem, foi possível compreender que, os procedimentos clínicos em Enfermagem extrapolam o cumprimento da técnica e, requerem o olhar mais atento dos enfermeiros mediante a complexidade de um indivíduo nos três eixos: psicossocial, orgânico e espiritual (WATSON, 2016). Possibilitou ainda a reflexão crítica das práticas de cuidado e a capacitação dos profissionais de enfermagem com ênfase na complexidade do indivíduo nos seus três eixos corpo, mente e espírito. Universalmente, o cuidado em saúde precisa responder

às necessidades de cura e cuidado da humanidade, transcendendo hospitais, práticas institucionais e sistemas burocráticos controlados pelo domínio curativista (WATSON, 2018).

CONCLUSÃO:

Este relato de experiência permitiu a reflexão e análise da Teoria do Cuidado Transpessoal, de Watson, bem como vislumbrar as possibilidades de sua aplicação no cotidiano da prática de cuidado de enfermagem a pessoas acometidas por injúrias tissulares, agudas e/ou crônicas. O que Watson propõe é uma amostra de como não se pode mais olhar para o paciente de modo fragmentado, vendo o físico separado do psíquico. Recomenda uma escuta ativa desse ser de modo integral, criando um enlace entre os saberes biológicos e psicológicos, seguindo uma tendência mundial de humanização e empatia (WATSON, 2016). Possibilitou ainda a compreensão da necessidade de um olhar plural diante de cada situação de cuidado e remete a uma tomada de decisões sobre o paciente, olhando seu cuidado, seu corpo/mente/espírito e sua história. É imperativa a busca por melhor qualidade de assistência que se faz representar pelo cuidado transpessoal (WATSON, 2018).

REFERÊNCIAS:

WATSON, J. Caring Science as Sacred Science. Philadelphia (US): FA Davis; 2016.

WATSON, J. Unitary Caring Science: the Philosophy and Praxis of Nursing. Boulder, CO (US): University Press of Colorado; 2018 [in process].

WATSON, J.; PHARRIS, M.; JONES, D.; TURKEL, M.; COWLING, R. Task Group

American Academy Nursing, Expert Panel Theory-Guided Practice, 2016. DESCRITORES: Teoria de Enfermagem; Cuidado; Feridas.

Id:31