• Nenhum resultado encontrado

2 CONTEXTOS E DESAFIOS DA LICENCIATURA EM

2.3 Curso de Licenciatura em Física do IFCE campus de Sobral: primeiras

O ato da pesquisa, processualmente, vai abrindo esse olhar que quer ver o invisível para posteriormente poder dizer o indizível. É um movimento que se constrói em busca de respostas a uma indagação que configura o ponto de partida do todo que envolve o pesquisador. Por assim ser, certamente resultará um novo conhecimento.

Nesse sentido, convém refletir sobre o conceito de conhecimento.

Luckesi e Passos (2012 p. 18), falam que “por vezes, ouve-se falar que conhecimento é a “elucidação da realidade”, mesmo assim, complementam dizendo que,

Elucidar tem origem no latim que quer dizer “trazer à luz”. Então elucidar, do ponto de vista de sua origem vocabular, significa “trazer a luz muito fortemente”, “iluminar com intensidade”. Deste modo, conhecer, entendido como elucidar a realidade, quer dizer uma forma de “iluminar”, de “trazer à luz” a realidade. (2012, p. 19).

Nesse propósito, toma-se conhecimento que foi por meio da Resolução nº 035, de 28 de setembro de 2010, que o curso de licenciatura em Física foi aprovado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Sobral.

Verificando o histórico no Projeto Pedagógico do Curso (IFCE, 2015), trata que o curso de licenciatura em Física foi criado com o objetivo de formar profissionais com ampla e sólida base teórico-metodológica para o exercício crítico e competente da docência na área de Física, com domínio tanto dos seus aspectos conceituais quanto históricos e epistemológicos em educação.

A atuação dos licenciados em Física é nos ensinos fundamental e médio, podendo atuar nas diversas modalidades, dentre elas, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional estendendo-se a espaços não formais, como exemplo, cita-se o Museu do Eclipse7, situado numa localização central da cidade de Sobral - CE.

A Física como área de estudo no IFCE campus Sobral, ocorre num processo de formação consolidado em oito semestres com a oferta de trinta e cinco vagas semestralmente. A forma de ingresso é por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e funciona nos

7

Museu do Eclipse - equipamento de cunho científico, histórico e cultural, foi construído no ano de 1999 em comemoração aos 80 (oitenta anos) do eclipse total do sol visualizado no céu de Sobral na manhã do dia 29 de maio de 1919. A observação desse fenômeno contribuiu na comprovação da Teoria da Relatividade desenvolvida pelo físico e matemático Albert Einstein.

turnos, vespertino e noturno.

De forma complementar, o referido documento diz que a implantação do curso se deu em função da demanda localizada na região e assim, considerando uma característica do Instituto de ofertar cursos sempre em sintonia com a realidade, o campus Sobral, integrando uma estruturação de instituição federal de educação tecnológica, oferta o curso superior – licenciatura em Física, colocando-se a favor da formação profissional e ascensão intelectual, cultural, ética e moral da população local e dos municípios circunvizinhos.

É de amplo conhecimento a existência do curso de licenciatura em Física ofertado no município de Sobral pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, desde o ano de 1997. Mesmo assim, o curso de licenciatura em Física no IFCE, coloca à disposição do seu alunado uma estrutura de funcionamento do curso à altura do exercício do ensino, pesquisa e extensão, despertando no estudante, o gosto pelo conhecimento específico, associado ao compromisso da formação pedagógica, visto tratar-se de uma licenciatura que conduzirá os alunos a futuras experiências docentes na ocupação profissional.

A justificativa de implantação do curso se apresenta a partir da demanda citada anteriormente, se reafirmando na necessidade da qualificação de professores para a Educação Básica voltada para a licenciatura em Física. Assim, o Projeto Pedagógico do Curso, expõe que

[...] a carência de professores de Física (e de outras licenciaturas da educação básica) é um problema antigo e reconhecido oficialmente, porém, nunca houve vontade política para resolvê-lo. Muito pelo contrário, permaneceu durante anos negligenciados pelos sucessivos governos até chegarmos à calamitosa situação que se encontra hoje. (IFCE, 2015, p. 11).

Acrescenta-se a essa questão, o fato de que

[...] nas escolas do Brasil, 200.816 professores dão aulas em disciplinas nas quais não são formados, o que equivale a 38,7% do total de 518.313 professores da rede. Os dados são do Censo Escolar de 2015 e foram divulgados dia 28 de março de 2016 pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Em alguns casos, um mesmo professor dá aula em mais de uma disciplina para a qual não tem formação, com isso, o número daqueles que dão aula com formação inadequada sobe para 374.829, o que equivale a 52,8% do total de 709.546 posições ocupadas por professores. Na outra ponta, 334.717 mil posições, 47,2%, são ocupadas por docentes com a formação ideal, ou seja, com licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica na mesma disciplina que lecionam. Mais 90.204 (12,7%) posições são ocupadas por professores que não têm se quer formação superior. (AGÊNCIA BRASIL, 2016).

Os números na sua extensão de abrangência são alarmantes, o que revela a triste e decadente realidade da educação no país, que mesmo diante de reformas implementadas nos 2 (dois) últimos anos, não se consegue perceber as melhorias previstas. Contudo, ao se olhar de forma mais específica, é possível perceber que

[...] a maior lacuna está em Física. Do total de 27.886 professores que lecionam Física, 19.161 não tem licenciatura na disciplina, o que corresponde a 68,7% do total. A formação de novos professores, de acordo com o ministro da educação Aloízio Mercadante, não acompanha a demanda, de 1,8 mil por ano. Seriam necessários então, 11 anos para que todos os professores de Física tivessem a formação adequada. “A gente forma muito pouca gente em Física e é muito difícil reverter isso porque o professor que está lá para motivar o aluno, não é formado, não tem licenciatura e dá aula improvisada para preencher carga horária sem formação específica” disse Mercadante. (AGÊNCIA BRASIL, 2016).

Dados compatíveis foram levantados na época de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Física do IFCE campus Sobral, apontando a deficitária realidade que a cada ano parece aumentar.

Tal crescimento considerado negativo, certamente gera impactos no índice da educação, resultando na ausência da qualidade desejada, estimada nas metas postas nos documentos oficiais e, sobretudo na aplicabilidade dos conhecimentos na vida, visto ser essa a função da formação educacional.

Segundo, o PPC do curso, o quadro situacional, transforma-se

No principal obstáculo para aquisição de novos conhecimentos por esses alunos, ao ingressarem nos cursos técnicos, tecnológicos e superiores em geral; esse fosso de conhecimento é sem dúvida um dos principais fatores de evasão em todos os cursos superiores. (IFCE, 2015, p. 11).

Frente a situações diversas no âmbito institucional e por sua vez, difíceis de solucionar, a evasão ganha relevância, por causar o impacto da ociosidade de vagas que se estende no decorrer do curso, num ciclo contínuo.

Nesse contexto, vê-se que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/96, traz à tona, dentre outros debates, a questão dos profissionais da educação, apontando no Parágrafo Único do Art. 61 que,

A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos: I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho; II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço; III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades. (BRASIL, 1996).

Notadamente, a lei é clara ao que compete ao processo de formação do profissional de educação, sendo possível destacar o primeiro fundamento que trata de uma sólida formação básica, sendo esta constituída na formação inicial. Nesse propósito, reafirma-

se o fato das instituições da rede federal de educação tecnológica, originalmente escolas de ensino médio integrado ao técnico, terem sido reestruturadas ao longo de várias décadas (escolas de aprendizes e artífices, escolas técnicas, centros federais de educação tecnológica, universidade tecnológica, e agora institutos superiores de educação, ciência e tecnologia). Observa-se que nesse trâmite de reestruturação, houve ressignificações na formação ministrada, sendo uma delas a formação de professores.

O compromisso com a formação de professores no IFCE campus Sobral, situa-se no presente momento, com a tramitação de implementação da licenciatura em Matemática, ampliando a oferta atual centrada no curso de licenciatura em Física, o qual terá nas próximas linhas, um breve entendimento do seu processo de implantação e funcionamento.

2.4 Estruturação do curso de Licenciatura em Física no IFCE campus Sobral: