• Nenhum resultado encontrado

O Curso de Licenciatura em Letras Espanhol EaD da UFSC O Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD, local de realização

OS CAMINHOS DA PESQUISA

3.2 CONTEXTO EDUCACIONAL DA PESQUISA

3.2.2 O Curso de Licenciatura em Letras Espanhol EaD da UFSC O Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD, local de realização

deste estudo, pertence à grade de cursos a distância oferecidos pela UFSC2

compondo, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional dessa instituição, uma de suas principais políticas de expansão e inclusão social.

De acordo com o seu Projeto Político Pedagógico (PPP), o referido Curso foi autorizado pelas Portarias nº 1063/2003/MEC e nº 873/SEED/ MEC, de 7 de abril de 2006, para atender à convocação da UaB por meio do edital 01/2005, que solicitava a oferta de 300 vagas distribuídas em cinco polos de apoio presencial localizados nos estados de Paraná e Santa Catarina.

Esta convocação visava atender à demanda da Lei n° 11.161, de 5 de agosto de 2005, a qual instituiu o ensino de língua espanhola como LE obrigatório para o Ensino Médio e facultativo para o Ensino Fundamental.

Do ponto de vista organizacional, o Curso de Licenciatura em Letras Espanhol da UFSC, em sua modalidade EaD, postula os mesmos elementos fundamentais da modalidade presencial. Contudo, o atendimento às características específicas da modalidade exige organização e procedimentos diferenciados da modalidade presencial, o que resultou em algumas modificações no currículo para melhor atender às necessidades da referida modalidade. (DLLE, 2011)

No momento de coleta dos dados desta pesquisa3, o Curso estava

sendo ofertado em sua segunda edição, tendo oferecido um total de 250 vagas para ingresso que foram preenchidas de duas formas distintas: via concurso vestibular (organizado pela Comissão Permanente de Vestibular da UFSC – COPERVE) e a outra via plataforma FREIRE4.

2 As informações relativas à estruturação do Curso foram obtidas pelo Projeto Político Pedagógico do Curso, redigido em 2011, e que está disponível no seu site. Além disso, consultamos informações disponíveis nos sites da UaB: <http://www.uab.capes.gov.br> e do MEC: <http://mec.gov.br/>, ambos com acesso em 16 de setembro de 2013.

3 No segundo semestre do ano de 2012.

4 A plataforma FREIRE é um sistema criado em 2009 pelo MEC com a finalidade de realizar a gestão e o acompanhamento do Plano Nacional de

As vagas oferecidas foram divididas entre os cinco polos de apoio presencial que compõem a segunda edição do Curso, localizados nas cidades de Foz do Iguaçu no Paraná, Itajaí, São Miguel do Oeste, Treze Tílias e Videira em Santa Catarina.

Com relação à carga horária, em sua segunda edição, o referido Curso apresentava 3.392 horas/aula, distribuídas em nove semestres, com duração total de quatro anos e meio.

No que tange a organização curricular, o Curso organiza-se de forma semelhante ao presencial, diferindo apenas na oferta da disciplina de Introdução à Educação a Distância, oferecida na primeira fase, com o propósito de introduzir o aluno a essa modalidade de ensino. À parte (seguindo as Diretrizes Curriculares estabelecidas pela Resolução nº 02/2002- CP/CNE, de 19 de fevereiro de 2002, e pelaResolução n° 001/CUN/2000, de 29 de fevereiro de 2000), o Projeto Pedagógico do Curso compõe-se de 42 disciplinas, divididas em dois grandes eixos: as do núcleo de formação básica (38 disciplinas) e as do núcleo de formação diferenciada (4 disciplinas).

Ambos os núcleos estão distribuídos em nove fases, conforme a estrutura curricular apresentada no quadro 4 abaixo:

Quadro 4 - Grade Curricular: Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol EaD da UFSC

Fonte: Projeto Político Pedagógico5 do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol

EaD/UFSC.

Formação de Professores da Educação Básica.

5 Disponível em: <https://ead.ufsc.br/espanhol/documentos-turma-2011-1/>, acesso em 16 de setembro de 2013

Organização Curricular Núcleo de Formação Básica Área dos conhecimentos específicos

Área de formação pedagógica geral Núcleo de Formação Diferenciada

Linguística Aplicada I e II, Introdução à Linguística Aplicada, LIBRAS para Licenciatura Letras- Espanhol

Além das disciplinas, a grade curricular também contempla as Práticas como Componente Curricular (PCCs), que, de acordo com o PPP do Curso, tem como objetivo a transposição do conteúdo teórico para a prática. Essa transposição é feita em atividades de análises de materiais didáticos, de abordagens de ensino, de tarefas de aprendizagem das diversas habilidades linguísticas e do ensino de diversos aspectos da língua a partir de uma perspectiva comunicativa.

Na segunda edição do Curso, as PCCs foram transformadas em disciplinas, divididas entre as temáticas língua e literatura e distribuídas em três semestres: Língua e Ensino I, II e III e Literatura e Ensino I, II e III. As disciplinas fazem partem das modificações ocorridas no Currículo para a sua segunda edição, contribuindo para a ampliação da carga horária do Curso de 3.104 para 3.392 h/a, conforme informações do PPP. (DLLE, 2011)

Também fazem parte do Currículo do Curso 200h/a de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (ACCs), compostas por palestras, conferências, seminários, congressos e toda gama de atividades que possam contribuir para a formação dos alunos, cujo envolvimento e/ou participação sejam comprovados mediante relatório a ser apresentado ao final do Curso. (DLLE, 2011) Como na modalidade EaD a ocorrência destas atividades é mais restrita, o Curso procura organizar atividades que propiciem o cumprimento dessas horas pelos alunos, como a realização de minicursos pela plataforma Moodle ou a realização de seminários nos polos, promovendo também a integração destes.

Por último, no que diz respeito ao Currículo, cabe destacarmos a importância das disciplinas de estágio supervisionado. O Currículo prevê a realização de 400h/a destas, que, segundo o PPP do Curso, constituem-se como uma atividade fundamental, caracterizando-se como uma “ação docente transformadora, o que implica uma mudança em pelo menos alguns aspectos da prática pedagógica usual para professores em serviço”. (DLLE, 2011, p. 68) Ainda de acordo com o PPP do Curso, as disciplinas de estágio devem ocorrer de forma supervisionada e planejada, realizadas em escolas públicas de ensino regular e médio que contemplem a disciplina de Língua Espanhola dos estados que abrigam o Curso.

Outro ponto importante do Curso é o formato de realização das aulas. Nessa modalidade, os conteúdos das disciplinas são trabalhados em interações didático-pedagógicas que ocorrem em sua grande maioria, cerca de 70% delas, a distância, mediadas pelas TICs e por intermédio

da plataforma Moodle, o que se caracterizam principalmente pelo distanciamento espacial e muitas vezes também pelo distanciamento temporal. Os 30% restantes da carga horária são destinados às interações presenciais nos polos do Curso.

No que tange as interações que ocorrem a distância, no sentido espacial (quando os interlocutores encontram-se em locais distintos), elas podem ocorrer de forma síncrona, como os chats, nos quais professores e tutores6 interagem com os alunos sobre assuntos inerentes ao processo

de ensino-aprendizagem ou também pelas videoconferências, momento que reúne simultaneamente professor, tutores e estudantes. Além disso, há as interações assíncronas, sendo estas as que compõem grande parte das interações intermediadas pelas TICs. Elas podem ocorrer por meio de atividades planejadas e disponibilizadas no espaço virtual das disciplinas dentro do sistema Moodle, por e-mail, correio convencional, fóruns de discussão ou mensagens pelo próprio ambiente virtual.

Os 30% restantes das aulas que compõem a carga horária presencial do Curso envolvem atividades pré-determinadas pelas equipes das disciplinas (professor + tutores - UFSC), que se realizam nos polos de apoio presencial: seminários, aulas de laboratório, discussões e avaliações. Em média, estas atividades ocorrem duas vezes por semana, normalmente com a presença do tutor-polo e dos alunos.

A seguir apresentamos uma descrição do AVEA do Curso, ambiente virtual onde ocorrem as interações dos sujeitos envolvidos na modalidade de ensino a distância.