• Nenhum resultado encontrado

Laboratórios

7.3 ESCOLA DE ENGENHARIA

7.3.1 Cursos Atendidos e Infraestrutura de Laboratórios

A Escola de Engenharia desenvolve atividades de ensino através de um elenco de disciplinas que integram os projetos pedagógicos dos cursos a seguir relacionados:

Graduação Arqueologia

Engenharia Agroindustrial Agroquímica

Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias Engenharia Civil

Engenharia Civil Empresarial Engenharia Civil Costeira e Portuária Engenharia de Computação

Engenharia de Alimentos Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica Empresarial Engenharia Mecânica Naval Engenharia Química Geografia – Bacharelado Geografia – Licenciatura Matemática Matemática Aplicada Química – Licenciatura Oceanologia Pós-Graduação Mestrado Engenharia Mecânica Engenharia Oceânica Modelagem Computacional Especialização

Gestão Ambiental em Municípios

A infraestrutura física de laboratórios, a qual suporta as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Escola de Engenharia, compõe-se como a seguir:

Produção Científica e Projetos de Extensão

Em 2015, a Escola de Engenharia produziu 57 artigos, (sendo 8 artigos aceitos), 53 trabalhos e 2 Livros. Com relação à extensão, foram elaborados 15 projetos de extensão.

Laboratórios

Campus Carreiros – Bloco Q

Laboratório: Sistemas Térmicos

Descrição:

Laboratório de apoio às atividades de Pesquisa e Ensino para os cursos de Engenharia nas áreas de Ciências Térmicas.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

Bancada para experimentos de automação e instrumentação Bancada para ensaios de medidores de vazão e nível

Bancada para ensaios de perfis de velocidades em dutos Bancada de ensaios e automação em Refrigeração

Túnel de vento (canal aerodinâmico) com seção de 0,5 m x 0,5 m e velocidade máxima de 15 m/s.

Canal hidrodinâmico para ensaios de escoamentos, acoplamentos de bombas e turbinas.

Experiência de Reynolds

Experimentos com trocadores de calor e torres de resfriamento Área livre com infraestrutura para aulas e palestras.

Computadores com acesso à Internet.

Área livre para realização de novos experimentos Capacidade de atendimento: 50 alunos

Área física disponível: Área: 26 m x 12 m

Oficina de Apoio com área de 10 m x 4 m Campus Carreiros – POLICAB 1

Laboratório: Análise de tensões e fotomecânica

Descrição:

Laboratório responsável pela realização de ensaios mecânicos em fibras sintéticas aplicadas à ancoragem de sistemas offshore.

Atividades desenvolvidas: ( ) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

EMIC DL2000 – Máquina Universal de Ensaios, eletromecânica e microprocessada, Cap.20 kN INSTRON 8801 – Fatigue Testing System, Capacidade 100 kN

INSTRON 3344 – Single Column Materials Testing System, Capacidade 2kN INSTRON 3365 – Table Mounted Materials Testing System, Capacidade 5kN

INSTRON 5969 – Materials Testing System, Capacidade 50 kN

INSTRON ElectroPuls E3000-All-Eletric Dynamic Test Instrument Package, Capacidade 30 kN Bancada de teste de abrasão de fios yam-on-yam

Sistema de teste de fluência de fios e baixa temperatura Capacidade de atendimento: 10 alunos

Área física disponível: 134 m2 Campus Carreiros – POLICAB 2

Laboratório: Análise de tensões

Descrição:

Laboratório responsável pela realização de ensaios mecânicos em cabos e subcabos de fibras sintéticas aplicadas à ancoragem de sistemas offshore.

Atividades desenvolvidas: ( ) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: Atuador hidráulico MTS, Capacidade 1,5 MN Capacidade de atendimento: 5 alunos Área física disponível: 395 m2

Campus Carreiros – CENTECO

Laboratório: Modelagem Numérica em Engenharia

Descrição:

O Laboratório de Modelagem Numérica em Engenharia está instalado nas dependências do Centro de Tecnologia Costeira e Oceânica (CENTECO) da Escola de Engenharia da FURG. As atividades de pesquisa no laboratório estão voltadas à aplicação e ao desenvolvimento de modelos numéricos para tratar problemas de engenharia, especificamente relacionados à dinâmica dos fluidos, interação de diferentes campos (interações fluido-estrutura, termo-mecânica etc.) e mecânica dos sólidos.

Atividades desenvolvidas: ( ) ensino

(X) pesquisa ( ) extensão

Principais equipamentos instalados:

7 computadores configurados para o processamento de simulações numéricas Capacidade de atendimento: 6 alunos

Área física disponível: 34 m2

Laboratório: Costeira e portuária

Descrição:

Laboratório destinado ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em processos costeiros aplicados à engenharia, cujos alunos de graduação e pós-graduação têm a oportunidade de desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas ligadas às atividades portuárias e a obras, manejo e proteção de áreas oceânicas costeiras, utilizando instalações adequadas, equipamentos modernos e pessoal especializado.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

Laboratório completo de sedimentologia (sedimentometria a Laser), instrumentos de medição in situ de correntes, ondas, salinidade, temperatura, profundidade, batimetria, OBS, diferentes formas sofisticadas de amostragem do fundo oceânico (boxcore, van veen, heckman, vibrocore, densithune, sting etc), capacidade de utilização de traçadores químicos e radioativos para águas e sedimentos. Dispõe também de modelos ambientais modernos (WW3, SMC, Delft, Mike etc), bem como uma estação computacional de elevada capacidade de processamento.

Capacidade de atendimento: 15 alunos Área física disponível: 76 m2

Laboratório: Produção

Descrição:

O Laboratório de Produção é um espaço destinado a prestar apoio às atividades didáticas experimentais e também aos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na área de produção. O Laboratório de Produção está assim dividido: um salão para o desenvolvimento das aulas; uma sala para atividades pesadas (fabricação, montagem e manutenção); uma sala de estudos para alunos e bolsistas; três salas de permanência de professores. Atualmente, o Laboratório também abriga atividades de disciplinas não relacionadas à área de produção, como Mecanismos e Mecânica dos Sólidos, que estão no aguardo de um espaço para a instalação de seus laboratórios. Outra demanda que está sendo suprida temporariamente pelo Laboratório de Produção é a que se refere às atividades de prototipagem e criatividade, enquanto não se concluem os seus respectivos laboratórios: Laboratório de Protótipos e Laboratório de Criatividade.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino (X) pesquisa (X) extensão Disciplinas atendidas:

Organização do Trabalho; Gerenciamento de projetos; Gestão da Qualidade; Planejamento e Controle da Produção; Introdução à Engenharia Mecânica; Introdução à Engenharia Mecânica Empresarial; Introdução à Engenharia Civil; Introdução à Engenharia Civil Empresarial; Segurança no Trabalho e Ergonomia. Projetos atendidos: Projeto e Construção de um Veículo Tipo Mini Baja (projeto com registro nas três pró-reitorias: ensino, pesquisa e extensão);

Principais equipamentos instalados:

13 cronômetros mecânicos; 10 cronômetros digitais; três máquinas filmadoras; oito microcomputadores; dois netbooks; uma impressora jato de tinta; uma impressora multifuncional; mesa, alimentadores e peças para Estudo de Tempos e Métodos; dois luxímetros; um decibelímetro; dois dinamômetros; uma balança; fonte de solda MIG; transformador de solda; Inversora de solda TIG; multímetro digital.

Capacidade de atendimento: 20 alunos Área física disponível: 100 m2

Laboratório: Metrologia

Descrição:

Apoio ao ensino de graduação, especificamente metrologia mecânica, com predomínio de aparelhos e instrumentos de medição da metrologia dimensional.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

( ) pesquisa ( ) extensão

Principais equipamentos instalados:

Metroscópios de Abbe (horizontal e vertical), microscópio universal de medição, dois microscópios de projeção para ferramentas (com recursos para medições pelos métodos de sombra e de luz incidente, usando diversos perfis óticos), um pequeno microscópio de medição (com os mesmos recursos dos microscópios de projeção para ferramentas), aparelho para teste do perfil evolvente de rodas dentadas, aparelho para medições de diversos parâmetros de rodas dentadas isoladas e engrenadas, rugosímetro ótico (cortes luminosos), aparelho para medir desvios da forma e posição circular de peças axissimétricas, aparelho para medição de cames (com divisor ótico tendo resolução de 3”), aparelho para medição de erro cumulativo de passos de rodas dentadas (com divisor ótico tendo resolução de 3” e escala com micrômetro ótico baseada no princípio de Abbe).

Capacidade de atendimento: 12 alunos Área física disponível: 107 m2

Campus Carreiros – Prédio 2

Laboratório: Expressão Gráfica

Descrição:

Ao longo da história, houve uma evolução no desenho que se deu pelos desenhos técnicos e artísticos, que têm uma linguagem própria a ser utilizada pelo desenhistas ou pelo projetista, permitindo a outras pessoas interpretarem diferentes informações formuladas tornando o desenho técnico uma forma de comunicação universal. Com a revolução tecnológica e a universalização dos sistemas informatizados e de produção industrial surgiu o desenho técnico auxiliado por computador que trouxe novas possibilidades para modelagem de superfícies complexas e de representação tridimensional de objetos. A expressão gráfica, seu estudo e aplicações permite a formação de diferentes profissionais capazes de representar diferentes formas espaciais de forma fácil, ágil e interativa cada vez mais precisa.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: > 50 computadores

> 50 bancadas para computadores > 3 computadores para professores > 1 servidor de rede

> 2 multimídia > 1 quadro branco > 80 mesas de desenho > 80 bancos de desenho

> Acessórios para aulas de desenho (compasso, réguas, transferidores e esquadros) Capacidade de atendimento: 55 alunos

Área física disponível: 105 m2 Campus Carreiros – Tanque-Eondas

Laboratório: Tanq-Eondas (LIFE)

Descrição:

vibrações induzidas em grupos de cilindros. Desde então, o LIFE tem crescido de forma constante com a adição de novas funcionalidades como geração de ondas. O LIFE lida com engenharia e problemas fundamentais utilizando uma abordagem geral de engenharia, em que ferramentas experimentais, analíticas e numéricas são combinadas para a resolução de problemas. O campo principal de pesquisa no LIFE é o uso de física e modelos numéricos para estimar a dinâmica e a estabilidade das estruturas submarinas finas tais como cabos marinhos, tubos de subida e umbilicais, com ênfase sobre os fenômenos fluido estrutura. Além disso, o tópico do fluxo em torno de dutos submarinos perto do fundo do mar, correntes submarinas e estruturas portuárias estão sendo estudados em uma série de projetos de pesquisa. Outros temas relevantes de pesquisa são o desenvolvimento de geradores de ondas inteligentes e absorvedores de ondas tanto para aplicações em laboratório como para conversão de energia das ondas em outras formas de energia. O LIFE também está trabalhando no desenvolvimento de um autônomo inteligente, estrutura para aplicação em fazendas de peixes offshore, que, embora em fases iniciais, parece muito promissor. Um fator importante é que o LIFE possui estudantes de diversas áreas da Engenharia como Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Naval, Engenharia Mecânica Empresarial, Engenharia de Automação, Engenharia Civil e Engenharia Civil Costeira e Portuária, além de alunos do mestrado em Engenharia Oceânica e Especialização. Página do LIFE: www.life.furg.br; E-mail do LIFE: life@furg.br

Os projetos ancoras do LIFE são: * Estruturas submarinas esbeltas. * Interação com o fundo do mar. * Hidrodinâmica de sistemas flutuantes.

Além da pesquisa, o LIFE é responsável pelo ensino das seguintes disciplinas: Disciplinas na Graduação:

* Mecânica do corpo rígido e dos fluidos – Eng. Computação. * Estruturas navais – Eng. Mecânica Naval.

Disciplinas na Pós-Graduação (Eng. Oceânica e outros cursos de pós-graduação): * Dinâmica estrutural.

* Hidrodinâmica de estruturas oceânicas. * Interação fluido estrutura.

* Hidrodinâmica de estruturas esbeltas submarinas. * Processamento e análise de dados.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa ( ) extensão

Principais equipamentos instalados:

O LIFE tem um canal de testes de 16 m, um sistema de controle de movimentos de estruturas sobre o canal, um minitúnel de vento, uma variedade de equipamentos e sensores para aquisição de dados e de controle, bem como a oficina para a fabricação de peças pequenas. O LIFE tem equipamentos para a medição de velocimetria por imagem de partículas (PIV), anemometria a temperatura constante (CTA), medição de corrente (Vectrino), medição de nível (wave probs e sensor laser), medição de deformação (célula de carga e extensômetros), medição de pressão (transdutores de pressão). O Laboratório acaba de adquirir uma licença completa para o software STARCCM+ que, em conjunto com outros softwares, como MATLAB, OPENFOAM, LABVIEW possibilitam ao LIFE estar no topo de análises CFD. O LIFE tem também alguns equipamentos eletrônicos, tais como osciloscópio, gerador de funções, fonte de alimentação, multímetro, estroboscópio; e uma oficina com mini torno, furadeira manual, serra tico-tico, serra disco madeira, lixadeira, furadeira de bancada, motoesmeril, bem como ferramentas.

Capacidade de atendimento: 15 alunos de gradução e 6 alunos de pós-graduação Área física disponível: 130 m2

Campus Carreiros – Bloco J

Laboratório: LabSin1 Sala O-1

Descrição:

problemas envolvendo mecânica dos fluidos e transferência de calor computacional. Exemplos de problemas tratados são modelagem numérica de dispositivos conversores de energia das ondas em energia elétrica, trocados solo-ar e do projeto de RTM.

Atividades desenvolvidas: ( ) ensino

(X) pesquisa ( ) extensão

Principais equipamentos instalados:

* 5 workstations HP com processadores Xeon HD, de 500GB e memória RAM de 8GB; * 1 workstation Lenovo com processador QuadCore, HD de 500 Gb e memória RAM de GB,

* 1 servidor de rede DELL com HD de 1 TB. Esta máquina está acoplada a um nobreak e uma bateria possuindo, dessa forma, uma autonomia de aproximadamente 4h.

* 5 licenças permanentes do pacote ANSYS-CFD;

* Todas as máquinas possuem o aplicativo OpenFOAM instalado. A rede do laboratório opera com o sistema operacional linux CenOS. Capacidade de atendimento: 11 alunos

Área física disponível: 21m2

Laboratório: LabSin 2 (sala Q-09)

Descrição:

Laboratório de simulação numérica utilizado por alunos de mestrado dos cursos PPGMC e PPGEO. Neste são realizadas simulações de problemas envolvendo mecânica dos fluidos e transferência de calor computacional. Exemplos de problemas tratados são modelagem numérica de dispositivos conversores de energia das ondas em energia elétrica, trocados solo-ar e do projeto de RTM

Atividades desenvolvidas: ( ) ensino

(X) pesquisa ( ) extensão

Principais equipamentos instalados:

* 2 workstations HP com processadores i3, HD de 500GB e memória RAM de 8GB;

* 1 computador com processador intel Core i3, clock de 3.0 GHz, 1 TB e memória RAM de 8 GB; * 1 Computador com processador Core 2 Duo, clock de 3.0 GHz, HD de

500 Gb e memória RAM de 4 GB, * 5 licenças permanentes do pacote ANSYS-CFD; * Todas as máquinas possuem o aplicativo OpenFOAM instalado.

Capacidade de atendimento: 11 alunos Área física disponível: 21m2

Laboratório: Topografia

Descrição:

O Laboratório de Topografia lotado na Escola de Engenharia possui em sua carga patrimonial diversos equipamentos de topografia além de computadores e softwares específicos de topografia para aulas práticas e desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Devido à quantidade, especificidade e principalmente a época de aquisição e utilização podemos dividir os equipamentos em duas épocas tecnológicas. A primeira composta de equipamentos antigos analógicos utilizados nas décadas de 1950 a 1990 como teodolitos analógicos, níveis óticos com mira invertida, níveis óticos com leitura direta, planímetros, curvímetros, réguas de desenho e bússolas. E uma segunda época com equipamentos digitais modernos, acompanhando o avanço tecnológico nas técnicas de levantamentos topográficos, sendo esses, mais utilizados atualmente em aulas práticas e em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: > Três (03) teodolitos eletrônicos TopCom > Cinco (05) teodolitos digitais Builder > Uma (01) Estação Total Robotizada > Uma (01) Estação Total Elta S11. > Cinco (05) estações totais TS02 > Uma (01) estação total TS 11

> Três (03) níveis óticos com leitura direta > Dois (02) níveis laser rotativo autonivelante

> Dois (02) níveis com leitura em código de barras SPRINTER 150 > Um (01) nivel com leitura em código de barras SPRINTER 250 > Três pares (03) de receptores GPS de uma frequência (L1) ProMark 3

> Um par (01) de receptores GNSS de dupla frequência (L1/L2) com levantamentos cinemáticos em tempo real (RTK) GS15

Capacidade de atendimento: 8 alunos Área física disponível: 21m2

Campus Carreiros – Pavilhão Engenharia Civil

LABORATÓRIO DE GEOTECNIA E CONCRETO Sala de Ensaios em Asfalto

Descrição:

Destinada à realização de ensaios para caracterização de misturas asfálticas. Atividades desenvolvidas:

(X) ensino (X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: 1. Extrator de asfalto (67198)

2. Equipamento de compactação - pedestal, soquete e molde tripartido (50915) 3. Extrator de betume 400ml (2379)

4. Misturador / aquecedor para massa asfáltica (2378) 5. Compactador automático (2377)

6. Extrator de betume (502) 7. Prensa automática (496)

Capacidade de atendimento: 6 alunos Área física disponível: 15 m2

Sala de Ensaios de Compactação e CBR

Descrição:

Destinada à realização de ensaios de compactação e CBR de solos além de ensaios pela Medotologia MCT.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

1. Soquete elétrico automático, marca AMC (116655) 2. Painel de controle para soquete elétrico (116656) 3. Balança digital, 30kg, marca Balmak (96418) 4. Prensa manual (485)

5. Extrator de amostras (484)

Capacidade de atendimento: 12 alunos Área física disponível: 30m2

Sala de peneiramento e controle de compactação

Descrição:

Destinada à realização de peneiramento de solos e armazenagem de equipamentos para controle de compactação em campo.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: 1. Agitador de peneiras – Solotest (115777) 2. Balança 15kg - TOLEDO (82391)

3. Balança digital, 10kg, marca TOLEDO (76060) 4. Agitados de peneiras - Viatest (67200) 5. Repartidor de amostras (540)

6. Repartidor de amostras (539) 7. Balança analógica 150kg (538) Capacidade de atendimento: 6 alunos Área física disponível:15 m2

Sala de ensaios de caracterização

Descrição:

Destinada à realização de ensaios de caracterização de solos: análise granulométrica e limites de Atterberg. Também é utilizada para pesagem até 5kg em balanças digitais e secagem de materiais a 60oC e 105oC. São armazenadas vidrarias de laboratório e outros utensílios.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: 1. Dispersor com chicanas (109896) 2. Estufa – Deleo (101069

3. Estufa (96408)

4. Balança precisão 5kg - Marte (96211) 5. Bomba de vácuo (91595)

6. Bomba de vácuo (82216)

7. Balança precisão 5kg – Marte (79025) 8. Dispersor (67202)

9. Balança precisão 5kg – Marte (61626)

10. Balança de precisão, analógica, máx. 300g, marte (598) 11. Lâmpada secagem amostras (516)

12. Estufa - 60°C (515)

13. Destilado tipo pilsen - Deleo Capacidade de atendimento: 12 alunos Área física disponível: 30m2

Sala de ensaios especiais – Geotecnia

Descrição:

Destinada à realização de ensaios especiais em solos: ensaios de compressão triaxial, de cisalhamento direto, de adensamento oedométrico e CRS, de palheta, de cone de penetração, de permeabilidade a carga constante e variável e de coluna.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

1. Permeametro carga variável, em aço inox, com molde de 150mm de diâmetro, com bureta graduada e conexões – Solotest (527774)

2. Penetrômetro (102841)

3. Câmara completa para ensaios triaxiais em solos de 35 a 50mm (101040) 4. Bureta eletrônica (67268)

5. Reservatório para ensaio compressão triaxial – WILLE GEOTECHNIK (67267) 6. Painel de comando para ensaio triaxial – WILLE GEOTECHNIK (67256) 7. Prensa para ensaio compressão triaxial – WILLE GEOTECHNIK (67255) 8. Compressor (67254)

9. Sistema de comando para ensaio triaxial – WILLE GEOTECHNIK (67253) 10. Conjunto completo ensaio cisalhamento direto (67247)

11. Permeametro combinado para solos – WILLE GEOTECHNIK (67246) 12. Vane test (67206)

13. Unidade de medição poro – TESTOP (35371)

14. Desaerador para retirar o ar da água destilada (34971) 15. Prensa elétrica para ensaio triaxial – TESTOP (34913) 16. Sistema auto compensador de pressão (34112) 17. Prensa adensamento (31546)

18. Permeâmetro – KOTH (505) Capacidade de atendimento: 12alunos Área física disponível: 30 m2

Sala de preparação de amostras (Geotecnia)

Descrição:

Destinada à estocagem e preparação de amostras de solos para ensaios. Atividades desenvolvidas:

(X) ensino (X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: Capacidade de atendimento: 5 alunos Área física disponível: 11 m2

Câmara Úmida (Geotecnia)

Descrição:

Destinada à estocagem de amostras de solos em ambiente de umidade controlada. Atividades desenvolvidas:

(X) ensino (X) pesquisa (X) extensão

Capacidade de atendimento: 2 alunos Área física disponível: 8 m2

Sala de aulas práticas 01 (Geotecnia)

Descrição:

Destinada a aulas práticas de Geotecnia, armazenagem de equipamentos para ensaios de campo. Área destinada a construção de modelos físicos geotécnicos.

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

1. Guincho hidráulico com prolongador, capacidade 1t – RIBEIRO (533461) 2. Kit para ensaio de carga direta em solos (régua) capacidade para 20t (113662) 3. Balança plataforma com 4 rodas, capacidade 140kg (67179)

4. Compactador vibratório (sapo) – WEBBER (58319) 5. Macaco hidráulico, 25t, marca ENERPAC (54049)

6. Extrator de corpos de prova em tubo, até 5" – TESTOP (31547) Capacidade de atendimento: 42 alunos

Área física disponível: 80 m2

Sala de Prensas

Descrição:

Destinada a ensaios de ruptura a compressão e tração de corpos de prova de materiais de construção civil (concreto, blocos cerâmicos, pavers, aço).

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

1. Máquina universal e ensaios eletromecânica, cap. 30.000kgf - EMIC (117055) 2. Prensa hidráulica 100t – SOLOTEST (99553)

3. Prensa cap. 200t – WPM (527) 4. Prensa manual 100t – ZELOSO (528) Capacidade de atendimento: 10 alunos

Área física disponível: 35 m2

Sala de preparação de amostras (Concreto)

Descrição:

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

1. Capela de exaustão para gases – WEA (113930) 2. Retifica vertical para CP’s – SOLOTEST (99552) 3. Serra para corte de CP's – SOLOTEST (99551) 4. Fogareiro a gás, com 1 boca (511551) Capacidade de atendimento: 5 alunos Área física disponível: 11 m2

Câmara Úmida (Concreto)

Descrição:

Destinada à estocagem de corpos de prova de concreto em ambiente de umidade controlada. Atividades desenvolvidas:

(X) ensino (X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados:

Umidificador centrífugo - umicontrol (98793) Capacidade de atendimento: 2 alunos Área física disponível: 8m2

LABORATÓRIO DE QUÍMICA DOS MATERIAIS

Descrição:

Realiza ensaios químicos em materiais de construção civil (reconstituição de traços de concreto e argamassa, análise de ataque do concreto por cloretos etc.).

Atividades desenvolvidas: (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: 1. Gerador a gasolina – MOTOMIL (115623) 2. Maquina seladora manual – ARAUJO (112422)

3. Bomba de vácuo, modelo DD - agregado ao 100805 – HILTI (100808) 4. Bomba de água capacidade 10l - agregado ao 100805 – HILTI (100807) 5. Suporte agregado ao 100805 – HILTI (100806)

6. Perfuradora com três velocidades – HILTI (100805) 7. Destilador tipo pilsen (98469)

8. Furadeira portátil de impacto – FERRARI (52985) Capacidade de atendimento: 12 alunos

LABORATÓRIO DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO CIVIL Sala para ensaios em aglomerantes