• Nenhum resultado encontrado

Plano de Desenvolvimento do Hospital Universitário (PDHU)

6.6 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEXC é o órgão executivo responsável pela implementação, coordenação e supervisão das políticas de extensão, de cultura e de artes, em consonância com o disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade. Foi criada por meio da Resolução do CONSUN no 035/2008, de 05 de dezembro de 2008, com a finalidade de contribuir com a missão institucional de promover uma formação acadêmica ampla, com vistas à melhoria da qualidade de vida das pessoas e ao desenvolvimento regional. Seu fazer considera a interdisciplinaridade, a interação dialógica interna e com a sociedade, o impacto e a transformação social e a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, tendo como base metodológica a troca entre os saberes científico e popular, a formação e a produção acadêmica e a integração com a sociedade.

A PROEXC atua em estreita sintonia com as demais Pró-Reitorias e Unidades Acadêmicas e está pautada na legislação institucional, no Projeto Pedagógico Institucional, no Plano de Desenvolvimento Institucional PDI/FURG, no Programa de Reestruturação das Universidades Públicas – REUNI/FURG e nas diretrizes do Plano Nacional de Extensão do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.

A PROEXC tem por finalidade promover o desenvolvimento institucional da extensão, da cultura e das artes, monitorando o planejamento, a organização e a avaliação das atividades de extensão, no sentido de apoiar ações capazes de gerar e disseminar conhecimentos que contribuam efetivamente com a sociedade, em especial, com os segmentos mais fragilizados.

Compete ao Pró-Reitor de Extensão e Cultura, além das delegações de competência estabelecidas pelo Reitor e das atribuições previstas no Art. 23 do Regimento Geral, propor e emitir parecer sobre convênios ou outras formas de cooperação que visem ao desenvolvimento das atividades da Pró-Reitoria; promover a articulação do ensino e da pesquisa visando à integração universidade/sociedade e à formação acadêmica; promover a integração com outras universidades e

entidades, visando ao desenvolvimento de políticas de extensão; elaborar o Plano de Ação da PROEXC; delegar competências nos limites de suas atribuições; e planejar, coordenar e supervisionar as atividades desenvolvidas por suas Diretorias e Órgãos Vinculados.

A PROEXC possui em sua estrutura operacional, além do Pró-Reitor e do Assistente do Pró-Reitor, Diretoria de Extensão; Diretoria de Arte e Cultura; Complexo de Museus da FURG; Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente; Centro de Convívio dos Meninos do Mar; Editora e Livraria e Gráfica; Secretaria Geral; e Comissões ou Comitês Permanentes e Temporários.

6.6.1 Diretoria de Extensão

A Diretoria de Extensão usa como definição de “Extensão Universitária” a ação de natureza acadêmica, que viabiliza a integração com os demais setores da sociedade, visando promover a formação cidadã, a transformação da realidade, a produção compartilhada de saberes e a emancipação dos sujeitos envolvidos, de forma interdisciplinar e indissociável com ensino e pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento humano e para a qualidade socioambiental, a partir das realidades locais, regionais, nacionais e internacionais.

Pauta-se, também, nas diretrizes do Plano Nacional de Extensão, tanto no que tange às áreas temáticas, quanto às linhas de extensão. Tais diretrizes são estabelecidas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão e têm como objetivo assegurar uma uniformidade de ações extensionistas em âmbito nacional. Compete incentivar, orientar, coordenar e supervisionar a execução das atividades de extensão; promover e executar as ações necessárias à implementação das políticas de extensão definidas pelos Conselhos Superiores; integrar e articular ações, visando potencializar a extensão na FURG; organizar e gerenciar as ações institucionais de extensão financiadas com recursos próprios da FURG ou com fontes de financiamento advindas de outras instituições públicas e privadas; promover a articulação com as Unidades Educacionais no sentido de estimular o desenvolvimento da extensão; organizar e manter atualizado o cadastro das ações e da produção de extensão da Universidade; e elaborar anualmente o Relatório de Gestão e a Prestação de Contas da Diretoria.

Faz parte da estrutura organizacional da Diretoria de Extensão a Coordenação de Programas e Projetos de Extensão e a Coordenação de Formação Continuada de Professores da Educação Básica.

6.6.2 Diretoria de Arte e Cultura

À Diretoria de Arte e Cultura, além das delegações de competência específica estabelecidas pelo Pró-Reitor, compete incentivar, orientar e coordenar as ações de arte e cultura da Universidade;desenvolver ações para descobrir e estimular o surgimento de novos talentos nas diversas áreas das artes;integrar as ações de arte e cultura, dando maior visibilidade às atividades desenvolvidas nas áreas de música, teatro, dança, artes visuais, cultura popular e outras manifestações diretamente ligadas à cultura;promover e executar as ações necessárias à implementação das políticas de arte e cultura definidas pelos Conselhos Superiores;coordenar e supervisionar as ações institucionais no campo da arte e da cultura financiadas com recursos próprios da FURG ou com recursos advindos de outras instituições públicas e privadas;promover a articulação com as Unidades Educacionais no sentido de estimular o desenvolvimento da cultura e das artes;organizar e manter atualizado o cadastro das ações e da produção de arte e cultura da Universidade; e elaborar anualmente o Relatório de Gestão e a Prestação de Contas da Diretoria.

Faz parte da estrutura organizacional da Diretoria de Arte e Cultura a Coordenação de Apoio à Cultura.

6.6.3 Complexo de Museus

O complexo de Museus da FURG é constituído pelos Museus:

– Museu Oceanográfico Prof. Eliézer de Carvalho Rios: fundado a 8 de setembro de 1953, foi doado à FURG pela Fundação Cidade do Rio Grande, no ano de 1975. Localizado à margem do canal do estuário da Laguna dos Patos, o Museu Oceanográfico apresenta uma exposição pública e permanente da vida e da dinâmica dos oceanos, em que são mostrados exemplares de animais marinhos de todos os oceanos. Destaca-se no acervo do Museu Oceanográfico a maior e mais completa coleção de moluscos marinhos

da América do Sul, que foi criada pelo Professor Eliézer de Carvalho Rios - Diretor Fundador do Museu Oceanográfico. Os resultados das pesquisas oceanográficas realizadas pela equipe do Museu, envolvendo moluscos, aves, crustáceos, mamíferos marinhos, tartarugas, pesca oceânica e estuarina, contribuem para a exposição pública e permanente do museu. De acordo com a concepção de um museu dinâmico, além da exposição e da pesquisa, o Museu Oceanográfico participa na formação dos alunos de graduação, voluntários, mestrado e doutorado na área de Oceanografia, disponibilizando uma infraestrutura (quatro laboratórios, coleções e biblioteca) para a preparação de monografias e teses e também para o desenvolvimento de projetos especiais. Nessa mesma área, estão localizados ainda o Museu Antártico, o Eco-Museu da Ilha da Pólvora e o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos - CRAM, onde anualmente, desde 1974, são reabilitados e reconduzidos ao oceano aproximadamente 400 animais, resgatados enfermos e debilitados no litoral oceânico do Rio Grande do Sul.

– Museu Náutico: instalado no Armazém 4 do Porto Velho. Tem por missão o desenvolvimento da ação museológica, educativa, social, cultural, científica e ambiental, com atribuições de registrar e preservar os testemunhos da cultura e da natureza, de acordo com a filosofia e política da FURG; propor, desenvolver e coordenar ações de ensino, pesquisa e extensão nas unidades que constituem o Complexo; e promover intercâmbio e parcerias para a realização de convênios de cooperação para ações conjuntas vinculadas ao Complexo.

– Museu da Comunicação Rodolfo Martensen: surgiu em 6 de abril de 2001, numa iniciativa da Fundação de Radiodifusão Educativa do Rio Grande (Furerg), que, em 2003, doou todo o acervo museológico à FURG. O museu trabalha com linhas de pesquisa e preservação em jornal, rádio, televisão, teatro, cinema, fotografia, relações públicas e publicidade e propaganda. Instalado na rua Luiz Loréa, 261 – 1º andar, o Museu da Comunicação possui mais de 15 mil peças, entre discos, rádios, televisores, microfones, câmeras, projetores de cinema, gramofones, coleções de jornais, revistas, anúncios publicitários e livros sobre comunicação.

– Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos: surgiu como um projeto de extensão por ocasião da passagem dos 25 anos de criação da Universidade e, em 20 de agosto de 1994, recebeu a denominação de Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (NUME). Após o ano do 25o aniversário da FURG, as atividades do Núcleo foram descontinuadas até 1999. Em janeiro do mesmo ano, o Núcleo de Memória foi reativado, através da comissão criada para coordenar as comemorações dos trinta anos da Universidade (Subcomissão do Núcleo de Memória), por iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE). Desde então, firmou-se como atividade permanente e passou a utilizar a sigla NUME para identificá-lo. Ao finalizar o trabalho da referida comissão, o NUME consolidou-se, sendo atualmente uma unidade ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). As atividades do NUME são desenvolvidas, levando em conta três princípios: o resgate e a valorização da história da FURG; a integração de vários segmentos da FURG em torno do empreendimento e a contribuição para o desenvolvimento e a expansão da Universidade.

6.6.4 Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC

O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente é um Centro de referência na promoção da atenção integral a crianças e adolescentes, mediante ações nas áreas da educação, saúde, assistência e promoção social e comunitária, tendo como atribuições desenvolver a Educação Básica nos níveis da Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos; integrar ações da Unidade Básica de Saúde do CAIC, buscando a promoção e prevenção da saúde dos usuários, em consonância com as demais áreas do CAIC; promover a organização e acompanhamento das ações de ensino não-formal, de pesquisa e extensão desenvolvidas com a comunidade;integrar as ações de formação dos cursos de graduação e pós-graduação da Instituição, no âmbito da Educação Básica, da saúde e da ação social e comunitária; eimplementar novas metodologias de ensino, em articulação com os Cursos de Licenciatura.

6.6.5 Centro de Convívio dos Meninos do Mar – CCMAR

O Centro de Convívio dos Meninos do Mar destina-se à formação e à qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental, visando ao desenvolvimento das competências técnicas e à construção de valores sociais, para inserção dos jovens no mundo do trabalho, com ênfase na mentalidade marítima, tendo como atribuições integrar ações de ensino, pesquisa e

extensão, em consonância com o Projeto Político-Pedagógico do Centro; propor e implementar acordos e convênios de cooperação mútua, para a realização de ações de formação; epromover a formação pré-profissional de jovens de 14 a 17 anos.

6.6.6 Editora, Livraria e Gráfica – EDGRAF

A Editora, Livraria e Gráfica é responsável pela execução dos serviços de editoração, reprodução e oferta de livros e periódicos, de acordo com as políticas emanadas dos Conselhos Superiores e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, tendo como atribuições: planejar e coordenar a editoração, arte-final e impressão de publicações aprovadas pelo Comitê Editorial da FURG; promover, através das Livrarias, a oferta de títulos ao público em geral, com destaque às publicações vinculadas às editoras universitárias, especialmente às da EDGRAF; e prestar serviços gráficos às unidades da Universidade.

6.6.7 Comissões ou Comitês Permanentes da PROEXC

Constituem Comissões ou Comitês Permanentes da PROEXC o Comitê de Extensão;Comitê de Arte e Cultura; Comitê Editorial; e a Comissão Permanente da Feira do Livro.