• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS Fundação Universidade do Rio Grande - FURG

7.5 FACULDADE DE DIREITO

Histórico

A Faculdade de Direito foi criada em 1960 com a denominação Faculdade de Direito Clóvis Beviláqua (Decreto n. 47.738/1960). Em 1969, com a criação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, passou a operar a partir do Departamento de Ciências Jurídicas. Em 2010, com a reestruturação estatutária da Universidade, retomou a denominação histórica de "Faculdade de Direito", passando a ocupar lugar de destaque entre as unidades acadêmicas da FURG. Com pouco mais de trinta professores, quatro técnico-administrativos e aproximadamente 700 alunos, é responsável pelo oferecimento dos cursos de Direito matutino e noturno, pelo Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos e pelo Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social. A Unidade é responsável por Laboratórios de Pesquisa, Extensão e Ensino, que promovem a integração entre os Cursos de Graduação e de Pós-Graduação através da execução de Programas e Projetos, dentre os quais se destaca o Laboratório de Prática Jurídica Social (ex-SAJ), o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e o Centro de Referência em Apoio às Famílias em situação de pobreza (CRAF). Assegura igualmente a publicação do periódico JURIS, Revista da Faculdade de Direito que publica os trabalhos resultados dos projetos de investigação articulada com os Laboratórios de pesquisa nacionais e internacionais, em especial com França, Portugal e Espanha.

Missão

A Faculdade de Direito tem a missão de formar profissionais conscientes de seu papel social na promoção dos direitos de cidadania e da justiça social.

Atribuições

A Faculdade de Direito tem a atribuição de oferecer Cursos de Graduação e de Pós-Graduação lato e stricto sensu, articulando projetos de ensino, pesquisa e extensão.

7.5.1 Cursos Atendidos e Laboratórios

Graduação Direito matutino Direito noturno Administração

Administração em Educação (UAB) Arqueologia Arquivologia Ciências Biológicas Ciências Contábeis Ciências Econômicas Engenharia Civil

Engenharia Civil e Empresarial Engenharia da Computação Engenharia da Automação Engenharia de Alimentos Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica Empresarial Engenharia Química

História Oceanologia

Relações Internacionais Sistemas de Informação

Tecnologia em Toxicologia Ambiental Pós-graduação lato sensu

Especialização em Gestão Pública Municipal (UAB)

Pós-graduação stricto sensu

Educação Ambiental (Mestrado e Doutorado) Direito e Justiça Social (Mestrado)

Gerenciamento Costeiro (Mestrado)

Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão Laboratório de Informática Jurídica, LinJur

Grupo Transdisciplinar de Pesquisa Jurídica para a sustentabilidade, GTJus Centro de Estudos Jurídico-econômico, CEJE

Grupo de Pesquisa Direito e Justiça Social, GPDJS

Grupo de Pesquisa Hermenêutica e Ciências Criminais, GPHCCrim Grupo de Pesquisa em Direito e Educação Ambiental, GPDEA Laboratório de Prática Jurídica Social, (ex- SAJ)

Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, NUPEDH Centro de Referência em Direitos Humanos, CRDH

Centro de Referência em Apoio às Famílias em situação de pobreza, CRAF Infra-estrutura administrativa, de Ensino e Pesquisa

Biblioteca: A Faculdade de Direito sempre contou com a histórica Biblioteca Clóvis Beviláqua, que totaliza hoje mais de 10.000 volumes disponíveis para os alunos de graduação e pós-graduação. Esse acervo atualmente encontra-se incorporado à Biblioteca Central – Carreiros.

Gabinetes de Professores: A Faculdade de Direito conta hoje com 12 gabinetes para professores, cada um com pelo menos 10 m², além de salas mais amplas, de aproximadamente 20m2 específicamente destinadas à Direção e às Coordenações de Graduação, Especialização e Mestrado. Conta ainda com 3 salas destinadas ao Centro de Referência, cada uma com aproximadamente 20m2, bem como com uma sala de reuniões e duas de convivência dos professores e técnicos, cada uma com aproximadamente 20m2.

Secretaria dos Cursos: A Faculdade conta atualmente com instalações de aproximadamente 41m², onde opera uma Secretaria unificada, assim organizada em conformidade com a política institucional de otimização de recursos, a qual conta com 3 (três) técnicos em assuntos educacionais e uma administradora, além de quatro estagiários com carga de 30 horas semanais.

Espaço de Orientação e Pesquisa: Todos os grupos de pesquisa estão sediados em gabinetes de trabalho maiores (15m²), garantindo a orientação e a iniciação científica, sendo que a Faculdade conta ainda com específica sala de reuniões, com aproximadamente 20m², que comporta reuniões de trabalho para até 12 integrantes, a qual está equipada com notebook e TV acoplada, conectada aos tribunais.

Além disso, a Faculdade conta com miniauditório próprio, adequado para aproximadamente 100 pessoas, devidamente equipado com sistemas multimídia e TV, conectada aos tribunais, ideal para pequenas palestras destinadas à pós-graduação, bem como exposição das produções dos grupos de pesquisa, além da assistência às sessões do STF.

Publicação permanente: A Faculdade, desde o ano de 1978, edita a revista JURIS, na época sob a denominação de Revista do Departamento de Ciências Jurídicas, voltada à publicação de trabalhos científicos. A JURIS, a partir de 2008, embora mantendo a publicação impressa, passou também a operar em versão digital. Atualmente, conta com periodicidade semestral e possui um Conselho Editorial formado exclusivamente por doutores oriundos de distintas academias do globo. A revista publica os trabalhos resultados dos projetos de investigação articulada com os Laboratórios de pesquisas nacionais e internacionais, em especial com França, Portugal e Espanha.

Produção Científica e Projetos de Extensão

Em 2015, a Faculdade de Direito produziu 30 artigos, (sendo 2 artigos aceitos), 14 trabalhos, 34 capítulos e 9 livros. Com relação à extensão, foram elaborados 13 projetos de extensão.

Laboratórios

A Faculdade de Direito (FADIR) conta com um amplo Laboratório de Informática Jurídica (LINJUR), com aproximadamente 60m², com 31 computadores conectados à Internet, devidamente equipado com

projetor multimídia disponível para alunos de graduação e pós-graduação, além de minilaboratório de informática, composto por três computadores disponíveis para professores e pesquisadores da pós-graduação.

Além disso, conta com o LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA SOCIAL (ex-SAJ), legítimo laboratório de experenciação jurídica vinculado à graduação e à pós-graduação, conta com aproximadamente 400m² de área, contando com secretaria própria e minilaboratório de informática específico.

Campus Carreiros – Pavilhao 6

Laboratório: LINJUR – Laboratório de Informática Jurídica

Descrição: Laboratorio de informática disponível para atender discentes da graduação e pos- Graduação, além de um minilaboratorio para atender docentes e pesquisadores da pós-gradu- ação

Atividades desenvolvidas (X) ensino

(X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados: 31 computadores conectados à Internet Capacidade de atendimento: 31 alunos

Área física disponível: 60 m2

Laboratório: Laboratório de Prática Jurídica

Descrição: Legítimo laboratório de exposição pratica jurídico. Atividades desenvolvidas

(X) ensino (X) pesquisa (X) extensão

Principais equipamentos instalados : Computadores, impressoras e arquivo jurídicos Capacidade de atendimento: 15 alunos

Área física disponível: 200 m2

Demonstrativo Quantitativo dos Laboratórios

Área m2 total dos laboratórios 260m2

Capacidade total de atendimentos 46 alunos

7.5.2 Corpo Docente

ANDERSON ORESTES CAVALCANTE LOBATO

Graduado em Direito, 1986, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Direito Público, 1990; Doutor em Direito Público, 1994 pela Unversidade de Toulouse, França; Pós-Doutorado pela Universidade de Paris III, Sorbone Nouvelle (2004); Associado I; 40h, DE. Atuação na Graduação nos Cursos de Graduação em Direito; Pós-Graduação latu sensu: Especialização em Gestão Pública Municipal; Especialização em Educação em Direitos humanos; Pós-Graduação stricto sensu: Mestrado em Direito e Justiça Social.

CARLOS ANDRÉ BIRNFELD

Graduado em Direito, 1992; Especialista em Administração Universitária, UFPel; Mestre em Direito – Filosofia e Teoria do Direito, 1997, UFSC; Doutor em Direito, 2003, UFSC; Assoc.Il; 40h, DE. Atuação na Graduação no Curso de Direito, na Especialização em Educação em Direitos Humanos-FURG/UAB, no Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro – Mestrado e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado em Direito e Justiça Social.

CLAUDETE RODRIGUES TEIXEIRA GRAVINIS

Graduada em Direito, 1983, FURG; Especialista em Direito Civil e Empresarial, 1996, FURG; Mestre em Educação Ambiental, 2010, FURG; Doutora em Educação Ambiental , 2013, FURG; Adj. I, 40h. Atuação na Graduação no Curso de Direito.

EDER DION DE PAULA COSTA

Graduado em Direito, 1986, FURG; Mestre em Direito, 1999, PUCRS; Doutor em Direito, 2004, UFPR; Assoc.l, 40 h, DE. Atuação na Graduação no Curso de Direito, em Pós-Graduação na Especialização em Educação em Direitos Humanos - FURG/UAB, na Especialização em Gestão Pública em Municípios e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado em Direito e Justiça Social.

EDUARDO PITREZ DE AGUIAR CORRÊA

Graduado em Direito, 2004, FURG; MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas; Mestre em Ciências Criminais, 2011, PUCRS; Doutorando em Ciências Criminais, PUCRS, Ass.I, 40h. Atuação na Graduação no Curso de Direito.

ELISA GIROTTI CELMER

Graduada em Direito, 2004, FURG; Especialista em Ciências Penais, 2006, PUC-RS; Mestre em Ciências Criminais, 2008, PUC-RS, Assist.II, DE. Atuação na Graduação no Curso de Direito e na Especialização em Educação em Direitos Humanos – FURG/UAB.

ENIO DUARTE FERNANDEZ JUNIOR

Graduado em Direito, 1992, FURG; Especialista em Direito Civil e Empresarial, 1994, FURG; Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, 2004, Universidad del Museo Social Argentino, Buenos Aires; Especialista em Responsabilidade Civil Extracontratual, 2010, Universidad Castilla La Mancha, Toledo. PUCRS. Mestre em Direito, 2014, PUCRS. Adj., 40 h. Atuação na Graduação no Curso de Direito.

FRANCISCO JOSÉ SOLLER DE MATTOS

Graduado em Direito, 1982, FURG; Especialista em Direito Civil e Empresarial, 1993, FURG; Mestre em Educação Ambiental, 2001, FURG; Doutor em Educação Ambiental, 2010, FURG; Adj.II, 40h. Atuação na Graduação no Curso de Direito.

FRANCISCO QUINTANILHA VÉRAS NETO

Graduado em Direito, 1996, UFSC; Mestre em Direito, 2000, UFSC; Doutor em Direito – Área de Relações Sociais, 2004, UFPR; Assoc.I; 40h; DE. Atuação na Graduação no Curso de Direito no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental: Mestrado e Doutorado, Programa de Pós-Pós-Graduação: Educação em Direitos Humanos e Especialização em Gestão Pública em Municípios.

JAIME JOHN

Graduado em Filosofia, 1981, FAFIMC – Viamão; Mestre em Filosofia, 1989, PUCRS; Ass.IV; DE. Atuação na Graduação nos Cursos de Direito e Psicologia.

JOÃO MORENO POMAR

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, 1973, FURG; Graduado em Administração de Empresas, 1988, FURG; Especialista em Direito Civil e Empresarial, 1993, FURG; Doutor em Direito – Área de Direito Processual Civil, 2005, Universidade de Buenos Aires; Adj.III; 20h. Atuação na Graduação no Curso de Direito.

JOSÉ CARLOS RESENDE BARBOSA

Graduado em Ciências Contábeis, 1979, Faculdade Porto-Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas; Graduado em Direito, 1988, FURG; Especialista em Gestão Empresarial, 2001, FURG; Ass.IV; 40h. Atuação na Graduação nos Cursos de Direito, Ciências Contábeis e Economia.

LEILA MARA BARBOSA COSTA VALLE

Graduada em Direito, 1986, FURG; Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena – Habilitação em Orientação Educacional, 1979, FURG; Especialista em Reeducação da Linguagem, 1982, FURG – PRODERF; Especialista em Direito Civil e Empresarial, 1993; Especialista em Administração Universitária, 1995, FURG; Mestre em Educação Ambiental, 2002, FURG; Adj.I, DE. Doutora em Educação Ambiental, 2010, FURG; Adj.lI; 40h. Atuação na Graduação no Curso de Direito.

LIANE FRANCISCA HUNING

Graduada em Direito, 1992, UNIJUÍ; Especialista em Direito Público, 1998, UNIJUÍ; Mestre em Direito, 2000, UFSC; Doutora em Direito 2013, PUC/RS ; Adj. I; DE. Atuação na Graduação no Curso de Direito; Graduação latu senso: Especialização em Educação em Direitos Humanos-FURG/UAB, e Pós-Graduação stricto sensu: Mestrado em Direito e Justiça Social.

MARIA CLAUDIA CRESPO BRAUNER

Graduada em Direito, 1986, UFPel; Doutora em Direito, 1993, Université de Rennes 1, França; Pós-doutorado, 2004, Université de Montreal, Canadá; Adjunto; 40h; DE. Atuação nos Curso de Graduação em Direito e Pós-Graduação stricto sensu: Mestrado em Direito e Justiça Social.

MARIA DE FÁTIMA PRADO GAUTÉRIO

Graduada em Direito, 1988, FURG; Doutora em Direito, 2000, Facultad de Derecho y Ciências Políticas - PUC, Argentina – revalidado pela UFPR; Licenciada em Direito Canônico, 2006; Adj. III; DE; Adj IV. Atuação na Graduação no Curso de Direito e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado em Direito e Justiça Social.

MARIO FERNANDO CARVALHO RIBEIRO

Graduado em Direito, 1993, FURG; Mestre em Educação Ambienal, 2011; Aux.IV; DE. Atuação na Graduação no Curso de Direito.

MIGUEL ANTÔNIO SILVEIRA RAMOS

Graduado em Direito, FURG; Especialista em Direito Civil e Empresarial, 1993, FURG; Especialista em Direito Civil – Direito das Coisas, 1990, UNISINOS; Doutor em Direito Civil, 2003, Universidade de Buenos Aires; Adj.III. Atuação na Graduação no Curso de Direito.

PÉRICLES ANTÔNIO FERNANDES GONÇALVES

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, 1973, FURG; Mestre em Direito – Instituições Jurídico-Políticas, 1981, UFSC; Tit.; DE. Atuação na Graduação no Curso de Direito.

RAFAEL FONSECA FERREIRA

Graduado em Direito, 1999, FURG; Especialista em Comércio e Relações Internacionais, 2002, UCS; Mestre em Direito Público, 2008, UNISINOS; Doutor em Direito Público, 2015, UNISINOS; Adj. I; 40h. Atuação na Graduação nos Cursos de Direito e Arquivologia e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado em Direito e Justiça Social.

RAQUEL LOPES SPAREMBERGER

Graduada em Direito, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 1995; Mestre em Direito, Universidade Federal do Paraná, 2000; Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná, 2003. Pós-Doutorado em Direito pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2008; 40 h; Adjunto I. Atuação na Graduação no Curso de Direito e, em Pós-Graduação, na Especialização em Educação em Direitos Humanos - FURG/UAB, e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado em Direito e Justiça Social.

REGINA CECERE VIANNA

Graduada em Direito, 1982, FURG; Especialista em Educação na Área Pré-Escolar, 1984, FURG; Especialista em Direito Civil e Empresarial, 1993, FURG; Doutora em Direito – Área de Direito Internacional, 2003, Universidade de Buenos Aires, Bs, As; Adj.IV; DE. Atuação na Graduação nos Cursos de Direito, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação e Engenharia de Alimentos.

RENATO DURO DIAS

Graduado em Direito, UFPel. Especialista em Direito de Família e Sucessões, ULBRA. Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural, UFPel. Doutor em Educação, UFPel. Adjunto nível I, classe C; 40h; DE. Atuação na Graduação nos Cursos de Direito e, em pós-graduação, na Especialização em Educação em Direitos Humanos – FURG/UAB, e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado em Direito e Justiça Social.

RITA DE ARAUJO NEVES

Graduada em Direito, 2001, FURG; Mestre em Educação, 2005, UFPel; Ass.II; 20h. Atuação na Graduação no Curso de Direito.

SALAH HASSAN KHALED JÚNIOR

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, PUCRS; Licenciatura Plena em História, FAPA; Especialista em História do Brasil, FAPA; Mestre em História, UFRGS; Mestre em Ciências Criminais, PUCRS; Doutor em Ciências Criminais, PUCRS. Adjunto.I; 40h; DE. Atuação na Graduação no Curso de Direito e, em pós-graduação, na Especialização em Educação em Direitos Humanos-FURG/UAB, e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado em Direito e Justiça Social.

SHEILA STOLZ DA SILVEIRA

Graduada em Direito, 1991, UFPel; Graduada em Serviço Social pela UCPel; Especialista em Direito Civil e Empresarial, 1993, FURG; Mestre em Direito, 2004, Universidade Pompeu Fabra – UPF/Barcelona, Espanha. Doutoranda em Direito PUC/RS; Adj.I; DE. Atuação na Graduação nos Cursos de Direito e, em pós-graduação, na Especialização em Educação em Direitos Humanos - FURG/UAB.

SIMONE DE BIAZZI ÁVILA BATISTA DA SILVEIRA

Graduada em Direito, 1991, FURG; Mestre em Educação Ambiental, 2007, FURG; Doutora em Educação Ambiental, 2013, FURG; Adjunto I; 40h; DE. Atuação na Graduação no Curso de Direito.

SIMONE GROHS FREIRE

Graduada em Direito, 1994, FURG; Mestre em Desenvolvimento Regional – Políticas Públicas, 2000 – UNISC; Especialista em Direito Tributário, 2002 – INEJ; MBA em Gestão Educacional, 2007 – PUCRS. Doutoranda em Educação Ambiental; Adj.I; DE. Atuação na Graduação no Curso de Direito.

VALDENIR CARDOSO ARAGÃO

Graduado em Direito, 2004, FURG; Especialista em Direito Empresarial, 2006, PUCRS; Mestre em Direito – Área de Direito Processual Civil, 2007, PUCRS; Ass.I; 40h; DE. Atuação na Graduação no Curso de Direito e no Programa de Pós-Graduação: Engenharia de Planejamento (PROMINP).

VANESSA HERNANDEZ CAPORLINGUA

Graduada em Direito, 1991, FURG; Especialista em Direito Civil e Empresarial, 1996, FURG; Mestre em Educação Ambiental, 2001, FURG; Doutora em Educação Ambiental, 2010, FURG; Adjunto; nível III; DE. Atuação na Graduação no Curso de Direito; na Pós-Graduação nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Ambiental e no curso de Especialização a distância lato sensu em Educação Ambiental (UAB-FURG).