• Nenhum resultado encontrado

2. DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

2.2 D IMENSÕES

O propósito principal do Curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade IBRA era oferecer uma formação intelectual e cultural generalista, crítica e competente, que capacite o egresso para atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

O Curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade IBRA propôs uma ruptura com as concepções tradicionais do ensino e, fundamentalmente, com as formas acadêmicas desvinculadas da prática real da profissão.

As linhas de trabalho foram centradas em metodologias ativas e interativas, centradas no aluno, voltadas para o seu desenvolvimento intelectual e profissional, com ênfase nas quatro aprendizagens fundamentais, que constituem os pilares do conhecimento: “Aprender a conhecer”, “Aprender a fazer”, “Aprender a viver juntos”

e “Aprender a ser”.

A filosofia que sustentou o Curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade IBRA foi assentada no desenvolvimento de mecanismos efetivos de interdisciplinaridade e flexibilização curricular que permitam o desenvolvimento da progressiva autonomia intelectual do aluno, condição necessária para que o egresso podia vir a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento.

2.2 Dimensões

A Faculdade IBRA entende a sua dimensão cultural como sendo aquela que envolve fatores e os aspectos filosóficos, culturais, biopsíquicos e sociais das pessoas que dela participam - seus alunos, gestores, professores, pais, familiares e representantes da comunidade.

O papel da administração é o de coordenar a ação dos diferentes participantes de tal forma que seja promovida a sua plena realização como seres humanos e sociais.

Diretamente associada à dimensão cultural está a dimensão política da Faculdade IBRA que compreende as estratégias de ação concreta de professores, gestores, alunos e representantes da comunidade.

Essa dimensão envolve a noção de representatividade de cada um, colocando a dimensão política da administração em um constante repensar de sua estrutura e da questão do poder, em consonância com os movimentos sociais que reclamam o desejo de uma ação transformadora.

A dimensão pedagógica da Faculdade IBRA compreende o conjunto de princípios, cenários e técnicas educacionais intrinsecamente comprometidos com a consecução eficaz dos objetivos educacionais. A teoria e prática educacional se apoiam na concepção de cenários e princípios pedagógicos, os quais refletem as mentalidades, os significados da época histórica.

Por fim, a dimensão econômica se identifica com os recursos financeiros e materiais, estruturas, normas e mecanismos de coordenação e comunicação correlatos.

A Faculdade IBRA o concebe não como simples fator de produção, na função de maximização de benefícios e de viabilidade econômica, mas como um instrumental, indispensável e substantivamente marcado por valores humanos e sócios - políticos. Essas quatro dimensões se articulam dentro das linhas básicas de ação do PDI e do PPI da Instituição.

Assim, sua cultura é assumida e elaborada para que possa perpetuar-se no tempo e dar vida própria à instituição e à própria sociedade. Essa ênfase na ação conjunta da comunidade acadêmica, alunos, professores, gestores e da população da região na qual está inserida, permiti ao Plano de Desenvolvimento Institucional recriar, de forma permanente, seu pensamento e sua ação, democratizando o acesso ao emprego, e ainda contribuir para maior desenvolvimento e bem estar social.

Tendo em vista o referencial teórico do projeto acadêmico da Instituição, em seus enfoques contextual, conceitual e operacional, e a concepção de Graduação resumidamente aqui indicada, destacam-se alguns de seus princípios norteadores:

• Do geral para o particular: facilitando ao acadêmico ter sempre uma visão global do curso e da profissão, norteando seus passos e situando-o adequadamente em cada pormenor de sua formação;

• Do concreto para o abstrato: situando a teoria numa perspectiva de realidade concreta, de forma que o acadêmico realize sua análise e elabore sua síntese, ou seja, sua visão abstrata;

• Do sensível para o racional: elucidando que Educação é arte e arte é forma de conhecimento, já que nada existe no intelecto que antes não tenha passado pelos sentidos;

• Do empírico para o científico: orientando o acadêmico a construir sua formação teórico-científica de educador especialista, a partir de suas experiências pessoais anteriores;

• Do lúdico para o formalizado: facilitando ao acadêmico obter condições de formalizar conhecimentos a partir de um ambiente harmonioso com liberdade para criar, de diálogo intersubjetivo, de consenso compartilhado;

• Do qualitativo para o quantitativo: desenvolvendo no acadêmico uma percepção ajuizada para reconhecer a natureza do fenômeno estudado, captando suas qualidades, suas relações internas e externas para depois partir, então, para a quantificação;

• Do desempenho para a competência: associando teoria e prática, de forma que o diploma fornecido possa traduzir-se em competência profissional.

Na Faculdade IBRA, as aulas serão ministradas na modalidade presencial, em um espaço que o aluno terá acesso às aulas e atividades, num formato dinâmico e voltado para a prática profissional.

O aluno contará com o auxílio de uma equipe especializada e compromissada com o seu aprendizado, por meio de um preço justo e com autonomia, inovação e comodidade!

Para garantir qualidade e excelência, os processos educativos na Faculdade IBRA deverão partir dos seguintes pressupostos:

a) A Educação deve orientar-se pela noção de indissociabilidade entre teoria e prática, compreender o saber como construção coletiva e o professor como facilitador da aprendizagem. Seu pressuposto fundamental é a possibilidade de crítica e de transformação.

b) A Educação é entendida como um modelo educativo organizado, onde o aluno desempenha o papel de sujeito ativo, que reconstrói o conhecimento através da própria experiência.

c) As estratégias de aprendizagem devem estar direcionadas para aliança entre o mundo do trabalho e os processos de formação profissional, possibilitando a educação continuada e permanente dos profissionais das diversa áreas, em todos os níveis e processos educativos.

d) A formação profissional deve priorizar o discente, enquanto futuro egresso, e seus objetivos devem orientar-se pela noção de ‘competência’.

e) O aprendizado se dá a partir da interação com materiais didáticos especialmente elaborados para proporcionar uma aprendizagem adequada

2.3 Princípios filosóficos e técnicos-metodológicos gerais que norteiam as

No documento PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI (páginas 22-25)