• Nenhum resultado encontrado

Laboratório de Informática

No documento PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI (páginas 144-148)

6. INFRAESTRUTURA

6.3 E SPAÇO FÍSICO

6.3.4 Laboratório de Informática

No primeiro pavimento existe uma sala de 12,54 m² destinada ao Núcleo Docente Estruturante, NDE e a Comissão Própria de Avaliação, CPA. Esta sala é guarnecida com uma mesa redonda com seis cadeiras, um computador e ar condicionado.

6.3.3 Instalações Sanitárias

O IBRA possui, ao todo, 8 (oito) banheiros, dos quais, 6 (seis) são para atendimento aos alunos, um na sala dos professores e um no espaço da secretaria.

Os 6 (seis) banheiros para os alunos estão divididos da seguinte forma: dois banheiros masculinos, dois banheiros femininos e dois banheiros adaptados.

Os banheiros masculinos possuem um mictório, dois sanitários posicionados em espaços reservados de 87 cm, separados por granito, duas pias lavatórios, saboneteira, papeleiros e espelho.

Os banheiros femininos possuem três sanitários posicionados em espaços reservados de 87 cm, separados por granito, duas pias lavatórios com saboneteira, papeleiros e espelho.

Os dois banheiros adaptados têm instalações sanitárias próprias para atendimento de cadeirante e pessoas com mobilidade reduzida. Possuem, também, barras fixas ao lado do sanitário para maior segurança.

Os banheiros estão posicionados no térreo e no primeiro pavimento.

Possuem as seguintes dimensões: Banheiro feminino 7,84 m², banheiro masculino 5,88 m² e os banheiros adaptados 5,04 m².

Com o plano de expansão do prédio, construção de mais dois pavimentos, estão previstos a construção de mais 6 (seis) instalações sanitárias, três em cada pavimento, nos mesmos moldes dos já existentes.

6.3.4 Laboratório de Informática

O laboratório de informática tem 28 m². Está equipado com 21 computadores, 40 cadeiras, mesa e cadeira para o professor, quadro branco para

exposição do conteúdo, aparelho de data show instalado no teto, tela para projeção e quadro de avisos e ar condicionado.

Cada computador pode ser usado por até dois alunos sem comprometer o conforto dos mesmos. A capacidade do laboratório de informática é de 40 alunos por aula, 2 alunos para cada computador.

Os 21 computadores – hardwares – têm a seguinte configuração: Intel Core 2 Duo, 2,93 GHz e 4G RAM com 80G de disco de armazenamento. O software é Microsoft Office 2007, Adobe Acrobat, Google Chrome.

O laboratório de informática está localizado no térreo, portanto, seu acesso é facilitado para pessoas com necessidades especiais.

O laboratório de informática tem suas normas regidas por resolução própria e conta com plano de atualização periódico e técnicos especializados.

O horário de funcionamento do Laboratório de Informática é de 17h30 às 22h, de segunda a sexta-feira. Esse horário será aumentado a medida da realização do plano de expansão do IBRA e autorização e funcionamento de novos cursos.

6.3.4.1 Acesso dos alunos a equipamentos de informática

O IBRA disponibiliza recursos de informática aos seus discentes em laboratório de informática, na Biblioteca e por meio de roteadores wireless distribuídos pelo prédio para uso da internet por meio de login e senha. Os recursos de hardware e software são implementados de acordo com as necessidades de cada curso.

O acesso dos alunos aos laboratórios e à Biblioteca também ocorre fora dos horários de aulas, com acompanhamento de responsáveis pelos mesmos.

6.3.4.2 Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs)

As tecnologias da informação ou tecnologias da informação e comunicação (TICs) são o resultado da fusão de três vertentes técnicas: a informática, as telecomunicações e as mídias eletrônicas.

As TICs são tecnologias da inteligência, por serem novas ferramentas cognitivas que possibilitam um salto qualitativo em nossas possibilidades de raciocínio e apreensão de conhecimento.

No cotidiano, a integração das TICs criou novas formas de interação entre as pessoas, que implicaram no redimensionamento das funções e dos papéis sociais. As relações sociais passaram a ser mediadas pelo computador, independentes de espaço e tempo definidos.

A facilidade de acesso às redes, tendem a tornar a gerar mais autonomia, As TICs criaram no meio educacional um encantamento em relação aos conceitos de espaço e distância, como as redes eletrônicas e o computador ou telefone celular, que nos proporcionam ter em nossas mãos o que antes estava a quilômetros de distância.

O computador interligado a internet extrapola todos os limites da evolução tecnológica ocorrida até então, pois rompe com as características tradicionais dos meios de comunicação em massa inventados até o presente momento.

O IBRA acredita que enquanto o rádio, o cinema, a imprensa e a televisão são elementos considerados unidirecionais, ou seja, são meios de comunicação em que a mensagem faz um único percurso, do emissor ao receptor, os sistemas de comunicação que estão interligados à internet propiciam aos usuários que ambos, emissor e receptor interfiram na mensagem.

O IBRA não pode abster-se dos recursos das TICs, por este motivo, houve a necessidade do IBRA rever o seu PDI e PPC, reconhecendo de forma crítica e adequada a presença das tecnologias na vivência do estudante fora do contexto escolar.

A utilização dos recursos das TICs no processo ensino-aprendizagem poderá contribuir para que os estudantes superem as dificuldades de aprendizagem e internalizem o conteúdo ensinado.

Contudo, necessário salientar que os recursos das TICs não substituem os professores, ao contrário, facilita a comunicação entre professor e aluno diminuindo e até anulando a distância entre eles.

As TICs permitem a transição do papel professor, de único detentor do saber para mediador no processo de formação possibilitando ao estudante, adoção de

condutas mais ativas de modo que coautoria, pró-atividade e colaboração são aspectos centrais.

O IBRA defende que a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino, é cada vez mais necessária, pois torna a aula mais atrativa, proporcionando aos alunos uma forma diferenciada de ensino.

A forma de ensinar e aprender podem ser beneficiados por essas tecnologias, como por exemplo, a Internet, que traz uma diversidade de informações, mídias e softwares, que auxiliam nessa aprendizagem.

A Rede Internacional de Computadores, popularmente mais conhecida como Internet, impulsionou as TICs no âmbito educacional. No IBRA, recursos como Datashow, computadores, aparelhos de DVDs e televisores são utilizados nas aulas além do acesso livre a internet por meio de login e senha.

Em todos os ambientes do IBRA existem roteadores para ampliação do sinal da internet sem fio, wireless.

Além disto frisa-se que as novas tecnologias de comunicação como as mídias sociais, facebook, instagram, etc são cada vez mais utilizadas.

Com o emprego de comunicação via Skype e aplicativos do tipo WhatsApp a comunicação tornou-se ainda mais facilitada.

6.3.4.3 Infraestrutura tecnológica. Exclusivo para IES que proveem em seu PDI a adoção de metodologia baseada em recursos da internet

O IBRA possui uma sala ampla, 30m² no segundo pavimento, preparada e equipada com toda estrutura física e tecnológica para adoção de metodologia baseada em recursos da internet.

Essa sala possui estruturas com isolamento acústico e iluminação própria bem como toda a aparelhagem para filmagem, gravação e transmissão de conteúdos que serão disponibilizados aos alunos.

A estrutura para adoção de metodologias baseadas em recursos da internet já é usada pelo IBRA para transmissão de conhecimentos e estão à disposição do seu corpo discente.

Destaca-se gravações de aulas de Libras e outras tecnologias pedagógicas

No documento PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI (páginas 144-148)