• Nenhum resultado encontrado

Dados coletados através da entrevista: Gestoras

No documento LUCIA MARIA OLIVEIRA RIBEIRO (páginas 85-88)

CAPÍTULO III – APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

3.1. Apresentação dos dados

3.1.1. Dados coletados através da entrevista: Gestoras

As gestoras contribuíram para ampliar as informações deste estudo, respondendo às 16 questões de uma entrevista, direcionada aos alunos do Ensino Fundamental II. Esses sujeitos foram assim identificados:

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS

Gestora A = GA (Diretora); Gestora B = GB (Vice-Diretora) Gestora C = GC (Coordenadora)

As 7 primeiras perguntas se referem à identificação pessoal e profissional das entrevistadas, conforme apresentamos na tabela abaixo.

Tabela 2. Características das 3 Gestoras

Gestor Idade Sexo Estado

Civil Carga Horária Quantas Escolas Trabalha Formação Experiência

GA-Diretora 42 F Solteira 40 01 História 17 anos GB-Vice-Diretora 39 F Casada 40 01 Biologia 17 anos GC-Coordenadora 46 F Casada 60 02 História 19 anos

Fonte: pesquisa realizada em outubro de 2016.

Como as perguntas, e consequentemente as respostas das 7 primeiras questões foram de caráter pessoal e profissional, montamos a tabela acima. Em relação às demais perguntas, abordam diferentes assuntos, que foram subdivididos assim: a 8ª pergunta faz referência a um dos documentos que serve para nortear as ações de uma escola, o Projeto Político Pedagógico, o PPP, nesta 100% dos sujeitos respondeu que há, sim, o PPP na escola, e que juntamente com os demais funcionários estão fazendo alterações no referido documento.

Dando continuidade, passaremos para à 9ª questão, em que 100% dos sujeitos entrevistados responderam que “Raramente” a família é convidada a participar da vida escolar do filho. Já a 10ª questão, 100% dos sujeitos escolheu a opção “Regular” para indicar o grau de satisfação das Gestoras em relação ao desempenho dos alunos do Ensino Fundamental II, na disciplina de Língua Portuguesa. Para melhor entendimento do leitor, vale apresentar a transcrição das justificativas às referidas respostas:

GA: Ah, respondi “Regular”, porque precisamos avançar mais, até que uns

alunos se interessam, se esforçam, mas pouco contamos com a participação dos pais. Isso dificulta a aprendizagem;

GB: Não posso dizer que estou satisfeita, por isso respondi “Regular” porque se

tivesse dito que estaria muito bom, eu estaria omitindo informações sobre o nosso trabalho. Aproveito a oportunidade para evidenciar que os alunos têm muita dificuldade de leitura e de escrita;

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS

GC: Como Coordenadora, acompanhando a parte pedagógica, devo reconhecer

que os alunos não estão bem, por isso digo “Regular”. Eles não leem fluentemente, têm dificuldade até para escrever pequenos textos.

As transcrições demonstram que 100% dos sujeitos (Gestoras) respondentes, revelou que não estão satisfeitos com o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental II, na disciplina de Língua Portuguesa.

A 11ª questão objetiva identificar quais as disciplinas em que os alunos apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Segue abaixo a transcrição na íntegra das respostas para melhor compreensão do leitor:

GA: Ah, posso dizer que os alunos não estão bem em Matemática e Português.

E digo mais, quando a aprendizagem não acontece, a culpa não é só do aluno, por isso acrescento que toda a equipe precisa melhorar, principalmente a metodologia do professor. Não estou dizendo que o professor não está preparado, não é isso, porque a maioria deles tem Pós-Graduação. O problema é que entendo que, todo dia o professor precisa utilizar novas formas de ensinar, o que serve pra hoje não servirá pra amanhã. Entendo assim;

GB: Não é tão fácil ter uma resposta precisa para esta pergunta, porém sinto que

os alunos precisam se desenvolver mais no que se refere à leitura e à produção textual, pois se fossem bons leitores e produtores de textos, não teriam dificuldades para compreender as outras disciplinas;

GC: Bastante complexa, essa pergunta, porque como gestora não me acho

capaz de ter uma resposta precisa, mas posso dizer com segurança que os alunos do Ensino Fundamental II, ainda apresentam fragilidades referentes à escrita e à leitura que já deveriam ter superado nas séries iniciais.

Observemos que o sujeito, GA, ressaltou as dificuldades nas disciplinas de Matemática e Português, e ainda enfatizou que todos os envolvidos no processo são responsáveis por essas dificuldades, principalmente o professor que precisa melhorar; enquanto isso, os sujeitos GB e GC destacaram que não sabiam de fato quais disciplinas os alunos teriam maiores dificuldades, mas ressaltaram que há a necessidade de superar as fragilidades em relação à leitura e à escrita. Assim, o resultado foi o seguinte: 33. 333. . . % opinou que as disciplinas em que os alunos sentem maiores dificuldades são Matemática e Língua Portuguesa e 66,666. . . % ressaltou leitura e escrita.

Na 12ª, nesta, 100% dos respondentes afirmou que os professores que lecionam a disciplina de Língua Portuguesa realizam as atividades que envolvem as práticas de leitura e de escrita, “Raramente”. Com esta resposta entendemos que a equipe gestora

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS

reconhece as fragilidades do corpo docente que ministra a disciplina de Língua Portuguesa, na escola universo da pesquisa.

No que se refere ao grau de satisfação das Gestoras em relação à atuação dos docentes que ministram a disciplina de Língua Portuguesa, está contemplada na 13ª questão. Nesta, 100% dos sujeitos entrevistados respondeu “Regular.” O sujeito GA, justificou assim: Gostaria que saíssem da rotina, promovendo atividades de leitura,

produção e interpretação de textos mais significativos para os alunos. Os outros dois

sujeitos, GB e GC, reconheceram que os professores precisam melhorar e assumiram a necessidade de uma formação continuada, que entendem contribuir para a melhoria da prática docente dos professores.

Em relação à 14ª questão, indaga quais os problemas mais comuns enfrentados pela equipe gestora. O resultado foi o seguinte: 66,666...% respondeu que é a indisciplina e 33,333...% ressaltou que é a falta de acompanhamento da família na vida escolar do filho. Esse percentual, justificou assim: A falta de acompanhamento efetivo da família na vida do

filho desencadeia a falta de valores, de princípios, enfim, a falta de limites. Tudo isso junto gera uma grande falta de respeito entre os alunos e demais atores que compõem a escola, atrapalhando o rendimento escolar, e assim, aumentando o índice de reprovação que resulta em evasão escolar.

Na 15ª questão, 66,666...% dos entrevistados disse que “Não” promove ações que visem melhorar a prática docente, objetivando o progresso do aluno. Segundo esses sujeitos, (GA e GB) eles se responsabilizam mais pela parte administrativa; e apenas 33,333...%, (GC) ressaltou que “Sim”, que essa é a sua função.

Na última questão, a 16ª, 100% dos respondentes disse “Sim” para a necessidade de uma Formação Continuada para melhorar a prática dos professores que ministram a disciplina de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental II.

No documento LUCIA MARIA OLIVEIRA RIBEIRO (páginas 85-88)