• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5. Certificação de SGIDI: Análise quantitativa

6.1. Bresimar Automação SA: BSM

6.1.1. Dados de contexto

i) Características organizacionais e de cultura

Dimensão, estrutura e quota de mercado nacional e internacional

A Bresimar Automação S.A. foi fundada em 1982 e desenvolve a sua atividade na comercialização de equipamentos e sistemas para a Automação Industrial (Tabela 37), fomentando a investigação e desenvolvimento de Engenharia e desenvolvendo a produção de sensores de temperatura e de nível. Através de uma equipa de técnicos qualificados, formação contínua e com o apoio das marcas que representa, procura potenciar soluções tecnológicas, através da inovação e compromisso com o cliente, criando ao mesmo tempo valor no mercado [BSM.F4, BSM.F5]

A BSM é uma empresa certificada pela norma NP EN ISO 9001:2008 e NP4397 (IDI) desde o ano de 2011 [BSM.F1, BSM.F4]. Classifica-se como Pequena Empresa, com um quadro de pessoal composto por 37 colaboradores, sendo 65% com formação superior [BSM.F3] e um volume de negócios de 6,78 milhões de euros (Tabela 37).

Tabela 37. Ficha de identificação da empresa Bresimar.

Identificação Bresimar Automação SA

Sede Quinta do Simão - EN109 - Esgueira Apartado 3080, 3801-101 Aveiro

CAE rev3 1 46690 Comércio por grosso de outras máquinas e equipamentos

Âmbito de certificação 2 Investigação, Desenvolvimento e Inovação associados a Comercialização de Equipamentos Elétricos, Eletrónicos e de Automação; Produção de Sensores de Temperatura e Nível; Integração e Aplicação de Sistemas de Automação e Electrónica.

Data de certificação: 07/2011 Entidade certificadora: SGS

Número trabalhadores (2012) 3: 37 Volume de vendas (2012) 3: 6780 mil € Balanço total: 5716 mil €

Endereço web : http://www.bresimar.pt

1 SICAE (http://www.sicae.pt/Consulta.aspx) Sistema de informação simplificada da classificação portuguesa da atividade económica; 2 IPAC (http://www.ipac.pt/pesquisa/acredita.asp) Instituto português de acreditação; 3 Base de dados de balanços ibéricos (SABI).

ii) Ambiente Competitivo

A atividade divide-se em três áreas principais: comercialização de equipamentos e sistemas de automação, desenvolvimento de software para aplicações de sistemas de automação industriais e produção de sensores de temperatura e nível, à medida [BSM.F2]

O mercado alvo é principalmente a Indústria: produção de bens de equipamento, indústria transformadora, empresas de material elétrico, indústria cerâmica, madeira,

cortiça, pasta e papel, têxtil, plásticos, alimentar e automóvel e indústria de equipamento elétrico doméstico [BSM.F1, BSM.F2].

iii) Estratégia de inovação

A inovação faz parte dos princípios da BSM. No seguimento disto, faz parte da polo de tecnologias de produção (PRODUTECH) e da Rede PME Inovação COTEC [BSM.F4]. O PRODUTECH é uma rede articulada de fornecedores de tecnologias de produção, capazes de responder aos desafios e aos requisitos de competitividade e sustentabilidade da indústria transformadora, com soluções inovadoras, flexíveis, integradas e competitivas. O seu Programa de Ação, integra atividades e projetos nas vertentes da Cooperação, Internacionalização e Inovação e desenvolve-se em estreita colaboração com os principais setores utilizadores e com entidades do sistema científico e tecnológico [BSM.F4].

“Para o seu crescimento a Bresimar desenvolve uma estratégia de investigação, desenvolvimento e fabrico de produtos distintos e inovadores” [BSM.F2].

Tipos de inovação

Desenvolve todos os tipos de inovação (produto/serviço, processo, marketing e organizacional).

Política de inovação

A sua filosofia de gestão centra-se na satisfação dos seus clientes, fornecedores e colaboradores, numa relação de confiança mútua [BSM.F4].

Princípios:

 Inovação

 Qualidade dos produtos e serviços

 Credibilidade das soluções propostas a cada Cliente e definidas segundo as suas necessidades

 Boa relação com os nossos clientes.

Estes princípios, simples e claros, são um compromisso assumido por toda a organização [BSM.F4].

Objetivos [BSM.F4]:

 Satisfazer os clientes

 Formação e atualização contínua

 Responder às questões que nos são colocadas, de modo constante, criando-nos a vitalidade necessária para a busca das mais diversas soluções técnicas.

Missão [BSM.F4]:

 Servir o Cliente para que, o potencial Cliente de hoje, seja o Cliente satisfeito de amanhã.

Valores [BSM.F4]:

A nossa valorização é intensificada através do empenhamento que colocamos ao serviço dos nossos clientes Know-how, Experiência, Eficiência, Dinamismo, Inovação. Na Figura 28 apresenta-se o modelo de interligação entre a política, missão e valores da BSM.

Figura 28. Modelo de interligação entre a política, missão e visão e SGIDI da Bresimar.

Fonte: Autora.

Gestão das ideias e da avaliação das oportunidades

Planeamento dos projetos Gestão de interfaces e da produção

de conhecimento Satisfação do cliente Projeto IDI Produtos distintos e inovadores Colaboradores Formação contínua Novas tendências

iv) Modelo de inovação

A BSM adotou o modelo de inovação de interação em cadeia, tal como apresentado na norma NP4457.

“Como crítica positiva à norma realço a forma como os requisitos foram elaborados tendo em conta o tecido empresarial português. Esta norma consegue-se adaptar aos diferentes tipos de organização”. [BSM.F1]

“Como crítica negativa aponto a forma pouco clara na redação do requisito de gestão de interfaces que suscitou várias dúvidas na sua implementação”. [BSM.F1]

Os requisitos da norma NP4457 foram integrados nos processos e procedimentos do sistema ISO9001 (Figura 29) sendo desenvolvido um processo para “gestão do conhecimento” e outro para gestão de ideias e oportunidades, além de procedimentos documentados.

Figura 29 Modelo do sistema de gestão integrado da Bresimar (ISO9001 e NP4457).

Gestão das interfaces e da produção de conhecimento (requisito 4.3.1)

“Este foi o requisito com que deparamos maiores dificuldades, sobretudo na sua interpretação. Para dar cumprimento a este requisito efetuamos alterações personalizadas ao nosso sistema de gestão corrente, uma vez que nele se encontram introduzidas todas as interfaces com que lidamos. Afetamos a cada interface vários interlocutores internos para garantir que as mesmas se encontravam “controladas e vigiadas”. Cada interlocutor dependendo da informação recolhida, efetua a análise da mesma e dissemina pela organização ou pelos membros a quem essa informação poderá ter interesse. Toda essa informação é armazenada no repositório que tem uma estrutura pré-definida por interface, área de interesse e tema” [BSM.F1].

Assim, do ponto de vista externo as interfaces identificadas são clientes, fornecedores, parceiros, estudos de mercado, feiras, workshops e SCT [BSM.F3] e do ponto de vista interno, os colaboradores [BSM.F3].

Em termos de parcerias, além dos fornecedores que representam, a BSM encontra-se inserida no Pólo das Tecnologias de Produção PRODUTECH e faz também parte da Rede PME Inovação COTEC [BSM.F4].

Gestão das ideias e da avaliação das oportunidades (requisito 4.3.2)

Não houve dificuldade na interpretação e implementação deste requisito uma vez que já existia um sistema de gestão de ideias.

“A norma veio ajudar a melhorar a transmissão da informação que advinha da gestão das ideias” [BSM.F1].

As ideias aprovadas resultam em projetos de melhoria, se se tratar de uma oportunidade de melhoria incremental, ou projetos de IDI, se tiver potencial de inovação [BSM.F3]. Os projetos de IDI necessitam ainda de elaboração de um plano de negócio a ser aprovado pela gestão de topo [BSM.F3].

“Para uma ideia para ser considerada como tendo potencial de Inovação terá de conter pelo menos três dos seis critérios apresentados:

1 – Ideia alinhada com a Estratégia definida para a Bresimar; 2 – Incorporar novas tecnologias / processos;

4 – Originar novos negócios ou penetração em novos sectores de atividade; 5 – Gerar novos conhecimentos e proporcionar evolução no estado de arte; 6 – Fortalecer uma vantagem competitiva face à concorrência.” [BSM.F3]

Mais recentemente foi implementada uma ferramenta de gestão das ideias, SGIO, que permitirá de forma mais fácil, gerir as ideias e oportunidades, desenvolvida num programa de estágio de mestrado [BSM.F3].

Os critérios de avaliação de novas ideias são económicos (investimento, grau de poupança, tempo de retorno do investimento, rácio custo/benefício, tempo de implementação), tecnológicos (parcerias, grau de inovação face á concorrência, tipo de know-how associado: TIC, sondas ou DNP, mais valia face a soluções já existentes, disponibilidade interna da tecnologia) e organizacionais (necessidade de contratação de RH, alinhamento com a estratégia da BSM, capacidade de execução da ideia, necessidades de formação, grau de penetração no mercado: interno e/ou externo) [BSM.F3].

Planeamento dos projetos (requisito 4.3.4)

Este requisito apresenta-se como de alguma complexidade e de difícil gestão, uma vez que os projetos de grande envergadura, requerem uma gestão documental e um controlo de atividades muito exigente.

“Apoiamo-nos, também, na NP4458 para a implementação deste requisito” [BSM.F1]. A nível de plataformas informáticas, as que existem no mercado estão muito vocacionadas para empresas de grande dimensão e para certos setores de atividade, como por exemplo, o setor da construção civil, o que dificulta a sua aplicação noutros setores. O facto de as mesmas serem concebidas para empresas com estruturas hierárquicas muito segmentadas e a vários níveis, faz com que pequenas empresas, com uma estrutura hierárquica horizontal, tenham grandes dificuldades em dispor de ferramentas que os apoiem a gerir esses mesmo projetos [BSM.F1].

“A Bresimar efetua a gestão dos seus projetos utilizando as ferramentas informáticas básicas, apoiando-se em algumas plataformas web free (Readmine), que poderão ser customizadas às nossas necessidades, todavia estas são bastantes limitadas, o que dificulta a gestão do planeamento do projeto, assim como a agregação de toda a documentação associada” [BSM.F1].

Utiliza também um software de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança SIQA, utilizado exclusivamente pelo Departamento da Qualidade, onde ficam registados os resultados de auditorias, abertura e fecho de não-conformidades, planos de ação, melhorias, entre outras [BSM.F3].

6.1.2. Dados gerais

Documentos relacionados