• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

1. Dados gerais sobre os participantes

Antes de categorizar os dados perguntados aos participantes segue primeiramente as características gerais sobre os profissionais da educação e mães que compuseram os sujeitos do estudo.

Profissional 1- L.R.B.

L.R.B., gênero feminino, 32 anos de idade, natural de Manaus-AM, reside na zona leste da cidade de Manaus. É graduada em Educação física, tendo especialização em Treinamento Desportivo. Atende ao público com necessidade educativa especial há um ano e dez meses.

Profissional 2- A.S.S.

A.S.S., gênero feminino, 41 anos de idade, natural de Manaus-AM, reside na zona oeste da cidade de Manaus. É graduada em Educação física, sem especialização. Atende ao público com necessidades educativas especiais há 2 anos.

70

A.S.S., gênero feminino, 43 anos de idade, natural de Manaus-AM, reside na zona norte da cidade de Manaus. É graduada em Psicologia, tendo especialização em Psicologia Clínica. Atende ao público com necessidade educativa especial há 3 anos.

Profissional 4 - R.C.H.C.S.

R.C.H.C.S, gênero feminino, 42 anos de idade, natural de natural de Manaus- AM, reside na zona oeste da cidade de Manaus. É graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia, tendo especialização em Deficiência auditiva. Atende ao público com necessidade educativa especial há 20 anos.

Profissional 5- E.S.

E.S, gênero feminino, 31 anos de idade, natural de Manaus-AM, reside na zona sul da cidade de Manaus. É graduada em Música, tendo especialização em Psicopedagogia. Atende ao público com necessidade educativa especial há 2 anos.

Seguem as características dos responsáveis, neste caso, das mães das crianças com paralisia cerebral:

Mãe 1 - A.B.BA.

A.B.BA., 42 anos, casada com o pai de seus filhos, tem quatro filhos (sendo o terceiro a criança com paralisia cerebral), natural de Manaus-AM, reside em casa alugada, na zona norte da cidade de Manaus. Tem como grau de instrução o ensino médio completo e é técnica em Enfermagem. Como atua profissionalmente em plantões nos hospitais, consegue conciliar sua rotina de profissional, dona de casa e mãe, prestando pois acompanhamento e assistência ao filho com PC.

Observação: É mãe de A.B. que dispõe das seguintes características: Gênero masculino, 18 anos de idade, diagnosticado com paralisia cerebral aos quatro meses. A.B apresenta um agravado comprometimento motor onde há atrofia dos membros superiores, atrofia do membro inferior direito e paraplegia, e não controla os esfíncteres. Nas atividades de cuidado pessoal (higienização, alimentação, locomoção, dentre outras) é totalmente dependente de cuidados maternos. O aspecto cognitivo aparentemente é preservado, sendo o mesmo alfabetizado.

Mãe 2 - M.G.C.

M.G.C., 31 anos, em união estável com o pai de seus filhos, tem dois filhos (sendo o primeiro a criança com paralisia cerebral), natural de Manaus-AM, reside em casa própria, na zona leste da cidade de Manaus. Tem como grau de instrução o ensino

71

médio completo e não exerce função profissional atualmente, pois dedica-se o dia inteiro às funções do lar, cuidados e assistência dos filhos.

Observação: É mãe de A.B. que dispõe das seguintes características: Gênero masculino, 14 anos de idade, diagnosticado com paralisia cerebral aos um ano e dois meses. A.B apresenta um comprometimento motor onde há hemiplegia, contudo, senta sozinho e consegue locomover-se com ajuda ou com aparelho andador, apresenta controle dos esfíncteres, porém, nas atividades de cuidado pessoal (higienização e alimentação) é dependente de cuidados maternos. Embora, o cognitivo aparentemente esteja preservado, o mesmo ainda não está alfabetizado.

Mãe 3 - S.S.S.

S.S.S, 29 anos, casada com o pai de seus filhos, tem cinco filhos (sendo a terceira a criança com paralisia cerebral), natural do Estado do Pará, reside em casa cedida por parentes, na zona leste da cidade de Manaus. Tem como grau de instrução o ensino fundamental completo e não exerce função profissional atualmente, pois dedica-se o dia inteiro às funções do lar, cuidados e assistência dos filhos.

Observação: É mãe de A.V. que dispõe das seguintes características: Gênero feminino, 7 anos de idade, nasceu em perfeito estado de saúde mas após adoecer e passar mês internada foi diagnosticada com paralisia cerebral, adquirida aos um ano e seis meses. A.V. apresenta um agravado comprometimento motor onde há paraplegia, e não controla os esfíncteres. Nas atividades de cuidado pessoal (higienização, alimentação, locomoção, dentre outras) é totalmente dependente de cuidados maternos. O aspecto cognitivo aparentemente é preservado, sabendo a mesma reconhecer cores, números e letras, contudo, ainda não alfabetizada.

Mãe 4 - M.S.B.A .

M.S.B.A., 39 anos, casada com o pai de seus filhos, tem dois filhos (sendo o segundo a criança com paralisia cerebral), natural de Lábrea-AM, reside em casa própria, na zona leste da cidade de Manaus. Tem como grau de instrução o ensino fundamental incompleto e não exerce função profissional atualmente, pois dedica-se o dia inteiro às funções do lar, cuidados e assistência dos filhos.

Observação: É mãe de RA.T. que dispõe das seguintes características: Gênero masculino, 12 anos de idade, diagnosticado após nascimento, com paralisia cerebral, posteriormente surgiram os primeiros sinais de epilepsia. R.A.T. apresenta comprometimento motor onde há paraplegia (apesar de sentar só), e controla

72

parcialmente os esfíncteres. Nas atividades de cuidado pessoal (higienização, alimentação, locomoção, dentre outras) é bastante dependente de cuidados maternos. Ainda não alfabetizado.

Mãe 5 - D.S.M.

D.S.M., 30 anos, divorciada, tem três filhos (sendo o caçula a criança com paralisia cerebral), natural de Manaus-AM, reside em casa própria, na zona leste da cidade de Manaus. Tem como grau de instrução o ensino fundamental incompleto e não exerce função profissional atualmente, pois dedica-se o dia inteiro às funções do lar, cuidados e assistência aos filhos.

Observação: É mãe de A.M.M.S. que dispõe das seguintes características: Gênero masculino, 10 anos de idade, diagnosticado após sete dias de nascido, com paralisia cerebral, posteriormente surgiram os primeiros sinais de hidrocefalia. R.A.T. apresenta comprometimento motor onde há tetraplegia, e não controla os esfíncteres. Nas atividades de cuidado pessoal (higienização, alimentação, locomoção, dentre outras) é totalmente dependente de cuidados maternos. Ainda não alfabetizado.

Após citadas as características principais dos participantes da pesquisa, seguem as categorias das perguntas direcionadas aos mesmos no momento das entrevistas.