• Nenhum resultado encontrado

3.2 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA

3.2.3 Dados: tipos e coleta

3.2.3.1 Fontes primárias

Nesta pesquisa foram utilizados dados primários, obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e dados secundários obtidos por consulta em documentos das empresas, relatórios e pesquisa na home page da internet de cada uma das empresas.

Os dados primários necessários a esta pesquisa foram coletados por meio da técnica de entrevistas semi-estruturadas, a partir das categorias de análise estabelecidas, conforme apresentado no Apêndice A, tendo por base o referencial teórico estabelecido. Este instrumento permite uma maior liberdade do informante para contribuir e enriquecer a investigação e a possibilidade de colocar interrogativas para aprofundar a investigação. A aplicação de entrevistas permite ao pesquisador, de acordo com Kerlinger (1980), após fazer uma pergunta mais ampla, verificar ou sondar o motivo das respostas dadas. A entrevista permite um aprofundamento na busca de dados ou informações. Para este autor os roteiros

elaborados para orientar as entrevistas são instrumentos poderosos para se observar e coletar informações em pesquisas.

A entrevista em profundidade é uma das mais empregadas para investigar variáveis relacionadas ao conhecimento e a opinião das pessoas sobre determinado tema no qual são especializados. A técnica de entrevista semi-estruturada possibilita uma abordagem de investigação mais rica em detalhes e permitirá uma exploração mais aprofundada sobre os fenômenos em estudo (MAZZOTTI; GEWANDSZNAJDER, 1999).

Segundo Triviños (1992), em geral as entrevistas não devem exceder muito em tempo, sob pena de se tornarem repetitivas e pobres de conteúdo. Essas entrevistas, quando gravadas, devem ser transcritas e analisadas pormenorizadamente. Sobre as questões preliminares da entrevista semi- estruturada o mesmo autor apresenta quatro aspectos importantes a serem considerados: os propósitos da entrevista e do trabalho, o registro e o horário da entrevista, a necessidade de rapport na entrevista e os tipos de perguntas.

Este estudo teve como contribuição uma entrevista semi-estruturada concedida pelo Professor Henry Mintzberg, no campus da Mc Gill University, ao autor desta dissertação, conforme abordado anteriormente. O professor Mintzberg acentuou explicações sobre as dificuldades em alinhar o desenho estratégico que se faz na holding com os gestores que atuam nas operações da empresa, enfatizando o desafio que representa conquistar esse alinhamento e o rico processo de aprendizado devido a dinâmica do desenho e planejamento da estratégia nas organizações.

3.2.3.2 Fontes secundárias

Foram realizadas pesquisas bibliográficas, levantando referências editadas e expostas em meios escritos. Na visão de Martins (2006), essas pesquisas ajudam a compor a plataforma teórica dos estudos, inclusive quando se trata do método de casos. Esse tipo de pesquisa se desenvolve pesquisando livros e artigos científicos, proporcionando ao pesquisador uma soma de conhecimentos mais amplos sobre o tema. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas pesquisas documentais. Na

visão do mesmo autor estas pesquisas contribuem para juntar evidências consideradas importantes na compreensão dos casos estudados. As pesquisas documentais se diferenciam das pesquisas bibliográficas por se aterem a consultas em materiais não editados em meios escritos. Essa busca de materiais relevantes se torna importante em qualquer planejamento para coletar dados e evidências.

Posteriormente coletados dados secundários obtidos de documentos e relatórios entregues pelas empresas e outras organizações que regulamentam normas e procedimentos para o setor elétrico, possibilitando conhecer com maior profundidade, por meio dos documentos pesquisados, informações sobre as empresas e também os requisitos regulatórios do funcionamento do setor no Brasil.

3.2.3.3 Tratamento e análise dos dados

Os dados coletados por meio da pesquisa documental e pelas entrevistas semi-estruturadas foram analisados por meio de categorias analíticas, conforme apontado no Apêndice B. A análise documental e a análise temática, após a transcrição das entrevistas, foram feitas com os cuidados da aplicação de um método interpretativo que, segundo Flick (2004), possui procedimentos para checar sua aplicação, verificando se o princípio da seqüencialidade estrita foi observado, ou mesmo, se a análise do conteúdo foi feita em cima das regras previstas. Por trabalhar em uma das empresas, o pesquisador teve um cuidado maior em zelar pela imparcialidade da análise e descrição dos resultados, devendo refletir adequadamente sobre a situação encontrada na organização. Como resultado das análises feitas, é apresentado nas conclusões do trabalho um modelo básico de gerenciamento de custos para empresas do setor elétrico com base nos conceitos e aplicações da heurística, como contribuição do autor e para uso dos gestores de dessas empresas. Propõe-se a realização de novos estudos para testar o modelo num contingente maior de empresas, associando isso com o levantamento de dados quantitativos. O desenvolvimento de heurísticas em estudos de casos, conforme afirma Jóia (2006) é feito como contribuição aos gestores nessa atual época de incertezas. O autor afirma ainda que, o conceito de heurística passa a ser aplicado cada vez mais em pesquisas qualitativas. A heurística prevê as simplificações

necessárias para a tomada de decisões em tempo hábil. É cada vez mais comum para o gestor não poder contar com um conjunto completo de informações para balizar decisões.

O Apêndice C apresenta esquema detalhado da estrutura metodológica para este trabalho e resume os aspectos metodológicos tratados neste capítulo.

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

No primeiro item são apresentadas as informações sobre o acesso e o levantamento de dados por meio das entrevistas e da análise documental, um breve perfil de cada uma das empresas estudadas, preservando sua identificação por se tratar de companhias de capital aberto, com ações negociadas em bolsa de valores. No segundo item são apresentados e analisados os resultados da pesquisa, relacionando as informações obtidas com a base teórica do estudo.