• Nenhum resultado encontrado

DAS GRATIFICAÇÕES

No documento PCCR_Educação-Tailandia-Pa.pdf (páginas 40-43)

Art.82.Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício do cargo da Rede Pública Municipal de Ensino correspondente à natureza das atribuições e requisitos de habilitação e qualificação.

Art.83. Aos ocupantes do Quadro do Pessoal Permanente da Rede Pública Municipal de Ensino atribuir-se-á vencimentos sendo considerado o princípio de igual remuneração para igual habilitação e equivalente desempenho de funções inerentes ao cargo.

Art.84. A estrutura de vencimentos do Quadro do Pessoal Permanente da Rede Pública Municipal de Ensino compõe os Anexos I, II, III, IV e o Anexo V para a planilha de Cargos Comissionados da SEMED.

Art.85. O cálculo do vencimento do Quadro de Pessoal dos Grupos Ocupacionais do Apoio Operacional, Apoio Técnico - Administrativo e Pedagógico e Magistério da Rede Pública Municipal de Ensino far-se-á com base na jornada de trabalho legalmente atribuída neste Plano.

SEÇÃO II DAS VANTAGENS

Art.86. Estão previstas vantagens para as atividades exercidas por ocupantes de cargos do Quadro da Rede Pública Municipal de Ensino: Adicional de Tempo de Serviço (progressão horizontal) e Gratificações, especificadas a seguir.

SUBSEÇÃO I

DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO

I. para os Trabalhadores em Educação, o critério de tempo (antiguidade) é o triênio, e o acréscimo é de 5% (cinco por cento) no salário base, de acordo com o Regime Jurídico Único ou Estatuto dos Servidores.

II. o direito à gratificação instituída neste artigo começa no dia em que o Trabalhador em Educação completar 03 (três) anos de serviço, aplicado automaticamente.

III. sobre a gratificação de tempo de serviço de que trata o caput deste artigo, não poderão incidir quaisquer vantagens.

SUBSEÇÃO II DAS GRATIFICAÇÕES I. gratificação por atuação em área rural;

II. pelo exercício de turmas multisseriadas;

III. pelo exercício de docência com alunos com necessidades especiais;

IV. pelo exercício de Docência - regência de sala de aula e/ou espaços pedagógicos - quando comprovada a direta atuação e interação professor - aluno.

VI. pelo exercício de direção ou vice-direção de unidades escolares; VII. pelo exercício da função de Secretário Escolar;

VIII. pelo exercício da função de Assistente Administrativo, Assistente de Sala de Aula e Operador de Informática.

IX.pelo exercício das funções pertinentes ao grupo Ocupacional de Apoio Operacional.

X. pelo exercício da função de motorista e auxiliar de vigilância, considerando as especificidades da sua atividade laboral.

Art.87. Ao Professor ocupante do Quadro da Rede Pública Municipal de Ensino, que tiver que se deslocar de seu endereço original para o exercício do magistério será concedido o pagamento da gratificação por atuação em área rural, calculada sobre o salário base na ordem a seguir:

I. a partir do limite da zona urbana até 20 (vinte) Quilômetros - 5% (cinco por cento); II. de 21 (vinte e um) a 40 (quarenta) Quilômetros - 8% (oito por cento);

III. acima de 40 (quarenta) Quilômetros - 10% (dez por cento).

Parágrafo único. A gratificação de que trata o caput deste artigo será paga integralmente quando o servidor desenvolver suas atividades durante toda a semana, ou de forma proporcional aos dias trabalhados, devendo o diretor da Escola ou o Coordenador do Campo apresentar a computação dos dias trabalhados pelo servidor na frequência mensal.

Art.88. Ao professor em regência de turmas multisseriadas será concedida a gratificação de 10% (dez por cento) sobre o salário base;

Art.89. Ao professor em regência de Classe, com alunos portadores de necessidades educacionais especiais, será concedida a gratificação de 20%(vinte por cento) sobre o salário base;

Art.90. Ao professor em regência de turmas regulares, e/ou em espaços pedagógicos será concedida a gratificação de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o salário base, devendo a Secretaria de Administração, através da Diretoria de Recursos Humanos realizar estudos de viabilidade para o alcance de até 40(quarenta) por cento até o ano 2014.

§1º. Os professores, depois de atendidas as ofertas de sala de aula, poderão ser lotados em Coordenações nas Unidades Escolares, com jornada de 20(vinte) ou 40(quarenta) horas, cumprindo  jornada de 04(quatro) ou 08(oito) horas diárias, excluída a hora atividade, sem perceberem as

vantagens do Magistério.

§2º. Os professores lotados para o exercício de Funções Comissionadas na SEMED, com jornada de 40(quarenta) horas semanais, excluída a hora atividade, cumprirão jornada de 08(oito) horas diárias, sem perceberem as vantagens do Magistério.

Art.91. Será concedida a gratificação de 40% (quarenta por cento) sobre o vencimento base para o Técnico de Suporte Pedagógico, lotado nas Unidades Escolares e SEMED.

Parágrafo Único – Os Técnicos de Suporte Pedagógico, lotados em funções Comissionadas da

SEMED farão jus à gratificação da função que estiverem atuando.

Art.92. Os ocupantes de cargo do Magistério quando na função de GESTÃO (diretor e vice - diretor) de unidade de Ensino da Rede Municipal farão jus à percepção de vantagem calculada para a função, sobre o vencimento base de Professor ou de Suporte Pedagógico, de acordo com Nível e a Classe em que o mesmo se encontra, obedecendo à seguinte escala:

a) - Direção de Escola:

I. escolas conjuntas ou isoladas que funcionem em dois ou três turnos, com número de 200 a 600 (pequeno porte) alunos – 40% (quarenta por cento);

II. escolas conjuntas ou isoladas que funcionem em dois ou três turnos, com número de 601 a 1.500 (médio porte) alunos – 50% (cinqüenta por cento);

VI. escolas conjuntas ou isoladas que funcionem em dois ou três turnos, com número igual ou superior a 1.501(grande porte) alunos – 60% (sessenta por cento);

b). Vice - direção escolar:

I. escolas conjuntas ou isoladas que funcionem em dois ou três turnos, com número de 601 a 1.500 (médio porte) alunos – 15% (quinze por cento);

II. escolas conjuntas ou isoladas que funcionem em dois ou três turnos, com número igual ou superior a 1.501 (grande porte) alunos – 25% (vinte e cinco por cento);

III. Os Diretores e Vice-diretores das Unidades de Ensino do Município de Tailândia serão escolhidos através constituição de lista tríplice, obtida por meio de processo eleitoral, com a participação da comunidade escolar, no contexto das diretrizes e princípios do Projeto Político Pedagógico, para a homologação do Poder Executivo Municipal.

IV. Na ausência de candidatos para concorrer ao processo de constituição de lista tríplice, a fim de não ocasionar prejuízos ao alunado, a escolha do diretor(a) e vice  –  diretor(a) será feita por

designação do(a) Titular da SEMED, com a anuência do Poder Executivo Municipal.

V. Em qualquer dos casos, a experiência de no mínimo 02(dois) anos na educação é pré – requisito

para a função de diretor(a) e vice – diretor(a).

VI. A Secretaria Municipal de Educação definirá através de Portaria de Lotação, as escolas que se enquadram no que estabelece este artigo, bem como a definição daquelas que comportarão Diretor e/ou vice - diretores escolares.

VII. O servidor eleito ou indicado para ocupar o cargo de direção ou vice - direção será nomeado por meio de DECRETO do Chefe do Poder Executivo Municipal.

VIII.O servidor indicado ou eleito para ocupar o cargo de direção ou de vice-direção, que no momento da aplicação da remuneração da função indicada apresentar vencimento superior ao aplicado com o percentual das gratificações inerentes a função, terá assegurado o seu vencimento de origem, não cumulativo.

Art.93. Ao Diretor compete coordenar e supervisionar as atividades escolares, desempenhando funções de natureza pedagógica e administrativa, promovendo a articulação escola-comunidade e demais atribuições definidas na Resolução 049/2011 - Regimento Unificado Escolar da Rede Municipal.

Art.94. Ao Vice-Diretor compete administrar, acompanhar e apoiar a execução de projetos pedagógicos e dos serviços administrativos, substituindo o Diretor nas suas ausências e impedimentos e demais atribuições definidas na Resolução 049/2011 - Regimento Unificado Escolar da Rede Municipal.

Art.95. Ao Secretário Escolar será concedida a gratificação sobre o vencimento base obedecendo à seguinte escala:

I. escolas conjuntas ou isoladas que funcionem em dois ou três turnos, com número de 200 a 600 (pequeno porte) alunos – 30% (trinta por cento);

II. escolas conjuntas ou isoladas que funcionem em dois ou três turnos, com número de 601 a 1.500 (médio porte) alunos – 40% (quarenta por cento);

III.escolas conjuntas ou isoladas que funcionem em dois ou três turnos, com número igual ou superior a 1.501(grande porte) alunos – 50% (cinqüenta por cento);

Art.96. O Assistente Administrativo, o Assistente de Sala de Aula e o Operador de Informática perceberão a gratificação de 30%(trinta por cento) sobre o vencimento base;

Art.97. Ao grupo de Apoio Operacional (Auxiliar de Serviços Educacionais; Inspetor de Ônibus Escolar e Agente de Disciplina Escolar será concedida a gratificação de 15% (quinze por cento) sobre o vencimento base.

Art.98. Ao grupo de Apoio Operacional - Motorista de Transporte Escolar - MTE, Auxiliar de Vigilância Escolar - AVE será concedida a gratificação inerente as especificidades de suas atividades laborais, a serem definidas pela Diretoria de Recursos Humanos, respeitadas as legislações vigentes

de cada cargo, complementares no disposto da Folha 3 do Anexo I. CAPÍTULO XI

DO REGIME DE TRABALHO E DAS FÉRIAS SEÇÃO I

DO REGIME DE TRABALHO

Art.99. O servidor ocupante de cargo de professor, em regência de classe, submeter-se-á às jornadas de trabalho a seguir:

I. jornada semanal de 20 (vinte) horas semanais; II. jornada semanal de 40 (quarenta) horas semanais.

§1º. As jornadas de trabalho previstas neste artigo compreendem a integralização das horas-aula (regência) e as horas-atividade.

§2º. A hora-atividade corresponderá ao percentual de 35% (trinta e cinco por cento) das jornadas de trabalho, definidas neste plano, sendo 50% (cinquenta por cento) cumpridas na escola e 50% (cinquenta por cento) em atividades extraclasses.

§3º. A jornada de trabalho do Grupo Ocupacional de Magistério será cumprida, prioritariamente, numa única unidade de ensino.

§4º. Em casos excepcionais, na carência de professor para atender à matriz curricular ou para substituição prevista em Lei, poderá ser extrapolada a carga horária do professor em regência, mediante documento expedido pela escola que justifique a referida ação, com a anuência do professor, e autorização da Diretoria de Recursos Humanos/SEMED, sendo que a carga horária extrapolada não integrará, em definitivo, a jornada do professor e sobre a qual não incidirá nenhuma vantagem referente ao cargo, conforme Termo de Acordo entre a Prefeitura Municipal de Tailândia, através da Secretaria Municipal de Educação - SEMED e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – SINTEPP.

a). para a jornada de trabalho de 20(vinte) horas semanais ou 100(cem) horas mensais, será considerada extrapolação quando a lotação do professor, em sala de aula(regência) for superior a 13(treze)horas semanais ou 65(sessenta e cinco) horas mensais até o máximo de 10(dez) horas semanais, que correspondem a 50(cinquenta) horas mensais, perfazendo uma lotação total de 150(cento e cinquenta) horas mensais.

b). para a jornada de trabalho de 40(quarenta) horas semanais ou 200(duzentas) horas mensais será considerada extrapolação quando a lotação do professor, em sala de aula(regência) for superior a 26(vinte e seis)horas semanais ou 130(cento e trinta) horas mensais, podendo extrapolar até o máximo de 10(dez) horas semanais, que correspondem a 50(cinquenta horas mensais), perfazendo uma lotação total de 250(duzentos e cinquenta) horas mensais.

§5º. Ao Profissional de Suporte Pedagógico será atribuída à jornada de trabalho estabelecida no Inciso II deste Artigo, excluída a hora atividade.

§6º. Aos servidores do quadro permanente dos Grupos Ocupacionais de Apoio Operacional e Apoio Técnico - Administrativo e Pedagógico será atribuída à jornada de trabalho de 40(quarenta) horas/semanais.

§7º. Aos servidores lotados na SEMED será atribuída a jornada de trabalho de 40(quarenta) horas/semanais, em regime de dedicação exclusiva.

SEÇÃO II

No documento PCCR_Educação-Tailandia-Pa.pdf (páginas 40-43)

Documentos relacionados