• Nenhum resultado encontrado

2. OS GÊNEROS TEXTUAIS E A ORALIDADE

3.5 Etapas da pesquisa que retratam a aplicação da proposta de intervenção

3.5.3 Definição de perguntas e encaminhamentos para a primeira produção

No inicio desta etapa, fizemos uma retomada oral do que havíamos visto na aula anterior e, na oportunidade projetamos mais um vídeo, com o intuito de repertoriar os alunos ausentes no encontro anterior. O vídeo escolhido foi “Simulação Entrevista de Emprego”. Por considerarmos pertinente que os alunos entendessem que esse era um evento comunicativo que exige certo preparo e faz parte de um ambiente exclusivo das empresas e como forma de compreensão da entrevista realizamos uma atividade de análise do vídeo, seguindo um roteiro quanto às características e aspectos que, segundo Fávero et al. (2012, p. 20) tem um evento comunicativo (evento de fala).

De posse desse roteiro avaliativo (quadro 12) entregue pela professora, os alunos foram orientados, a assistir ao vídeo observando os seguintes aspectos: situação discursiva; evento de fala; tema do evento; objetivo do evento; grau de preparo necessário para a efetivação do evento. Neste último item, eles deveriam observar o tipo de relação entre os participantes; o que demostrava a relação entre os participantes e, por fim, o canal utilizado para a realização do evento.

Quadro 12: Análise de um evento comunicativo

Análise da entrevista assistida (simulação de uma entrevista para vendedor de moveis) 1) Com relação à entrevista assistida (simulação de uma entrevista para vendedor) analise esse evento comunicativo marcando o que considera que esteve envolvido :

a) Situação discursiva ( )formal ( ) informal Por quê? b) Evento de fala:

( ) casual ( )espontâneo ( )profissional ( ) institucional c) Tema do evento:

( ) causal ( ) prévio d) Objetivo do evento:

( )nenhum ( ) prévio Por quê?

e) Grau de preparo necessário para efetivação do evento: ( ) nenhum( ) pouco ( )muito Por quê?

f) O que foi possível identificar com relação aos participantes?

( ) Idade, ( ) sexo ( ) posição social ( ) formação ( ) profissão, ( ) crenças. ( ) Outras Quais? g) A relação entre os participantes demostra que são?

( ) amigos ( ) conhecidos ( ) inimigos ( ) desconhecidos ( ) parentes ( )Outras Quais? h) Canal utilizado para a realização do evento?

( ) face a face ( ) telefone, ( ) rádio, ( ) televisão ( ) Internet. ( ) Outras Quais?

Fonte: Elaborado a partir de Fávero et al. (2012, p. 20)

Após esse momento de análise do evento comunicativo simulação de entrevista de emprego, os alunos se reuniram em grupo para retomarem as perguntas básicas constituintes de uma entrevista de emprego. Eles conversaram

sobre: as características de uma entrevista, os tipos de entrevistas que descobriram ao pesquisar no sítio da internet sugerido pela professora na aula anterior, quem seria o entrevistador e quem seria o entrevistado do grupo. Ainda, eles anotaram perguntas que são básicas para uma entrevista de emprego, debateram e treinaram para realizar a atividade. Em seguida, se dirigiram a diferentes ambientes da escola, conforme orientação da professora, para realizar a simulação da entrevista, munidos de celulares. Entretanto, o resultado não foi o esperado, posto que eles não conseguiram realizar a atividade como planejada.

Dessa forma, na aula seguinte, retomamos oralmente o que havíamos visto a partir do questionário e do primeiro vídeo motivador, para tentar fazer os alunos atingirem o objetivo inicial. Para melhor subsidiá-los, projetamos mais um vídeo com comentários sobre entrevista de emprego. O vídeo selecionado foi: “principais perguntas e respostas para entrevista de emprego - parte 1 / 5 perguntas e respostas”.

No vídeo, a autora Adriana Cubas lista de forma humorada as cinco perguntas (1. Fale sobre você 2. Por que você quer trabalhar na empresa? 3. Por que eu devo te contratar? 4. Fale sobre seus pontos fortes 5. Por que você saiu da empresa?) com sugestão de respostas para auxiliar aos candidatos na realização de uma entrevista de emprego. Refletimos sobre esses pontos a partir do seguinte questionamento: quais dessas perguntas são as mais difíceis de serem respondidas durante a entrevista de emprego?

Os alunos observaram que falar de si mesmo, detectando os pontos fracos e até os fortes, precisa ser objeto de reflexão e cuidado. Ademais, eles acreditam que não é fácil descrever-se.

Além disso, os alunos também receberam o texto “As 20 perguntas mais comuns na entrevista de emprego”, de Rômulo Martins (2015).

Nessa perspectiva, as perguntas selecionadas pelos alunos, em grande parte, foram aproveitadas a partir dos vídeos vistos e da listagem com as vinte perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego versando sobre a personalidade dos candidatos, experiências anteriores, os desafios de trabalhar em equipe e visão de futuro. Agrupando as principais perguntas priorizadas por dois grupos de alunos, elas podem ser assim enumeradas:

1) Fale um pouco sobre você.

3) Por que você deve ser contratado?

4) O que você fez neste tempo sem trabalhar? 5) Qual é o emprego dos seus sonhos?

6) Em quais outras empresas você trabalhou? 7) Quem te indicou para esse emprego? 8) Por que você deixou o emprego anterior? 9) Como você trabalha sob pressão?

10) Onde se ver daqui a 5anos? 11) Pode falar um pouco sobre você? 12) O que o (a) motiva no trabalho?

13) Quais suas três melhores qualidades que considera importante para o cargo?

14) Quais seus três maiores defeitos?

15) Por que razão deveríamos te contratar para essa vaga? 16) Como você lida com a pressão e o estresse no trabalho?

17) Quando é que você consegue se sentir bem sucedido no trabalho? 18) Como pensa em contribuir par ao crescimento e desenvolvimento da empresa?

19) Onde você se vê no futuro próximo?

20) O que consideram importante em uma empresa?

Após as retomadas e oferta de repertório, que foram feitos com o intuito de subsidiar os alunos para a simulação da entrevista de emprego, já que, na aula anterior percebemos que eles tiveram dificuldades para realizar a primeira gravação, os alunos redefiniram quem seria o entrevistador e o entrevistado e quais colegas iriam gravar o vídeo, em seguida, eles voltaram aos ambientes anteriores e realizaram a atividade proposta.

Contudo, percebemos no desenvolvimento da primeira gravação que alguns alunos, diante de uma situação de simulação, tiveram dificuldades, principalmente ao interagir sem rir um do outro, e outros não tinham organização mental (os mais velhos) para se imaginar diante de uma entrevista, queriam ler no papel o que haviam treinado, demonstrando dificuldades no uso autônomo da fala numa situação nova.