• Nenhum resultado encontrado

DEFINIÇÃO DO AMBIENTE E SUJEITOS DA PESQUISA

ANGELA MARIA REBEL

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.5 DEFINIÇÃO DO AMBIENTE E SUJEITOS DA PESQUISA

Para realização do estudo de caso foi eleita a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma vez que ela foi uma das precursoras da prática de Educação a Distância no Brasil, possuindo ainda renome nacional na realização de seus cursos.

A UFSC atua em EAD desde 1995. Ela iniciou com um programa de formação para a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e atualmente já realizou incontáveis números de cursos de capacitação, graduação e pós-graduação a distância.

A universidade possui diversos departamentos trabalhando com EAD atuando em cursos de capacitação, graduação e especialização. Dentre os núcleos e laboratórios que trabalham nessa proposta, cita-se o Departamento de Administração da UFSC que desde 2006 vem ofertando cursos nesta modalidade.

Em 2006 foi criado o curso de Administração a distância, em resposta a demanda do Ministério da Educação (MEC) de qualificar servidores públicos no programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O projeto é regulamentado pelo Decreto Nº 5707, de 23 de fevereiro de 2006, que instituiu a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O decreto ainda regulamenta dispositivos da Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

O projeto foi criado pelo Ministério da Educação visando à articulação e integração de um Sistema Nacional de Educação Superior a Distância, em caráter experimental, para poder sistematizar as ações, programas, projetos, atividades pertencentes às políticas públicas com o intuito de ampliação e interiorização da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil (PROJETO PEDAGÓGICO, 2006).

Neste sentido, o escopo dessa tese fica limitado aos cursos ofertados com base nesse projeto, bem como será restrito ao curso

142

de Administração da UFSC, uma vez que eles possuem uma tutoria consolidada, com mais de oito anos de prática e com diversos trabalhos acadêmicos realizados e publicados que demonstram que este curso já possui iniciativas de gestão do conhecimento na Gestão de Tutoria, bem como por alcançar conceito 5 (cinco) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) neste ano, o que mais uma vez demonstra a qualidade deste curso.

A tutoria do Curso de Administração atende os seguintes cursos:

 UAB II: Curso de Administração - Universidade Aberta do Brasil que iniciou em 2011.

 UAB III: Curso de Administração - Universidade Aberta do Brasil que iniciou em 2013.

No momento da aplicação das entrevistas e do questionário, somente estes dois cursos estavam em andamento. 3.5.1 A Tutoria dos cursos de graduação na modalidade a distância

O modelo de tutoria deste departamento é distinto de outras universidades apreciadas, desde algumas tarefas realizadas (visto que o tutor atua como uma auxiliar do professor) até a existência de uma figura a mais no processo de Gestão de Tutoria que é o Tutor Supervisor.

A tutoria no Departamento de Administração foi criada em 10 de julho de 2006, para ofertar o primeiro Projeto Piloto do curso de Administração a Distância. O curso era destinado aos funcionários do Banco do Brasil, servidores da UFSC e outros servidores públicos de Santa Catarina. O projeto, na forma de piloto, teve duração de quatro anos e meio (SABINO, 2013).

O Projeto Piloto I (PPI) teve uma equipe de 20 tutores, sendo dois em cada Polo, um Coordenador de Curso, um Coordenador de Tutoria, dois Supervisores de Tutoria e uma equipe Técnica. O curso possui quatro turmas formadas (SABINO, 2013).

143 No curso, nos meses de Julho a Setembro/2007 houve a interrupção parcial das atividades acadêmicas decorrente de liminar judicial oriunda de ação civil pública n° 20077200008103-7/SC. Após o termo de conduta ajustado com o Ministério Público Federal homologado em 20 de Setembro de 2007 as atividades foram retomadas e então surgiu um novo projeto que se chama Projeto Piloto II (PPII) que se trata da segunda oferta do Curso de Administração a distância, este sendo ofertado para a demanda social, com o total de 400 vagas oferecidas nos mesmo Polos do Projeto Piloto I, sendo distribuído 40 vagas por Polo (SABINO, 2013, p.125).

O novo Projeto (Projeto Piloto II – PPII) contou inicialmente com 10 novos tutores (1 por polo) e dois novos Supervisores de Tutoria. As Coordenações de Curso e de Tutoria e a equipe técnica se mantiveram os mesmos do Projeto Piloto I. Hoje o curso já possui duas turmas formadas. Em conjunto à oferta dos PPI e PPII, iniciou-se um curso do Projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O projeto UABI (1a. oferta) contou com mais 600 alunos distribuídos em 15 Polos. O novo projeto demandou 20 novos tutores e dois novos supervisores de tutoria. Novamente se manteve a estrutura de coordenação e equipe técnica. O curso já possui quatro turmas formadas (SABINO, 2013).

Atualmente estão sendo ofertados os cursos UABII e UABIII. A equipe da Coordenação e da técnica se manteve a mesma no PPI, PPII, UABI, UABII e UABIII.

O projeto UABII iniciou com 400 alunos distribuídos em nove polos. O curso é composto por dez tutores presenciais, nove tutores a distância e dois supervisores de tutoria (EAD-UFSC, 2014). Cabe ressaltar que durante o processo de coleta de dados, o curso contou com apenas oito tutores a distância, visto que uma tutora havia se desligado do curso e o processo de seleção do novo tutor, levou o mesmo tempo da coleta de dados.

O projeto UABIII iniciou com 200 alunos distribuídos em cinco polos. O curso é composto por dez tutores presenciais, oito

144

tutores a distância e dois supervisores de tutoria (um dos supervisores de tutoria é o mesmo que atende o outro curso) (EAD- UFSC, 2014).

Desse modo, o público-alvo desta pesquisa abrange: um coordenador de curso, um vice-coordenador de curso, um coordenador de tutoria, três tutores supervisores, 20 tutores presenciais, 19 tutores a distância.

Sobre o regime de trabalho da tutoria é de 20 horas semanais para os tutores a distância, sendo 4 horas presenciais (no local físico da tutoria) e 16 horas a distância (virtual). Assim, 4 horas presencias devem ser cumpridas no ambiente da tutoria em um horário previamente estipulado e seguindo uma escala de trabalho (SABINO, 2013), uma vez que só existe disponibilidade física para quatro tutores por vez na sala da tutoria.

Os tutores presenciais devem comparecer a tutoria em momentos de capacitações e reuniões. E devem participar dos momentos presenciais que acontecem nos Polos de ensino.

Os supervisores de tutoria trabalham 30 horas semanais, sendo 20 horas presenciais, ou seja, devem ser cumpridas no ambiente da tutoria em um horário previamente estipulado e o restante deve ser cumprido virtualmente (SABINO, 2013).

Os coordenadores cumprem o horário determinado pelo Departamento de Administração, compartilhando seu tempo entre funções administrativas e de ensino (como professores).

A coleta de dados ocorreu entre maio e agosto de 2014. Iniciou-se com as entrevistas e depois foi aplicado o questionário. Os entrevistados foram as Tutoras Supervisores e a Coordenadora de Tutoria. Os respondentes do questionário foram o Coordenador do Curso, o Vice-Coordenador do Curso, Coordenadora de Tutoria, Tutoras Supervisoras, os Tutores a Distância e os Tutores Presenciais.