• Nenhum resultado encontrado

DEFINIÇÃO DAS VARIÁVEIS A CONSIDERAR

Para a definição de um indicador é necessária uma pesquisa mediante estudos similares. Como se trata de um tema de dispersão rural e com a falta de estudos sobre esta problemática, surgiu a necessidade de pesquisar estudos semelhantes, realizados em contextos suburbanos e rurais, uma vez que grande parte dos estudos feitos foram em contexto urbano, usados para estudar a dispersão de grandes cidades.

O que se pretende é encontrar “variáveis/indicadores” que vão ao encontro da dispersão rural numa paisagem protegida, dada a inexistência de estudos semelhantes.Esta escolha tem como objetivo compreender a existênciae como se esta a processa este fenómeno. Para este estudo não será relevante variáveis que indiquem a razão do fenómeno ou as suas implicações, pois este tipo de estudo será feito em trabalhos futuros depois de se confirmar a sua existência.

SegundoKew e Lee(2013) as variáveis usadas num estudo feito sobre a paisagem agrícola do estado do Kentucky, nos Estados Unidos da América foram:

- Áreasurbanizadas totais;

- Áreasartificializadas descontínuas; - Áreas artificializadasper capita; - Densidade populacional; - Variação populacional;

- Clumpiness Index da área artificializada total;

- Clumpiness Index da área artificializada descontínua;

Com as variáveis apresentadas pode agrupar-se,relacionando-se espacialmente ou demograficamente, por esta razão pode dizer-se que “as áreas artificializadas total e descontinuas” estão interligadas numa dimensão de peso/quantidade, enquanto que, áreas artificializadas per capita, densidade populacional e variação populacional estão relacionadas numa dimensão de rácio/intensidade.Por fim, Clumpiness Index da área artificializada total e descontínua porque caraterizam a organização/distribuição. Deste modo obtiveram-se três variáveis: uma para a quantidade, uma para rácio/intensidade e outra para a distribuição. Após pesquisa bibliográfica sentiu-se a necessidade de se criar uma outra variável que estudasse a forma das áreas artificializadas, pois a forma das manchas terá relevância para o estudo.

Capítulo III – Definições das variáveis a considerar

14 Tabela 3 - Tabela Síntese dos artigos estudados

Autores e data Variável de quantidade Variável de

rácio/intensidade Variável de distribuição Variável de forma

Kew & Lee (2013)

Área artificializada total Área artificializada

descontinua

Área artificializada per

capita

Densidade populacional Variação populacional

Clumpiness Index (Fragstats) da área

artificializada total e da área artificializada descontínua

Hennig (2015) Percentagem de área artificializada

Área Artificializada por habitante+emprego

Distância média ponderada entre áreas artificializadas

Irwin (2007)

Tamanho médio das manchas de área

artificializada

Densidade de manchas Dispersão média

Media do rácio perímetro/área das manchas de área artificializada

Perímetro comum entre manchas artificializadas e não artificializadas

Sudhira (2004) Área

Artificializada Total

Variação da população Entropia de Shannon (diversidade de usos do solo)

Jaeger e Schwick (Jaeger e Schwick,

2014)

Área artificializada Total Área artificializadaper

Capita residente Distancia entre as manchas

Phillips (2015)

Densidade habitacional

Densidade das estradas Média de habitações por km de via

Xi-Jun yu (2007) Peso da maior mancha Tamanho médio das manchas

Número de manchas de área artificializada

Entropia de Shannon (diversidade de usos do solo)

Dimensão Fractal das áreas artificializadas

Média do Índice de Forma ponderado pela área

Capítulo III – Definições das variáveis a considerar

15

Variáveis de Quantidade (VQ)

Pela análise da tabela, pode observar-se que na Variável Quantidade, a maioria dos autores usam como variáveis “a quantidade de área artificializada”, como Kew & Lee (2013), Hennig (2015) Sudhira (2004), e Jaeger e Schwick(2014), enquanto que os restantes usam indicadores relativos ao “peso e tamanho das manchas” como Irwin (2007) e Xi-JunYu (2007).

Para o estudo em concreto, o indicador mais aconselhável é “Quantidade de Áreas Artificializadas”, este indicador servirá para se ter uma perceção da área artificializa e se esta tem aumentando nos últimos anos, também vai servir de base para os outros indicadores.

Variáveis de Rácio/Intensidade (VR)

Esta variável serve para fazer uma relação entre a variação da população e o que cada indivíduo ocupa por m2, tendo como finalidade avaliar a ocupação do solo per capita.

SegundoTabela 3, pode observar-se que o indicador mais usado é a densidade populacional e a variação da mesma,Kew &Lee,(2013), Hennig (2015) e Jaeger e Schwick (2014).

Como o ADV é uma região rural e apresenta pouca dinâmica relativamente os balanços populacionais, o indicador mais apropriado para esta variável será a “área artificializada pela população residente”. A razão da escolha é saber se a variação da área urbana influência a variação da população, pois a tendência natural é sempre o aumento das áreas artificializadas independentemente de ocorrer variação da população.

Variáveis de Distribuição (VD)

A Variável de Distribuição estuda a organização das áreas artificializadas, uma vez que é tão importante saber a quantidade artificialização do solo, como a sua distribuição no espaço.

Na Tabela 3 os indicadores usados são a organização/distribuição da área urbanizada (Clumpiness Index) Kew &Lee (2013), a entropia de Shannon Sudhira (2004) e Xi-JunYu (2007) e o número de manchas Xi-JunYu (2007).

Capítulo III – Definições das variáveis a considerar

16 Nesta dimensão será importante escolher duas variáveis, uma para identificar o “número de manchas”, que foram criadas ao longo do tempo e uma outra variável para saber como essas manchas se distribuem dentro delas, de uma forma mais ou menos dispersa.

Estetipo de variáveis está diretamente relacionado com a Variável de Quantidade. Após da análise da quantidade de área artificializada é necessário fazer um estudo da distribuição, Para tal importa saber como tem aumentado a dispersão e se tem aumentado processa de forma coesa, obedecendo à estrutura das aldeias do ADV uma vez que como foi considerado Património da UNESCO devido ao seu casario típico.

Variáveis de Forma (VF)

A Variável de Forma, refere-se à configuração das manchas, os indicadores apoiam-se na forma e tamanho das manchas usando áreas e perímetros. A dimensão usada será a métrica de razão área-perímetro, pois quanto maior o resultado, maior é a complexidade da forma das manchas.

Após a escolha das quatro dimensões: quantidade, rácio/intensidade, distribuição e forma, e depois da pesquisa bibliográfica,obteve-se a tabela síntese, anteriormente referida. Pelas razões indicadas anteriormente, foram escolhidas as variáveis para a realização do estudo: área artificializada, número de manchas, razão entre área urbanizada e a variação da população, distribuição/organização das manchas (Clumpiness Index), razão área-perímetro das manchas.

É necessário agora estabelecer um método de cálculo para o estudo e avaliação destas variáveis que vão ser demonstradasa cada passo no capítulo seguinte.

CAPÍTULO IV

Capítulo IV – Materiais e Métodos

19

Documentos relacionados