• Nenhum resultado encontrado

Inicialmente, imperativo ressaltar o delineamento metodológico utilizado na presente pesquisa, uma vez que, estabelecido, permitirá uma maior compreensão daquilo que se pretende estudar.

Sendo assim, adotaram-se critérios de classificação da pesquisa no que tange ao nível, abordagem e procedimento.

Preliminarmente, no que se refere ao nível, empregou-se a pesquisa exploratória, tendo em vista que envolve “levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado” 1 e “análise de exemplos que estimulem a compreensão”.2

Quanto ao método de abordagem, este se deu sob a forma qualitativa, já que “[...] trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o

1 GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 41. 2 Ibid., p. 41.

que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis”.3

Para Leonel e Motta, cinco são as características primordiais da pesquisa qualitativa, sendo elas análise de palavras, análise indutiva, análise subjetiva, o pesquisador envolve-se com o processo, e por fim, gera ideias e categorias para a pesquisa.4

Quanto ao método de procedimento, empregou-se a pesquisa bibliográfica, decorrente de “livros, revistas, jornais, monografias, teses, dissertações, relatórios de pesquisa, etc.”5

Depois de constituídos determinados critérios metodológicos, fez-se necessário, ainda, estabelecer a população alvo, a qual, na presente pesquisa, é representada pelos operadores do direito.

Nesta ocasião, os operadores do direito, nada mais são do que juízes, promotores e advogados, ou seja, agentes sociais com maior poder decisório junto ao Poder Judiciário e que, consequentemente possuem uma responsabilidade perante a sociedade.

São eles os aplicadores daquilo que se encontra disposto na Constituição Federal. Portanto, diante de um eventual conflito, como assim acontece quando o paciente se recusa a receber um determinado tratamento capaz de salvar-lhe a vida, por causa de motivos religiosos, serão eles que atuarão na busca pela prevalência do direito à vida ou do direito à liberdade religiosa.

Em sendo assim, com base nesses critérios, alcançou-se a quantidade de 7 (sete) operadores, sendo 3 (três) juízes, 2 (dois) promotores de justiça e 2 (dois) advogados, todos atuantes nesta cidade e comarca.

Vale lembrar que para se alcançar o objetivo primordial da presente pesquisa, que será identificar as representações sociais da população/alvo, acima estabelecida, utilizou-se, como instrumento para coleta de dados, a entrevista, sendo que esta se apresenta sob a forma semi-estruturada. Segundo Candeloro e Santos “[...] supõe-se que na semi-estruturada haja uma confluência de perguntas previamente elaboradas com outras pautadas a partir das respostas e elucubrações dos entrevistados”.6

3 GIL, 2002, p. 41.

4 LEONEL, Vilson; MOTTA, Alexandre de Medeiros. Ciência e pesquisa. 2. ed. rev. atual. Palhoça: Unisul

Virtual, 2007. p. 110.

5 Ibid., p. 73.

6 CANDELORO, Rosana J.; SANTOS, Vanice dos. Trabalhos acadêmicos: uma orientação para a pesquisa e

normas técnicas. Porto Alegre: AGE, 2006, p. 75. Disponível em:

<http://books.google.com.br/books?id=REvrU90M2OUC&printsec=frontcover&dq=trabalhos+academicos&hl =ptbr&ei=w2nlTKyJLoWClAfw5dHdCw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEw AA#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 16 nov. 2010.

Deste modo, evidencia-se que com o instrumento de coleta acima referido, perguntas que surgem durante o discurso, sem estarem previamente estabelecidas, podem ser feitas pela pesquisadora. Permite-se uma maior interação entre o entrevistador e o entrevistado.

Vale lembrar, que as entrevistas foram previamente agendadas, por meio telefônico ou eletrônico, agendando-a com o próprio entrevistado, ou em determinadas vezes por meio de seus assessores, como aconteceu com alguns juízes e promotores.

As entrevistas foram realizadas no ambiente de trabalho dos entrevistados, sendo que aquelas realizadas com juízes e promotores de justiça foram feitas em seu Gabinete no Fórum da Comarca de Tubarão/SC.

Com efeito, ressalta-se, que o fundamento da Teoria das Representações Sociais, serviu como referência à análise dos dados colhidos. Mencionada teoria permite à identificação da forma com que os sujeitos se apropriam de uma história, nesse caso a recusa das Testemunhas de Jeová à transfusão sanguínea e, consequentemente, as redefinem e as transformam, de acordo com seus pensamentos.7

Entretanto, antes de elaborar o presente trabalho monográfico e consequentemente realizar as entrevistas, fez-se necessária a submissão do projeto de pesquisa ao crivo do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP-UNISUL). Era preciso verificar se os métodos empregados eram considerados éticos, já que o trabalho envolveria seres humanos.

No entanto, antes de submetê-lo à referida aprovação, foi preciso elaborar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido/TCLE, capaz de demonstrar aquilo que se pretendia pesquisar. Referido documento deve ser apto a “fortalecer a autonomia do indivíduo, principalmente em situações controvertidas e, às vezes únicas na vida de uma pessoa” e “aumentar a autonomia da pessoa nas decisões que afetam o bem-estar físico e mental”.8

Sendo assim, solicitou-se aos entrevistados esta autorização, possibilitando, eticamente falando, a divulgação das entrevistas, respeitando claro o anonimato de cada um deles.

7 FARIAS, Ana Paula. As representações sociais dos operadores do direito sobre a concessão da adoção a

casais homossexuais. 2008.77 f. Monografia (Graduação em Psicologia)-Universidade do Sul de Santa

Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://inf.unisul.br/~psicologia/wp- content/uploads/2009/02/anapaulafarias.pdf> Acesso em: 16 nov. 2010.

8 SLAWKA, Sérgio. O termo de consentimento livre e esclarecido e a pesquisa em seres humanos na área

de saúde: uma revisão crítica. 2005. 286 f. Dissertação (Medicina Preventiva)-Universidade de São Paulo. São

Paulo, 2005. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-15092005-120212/pt- br.php>. Acesso em: 16 nov. 2010.

Ainda, com o intuito de se obter a gravação da presente pesquisa, solicitou-se, também, o Consentimento para Fotografias, Vídeos e Gravações. Ressalta-se que o referido consentimento, serviria única e exclusivamente para que ao final, a pesquisadora, sem apelo forçado da memória, pudesse reconstituir a fala de seus entrevistados.9

Por fim, após a devida aprovação do projeto de pesquisa, código nº. 10.921.6.01.III, pelo Coordenador do Comitê de Ética e Pesquisa, iniciou-se o trabalho monográfico, realizado em conjunto com as entrevistas semi-estruturadas, sendo os dados devidamente reunidos, passando-se à análise dos discursos obtidos em tópico específico deste capítulo.

Antes, porém, necessário apresentar o conceito e fundamentos da Teoria das Representações Sociais, os quais, na presente pesquisa, servem como alicerce para a análise dos dados obtidos.