• Nenhum resultado encontrado

7.3 Aplicação dos riscos de distorção à taxonomia

7.3.1 Deloitte

A Deloitte Foundation, instituição vinculada à empresa Deloitte nos EUA, uma das

Big Four de auditoria independente, forneceu formalmente autorização para utilizar casos

reais para este estudo. São casos utilizados para o ensino de auditores nessa instituição, registrados em relatórios de discussão com detalhes desses casos. Englobam diferentes setores da economia com empresas com participação em âmbito nacional dos EUA. Quanto ao uso da informação para essa pesquisa, a instituição solicitou formalmente que qualquer característica a qual possa identificar os casos e suas conclusões não deve ser divulgada. Considerando a abrangência desse sigilo das informações, optou-se por não divulgar os nomes, características do setor e nem o ano de sua ocorrência. E, após a segregação de todo conteúdo, os que satisfazem a essa pesquisa são aqui apresentados.

As informações utilizadas são as diretamente relacionadas ao estudo da taxonomia, as quais incluem o contexto de (1) Análise dos Riscos de Distorções Contábeis, as (2) Afirmações e (3) Procedimentos. Dentre os casos fornecidos, foram selecionados somente os que evidenciam essas três bases para comparação com a taxonomia. São casos de auditoria ocorridos entre os anos de 2011 a 2016. As informações coletadas foram consolidadas no Quadro 35 a seguir, onde são comparadas com as relações conceituais lógicas da taxonomia, observando os atributos dos riscos e indicando os termos da faceta Afirmações. Essa categoria é determinante na linha central de cada trilha na estrutura taxonômica.

Riscos

Item Afirmações Riscos Procedimento Afirmações Procedimento

13.9.1 Integridade

Todas as ordens ou parte delas enviadas não são registradas como receitas.

Conferir a relação de envios com as informações faturas emitidas.

Nem todas as ordens (transações) foram registradas

Integridade Rastreamento

13.9.2 Ocorrência Receitas são registradas por ordens não enviadas ou fictícias.

Inspecionar os relatórios da supervisão e seguir a rota das sem nenhum comentário do cliente. Essência das receitas é questionável Existência/ Ocorrência Confirmação Vouching Inspeção 13.9.3 Avaliação (Precisão)

Ordens enviadas não são registradas com precisão em quantidade e preço não correspondendo aos preços autorizados.

Verificar os valores praticados de acordo com as bases autorizadas assim como os cálculos relacionados.

Imprecisão no valor Avaliação ou Alocação

Inspeção Recálculo

16.1.1 Integridade

As partes relacionadas e as transações podem não ser identificadas

apropriadamente e não são registradas de acordo com os critérios contábeis pertinentes.

Análise das fontes de informação que possam identificar transações que não foram registradas (websites, atas de reunião, relatório de impostos, faturas, etc)

Ausência de registro de fatos que existem Integridade Rastreamento 16.1.2 Avaliação (Precisão)

Transações de partes relacionadas são registradas com os valores estão incorretos.

Inspeção de documentos tais como contratos, faturas ou extratos bancários Confirmação (complementar)

Valores incorretos Avaliação ou Alocação

Inspeção Recálculo 12.7.1 Avaliação Inapropriada avaliação do passivo de

litígio com amianto. Recálculo com uso de um especialista

Cálculo Precisão Avaliação ou Alocação Inspeção Recálculo 12.7.2 Integridade Possibilidade de os dados não estarem

completos para os registros.

Confrontação de informações de banco de dados (reconciliação) Ausência de registro de fatos que existem Integridade Rastreamento 11.8.1 Avaliação

A avaliação do ativo pode conter distorção. É um conjunto de ativos que passaram por reavaliação com a finalidade de venda para terceiros.

Análise dos procedimentos da gestão Levantar informações sobre a vida útil dos ativos

Entendimento da base de cálculo Recálculo Valor Cálculo Precisão Avaliação ou Alocação Inspeção Recálculo

13.4.1 Avaliação Distorção do valor de ativos intangíveis.

Analisar as bases para o valor justo (fair

value). Recalcular esses valores. Fazer

estimativas para corroborar.

Valor Recálculo Estimativa Avaliação ou Alocação Inspeção Recálculo 13.4.1 Divulgação

Inadequada apresentação dos ativos intangíveis nas demonstrações contábeis.

Verificar a adequada evidenciação do

valor justo (fair value). Evidenciação

Apresentação/ Divulgação

Inspeção Reconciliação

O Quadro comparativo apresenta riscos, afirmações e procedimentos. Quanto às afirmações não são identificadas divergências entre os casos e a sugestão conceitual da taxonomia. Quanto aos procedimentos nos casos, identifica-se em algumas situações mais de um procedimento para uma mesma afirmação, entretanto apenas o item 12.7.2 não está alinhado ao modelo. Entretanto, apesar de não ter exatamente o procedimento direcionado, a estrutura da taxonomia permite conhecer o conjunto de procedimentos para uma determinada Afirmação, não influenciando a precisão de uma escolha.

Na lógica da estrutura o correto é a indicação de apenas um procedimento, que será o principal indicado pelos caminhos da estrutura taxonômica. Isso significa que para ser mais preciso na escolha dos procedimentos, tem-se que descrever/coletar atributos mais específicos relacionados às afirmações e aos procedimentos. Por exemplo, no caso do item 11.8.1 – Risco - “A avaliação do ativo pode conter distorção. É um conjunto de ativos que passaram por reavaliação com a finalidade de venda para terceiros” a característica mais ativa é a avaliação, que numa análise mais criteriosa tem-se direcionando o foco para o recálculo, sem a ênfase na inspeção como indicado no Quadro 35.

Há dois resultados dessa comparação que se destacam. O primeiro é o fato de todas as Afirmações e seus respectivos riscos coletados coincidem com as Afirmações do modelo. Comparando a estrutura teórica da taxonomia, os dados coletados nessa instituição estadunidense a corroboraram, onde os exemplos práticos são identificáveis à estrutura conceitual. Isso mostra que tal estrutura permite a organização de informações nas escolhas do auditor, com um direcionamento preciso. Segundo, os atributos classificatórios da linguagem documentária na estrutura taxonômica indicam uma sugestão para melhoria na descrição dos riscos focados na escolha de procedimentos, os quais podem conter mais detalhes para atender a trilha completa.