• Nenhum resultado encontrado

Fonte: Rafael Helenco, 2015

4.6 Aceitabilidade

Os brasileiros consumiram 9% mais ovos no ano de 2014. A pesquisa é do Instituto Ovos Brasil. Em 2013, o consumo era calculado em 168 unidades por ano, chegando em 2014, a 180 ovos por pessoa.

O Brasil se posiciona como um mercado que atingiu um grau de excelência na produção. Assim como já foi desconstituído o mito de que a carne de frango é produzida à base de hormônios, a população brasileira aprende que o ovo não é responsável pelo aumento de níveis de colesterol no sangue segundo o Instituto de Ovos Brasil.

De janeiro a setembro de 2014, o Brasil produziu 27 bilhões de ovos, crescimento de 6% na comparação com igual período de 2013. O mercado interno é o grande consumidor, com 99,62% no período.

No ano de 2014, a produção nacional de ovos de galinha foi de 2,826 bilhões de dúzias, o maior número já registrado na série histórica da pesquisa, iniciada em 1997. Houve aumento de 3,1% em relação a 2013. Apesar das reduções significativas na produção de Goiás (-4,8%), Santa Catarina (-3,7%) e do Amazonas (-3,9%), houve crescimento substancial em São Paulo, no Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

O uso do ovo na alimentação do brasileiro acontece devido aos esclarecimentos sobre os benefícios do mesmo para a saúde humana e descapitalização crescente do brasileiro que, com a perda de poder aquisitivo do salário mínimo, troca a compra da carne (que está com o preço muito elevado) pela compra de ovos.

4.7 Vulnerabilidade

A vulnerabilidade do negócio acontecerá se ocorrer o manejo incorreto na criação das galinhas. A alimentação representa, aproximadamente 70% do custo de produção da atividade de postura. È também a principal responsável pelo desenvolvimento e produção das aves, o que interfere diretamente da rentabilidade da criação. Por isso é necessário que se tenha acesso a ração de excelente qualidade, de acordo com a fase com que a ave se encontra.

O espaço deve atender toda a população de aves, que deve ser criada com conforto em termos de instalações e condições climáticas adequadas às temperaturas para evitar a perda de produtividade e mortalidade das galinhas.

As pessoas responsáveis pelo trato das galinhas devem ser bem treinadas e atentas. Devem observar e anotar tudo que acontece na criação de poedeiras, para reconhecer possíveis problemas e preveni-los.

A limpeza e a desinfecção das instalações são fatores determinantes do sucesso da criação de galinhas poedeiras. Medidas como: vacinações, debicagem, separação de aves doentes e descartes devem ser bem conduzidos. Ter um médico veterinário para acompanhar situações de urgência é imprescindível para se evitar doenças e possíveis perdas.

O fornecimento incorreto de água e ração, bem como a incorreta coletagem dos ovos, implicam no aumento desnecessário de custos com ração, além de serem a principal causa da instabilidade da produção. Tendo em vista que o problema deve-se a falta de capacitação técnica dos cuidadores. Assim, sugere-se a capacitação dos envolvidos na criação das galinhas para se evitar perdas.

É necessário que se escolha uma boa linhagem de galinhas para que estas tenham baixa taxa de mortalidade, capacidade de postura acima de 240 ovos por ano, alta porcentagem de ovos grandes, boa capacidade de pigmentar as gemas, resistência a doenças, alta taxa de eclosão, fertilidade, qualidade interna do ovo, maturidade sexual precoce e baixa incidência de manchas no seu interior.

Os elementos citados acima são imprescindíveis para se evitar a vulnerabilidade do negócio.

CONCLUSÃO

Este projeto foi pensado para atender a necessidade de uma família, proprietária de uma pequena área rural para que a mesma permaneça no campo com qualidade de vida. No decorrer histórico do agronegócio no Brasil, os minifundiários foram se descapitalizando.

A referida família, com a cultura do plantio de soja e trigo, na última década, foi se descapitalizando devido a concorrência com os latifundiários, perdas por intempéries, falta de investimento tecnológico, até chegar numa área mínima de 1,5 ha de terra.

Após muito estudo bibliográfico, pesquisa de campo, pensou-se na realização deste projeto para o cumprimento de uma exigência acadêmica e o atendimento real da necessidade acima citada. Então, este projeto avaliou a Viabilidade Econômica Para Implantação de um Aviário Para Produção de Ovos de Galinha nesta propriedade rural, localizada no Distrito de Quaraim, Três de Maio, RS.

Embasado nas teorias sobre planejamento estratégico, aspectos mercadológicos e financeiros de um negócio, investimento e custo, financiamento e riscos, levantamento e estudos de dados sobre a atividade avícola de postura, avaliou-se a implementação do projeto.

Assim, após estudos concluiu-se que a implantação do projeto de um aviário para produção de ovos de galinha na pequena propriedade torna-se viável e muito atrativo visto que em menos de 4 anos retira-se o capital investido, sendo que o prazo para pagamento do financiamento pode ser de até 10 anos. Espero que este projeto seja realmente implementado e aperfeiçoado para que o homem do campo permaneça no campo com qualidade de vida e satisfação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES Magda. Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo. RJ: Campus, 2003.

BALSADI, O. Características do Emprego Rural nos Anos 90. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente) - Instituto de Economia da Unicamp, Campinas, 2000. Disponível em “http://cutter.unicamp.br/document/?code=000615849”. Acesso em: 25.10.2010

BERTOLDI, Marcelo M. Curso Avançado de Direito Comercial, vol. I: Teoria Geral do Direito Comercial, Direito Societário 2ed. ver. e atual. . São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003, p.68

BRAGA, Roberto. Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

BRAGA, Roberto; Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1996.

BRITO, P. L. et al. Estudo da viabilidade técnica da implantação de uma granja de codornas na região de Brazlândia-DF. Brasília: UPIS, 2010. (Boletim técnico). 48 p.

BROM, L. G.; BALIAN, J. E. A. Análise de investimentos e capital de giro: Conceitos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.

BUARQUE, Cristovam; Avaliação Econômica de Projetos. 19 ed. Rio de Janeiro:Campus, 1984.

BUARQUE, Cristovam. Avaliação econômica de projetos: uma apresentação didática,Rio de Janeiro: Campus 1991.

CASAROTTO Filho, Nelson; Projeto de Negócio – Estratégias e Estudos de Viabilidade. São Paulo: Atlas, 2002.

CASAROTTO Filho, Nelson; KOPITTKE, Bruno Hartumut. Análise de investimentos. São Paulo: Atlas, 2000.

CONTINI, Elisio. Dinamismo do agronegócio brasileiro. Disponível em: “http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=454&pg=2&n=2” . Acesso em: 26.10.2010

DINIZ, Maria Helena. Código Civil anotado, São Paulo: Ed. Saraiva, 2002 p.574.

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luiza. 10 ed. São Paulo 1999.

FERNANDEZ, J.A.C.G. Preferências quanto à localização e influência do ciclo de vida familiar. Dissertação de mestrado. Florianópolis: UFSC, 1999.

FISCHMANN, A. A. ; ALMEIDA, M. I. R. de. Planejamento estratégico na prática. São Paulo, Atlas, 1991, p. 164

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para Trabalho Científico: elaboração e formatação. 14 ed. Porto Alegre: S.N, 2008.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

GRAZIANO DA SILVA, José. A nova dinâmica da agricultura brasileira. Campinas: Unicamp-Instituto de Economia, 1996. 217p.

GROPPELLI, A. A; NIKBAKHT, Ehsan. Administração Financeira. 3ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

GUILHOTO, J. J. M.; FURTUOSO, M.C.O. ; BARROS, G.S. de C. O Agronegócio na economia brasileira, 1994 a 1999. Piracicaba, CEPEA/USP. Set. 2000. 139 p. Disponível em: http://www.cna.org.br/IndicadoresN/Agosto00/metodologia.HTM>. Acesso em: 29.10.2010

HOLANDA, Nilson; Planejamento e projetos – uma introdução as técnicas de planejamento e elaboração de projetos. Rio de Janeiro: Apec, 1974.

HOLANDA, Nilson; Planejamento e projetos - – uma introdução as técnicas de planejamento e elaboração de projetos. 13 ed. Fortaleza: Estrela, 1987.

LANI, João Luis. Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais. Mato Grosso: Centro de Produções Técnicas, 2004.

LAPPONI, J. C. Projetos de Investimento: Construção e avaliação do fluxo de caixa. São Paulo: Lapponi Treinamento e Editora, 2000.

LEMES JÚNIOR, A. B.; RIGO, C. M.; CHEROBIM, A. P. S. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas financeiras. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Manual de Segurança e Qualidade para a Avicultura de Postura da EMBRAPA (p. 36).

MARTINS, Eliseu; Contabilidade de Custos -Inclui o ABC. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MONTEIRO, Rogério – art 970, p. 117 in Comentários ao Código Civil Brasileiro

MONTENEGRO, E. de F. Gerenciando em ambiente de mudança. São Paulo: McGraw Hill, 1988.

MOTTA, Régis da Rocha, CALÔBA, Guilherme Marques; Análise de investimentos: Tomada de decisão em projetos industriais. São Paulo: Atlas, 2006.

NASCIMENTO, Carlos Alves. Evolução das Famílias Rurais no Brasil e Grandes Regiões: Pluriatividade e Trabalho Doméstico, 1992-1999. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente) - Instituto de Economia

da Unicamp, Campinas, 2002. Disponível em: <http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000359254>. Acesso em 20.10.2010

OLEIAS, V. J. Disponível em: <http://www.cds.ufsc.br/~valmir/cl.html>. Acesso em 25.10.2010

CARTILHA DE ACESSO AO PRONAF. Disponível em

<http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/F8D5FB4FAB4789938325771C00 68DA07/$File/NT00044052.pdf>. Acesso em: 30.10.2010

SAMANEZ, C. P. Gestão de investimentos e geração de valor. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2007.

SOUZA, A.; CLEMENTE, A. Decisões financeiras e análise de investimentos: fundamentos, técnicas e aplicações. 6. ed. 2. reimp. São Paulo: Atlas, 2009.

VERGARA Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 3ª edição. São Paulo Atlas S.A. – 2000.

WOILER, Samsão; MATHIAS, Washington Franci; Projetos – Planejamento, Elaboração e Análise. 1 ed. São Paulo: Atlas, 1986.

WOILER, Samsão; MATHIAS, Washington Franco. Projetos: Planejamento, Elaboração e Análise. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração: abordagens descritivas e explicativas. 5.ed. São Paulo: Makron, 1998.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998.

Documentos relacionados