• Nenhum resultado encontrado

3. UNIDADE FUNCIONAL DE OTONEUROCIRUGIA E NEURORRINOLOGIA DO

3.5. Departamento de Anatomia Humana da NOVA Medical School, Faculdade de

O Departamento de Anatomia Humana da NOVA Medical School, Faculdade de Ciências Médicas (NMS-FCM, Diretor: Professor Doutor João Goyri O’Neill), é uma referência nacional e internacional no ensino pré e pós-graduado. Um dos fatores que contribui para este enorme sucesso engloba, naturalmente, o treino cirúrgico em

Este Departamento desde sempre cultivou e incentivou o imprescindível respeito e a dignidade pela utilização de cadáveres para fins científicos, o que implica, logicamente, uma organização ímpar do Gabinete de Doação. O desenvolvimento de uma técnica de embalsamamento única no mundo na preservação do cadáver permite obter um resultado final, para estudo e disseção cirúrgica, muito próximo do natural (O’Neill, Pais, Freire de Andrade et al., 2013).

A técnica de embalsamamento é realizada através de uma máquina automática de perfusão inovadora e premiada, desenvolvida pelo Professor Doutor João Goyri O’Neill e pela sua equipa. Esta máquina infunde uma solução no cadáver que consiste numa combinação de álcool alifático, dietileno glicol e monoetileno glicol, em percentagens que permitem obter uma preservação quase perfeita dos tecidos e das estruturas a estudar e a dissecar.

Tal procedimento possibilita, de igual forma, a desinfeção e a sanitização do cadáver com uma solução que viabiliza a manutenção do cadáver em condições adequadas durante o processo de estudo, num período temporal muito alargado.

É de salientar a enorme disponibilidade de material cadavérico do Departamento de Anatomia Humana, fruto de uma política de doação e de respeito pelo cadáver, da sua preparação ao seu manuseamento. Todas estas condições de excelência explicam o número considerável de cursos pré e pós-graduados de tipo hands-on, que são realizados anualmente no Departamento de Anatomia Humana da NMS-FCM, nas várias áreas médicas e cirúrgicas (Figura 3.6).

Figura 3.6 — Aspeto geral do Teatro Anatómico num curso hands-on. Departamento de Anatomia Humana da NMS-FCM.

Importa ainda referir que sou docente convidado em dois cursos pós- graduados lecionados na NMS-FCM, organizados pelo Serviço de Otorrinolaringologia do HEM, pelo CHLO e pelo Departamento de Anatomia Humana da NMS-FCM: o Curso de Disseção do Osso Temporal, cuja 39.ª edição foi realizada em março de 2017, contando com duas edições por ano; e o Curso Prático de Cirurgia das Glândulas Salivares, cuja 3.ª edição foi realizada em julho 2013.

Todo o trabalho de disseção realiza-se em peças de cadáver, em conjunto com o Departamento de Anatomia Humana da NMS-FCM (Diretor: Professor Doutor João Goyri O’Neill) e com o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Lisboa (Dr. Francisco Brízida Martins).

A área da endoscopia da base do crânio é um dos melhores exemplos da cooperação e da interajuda entre as especialidades de ORL e NC pelas várias regiões anatómicas envolvidas (região naso-sinusal, região selar e fossa anterior do crânio) e compartilhadas no tratamento de múltiplas patologias (Abou-Jaoude, Zeitouni, Soualmi et al., 2007; Olofsson, 2010). O tratamento de casos complexos, que implicam a abertura da dura-máter e a entrada no espaço intradural, é realizado por equipas conjuntas para garantir os resultados desejados (Figuras 3.7 e 3.8).

Figura 3.7 — CASO 3: Estesioneuroblastoma. Esquerda: TC CE, janela de osso, corte coronal, o qual demonstra uma extensa lesão naso-sinusal com invasão intracraniana. Direita: RM CE, T2, gadolínio EV,

corte coronal.

A importância reconhecida desta área motivou a organização do Curso de Cirurgia Endoscópica Naso-sinusal e Base do Crânio

(Figuras 3.9 e 3.10) por parte do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Egas Moniz e do Departamento de Anatomia Humana da NMS-FCM, cuja última edição teve lugar em dezembro de 2016 (Endoscopic Sinus and Skull Base Surgery Course — Hands-on Cadaver Dissection, 7th Edition, 1-3 December, 2016).

A coordenação do curso envolve, além da minha participação, o Prof. Doutor Pedro Alberto Escada e o Dr. Deodato Silva. Os objetivos desta formação incluem o ensino da anatomia endoscópica naso-sinusal e da região selar, o diagnóstico e a terapêutica cirúrgica das patologias mais frequentes e a demonstração das vias de abordagem cirúrgicas mais utilizadas, quer do foro da ORL, quer do foro da NC, para o caso da fossa anterior da base do crânio, incluindo a região selar.

Este curso abrange ainda no seu currículo aspetos anatómicos, diagnósticos e cirúrgicos da região naso-sinusal e da base do crânio, na qual a região selar adquire uma importância especial. Permite ainda aos formandos treinarem várias técnicas cirúrgicas em cadáver, fornecendo-lhes competências para a abordagem, o diagnóstico e o tratamento das inúmeras patologias desta região.

Figura 3.8 — CASO 3: Estesioneuroblastoma: remoção total por via endoscópica transnasal. Primeira Imagem: TC CE pós-operatória, janela de osso, corte sagital. Segunda Imagem: TC CE pós-operatória, janela de osso, corte coronal. Terceira Imagem: RM CE pós-operatória, T2, corte coronal. (Imagens cedidas pelo Dr. João Pimentel, Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Egas Moniz.)

O Departamento de Anatomia Humana da NMS-FCM dispõe de condições ímpares para este treino, nos quais os cursos hands-on se salientam como uma oportunidade única para troca de conhecimentos e de experiências nas diversas áreas de especialidade.

Nunca é demais enfatizar a importância do treino em cadáver de cirurgiões jovens e menos jovens. O único local onde se aprende anatomia e onde se pode

dissecar cadáveres é no Teatro Anatómico das Faculdades de Medicina e esta oportunidade deve ser aproveitada por todos os médicos que estão ligados, preponderantemente, às áreas cirúrgicas.

Figura 3.9 — Curso em cadáver. Imagem do Curso Endoscopic Sinus and Skull Base. Estações de trabalho. Departamento de Anatomia Humana da NMS-FCM.

(Imagem cedida pelo Professor Doutor João Goyri O’Neill, Departamento de Anatomia Humana.)

Figura 3.10 — Curso em cadáver. Aspeto geral do Curso Endoscopic Sinus and Skull Base. Departamento de Anatomia Humana da NMS-FCM.

4. ANATOMIA CIRÚRGICA DO ÂNGULO