• Nenhum resultado encontrado

Desclassificação do Delito

No documento MATEMÁTICA. ÍNDICE Potenciação... 2 (páginas 161-166)

Caso ao final do processo, o juiz entenda que a conduta deverá ser desqualificada para outro crime, caberá suspensão condicional do processo desde que este crime para o qual foi desclassificada a conduta seja de médio potencial ofensivo (crimes cuja pena mínima não ultrapasse 01 ano). Esse é o entendimento do STJ na súmula 337:

Súmula 337, STJ – É cabível a suspensão

condicio-nal do processo na desclassificação do crime e na procedência parcial da pretensão punitiva.

162

Leis Especiais

01. Sobre os juizados especiais criminais, assinale a

alternativa correta.

a) O juizado especial criminal tem competência

para a conciliação, o julgamento e a execução de infrações penais de menor potencial ofensivo, assim consideradas as contravenções penais e crimes com pena máxima não superior a dois anos cumulados com multa.

b) Um dos principais objetivos do processo no

juizado especial criminal é a reparação dos danos sofridos pela vítima, tanto que a composição dos danos civis é homologada por sentença irrecorrí-vel que acarreta renúncia ao direito de queixa ou representação, nos casos de ação penal de inicia-tiva privada ou ação penal pública condicionada à representação.

c) Das sentenças proferidas contra o réu, é cabível a

interposição de recurso inominado, no prazo de dez dias, a ser julgado pela Turma Recursal.

d) Por não haver disposição expressa na Lei

9.099/1995, entende-se cabível o recurso de embargos de declaração regido pelo art. 535 do Código de Processo Civil de 1973.

02. Os Juizados Especiais Criminais foram criados

no ano de 1995 com o objetivo de conferir tra-tamento jurídico menos gravoso às infrações de menor potencial ofensivo. Neste contexto, de acordo com a Lei no 9.099/95,

a) Nos crimes de ação penal pública a proposta

de transação penal é oferecida pelo juiz, com a aquiescência do Ministério Público, quando pre-sentes os requisitos legais.

b) O oferecimento da resposta ocorre antes do

re-cebimento da denúncia ou queixa.

c) As disposições da Lei se aplicam à Justiça Militar,

no que couber.

d) São infrações de menor potencial ofensivo todos

os crimes cuja pena máxima não exceda 2 (dois) anos, ressalvados os casos em que a lei preveja procedimento especial.

e) É cabível a realização de citação por edital nos

Juizados Especiais Criminais, aplicando-se o art. 366 do CPP.

03. No âmbito do sistema dos Juizados Especiais,

regramentos específicos devem ser observa-dos. Indique, tendo em conta as assertivas que seguem, a alternativa CORRETA:

I. Em sede de audiência preliminar, presentes as

partes, e estas representadas por seus respecti-vos advogados, é possível proceder com a com-posição dos danos civis e, como consequência, independentemente da infração penal em tese cometida, após homologação judicial redundará em renúncia ao direito de queixa ou representa-ção.

II. É facultado ao representante do Ministério

Público ofertar proposta de transação penal, quando indicarem os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias, se necessária e suficiente a adoção da medida, sendo obrigató-rio respeitar, entretanto, sua impossibilidade no caso de eventual existência de condenação criminal anterior com pena restritiva de liber-dade, de concessão de idêntico benefício nos últimos cinco anos.

III. O oferecimento de denúncia pelo Ministério

Público ocorrerá oralmente na audiência preli-minar, devendo a proposição de suspensão con-dicional do processo acontecer somente após a apresentação da defesa preliminar, já na audiên-cia de instrução e julgamento.

IV. O juiz ao prolatar a sentença condenatória

aplicará a pena privilegiando a imposição de pena diversa da privativa de liberdade.

a) Apenas as assertivas I, II e IV são verdadeiras. b) Apenas as assertivas II e III são verdadeiras. c) Apenas as assertivas II e IV são verdadeiras. d) Apenas as assertivas I e IV são verdadeiras. e) Apenas as assertivas I e III são verdadeiras. 04. Leia atentamente as assertivas a seguir.

I. Nos crimes sujeitos ao procedimento da Lei n.º

9.099/95, a respeito do lugar do crime, adota-se a teoria da atividade.

II. No delito plurilocal, no caso de a conduta e o

re-sultado ocorrerem dentro do território nacional, aplica-se a teoria da ubiquidade.

III. Nos casos de exclusiva ação privada, o

querelan-te poderá preferir o foro do domicílio ou da resi-dência do réu somente quando não conhecido o lugar da infração.

IV. Em relação ao foro especial, previsto em lei

or-dinária ou de organização judiciária, no caso de cometimento de crime contra a vida, prevalecerá a competência do Tribunal do Júri.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e IV. b) II e III. c) II e IV. d) I, II e IV.

05. Compete ao Juizado Especial Federal Criminal

processar e julgar os feitos de competência da Justiça Federal relativos às infrações de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexão e continência. Consideram-se infrações de menor potencial ofensivo as contravenções e os crimes a que a lei comine pena máxima NÃO superior a

a) três anos, cumulada ou não com multa. b) dois anos, cumulada ou não com multa.

c) dois anos, desde que não cumulada com multa. d) um ano, desde que não cumulada com multa. e) dois anos e seis meses, cumulada ou não com

Leis Especiais

163

06. Acerca dos juizados especiais criminais, assinale a

opção correta.

a) No caso de revogação obrigatória da suspensão

condicional do processo pela circunstância de o beneficiário ser processado pela prática de outro crime no curso da suspensão, se for oferecida a denúncia e ocorrer a absolvição sumária do réu por decisão transitada em julgado, deverá haver repristinação do benefício revogado.

b) Se, oferecida denúncia, deixar o MP de ofertar,

por motivos desconhecidos, a proposta de sus-pensão condicional do processo, ainda que presentes todos os requisitos do benefício, e restando silentes o juiz, o acusado e seu defensor, admite-se a aplicação do benefício em qualquer tempo e grau de jurisdição, por ser direito público subjetivo do acusado.

c) O descumprimento das condições

estabeleci-das na transação penal, homologada, ou não, pelo juízo, permite a propositura da ação penal e enseja a imputação do crime de desobediência, em concurso material, caso o magistrado deixe consignada, na proposta de transação, advertên-cia a esse respeito, aceita pelo autor do fato e por seu advogado.

d) A condenação anterior por crime culposo sem

que se tenha aplicado pena privativa de liberda-de não é circunstância impeditiva à suspensão condicional do processo

e) Tratando-se de crime contra a honra de servidor

público federal, em razão do exercício de suas funções, admite-se, oferecida a queixa-crime, que a proposta de suspensão condicional do processo seja oferecida tanto pelo MP quanto pelo querelante, em razão da legitimidade con-corrente para a ação penal.

07. Relativamente aos Juizados Especiais Criminais,

assinale a afirmativa incorreta.

a) Nas hipóteses de infração de menor potencial

ofensivo, ao autor do fato que, após a lavratura do termo circunstanciado, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compro-misso de a ele comparecer, não se imporá prisão em flagrante, nem se exigirá fiança.

b) Nos casos de infrações penais de menor

poten-cial ofensivo em que a ação penal é de iniciativa privada ou de ação penal pública condiciona-da à representação, o autor do fato e a vítima poderão realizar a composição dos danos, pondo fim ao litígio e acarretando a renúncia ao direito de queixa ou representação.

c) A composição dos danos civis será reduzida

a escrito e homologada pelo Juiz mediante sentença irrecorrível, porá fim ao processo, devendo, no entanto, a vítima ajuizar ação de co-nhecimento perante o juízo civil competente.

d) O processo perante o Juizado Especial

orientar--se-á pelos critérios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivan-do, sempre que possível, a reparação dos danos sofridos pela vítima e a aplicação de pena não pri-vativa de liberdade.

e) Consideram-se infrações penais de menor

poten-cial ofensivo as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 2 (dois) anos, cumulada ou não com multa.

08. Sobre o Juizado Especial Criminal (Lei 9.099/95)

e seus institutos, considere as seguintes afirma-tivas:

1) O benefício da suspensão condicional do processo não é aplicável em relação às infrações penais co-metidas em concurso material ou formal, quando a pena mínima cominada, seja pela somatória, seja pela incidência da majorante, ultrapassar o limite de um ano.

2) O Juizado Especial Criminal tem competência para conciliação, julgamento e execução das infrações penais de menor potencial ofensivo, consideradas como tais aquelas cuja pena máxima não exceda a 2 anos.

3) A competência do juizado será determinada pelo lugar do domicílio do autor ou do réu.

4) Os atos processuais serão públicos e poderão se realizar em horário noturno e em qualquer dia da semana.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras 09. Sobre a Lei nº. 9.099/95, pode-se afirmar:

a) Caso um indivíduo seja surpreendido praticando

uma infração penal de menor potencial ofensivo, será preso em flagrante e recolhido à prisão.

b) Um indivíduo conduzido à delegacia por infração

de menor potencial ofensivo, praticado contra a sua esposa, dentro de sua residência, poderá, como medida acautelatória, ter decretado o seu afastamento do lar.

c) A suspensão condicional da pena é instituto

des-penalizante previsto na Lei nº. 9.099/95.

d) A proposta de transação penal é admissível,

mesmo que o agente tenha sido beneficiado an-teriormente, no prazo de cinco anos, pela aplica-ção de pena restritiva ou multa.

e) A proposta de transação penal é admissível,

mesmo que o agente tenha sido beneficiado com outra proposta em menos de cinco anos.

10. À luz da lei que dispõe sobre os Juizados Especiais

Criminais (Lei 9.099/95), assinale a alternativa correta.

a) A competência do juizado será determinada pelo

lugar em que se consumar a infração penal.

b) A citação será pessoal e se fará no próprio

juizado, sempre que possível, ou por edital.

c) O instituto da transação penal pode ser

concedi-do pelo juiz sem a anuência concedi-do Ministério Público.

d) Tratando-se de crime de ação penal pública

in-condicionada, não sendo caso de arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta.

164

Leis Especiais

11. Com relação aos Juizados Especiais Criminais (Lei

n.º 9.099/95), analise os seguintes itens:

I. O agente que trouxer consigo drogas, para

consumo pessoal, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, será processado e julgado na forma da Lei n.º 9.099/95;

II. Aplica-se o rito processual previsto na Lei n.º

9.099/95 aos crimes de abuso de autoridade;

III. No procedimento sumaríssimo previsto na Lei n.º

9.099/95 para o julgamento das infrações penais de menor potencial ofensivo, da decisão de rejeição da denúncia caberá recurso em sentido estrito;

O descumprimento da proibição de frequentar determinados lugares ou da proibição de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorização do Juiz, são causas de revogação obrigatória da suspensão condicional do processo. Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. e) I e IV.

12. Acerca do procedimento relativo aos crimes de

menor potencial ofensivo, previsto na Lei n.º 9.099/1995, assinale a opção correta.

a) A reparação dos danos sofridos pela vítima não é

objetivo do processo perante o juizado especial criminal, devendo ser objeto de ação de indeni-zação por eventuais danos materiais e morais sofridos, perante a vara cível ou o juizado especial cível competente.

b) Não sendo encontrado o acusado, para ser citado

pessoalmente, e havendo certidão do oficial de justiça afirmando que o réu se encontra em local incerto e não sabido, o juiz do juizado especial criminal deverá proceder à citação por edital, ouvido previamente o MP.

c) Na audiência preliminar, o ofendido terá a

opor-tunidade de exercer o direito de representação verbal nas ações penais públicas condicionadas e, caso não o faça, ocorrerá a decadência do direito.

d) Tratando-se de crime de ação penal pública

in-condicionada, não sendo o caso de arquivamen-to, o MP poderá propor a aplicação imediata de pena de multa, a qual, se for a única aplicável, poderá ser reduzida, pelo juiz, até a metade.

13. A Lei 9.099 de 26 de novembro de 1995 instituiu

os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, os quais tem competência para conciliação, processo, jul-gamento e execução, nos limites da indigitada lei. No que respeita aos Juizados Especiais Criminais, é correto afirmar:

I. Na reunião de processos, perante o juízo comum

ou o tribunal do júri, decorrentes da aplicação das regras de conexão e continência, observar-se-ão os institutos da transação penal e da composição dos danos civis.

II. A competência do Juizado será determinada pelo

lugar em que foi praticada a infração penal.

III. A citação será pessoal e far-se-á no próprio

Juizado, sempre que possível, por mandado ou por carta com aviso de recebimento.

IV. O processo perante o Juizado Especial

orientar-se-á pelos critérios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possível, a reparação dos danos sofridos pela vítima e a aplicação de pena não privativa de liberdade.

a) Somente as proposições I, II e IV estão corretas. b) Somente as proposições I, III e IV estão corretas. c) Somente as proposições I, II e III estão corretas. d) Somente as proposições I e II estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

De acordo com a legislação especial pertinente, julgue o item.

14. A transação penal prevista na lei que dispõe

acerca dos juizados especiais criminais implica suspensão do curso processual até o prazo final do acordo transacional, não resultando em re-incidência, sendo vedado o registro do feito em certidão de antecedentes criminais.

Certo ( ) Errado ( )

15. Considerando as disposições processuais penais

previstas na Lei federal n.º 9.099/1995 (Lei dos Juizados Especiais), assinale a opção correta.

a) Os processos referentes aos juizados especiais

criminais devem orientar-se pelos critérios de oralidade, documentação, simplicidade, forma-lidade, economia processual e celeridade, em busca, sempre que possível, da conciliação ou da transação.

b) O juizado especial criminal, provido por juízes

togados ou togados e leigos, tem competência apenas para a conciliação e o julgamento das in-frações penais de menor potencial ofensivo, res-peitadas as regras de conexão e continência.

c) Na reunião de processos, perante o juízo comum

ou o tribunal do júri, decorrente da aplicação das regras de conexão e continência, serão observa-dos os institutos da transação penal, excluindo--se os da composição dos danos civis.

d) Os atos processuais serão públicos e poderão

realizar-se em horário noturno e em qualquer dia da semana, conforme dispuserem as normas de organização judiciária.

16. Analise as afirmativas abaixo relacionadas à Lei

de Juizados Especiais (Lei nº 9.099/95):

I. A citação do acusado será sempre pessoal e,

sempre que possível, será realizada no próprio Juizado, ou por meio de mandado. Já a intima-ção será realizada por correspondência, com aviso de recebimento pessoal ou, sendo neces-sário, por oficial de justiça, independentemente de mandado ou carta precatória, ou ainda por qualquer meio idôneo de comunicação.

Leis Especiais

165

II. Não se admitirá a proposta de transação se ficar

comprovado ter sido o autor da infração proces-sado pela prática de crime, ter sido o agente be-neficiado anteriormente, no prazo de cinco anos, pela aplicação de pena restritiva ou multa e não indicarem os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias, ser necessária e suficiente a adoção da medida.

III. A suspensão condicional do processo será

revogada se, no curso do prazo, o beneficiário vier a ser processado por outro crime ou não efetuar, sem motivo justificado, a reparação do dano. E poderá ser revogada se o acusado vier a ser processado, no curso do prazo, por contra-venção, ou descumprir qualquer outra condição imposta.

IV. Caberá apelação, interposta no prazo de dez dias

por petição escrita, da qual constarão as razões e o pedido do recorrente, da decisão de rejeição da denúncia ou queixa e da sentença, que será julgada por turma composta de três Juízes em exercício no primeiro grau de jurisdição, reunidos na sede do Juizado.

A análise permite concluir que:

a) A afirmativa III está verdadeira e a afirmativa IV

está incorreta;

b) As afirmativas I e II estão corretas;

c) A afirmativa IV está correta e a afirmativa I está

incorreta;

d) Apenas a afirmativa II está incorreta; e) Todas as afirmativas estão corretas.

17. No que se refere à suspensão do processo

prevista no artigo 89, da Lei no 9.099/95, é INCOR-RETO afirmar que

a) A suspensão será revogada se, no curso do prazo,

o beneficiário vier a ser processado por outro crime.

b) Além das condições obrigatórias estabelecidas

por lei o Juiz poderá especificar outras condições a que fica subordinada a suspensão, desde que adequadas ao fato e à situação pessoal do acusado.

c) A decisão judicial que homologa a suspensão

condicional do processo interrompe a prescrição e, durante o prazo de suspensão do processo, não correrá a prescrição.

d) Expirado o prazo de suspensão do processo, sem

revogação, o Juiz declarará extinta a punibilidade.

e) A suspensão poderá ser revogada se o acusado

vier a ser processado, no curso do prazo, por contravenção, ou descumprir qualquer outra condição imposta.

18. No que concerne aos juizados especiais criminais,

assinale a opção correta.

a) São aplicáveis os preceitos desses juizados

especiais no âmbito da justiça militar.

b) É vedada a concessão da suspensão condicional

do processo aos acusados que, condenados em feito criminal anterior, não possam mais ser havidos como reincidentes, dada a consumação do lapso de cinco anos do cumprimento da respectiva pena.

c) Compete ao tribunal de justiça de cada estado

processar e julgar habeas corpus impetrado contra ato emanado de turma recursal.

d) O benefício da suspensão condicional do

processo não pode ser revogado após o período de prova, ainda que os fatos que ensejaram a revogação tenham ocorrido antes do término desse período.

19. Assinale a afirmação incorreta.

a) A lavratura do termo circunstanciado nas

infrações penais de menor potencial ofensivo persequíveis mediante ação privada prescinde da prévia manifestação de vontade da vítima.

b) A lavratura do termo circunstanciado nas

infrações de pequeno potencial ofensivo per-sequíveis mediante ação pública condicionada à representação prescinde da existência desta condição de procedibilidade.

c) Não se imporá prisão em flagrante, nem se

exigirá fiança, ao autor da infração de pequeno potencial ofensivo que assumir o compromisso de comparecer ao Juizado Especial.

d) A ausência da vítima, devidamente intimada, à

audiência de conciliação, importa em renúncia ao direito de queixa.

e) Nas infrações de pequeno potencial ofensivo,

a vítima decai do direito de queixa ou representação no prazo de 6 meses, contados do dia em que veio a saber quem é autor do crime praticado na vigência da Lei n.º 9.099/95.

20. De acordo com a Lei dos Juizados Especiais

Cri-minais (Lei no 9.099/95), tratando-se de ação penal pública condicionada à representação, se, na audiência preliminar, não for obtida a composição dos danos, mas o ofendido optar por não exercer o direito de representação,

a) A ação será, desde logo, julgada extinta pela

ocorrência da decadência do direito.

b) O não-oferecimento da representação implica

em renúncia desse direito.

c) O prazo decadencial se interromperá e voltará a

correr a partir da data da audiência.

d) O não-oferecimento da representação não

implica em decadência do direito, que poderá ser exercido no prazo de seis meses.

e) O prazo decadencial ficará suspenso, até o

ofendido juntar procuração comprovando estar assistido por advogado.

01 B 11 A 02 B 12 D 03 C 13 A 04 A 14 C 05 B 15 D 06 A 16 D 07 C 17 C 08 A 18 C 09 B 19 D 10 D 20 D

166

Leis Especiais

CAPÍTULO 05

Lei das Contravenções Penais

No documento MATEMÁTICA. ÍNDICE Potenciação... 2 (páginas 161-166)

Documentos relacionados