• Nenhum resultado encontrado

DESCRIÇÃO DA PROPOSTA DE MODELAGEM DE PROCESSOS NO SETOR DE

ATENDIMENTO AO CLIENTE, USANDO MÉTODO BPMN

Basicamente esta proposta se apresenta em um pool, dividida em duas lanes. O processo tem seu início com a identificação do cliente, em seguida a segunda atividade é o cadastro do cliente e segue para a terceira atividade, no caso, o encaminhamento do cliente para o procedimento.

Na segunda lane é dada a continuidade do processo, com a primeira atividade sendo a conversa explicativa sobre o procedimento, sendo detalhado como é feito e o passo a passo do todo. A segunda atividade é o preenchimento da ficha de anamnese do cliente, em que é identificado se o mesmo tem alguma alergia ou intercorrência, e também registrado o que será feito no procedimento. A terceira tarefa é o registro da anamnese em que será obtido um prontuário que ficará registrado no histórico da clínica para os retrnos futuros do cliente. A quarta tarefa é a execução do procedimento no determinado cliente, em seguida, a quinta atividade é a explicação dos cuidados pós-procedimento. O procedimento sendo concluído, é encaminhado o cliente para o pagamento, em que se volta para a primeira lane, a sexta atividade, o pagamento do serviço, que há um getway com duas saídas, sendo a primeira pagamento em dinheiro e a segunda pagamento em cartão. Após, o pagamento, já é feito reagendamento para o retorno do cliente e por fim este processo é colocado como evento intermediário, pois é dado como inacabado, o fim será no retorno em que esse mesmo processo será aplicado no mesmo cliente.

Como fidelização dos clientes, é feito o retorno após o procedimento entre 30 até 60 dias para ser feito o retoque. Nesse retorno é repetida a mesma modelagem de atendimento, pois o procedimento é o mesmo, porém, é feito em menos tempo. Quando feito pela primeira vez leva em torno de duas horas, já o retoque, é realizado em menos de uma hora e meia. Seguido do retoque, após os 30 dias, os próximos serão feitos entre 8 até 12 meses, ou de acordo com o gosto do cliente.

A identificação do cliente é feita logo em sua chegada, através de questionário que fica registrado no sistema da clínica. Em seguida, o cliente é encaminhado para a sala de atendimento, em que vai conversar com a profissional, ela irá preencher a ficha de anamnese junto com o cliente, e após isso é gerado um prontuário pelo sistema, assim ficará registrado no histórico da clínica para todos os futuros retornos ou intercorrências que possa vir

38 apresentar. Na conversa é definido o estilo de design, tonalidades e a resolução de qualquer dúvida que o cliente possa vir a ter.

Após, a profissional irá realizar o procedimento, colocando em prática toda técnica adquirida através de cursos e experiências anteriores, durando em média de uma hora e meia até duas horas, dependendo o tipo de procedimento e caso de cada cliente, sendo que todos são personalizados de acordo com o gosto, personalidade e as características físicas e osseas do cliente.

Após todo procedimento finalizado a profissional irá repassar todos os cuidados para o pós, vai marcar o retorno a partir dos 30 e até 60 dias para realizar o retoque. Enfim, é feito o pagamento e feito o reagendamento para o retoque do serviço e em seguida, o cliente está liberado.

Com a proposta apresentada acima, é esperado a eficiência e qualidade para melhor atender o cliente. Assim, tornando-se uma clinica referência em micropigmentação e obtendo a fidelização anual de todos os cliente.

Após apresentada a proposta de modelagem de processos no setor de atendimento ao cliente, são relatadas as considerações finais do estudo.

39

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O ramo de estética cada vez vem crescendo mais no Brasil, dentro desse mercado se encontra a área da Micropigmentação, que se baseia em pigmentar a pele, tando para fins estéticos como também médicos. Dentro desse ramo está situada as clinicas especializadas em Micropigmentação.

Em fase de planejamento para começar a estruturação física, esta futura clínica será ofercidos os serviços de micropigmentação para reconstrução de sobrancelhas ou apenas para preenchimento de falhas, a pigmentação e revitalização nos lábios e também procedimentos com laser, para remoção de manchas, tatuagens e micropigmentações antigas.

Neste trabalho é apresentado uma proposta de modelagem de processos aplicada ao setor de atendimento aos clientes da clinica, que esta ainda não se encontra pronta fisicamente. Foi identificado as oportunidades e ameaças, e em base nelas contruido um fluxograma, com finalidade de oferecer um atendimento de qualidade e eficiente. Assim buscando a fidelização dos clientes e sempre mantendo o profissionalismo oferecido pela profissional.

Como limitação da pesquisa, identificou-se a escassez de materiais sobre o ramo da micropigentação. Embora existam materiais técnicos sobre as clinicas de estética, estes também não foram encontrados no acervo da Universidade.

Para a clínica fica a sugestão de ampliar os serviços oferecidos, a fim de captar um maior número de clientes, assim não ficando limitada. Recomenda-se que para estudos futuros, seja abordada a questão da gestão de clínicas – em específico, da gestão das clínicas de estética.

40

REFERÊNCIAS

AAGESEN, Gustav; KROGSTIE, John. Análise e estrutura de processos de negócio

utilizando BPMN. In: BROCKE, Jan von; ROSEMANN, Michael. Manual de BPM: gestão de processos de negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013. cap. 6, p. 125-148.

ARAÚJO, Luís César G. de. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão

organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela

qualidade total, reengenharia. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011. v. l.

ARAÚJO, Luís César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu; MARTINES, Simone. Gestão de

processos: melhores resultados e excelência organizacional. São Paulo: Atlas, 2011.

BARRETO, Adileuza. Maquiagem Semi Definitiva promete ser a nova sensação entre as mulheres. Criativa On Line, Bahia, 29 de outubro de 2020. Disponível em:

https://criativaonline.com.br/maquiagem-semi-definitiva-promete-ser-a-nova-sensacao-entre- as-mulheres/. Acesso em: 15 nov. 2020.

BRACONI, Joana; OLIVEIRA, Saulo. B. Business Process Modeling Notation (BPMN). In: VALLE, Rogério; OLIVEIRA, Saulo B. (org.). Análise e modelagem de processos de

negócio: foco na notação BPMN (Business Process Modeling Notation). São Paulo: Atlas,

2013. p. 77–93. E-book. Acesso restrito via Minha Biblioteca.

CAVALCANTE, Marcelo; MOREIRA, Enzo. Metodologia para estudo de caso. 4. ed. rev. e atual. Palhoça: UnisulVirtual, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à teoria das organizações. Barueri: Manole, 2010. CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração: abordagens, prescritivas e normativas. 7. ed. São Paulo: Manole, 2014.

COSMETIC INNOVATION. Mercado de beleza cresce com tendência em

micropigmentação. 2018. Disponível em: https://cosmeticinnovation.com.br/mercado-de-

beleza-cresce-com-tendencia-em-micropigmentacao/. Acesso em : 25 ago. 2020.

DAFT, Richard. L. Management. 3rd. ed. Fort Worth: Harcourt College Publishers, 1993. DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

DINO. Com 3º maior mercado do mundo, Brasil mantém setor de estética aquecido. 2020. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/com-3-maior-mercado-do- mundo-brasil-mantem-setor-de-estetica-

aquecido,7057894f803145681eb48d2061281278sctp6dzo.html. Acesso em: 25 ago. 2020. GAMA, Nanda. O boom da Micropigmentação no Brasil. Jornal do Brasil, 01 out. 2020. Disponível em: https://www.jb.com.br/economia/2019/09/1016681-o-boom-da-

41 HAMMER, Michael. O que é gestão de processos de negócio? In: BROCKE, Jan von;

ROSEMANN, Michael. Manual de BPM: gestão de processos de negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013. cap. 1, p. 3-16.

HARRINGTON, H. James. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia

científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia

científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LERNER, Walter. Organização, sistemas e métodos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1991. MATTAR, Fauze. Najib. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. v. 1.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos de administração: manual compacto para as disciplinas TGA e introdução à administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2000.

MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Documentos relacionados