• Nenhum resultado encontrado

Descrição das empresas alvo do estudo de caso

No documento Download/Open (páginas 54-58)

R. S.Int – Responsabilidade Social Interna S.Ext – Responsabilidade Social Externa

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.2 Descrição das empresas alvo do estudo de caso

Ambas empresas alvo do estudo de caso enfrentam desafios relacionados ao contexto de violência urbana por estarem no entorno do Complexo da Maré.

A Linha Amarela S/A oferece aos seus clientes o serviço viário de chegar até o outro extremo da cidade, posto que o consumidor dá preferência em utilizar a via expressa na relação custo-benefício: custear o pedágio e chegar ao destino com rapidez e segurança. Se a via expressa é interrompida por distúrbios sociais, com fortes sinais de violência e criminalidade oriundos, por vezes, da rivalidade entre facções que adentram nas comunidades ou outras causas que não são do interesse nem dos moradores e da empresa, a LAMSA deixa de arrecadar receita, prejudicando o seu fluxo de caixa e a gestão de seus negócios.

No caso do CENPES, as vias de acesso que ligam à sede da empresa, localizada na Ilha do Fundão, são ladeadas por algumas das comunidades da Maré, se enquadrada na mesma situação de violência urbana pode afetar no desempenho funcional da empresa, posto que seus funcionários não chegarão ao local de trabalho até que a situação seja normalizada.

As situações hipotetizadas para as duas empresas são consideradas ameaças à estratégia, conforme descrito no modelo que constou da figura 2 do referencial teórico. Como também podem ser oportunidades de melhoria com alguns dos seus stakeholders (comunidades, governos e outros).

4.2.1 Por que as empresas CENPES e LANSA despertaram interesse para o estudo de caso?

Os motivos que levaram ao estudo das empresas CENPES e LAMSA na pesquisa sobre a gestão de responsabilidade social empresarial foram:

- ambas as empresas têm ao entorno as comunidades da Maré, considerada pelos dados do Censo IBGE 2000 a maior população de favelas do estado do Rio de Janeiro, recentemente transformadas em um bairro e que apresenta um dos piores índices de desenvolvimento humano do município do Rio de Janeiro (IDH-M);

- A LAMSA torna ostensivo, anualmente, seus indicadores sociais por intermédio da publicação do Balanço Social. O CENPES relaciona seus projetos sociais que constam do Balanço Social da Petrobras que consolida os indicadores da empresa e suas subsidiárias como um todo. Portanto, essas empresas alvo do estudo já realizavam ações e projetos sociais, os quais podem ser avaliados por pesquisa junto aos moradores das comunidades da Maré que estão no entorno do CENPES e da LAMSA;

- A Vila Olímpica da Maré está localizada à margem da Linha Vermelha. O usuário dessa via expressa vê pintado nas arquibancadas e torre da Vila Olímpica a logomarca acrescida do nome da empresa: Petrobras; Qual tipo de retorno essa empresa busca com o patrocínio dos projetos sociais na Vila Olímpica da Maré?

4.2.2 Histórico do CENPES – Missão, Visão e Valores

O CENPES - Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello tem por objetivo atender às demandas tecnológicas que impulsionam a Petrobras. A expansão da Petrobras no cenário da energia mundial depende muito do resultado das pesquisas realizadas na área tecnológica. Petrobras domina inúmeras tecnologias o que a faz a maior empresa brasileira e a 15ª do mundo, de acordo com os critérios da publicação Petroleum Intelligence Weekly (PIW).

O CENPES conta com mais de 1500 empregados distribuídos em uma área de 122 mil metros quadrados. Possui 30 unidades-piloto e 137 laboratórios que atendem aos órgãos da Companhia. As tecnologias desenvolvidas no CENPES resultaram em 950 pedidos de patentes internacionais e 500 patentes nacionais, além de um considerável número de marcas registradas.

Em 1973 o centro de pesquisas da petrobras, devido à expansão, muda-se para uma área maior, com 122 mil metros quadrados, cedida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Ilha do Fundão, onde está instalado até hoje.

Considerado como o maior Centro de Pesquisas da América Latina, em 1992 o CENPES é premiado pela mais importante entidade do setor petróleo mundial. A partir desse mesmo ano a Petrobras passa a destinar ao Centro 1% de sua renda bruta, passando a integrar as companhias que mais investem em pesquisa e desenvolvimento do mundo.

No decorrer de sua trajetória histórica o CENPES conquistou vários prêmios internacionais em função de suas pesquisas e desenvolvimento de novos produtos de cunho tecnológico. Em face da necessidade de ampliação de sua área física, em 2004 é aprovada a licitação para a ampliação num espaço de 183 mil metros quadrados localizado também na Ilha do Fundão.

Os Princípios Estratégicos do CENPES são:

- Missão: Promover e antecipar soluções tecnológicas, com visão de inovação e sustentabilidade, que suportem o Sistema Petrobras.

- Visão: Ser símbolo de excelência em tecnologia na indústria do petróleo e energia.

- Valores-Chaves para o CENPES: Excelência, criatividade e resultado. - Valores:

* Valorização dos principais públicos de interesse, como: acionistas, clientes, empregados, sociedade, governo, parceiros, fornecedores e comunidades em que a Companhia atua;

* Espírito empreendedor e de superar desafios; * Foco na obtenção de resultados de excelência;

* Espírito competitivo inovador com foco na diferenciação em serviço e competência tecnológica;

* Excelência e liderança em questões de saúde e segurança e preservação do meio ambiente;

* Busca permanente da liderança empresarial.

Destaca-se nos seus princípios de comportamento, a transparência nas relações com os acionistas, empregados, comunidades e com os demais públicos de interesse da Petrobras.

Quanto à política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), destaca-se: - educar, capacitar e promover os trabalhadores com questões de SMS, envolvendo fornecedores, comunidades, órgãos competentes, entidades representativas dos trabalhadores e demais Partes Interessadas.

- A empresa deve zelar pela segurança das comunidades onde atua, bem como mantê-las informada sobre impactos e/ou riscos eventualmente decorrentes de suas atitudes.

4.2.3 Histórico da LAMSA – Missão, Visão e Valores

A Linha Amarela tornou-se modelo de concessão de serviços públicos, posto ser a primeira e atualmente a única concessão rodoviária municipal do país. Buscou ser uma solução pioneira da parceria entre o governo municipal e a empresa construtora.

Durante a construção da obra no final do ano de 1995, foi criada a Linha Amarela S/A - LAMSA, com atribuições de acompanhar a execução do projeto, fruto da parceria entre a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e a Construtora OAS - Empresa de Engenharia que financiou a obra e teve o direito de explorar por 25 anos a cobrança do pedágio da via expressa, tendo por responsabilidade sua manutenção e operação.

A linha Amarela foi inaugurada em 24 de novembro de 1997, contudo a cobrança do pedágio só teve início em janeiro de 1998, com tarifa de R$ 1,90 por carro de passeio, de acordo com condições previstas no contrato de concessão.

Na execução de seus serviços a concessionária é responsável pela manutenção e operação da via, prestação de serviços de socorro mecânico e atendimento médico em caso de acidente aos usuários. Para tanto, a LAMSA opera com sistemas e tecnologias de ponta e equipes especializadas a fim de oferecer alta qualidade no atendimento, fluidez do tráfego, boas condições físicas da rodovia e segurança viária.

A Linha Amarela liga a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, à Ilha do Fundão, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro e ao longo dos seus 20 quilômetros de extensão em seu eixo principal, atravessa 14 bairros. De acordo com seu Balanço Social no ano de 2004 recebeu média diária de 340 mil veículos, sendo 72% dos veículos utilizaram trechos da via expressa sem passar pela praça do pedágio.

A Linha Amarela S/A – LAMSA e a Concessionária Litoral Norte S/A – CLN são empresas do grupo INVEPAR. Em novembro de 2004 na Linha amarela foi inaugurado o Instituto INVEPAR com o objetivo de promover a gestão social e ambiental entre as empresas do Grupo INVEPAR. A atuação do Instituto tem como tema transversal o meio ambiente nas áreas de Cultura, Educação, Esporte e Geração de Trabalho e Renda para o desenvolvimento auto-sustentável das comunidades de baixa renda localizadas no entorno das empresas controladas pelo grupo.

De acordo com seu Balanço Social, o Instituto é um instrumento de alavancagem de investimentos sociais e ambientais agregando parcerias com outras empresas, governo e ONGs. O Instituto INVEPAR é uma Organização de Sociedade Civil de interesse Público dotado de estrutura organizacional e jurídica adequadas.

A seguir, apresenta-se a Missão, Visão e Valores da LAMSA:

- Missão: Administrar a Linha Amarela com Ética e Responsabilidade Social, proporcionando o melhor caminho para a satisfação dos usuários, colaboradores e acionistas.

- Visão: Ser referência: na excelência dos serviços prestados no relacionamento

com os usuários; como uma empresa socialmente responsável; na utilização de tecnologia de ponta.

- Valores e Crenças: Acredita: no ser humano e na sua capacidade de trabalhar com criatividade e espírito empreendedor; em lideranças que obtenham resultados e reconheçam de forma justa a participação da equipe; na ética e transparência que expressem as relações entre processos e pessoas; Na sua atuação em favor do desenvolvimento sócio-ambiental e econômico da comunidade na qual está inserida; que o usuário é a nossa razão de existir; no permanente compromisso de todos quanto aos custos e resultados.

- Objetivos Permanentes:

- Garantir um alto padrão de qualidade nos serviços prestados;

- Aprimorar o modelo de gestão empresarial com foco em processos e pessoas; Garantir a integridade econômica e financeira do negócio;

- Fortalecer a imagem institucional da LAMSA;

- Consolidar a LAMSA como uma empresa socialmente responsável.

4.3 Percepção dos entrevistados nas empresas

No documento Download/Open (páginas 54-58)