• Nenhum resultado encontrado

PARTE II PROJETO EDUCATIVO

5. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada

5.1. Contextualização

5.1.4. Descrição do programa curricular na sua articulação com o projeto da

Relativamente aos documentos de apoio, disponibilizados pelo CMSM, que têm como propósito descrever o funcionamento da escola, assim como orientar a atividade do docente e do aluno, destacam-se o Regulamento interno (que pretende ―ser um instrumento que visa a aplicação com sucesso do Projeto Educativo da Escola na sua vertente de integração (e influência) dos saberes no

contexto global da educação cultural dos cidadãos abrangidos pela sua ação‖199),

Projeto Educativo (apresenta a oferta educativa que o CMSM disponibiliza) e o Programa da Disciplina (apresenta o programa relativo ao instrumento, disciplina de conjunto, entre outros).

A oferta educativa do CMSM abrange vários níveis de ensino, que vão do pré- escolar (4 e 5 anos), passando pelo Curso de Iniciação (1º Ciclo do ensino regular), Curso Básico de Música e de Canto Gregoriano (2º e 3º Ciclos do ensino regular) e terminando no Curso Secundário de Música (com vertentes de Instrumento e Formação Musical). Existe também a oferta de Curso Livre, tratando-se esta de uma modalidade de oferta educativa independente da atividade regular da Escola200. Para além da música erudita, esta também oferece ensino noutros géneros musicais, através da Rockschool.

Os Cursos Básico e Secundário (com vertentes de Instrumento e Formação Musical neste último) funcionam em regime articulado (cooperação entre a escola de ensino artístico especializado e a escola de ensino regular) e supletivo (escola de ensino artístico especializado e escola de ensino regular funcionam de forma independente).

De seguida, apresentam-se, de modo geral, os objetivos integrantes de cada Curso de Ensino acima referido, nomeadamente no programa do instrumento de piano, que é revisto todos os anos, no início do ano letivo correspondente.

Curso de iniciação

Este curso engloba 5 níveis, começando a partir do nível 0 (referente aos alunos com idades correspondentes à pré-escola) e progredindo para os níveis I, II, III e IV (correspondentes ao 1º ciclo no ensino básico), sendo que:

 Nível I – 1º ano do ensino básico  Nível II – 2º ano do ensino básico  Nível III – 3º ano do ensino básico

199

Consultado em Regulamento Interno do CMSM, publicado a 12/10/17, p. 3.

200

 Nível IV – 4º ano do ensino básico201

Em relação à carga horária, ao nível 0 são dedicados 90 minutos semanais, distribuídos pelas disciplinas de classes de conjunto e formação musical, e aos níveis I, II, III e IV são atribuídos 135 minutos semanais, igualmente repartidos pelas disciplinas de classes de conjunto, formação musical e instrumento. Nestes níveis, as aulas de instrumento são lecionadas em grupos de dois a três elementos202.

Quanto aos objetivos gerais e específicos descritos no programa de piano, não há distinção dos mesmos relativamente aos níveis de ensino descritos. Existe apenas um documento que engloba todos os objetivos gerais e específicos a adotar em todos os níveis. Os objetivos gerais são apresentados de forma bastante detalhada, realçando componentes mais técnicas, como a postura do corpo, a posição das mãos, a movimentação de dedos, entre outros, que têm o intuito de desenvolver o domínio técnico e expressivo do aluno, fornecendo-lhe ferramentas essenciais para a sua progressão no piano. No que respeita os objetivos específicos, estes dividem-se em quatro domínios sendo eles o Domínio Afetivo (são apresentados objetivos referentes à relação professor – aluno e à motivação do aluno), Domínio Psico-motor (relacionados com a coordenação motora e o desenvolvimento técnico do aluno), Domínio Criativo (que procuram promover a criatividade e autonomia do aluno) e Domínio Cognitivo (relativos à compreensão das componentes musicais por parte do aluno)203.

Curso básico

Do Curso Básico fazem parte cinco graus, isto é, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º graus. Cada grau tem a duração de um ano letivo e equivalem, respetivamente, aos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do 2º e 3º ciclos do ensino regular204.

No programa de piano, apresenta-se uma sucessão desde o 1º até ao 5º grau, sendo que a cada um deles atribuiu-se um conjunto de objetivos gerais e um

201

Consultado no Regulamento Interno do CMSM, publicado a 12/10/17, p. 5.

202

Consultado no Regulamento Interno do CMSM, publicado a 12/10/17, p. 5.

203

Consultado no Programa de Piano Iniciação 2017/2018, ver anexo XII.

204

programa anual que deve ser cumprido pelo aluno. Na sua generalidade e de um modo gradual, os objetivos abordam questões técnicas e expressivas, começando pelo desenvolvimento e agilidade dos dedos no 1º grau, passando pela aquisição da compreensão musical das peças musicais, pela execução de memória e pela introdução ao emprego do pedal, entre outras componentes, que se vão solidificando ao longo dos restantes graus.205

Curso secundário

O Curso Secundário é constituído pelos 6º, 7º e 8º graus, que correspondem aos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade regular. Aqui, às disciplinas que já fazem parte desde a iniciação, isto é, instrumento, formação musical e classe de conjunto, acrescentam-se as disciplinas de História da Cultura e das Artes, Análise e Técnicas de Composição e Disciplina de Opção. Cada grau tem a duração de um ano letivo.206

Para este Curso, o Programa de piano, à semelhança da estrutura do programa dos graus anteriores, apresenta um conjunto de objetivos gerais e o programa anual a realizar em cada grau. São descritos objetivos que visam ao desenvolvimento técnico, assim como da leitura à primeira vista, e à importância da compreensão musical, expressiva, interpretação adequada ao estilo e época da obra, desenvolvimento de técnicas de memorização, entre outras componentes. Pretende-se que estes aspetos sejam consolidados durante os 6º, 7º e 8º graus, tendo em conta que neste último apela-se à obtenção de uma sonoridade cuidada e de um bom emprego do pedal, assim como de uma clareza polifónica e compreensão da estrutura e forma da obra musical.207