• Nenhum resultado encontrado

Me. Fábio Esteves da Silva

3) DESCRIÇÃO DO PROJETO

A presente proposta de pesquisa busca promover atividades, eventos e desenvolvimento de recursos didáticos sobre a temática “Energia”. Para tanto, propõe o desenvolvimento e aprimoramento de alguns veículos de divulgação destinados a professores e alunos do Ensino Fundamental. Tais veículos contam com metodologias, materiais e objetivos distintos, fundamentados na experimentação e capacitação de professores deste setor educacional.

As atividades inicialmente sugeridas deverão atingir professores e alunos da Região do Vale do Paraíba, bem como outras regiões que se mostrarem receptivas às intenções do projeto. Para isto pretende-se realizar uma série de atividades sistematizadas tanto dentro do Centro de Educação para Eficiência Energética, escolas, feiras cientificas e congressos na área.

Para a coleta de dados e análise dos resultados da pesquisa serão utilizadas várias técnicas, qualitativas e quantitativas, comumente utilizadas em pesquisa-ação, tais como: documentos, registros arquivados, entrevistas, observação direta, observação participante, e artefatos produzidos para a execução do projeto.

3.1) Exemplos de Atividades de Difusão

Para a efetivação dos objetivos do projeto de pesquisa, inicialmente uma série de atividades poderão ser realizadas e devidamente aprimoradas para uma melhor difusão dos conceitos abordados. Cabe destacar que além das atividades propostas, a equipe de pesquisadores poderá incluir novas

experiências que forem pertinentes à divulgação de conceitos sobre o uso racional de energia. Atividades como: formação de Professores; capacitação de estagiários, técnicos e graduandos; Show de Energia; Mostra de Energia; organização de Feiras de Ciências; Desenvolvimento de Equipamentos e Experimentos; Desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem. A seguir será apresentado um breve resumo sobre atividades realizadas e que podem contribuir para a promoção e difusão de conceitos

3.1.1) Formação de Professores

A equipe de pesquisadores do Laboratório deverá proporcionar o aperfeiçoamento profissional de professores em atuação, e em cursos de graduação, em diferentes áreas ligadas à energia. Cursos sobre metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, Conceitos sobre Energia, Experimentação em sala de aula, entre outros, poderão ser trabalhadas para a efetivação de uma difusão do projeto.

Nos cursos destinados aos professores do Ensino Fundamental, deverão ser desenvolvidos conteúdos específicos e para os cursos de graduação poderão ser reforçados conteúdos específicos nos cursos de licenciaturas. Para a execução destes cursos, o envolvimento da coordenação pedagógica das escolas, apoio da direção da escola serão de fundamental importância para conclusão dos objetivos propostos em cada etapa. A Figura 1 apresentada alguns momentos de capacitações já realizados anteriormente e que deverão ser reformulados e difundidas no decorrer do desenvolvimento do projeto.

Figura 1: Grupo de professores montando experimentos.

3.1.2) Show de Energia

Em meados da década de 1980, um professor chamado Clint Sprott, da Universityof Wisconsin – USA, desenvolveu uma série de experimentos que pudessem ser mostrados a um público leigo em ciências que retratavam diversos conceitos científicos e aspectos tecnológicos, outrora confinado somente aos laboratórios avançados de cientistas nas Universidades e em algumas empresas.

No mesmo sentido de divulgar a Ciência, mais especificamente a Física, o Prof. FuadDaher Saad, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, criou o Show de Física na década de 1990, além de manter um laboratório auxiliar para o desenvolvimento de experimentos e que hoje conta com centenas de exemplares expostos em suas dependências.

Esta vontade aliada à necessidade de se desenvolver e divulgar Ciências também foi vivenciada na UNESP, mais especificamente em dois de seus Campi, sendo que no ano de 2.003 foi implantado pelo Prof. Jorge Roberto Pimentel, no Departamento de Física da Campus de Rio Claro o Show de Física. No ano seguinte o Campus de Guaratinguetá, sob a coordenação do Prof. JanioItiroAkamatsu, deu início também às primeiras apresentações do Show de Física nesta unidade.

Nos anos seguintes uma equipe de professores, alunos de graduação e pós-graduação, bolsistas e estagiários teve a oportunidade de adaptar o então conhecido Show de Física para uma versão especifica para tratar de energia, recebendo então o nome de Show de Energia. Esta evolução foi efetivada em parceria com órgãos, instituições e empresas e resulta hoje em com o acúmulo de mais de oito centenas de apresentações realizadas ao longo de mais de três

centenas de dias espalhados por vários estados do Brasil, sendo levado inclusive para Manacapuru, uma cidade no interior da Amazônia.

O Show de Energia é uma apresentação teatral interativa realizada por monitores capacitados para desenvolver uma sequência de demonstrações para um público das mais variadas idades e níveis de formação. Normalmente as apresentações têm a duração de uma hora e meia, e contam com recursos tecnológicos e impactantes, destinados a causar o fascínio e despertar o interesse dos alunos para questões relacionadas à Ciência de um modo Geral. Recursos didáticos que abrangem as três grandes áreas da Física, que são: Mecânica, Eletricidade e Eletromagnetismo, Termodinâmica compõem o acervo de experimentos que dão suporte tanto ao Show quanto à Mostra de Energia, detalhada logo a frente. Uma visão geral do palco montado para as apresentações é mostrada na Figura 2, bem como a Figura 3 ilustra alguns momentos e equipamentos do Show de Energia.

Figura 3: Exemplos de experimentos utilizados durante o Show de Energia

3.1.3) Mostra de Energia

Consiste em uma exposição ministrada por monitores sobre equipamentos e protótipos desenvolvidos com fins educacionais sobre a temática da Energia. Tem por objetivo dar aos alunos a oportunidade de conhecer e adquirir informações sobre equipamentos, produtos e processos de produção de energia. Os materiais utilizados são estrategicamente organizados permitindo a circulação e interação direta entre alunos e professores.

Inicialmente concebida para abranger principalmente as grandes áreas da Mecânica, Eletricidade, Eletromagnetismo e Termodinâmica. Abaixo se encontram ilustrações desenhadas em 3D com auxilio de software especifico para desenho. Ao fim deste documento encontra-se uma lista com cerca de 30 experimentos que podem ser utilizados para tratar questões fundamentais de Energia, bem como utilizá-los para contextualização e disseminação de conhecimentos sobre uso racional de energia.

Figura 6: Bobina de Tesla. Figura 6: Transformador de baixa tensão.

3.1.4) Capacitação de estagiários, graduandos e Pós-graduandos

Para a efetivação das atividades de Show, Mostra de Energia, formação de professores, desenvolvimento de novas metodologias de ensino, entre outros, se faz necessário que uma equipe devidamente capacitada seja formada no Centro de Educação para Eficiência Energética. Neste sentido será necessário contar com a dedicação de técnicos, alunos de graduação e pós-graduação, que deverão ficar responsáveis pelo assessoramento de visitantes no Centro. Para atingir este objetivos os pesquisadores do Centro deverão contar com o apoio de outras instituições de fomento à pesquisa, como FAPESP, CAPES, CNPq, empresas do setor energético, mediante a elaboração projetos destinados a este fim.

Devido ao desenvolvimento de outros projetos ocorridos no passado, a equipe de pesquisadores já proporcionou a capacitação de cerca de dez alunos formados em cursos técnicos, mais trinta alunos de cursos de graduação em engenharias (elétrica, mecânica, produção, civil, entre outras), física e matemática. Como parte integrante deste projeto, dezenas de novos estudantes e professores já atuantes deverão ser capacitados para a efetivação da proposta para a difusão do uso racional e eficiente da energia

3.1.5) Organização de Feiras de Ciências

Com o intuito de promover ações para a comunidade no entorno da Universidade, bem como em outras regiões do país, atividades referentes à organização de Feiras de Ciências deverão ser estimuladas e assessoradas pelos pesquisadores. Estas feiras poderão contemplar diferentes áreas ligadas ao tema energia. Algumas experiências no passado servirão como base para a ampliação e aumentar a frequência destas atividades, que aparecem como um importante elemento para a aprendizagem dos alunos. A Figura 7 apresenta alguns momentos de feiras de ciências já realizadas

Figura 8: Algumas Feiras de Ciências realizadas em escolas da região.

Documentos relacionados