• Nenhum resultado encontrado

Descrição do Sistema e ferramentas de avaliação na Instituição pesquisada

No documento Download/Open (páginas 59-62)

3. A PESQUISA DE CAMPO: OS USOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: AS

3.2. Descrição do Sistema e ferramentas de avaliação na Instituição pesquisada

O processo de autoavaliação da Instituição de Ensino Superior pesquisada, identificada por Faculdade X, norteado pelas Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação das Instituições proposto pelo SINAES e em atendimento ao Art. 11, da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 (BRASIL, 2004c), objetiva avaliar constantemente todo o processo ensino-aprendizagem; as condições físicas das instalações; o cumprimento de seu Projeto Político Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento Institucional.

Para isso aplicam questionários por meio eletrônico e impresso para detectar fragilidades e potencialidades nos segmentos da Instituição, da infraestrutura ao desempenho docente e sua relação com os discentes. Os resultados obtidos proporcionarão subsídios à direção, para a elaboração de políticas de desenvolvimento visando à melhoria no atendimento da Instituição.

Na constante busca de soluções das questões reveladas pela autoavaliação, a participação de todos os envolvidos no processo pedagógico é imprescindível. Neste sentido, as propostas das ações significativas, voltadas para a melhoria da qualidade do ensino, almejada por todos os cursos e pela Instituição, terão respaldo e legitimidade perante a comunidade acadêmica.

Com vistas à sensibilização e conscientização a respeito da importância da participação dos diversos atores no processo de autoavaliação, a IES atua de maneira incisiva junto aos docentes e discentes. Os discentes recebem no ato da matrícula o calendário acadêmico, à disposição também no site da faculdade, contendo o período determinado para a avaliação institucional. Tal informação é ressaltada pelos membros da Comissão Própria de Avaliação-CPA e pelos coordenadores de cursos.

Para fortalecer o processo de participação dos discentes, docentes, coordenadores, diretores e colaboradores são inseridos, no portal, mensagens do tipo pop-up, banners, faixas, descansos de tela em todos os computadores da faculdade convidando-os a preencherem os questionários eletrônicos da avaliação.

A divulgação dos resultados das avaliações se dá por intermédio de relatórios finais, encaminhados aos coordenadores de curso e ao diretor da Instituição, além da apresentação formal destes resultados aos mantenedores, em reunião com toda a equipe de coordenação, secretário geral e líderes dos setores administrativos. Esse momento possibilita a discussão sobre as fragilidades e potencialidades vistas pela avaliação institucional entre a CPA e os mantenedores.

O relatório das avaliações dos docentes é encaminhado a cada um dos professores por intermédio do coordenador do curso, no final dos meses de junho e Dezembro e uma síntese é apresentada pela direção nas reuniões de avaliação no final do semestre com a presença de todos os professores e coordenadores.

A divulgação aos alunos é efetuada através de cartazes afixados no mural da CPA, e através do Portal Universitário. A CPA atuando de forma integrada com os setores de Comunicação e TI implantou no portal institucional um link direto para a CPA, onde estão disponibilizadas diversas informações.

A IES, pelo fato de também entender que as avaliações realizadas pelos alunos, professores, coordenadores, diretores e funcionários devem ser tomadas como indicativos sobre as condições de ensino, seja quanto à estrutura ou quanto às relações humanas, fará com que os resultados dessas avaliações venham somar aos outros instrumentos utilizados pela Instituição para diagnosticar a situação existente sobre o serviço oferecido e promover as intervenções necessárias, sob inúmeros aspectos, como os administrativos e pedagógicos num processo de curto, médio e longo prazo.

As considerações são apresentadas de forma ampla com o objetivo de diagnosticar as situações críticas do processo de aprendizagem durante o período, através dos itens que constituem os instrumentos de avaliação. SabeMOS, ainda, da necessidade de interpretar corretamente os resultados obtidos devido ao fator imediatista que impera sobre o indivíduo (aluno, professor, coordenador, diretor e colaboradores) quando este é posto diante de um processo de Avaliação. Por isso, é preciso agregar aos dados quantitativos, outros elementos qualitativos que os agentes avaliados e a CPA consideram relevantes.

Dessa forma, a IES acredita que um projeto que se pretenda efetivo deve sempre ser pensado, repensado e planejado de maneira crítica e reflexiva. A perspectiva de uma reflexão rigorosa pressupõe um afastamento cuidadoso do cotidiano para que este não se ratifique e não se cristalize como o melhor caminho possível e desejável. É preciso que esta reflexão, além de crítica, seja também coletiva, com o intuito de pensar alternativas e encontrar caminhos para mudança de paradigmas em termos de Avaliação Institucional.

Na Instituição pesquisada, para a composição do índice de satisfação, que integra a autoavaliação institucional, são apresentados aos discentes três questionários nos quais avaliam a infraestrutura, a atuação do coordenador e um questionário com sete questões, apresentadas no Quadro 2, a respeito dos professores que lhe ministraram aulas ao longo do semestre avaliado. As respostas obtidas neste último questionário têm como intuito fornecer insumos para a elaboração da média de desempenho do professor.

Quadro 2 – Questionário sobre as práticas docentes

QUADRO 2

Q. 01 Materiais didáticos utilizados pelo professor

Q. 02 Explicações do professor a respeito dos conteúdos

Q. 03 Esclarecimentos das dúvidas por parte do professor

Q. 04 Relação da sua disciplina com a prática profissional Q. 05 Apresentação e discussão dos resultados das avaliações

Q. 06 Informações disponibilizadas por meio do Portal Universitário

Q. 07 Relacionamento do professor com a turma Fonte: CPA – Faculdade X (Grifo meu).

No período compreendido entre 10 e 14 de Outubro de 2012, foi realizado o processo de sensibilização dos discentes para o processo de autoavaliação institucional. A campanha tem como objetivo estimular a participação dos alunos demonstrando a importância do processo como instrumento de gestão e momento de manifestação dos mesmos. Para tanto são colocadas faixas, banners, descanso

de tela em todos os computadores da faculdade, mensagens no portal universitário e também ocorre a participação dos docentes na divulgação em sala de aula.

Entre as informações mais divulgadas, era dada ênfase no fato de que a avaliação seria respondida de maneira anônima, prevalecendo assim o sigilo total das respostas fornecidas, efetivando a liberdade de resposta aos participantes.

No dia 14 de Outubro de 2012, os alunos iniciaram o preenchimento dos instrumentos de avaliação. Utilizando o portal universitário, os discentes poderiam acessar a avaliação e respondê-la até a data de 30 de Outubro. A participação dos discentes da instituição atingiu a marca de aproximadamente 68%, índice que, para os padrões da instituição, pode ser considerado relativamente alto.

3.3 – A avaliação discente e Institucional do Professor A: a avaliação

No documento Download/Open (páginas 59-62)

Documentos relacionados