• Nenhum resultado encontrado

3 DESENVOLVENDO AS COMPETÊNCIAS FILOSÓFICAS DE LEITURA,

3.3 Descrição dos instrumentos de pesquisa

Buscou-se formular instrumentos de pesquisa pedagógicos que permitissem a aplicação da metodologia de ensino de filosofia baseada nas regras de leitura de Mortimer Adler. Considerando a faixa etária do grupo de alunos envolvidos e a dinâmica pedagógica da escola, buscou alternativas que garantissem o engajamento para atividade proposta. Para tanto, produziu-se como instrumentos fundamentais: a. um projeto de sensibilização chamado Clube de Filosofia; b. uma sequência didática; c. oficinas para apresentação e prática das regras de leituras e d. uma série de questionários e provas, cujo objetivo era o exercício e a avaliação da metodologia. Agora, detalha-se cada um destes instrumentos.

O primeiro instrumento que se produziu atendeu a uma sugestão dada por professores durante as disciplinas formativas no mestrado em que se ponderou sobre a necessidade de sensibilização para o ensino a partir da leitura de textos de filosofia. Como resposta à provocação, foi recebido com bons olhos pelos professores e pela direção da escola um projeto pedagógico, a qual se deu o nome de Clube de Filosofia.

O clube funcionaria como um espaço simbólico diferente da sala de aula para que possibilitasse aos alunos participação das tarefas com mais curiosidade. A princípio, a ideia de uma transformação da disciplina de Filosofia em um projeto de pesquisa já havia sido tema de conversa com os alunos de diferentes turmas da Escola Nosso Mundo, no fim do ano de 2018. Com a consolidação da ideia como instrumento pedagógico, foi iniciada a produção da sequência pedagógica que seria executada ao longo da aplicação do projeto do clube de filosofia.

A proposta foi apresentada durante a primeira reunião docente da escola ainda no início do mês de janeiro de 2019. O argumento foi produzir um projeto experimental, que visava transformar a sala de aula em um grupo de pesquisa. A meta geral, dada ao Clube de Filosofia, foi a de desenvolver as competências fundamentais para aprendizagem da filosofia: competências filosóficas de leitura, argumentação e escrita. Entre os objetivos específicos do projeto pedagógico, foram elencados:

a. Aplicar e avaliar a proposta de ensino de filosofia Saber aprender: desenvolvendo

competências filosóficas de leitura, argumentação e escrita no ensino fundamental;

b. Realizar oficinas e sequência didática para desenvolver as competências filosóficas de leitura, argumentação e escrita, a partir de textos filosóficos;

c. Realizar o I Seminário de Filosofia, da Escola Nosso Mundo, com produção e apresentação dos alunos.

O Clube de Filosofia se incorporou assim como uma proposta de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), “definida pela utilização de projetos (...), baseados em uma questão, tarefa ou problema (...) para ensinar conteúdos aos alunos no contexto do trabalho cooperativo” (BENDER, 2014, p.15).

Bem recebida pela direção e coordenação da escola, a execução do projeto foi dividida em três momentos: Fase 1: Apresentação do projeto e Criação do Clube de Filosofia; Fase 2: Aplicação da sequência didática e oficinas de leituras filosóficas, e Fase 3: Realização do Seminário de Filosofia e avaliação do projeto. Foi preparado assim um cronograma de trabalho que deveria ser executado em seis (6) meses de trabalho aplicado na sala de aula. De início, ficou acertado que o período de atividade do Clube seria de fevereiro a agosto de 2019. Mais adiante, relatar-se-á como se deu a execução do instrumento de pesquisa.

O segundo instrumento de pesquisa proposto por esta pesquisa foi uma sequência didática que tomou como base a execução do projeto Clube de Filosofia. Primeiramente, apresenta-se a sua composição. Na próxima seção, também será feito o relato de sua execução e, posteriormente de sua avaliação. Este procedimento será adotado para com todos os instrumentos de pesquisa, adianta-se.

Para produzir a sequência didática, tomou-se por base a definição dada por ARAÚJO (2013, p. 322-323): “(...) sequência didática (doravante SD) é um modo de o professor organizar as atividades de ensino em função de núcleos temáticos e procedimentais”. Segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 97), pode-se ainda compreender o instrumento didático como “um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito.”

O objetivo desta pesquisa com a sequência didática foi, assim, organizar um procedimento sequenciado como base para aplicação da metodologia de leitura, argumentação e escrita de textos filosóficos. Enfatiza-se que a sequência didática não deve ser considerada um procedimento fechado e sendo cada uma de suas partes indissolúveis ou perfeitas. A sequência didática é um meio de trabalho pedagógico que parte do macro-universo para o micro-universo, o que sempre trará dificuldades para sua aplicação e necessidades de correção

(ARAÚJO, 2013). A partir disto, apresenta e, logo depois, explica-se a sequência didática adotada por esta pesquisa:

Figura 1 - Sequência didática do Clube de Filosofia, que norteou a aplicação deste trabalho

Como se pode ver, a sequência didática adotada é composta por quatro (4) fases gerais: tendo cada uma delas oito (8) passos ou momentos específicos. Ela compreende todo o período

de desenvolvimento das atividades do projeto Clube de Filosofia, na Escola Nosso Mundo. Na primeira fase, tem-se os seguintes passos “1. Conhecendo a leitura analítica: fase inicial do projeto e do domínio do primeiro estágio da leitura” e “2. Segundo estágio da leitura analítica: aprender a radiografar um livro para entender a sua estrutura”. Na segundo fase, os passos foram “3. As primeiras regras da leitura avançada: conhecendo seis das 11 onze regras” e “4. As regras finais da leitura analítica: conhecendo as últimas cinco regras”. Na terceira fase, estão os passos “5. Encontrando amigos: leitura filosófica é uma forma de descobrir amigos” e “6. Como ler, escrever e argumentar em filosofia: a leitura, escrita e discussão e a descoberta dos problemas filosóficos”. Na quarta e última fase, os passos foram “7. Práticas finais das competências: analisando textos para apresentar no seminário de filosofia” e “8. Apresentação do seminário de filosofia: realização do evento para apresentar leituras filosóficas”.

A produção da sequência didática teve o intuito de estabelecer momentos específicos, com a turma envolvida na aplicação de atividades voltadas ao desenvolvimento das competências de leitura, argumentação e escrita filosófica. Os quatro primeiro passos foram pensados no modelo de oficinas para se apresentar as regras de leitura de Adler com execução de atividades, para garantir logo seguida uma melhor compreensão e visualização do trabalho planejado e executado.

A partir da sequência didática, passou-se ao desenvolvimento de oficinas que fossem capazes de transmitir os alunos as regras de leituras analíticas, propostas por Mortimer Adler. As formações seriam realizadas em um horário específico, logo após o horário de aula da disciplina de Filosofia. Para elas, foram preparados slides de apresentação e atividades.

O último instrumento pedagógico preparado foi a série de questionários e provas voltados à prática do uso das regras e à avaliação da metodologia de desenvolvimento das competências filosóficas. Tal material propunha exercícios de interpretação, discussão e comentário baseados em textos filosóficos. A escolha dos textos e autores foi realizada, mediante sua interligação com o planejamento de ensino da disciplina. Por isso, propôs-se contextualizar a realização das atividades com o conteúdo apresentado ao longo das aulas. Além de textos, os questionários expunham questões para orientar a leitura, mediante o uso das regras de leitura, retiradas dos textos de Mortimer Adler.

Foi preparada uma bateria de 10 questionários para garantir que os alunos desenvolvessem o hábito e a aptidão com o uso das regras. Além dos textos filosóficos, os questionários tinham questões em formato dissertativo para garantir que os alunos exercitassem sua escrita, ao longo da realização das tarefas. As regras foram inseridas nestas questões de

forma gradual até chegar ao seu último formato, em que se requeria que os alunos respondessem a questionários que envolvessem todas as regras.

Figura 2 - Uma das primeiras atividades para aplicação das primeiros cinco regras; atividade encontra-se no

apêndice

Figura 3 - Exercício aplicado durante as oficinas para aprendizagem das regras de leitura; atividade encontra-se

no apêndice

Não apenas questionários específicos foram utilizados para que os alunos praticassem a leitura ativa. Foram ainda composta uma prova para servir de material de análise e avaliação da compreensão e do uso da metodologia pelos alunos. A prova deveria ter como base,

semelhantemente aos exercícios, textos de um filósofo estudado pelos alunos ao longo das aulas e que estivesse no planejamento do período letivo.

O Seminário de Filosofia foi pensado como um instrumento pedagógico, articulado como um momento final do Clube de Filosofia, mas ele não será considerado como um instrumento de análise para esta pesquisa de mestrado. Apesar disso, cabe aqui explicar sua função e seu objetivo. A expectativa do seminário seria colocar os alunos no exercício primeiro da pesquisa e do estudo com textos e problemas filosóficos. Ou seja, permitir que eles tivessem uma experiência de leitura filosófica pessoal, a partir de questões fundamentais da filosofia. Como base para o Seminário foi repassado aos alunos, capítulos retirados da obra Como pensar sobre

grandes ideias (2013), de Mortimer Adler, em que o autor apresenta da forma sistemática uma discussão concentrada em algumas das questões filosóficas mais famosas - a exemplo de “O que é a verdade?”, “O que é a beleza?” “O que faz o governo?”, “O que é a bondade?” etc.

A aplicação de cada um desses instrumentos e os rumos que a pesquisa seguiu como um todo será relatada no tópico seguinte, de forma mais detalhada. Posteriormente, será feita a avaliação crítica específica dos instrumentos e de toda a pesquisa.