• Nenhum resultado encontrado

Descrição e Operacionalização de Conceitos Relevantes

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

3.4 Descrição e Operacionalização de Conceitos Relevantes

Este tópico mostra a descrição e a operacionalização de conceitos relevantes usados neste estudo. Inicialmente, a variável ‘Características Pertinentes às Ouvidorias’ contempla o conjunto de informações relativas à gestão e à governança corporativa pertinentes às ouvidorias. A subdivisão entre gestão e governança baseia-se em IBGC (2009, p.18). A descrição dessas características está no Quadro 18, a seguir. O 1º item é associado a 9 subitens e o 2º item a 10 subitens, totalizando 19 subitens. Os subitens associados a cada item, indicados por letras na coluna ‘Operacionalização’, estão descritos no Quadro 21, o qual foi definido a partir da pesquisa de campo com especialistas em ouvidoria (Tópico 4.1).

A partir do Quadro 21 foi possível selecionar subitens específicos para evidenciar as atividades da gestão e dos órgãos do sistema de governança corporativa, para os fins deste estudo. Para evidenciar as atividades da gestão, foram selecionados os subitens a) e j), os

quais dizem respeito às atribuições da ouvidoria e às outras informações que contemplam a atuação da ouvidoria contribuindo para prevenir riscos. Para evidenciar as atividades dos órgãos do sistema de governança corporativa, foram selecionados os subitens k), m) e n), constantes do referido quadro, os quais se referem às responsabilidades dos órgãos do sistema de governança corporativa quanto às informações recebidas a respeito das ouvidorias.

Quadro 18 - Variável ‘Características Pertinentes às Ouvidorias’

Item Descrição do Item Operacionalização Possíveis Valores

Características de Gestão

Contemplam aspectos associados ao funcionamento da ouvidoria no cumprimento de suas atribuições regulamentares (tais como tratar as reclamações de clientes/usuários de produtos e serviços da instituição e propor melhorias de procedimentos e rotinas com base na análise dessas reclamações).

Presença dos subitens a) até g), i) e j) em documentos que dizem respeito às instituições bancárias. Zero a nove Características de Governança Corporativa

Contemplam aspectos associados às

responsabilidades do conselho de administração, da diretoria executiva1, da auditoria e do comitê de auditoria quanto às informações recebidas da ouvidoria, bem como aspectos associados ao compromisso da instituição quanto à redução de conflitos de interesse e quanto à execução das atribuições da ouvidoria com transparência, independência, imparcialidade e isenção.

Presença dos subitens k) até t) em documentos que dizem respeito às instituições bancárias. Zero a dez

FONTE: Adaptado de IBGC (2009), Brasil (2010a) e Quadro 21.

Observação: 1. Refere-se às responsabilidades regulamentares do diretor responsável pela ouvidoria e do conselho de administração, quando o conselho não estiver instalado na instituição.

Na 3ª etapa da pesquisa empírica (Tópico 3.3.3) e na fundamentação teórica (Tópico 2.3) foram citadas as reclamações pertinentes às ouvidorias. Neste estudo, cada ocorrência dessas reclamações contemplou atributos de cinco variáveis: Porte, Tipo de Controle, Tipo de Listagem, Assunto e Semestre. As descrições, formas de operacionalização e atributos dessas variáveis estão no Quadro 19, a seguir. Todas elas constam da fundamentação teórica, sendo as três primeiras variáveis usadas na 2ª e 3ª etapas da pesquisa empírica (Tópicos 4.2 e 4.3).

Por fim, deve-se mencionar que para aumentar as frequências esperadas, com base na distribuição qui-quadrado, foram efetuadas aglutinações em atributos das seguintes variáveis do Quadro 19: Tipo de Controle, Tipo de Listagem e Assunto. Por exemplo, para a variável Tipo de Listagem, o atributo ‘Listado’ aglutinou as instituições listadas no mercado tradicional e nos níveis diferenciados de governança corporativa. As aglutinações produziram atributos interpretáveis, mostrados na descrição e na análise dos dados, e baseiam-se em Siegel e Castellan Jr. (2006).

66

Quadro 19 - Variáveis Porte, Tipo de Controle, Tipo de Listagem, Assunto e Semestre

Variável Descrição da Variável Operacionalização da Variável Atributos da Variável

Porte

Define o porte das organizações (IBGC, 2009). Neste estudo, o porte da instituição bancária considera o número de clientes garantidos pelo FGC (BACEN, 2011f).

-Segmentação em quartis do número de clientes garantidos pelo FGC das instituições da amostra (HAIR JR. et al, 2009; LIMA, 2007), posição mais atualizada ao final de cada semestre

do relatório Ranking de

Reclamações (BACEN, 2011f).

Quatro estados possíveis: ‘Pequeno’; ‘Médio’; ‘Grande’; ‘Muito Grande’. Tipo de Controle

Define o tipo de controlador das organizações (IBGC, 2009). Neste estudo, é o tipo de controlador ao qual está sujeita a instituição bancária (BERGER et al, 2005; BCBS, 2010b).

-Coluna ‘Tipo de Controle’, posição ao final de cada semestre do Relatório ‘50 Maiores Bancos e o Consolidado do SFN’ (BACEN, 2011g, 2011h; ALVES, 2005; OLIVEIRA, 2008). Três estados possíveis1: ‘Público’; ‘Privado Nacional’; ‘Estrangeiro’. Tipo de Listagem

Define o tipo de listagem das organizações. A instituição bancária é listada se for instituição bancária independente com ações negociadas em um dos mercados organizados pela BM&FBOVESPA ou se o lider de conglomerado, banco comercial ou banco múltiplo com carteira comercial integrante de conglomerado possuir ações em um desses mercados. Nos demais casos, a instituição não é listada. (ALVES, 2005; IBGC, 2009; BM&FBOVESPA, 2011).

- Colunas ‘ação’ e ‘tipo’, posição ao final de cada semestre constante do relatório ‘Informe Técnico’ (BM&FBOVESPA, 2011).

Dois estados possíveis2: ‘Não Listado’;

‘Listado’.

Assunto

Consiste no assunto da reclamação pertinente à ouvidoria, apresentada ao Bacen por clientes e usuários de produtos e serviços da instituição bancária, encerrada como procedente por esta Autarquia e divulgada ao público (BACEN, 2005, 2010b).

- Coluna ‘Assunto’ dos dados do relatório Ranking de Reclamações (BACEN, 2011f), complementado com Apêndice 7.

Quatro estados possíveis3:

‘Ouvidoria’;

‘Ouvidoria – Atendimento’,

‘Ouvidoria – Descumprimento de Prazo de Resposta’; ‘Ouvidoria – Outros e DDG’.

Semestre

Define o semestre do encerramento da reclamação pertinente à ouvidoria, sendo tratado como variável qualitativa (FRANCIS et al, 1998; GREENACRE, 2002; LIMA, 2007).

- Quatro últimos dígitos do item ‘Período’, junto com o semestre de

divulgação da reclamação

procedente, constantes do relatório Ranking de Reclamações (BACEN, 2011f).

Sete estados possíveis:

‘200801’; ‘200802’; ‘200901’; ‘200902’; ‘201001’; ‘201002’; ‘201101’.

Observações: 1. O atributo ‘Público’ aglutinou instituições públicas federais e estaduais, o atributo ‘Privado Nacional’ aglutinou instituições privadas com e sem participação estrangeira; 2. O atributo ‘Listado’ aglutinou as instituições listadas no mercado tradicional e nos níveis diferenciados de governança corporativa; 3. O atributo ‘Ouvidoria - Outros e DDG’ aglutinou os assuntos Ouvidoria - Outros, Ouvidoria – Não Disponibilização de DDG e Ouvidoria – Não Divulgação de DDG. Todas as aglutinações produziram atributos interpretáveis e baseados em Siegel e Castellan Jr. (2006).