• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 ASPECTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA DE RECEPÇÃO E

5.7. ETAPA SISTEMÁTICA DA PESQUISA

5.7.2 Descrição Família 2

A Família 2 é composta por três pessoas, Dona Eva Paula da Silva, 57 anos, o esposo Ataliba Silva, 69 anos e o filho deles, Luiz Carlos, 44 anos. Os dois são casados há 40 anos e moram na localidade de Biscaia, localizada há cerca de uma hora de Ponta Grossa. Ataliba é motorista aposentado de uma empresa de calcário de Itaiacoca. Há oito anos, sofreu de uma doença na perna direita e precisou amputá-la. Desde então, os seus dias se resumem em atividades domésticas muito restritas, como cuidar das galinhas e da pequena horta da família, além de assistir televisão à noite.

Ele é viúvo do seu primeiro casamento. Com a sua primeira esposa ele teve três filhos: Carlos Alberto, 45 anos; Luiz Carlos, 44 anos e Maria das Graças, 41 anos. Anos depois da morte da primeira esposa, Ataliba conheceu Dona Eva, também natural de Itaiacoca. Juntos, eles tiveram José Antônio, 36 anos; Joslaine, 33 anos e Mateus Vinícius, 19 anos. Todos os filhos residem em Ponta Grossa, exceto Luiz Carlos que mora com os pais e trabalha na Mineração São Judas, em Itaiacoca.

Dona Eva acorda às 7 horas da manhã, toma café e vai direto para o quintal cuidar das galinhas, duas vacas e da horta. No quintal, os moradores cultivam repolho, alface, mandioca e vagem. Seu Ataliba levanta por volta das 9 horas, toma o seu café da manhã e vai todos os dias até o quintal auxiliar a esposa, de forma que não prejudique a perna. Após o almoço, Eva preocupa-se em limpar a casa e em lavar roupas. A renda da família é de um salário mínimo e tanto a esposa quanto o marido estudaram até a quarta série. Eva e Ataliba já viveram de agricultura, com a plantação de milho e feijão, mas por falta de lucro, optaram por parar.

A sala da família é composta por dois sofás, uma estante com quadros da família e TV LCD de 29 polegadas. A casa conta com cinco cômodos: dois quartos, sala, cozinha equipada com geladeira, fogão à lenha e fogão à gás, e banheiro. Com relação aos meios de comunicação, o casal costuma ouvir a Rádio Antena Sul FM no período da manhã para ouvir as notícias locais. Apenas o filho Luiz Carlos tem celular e a casa possui Wi-Fi. Ataliba e Eva comentam que não costumam acessar a internet e mexer em celulares do modelo Smartphone. A família também não tem acesso a jornais impressos por conta da circulação que não chega até o distrito.

O veículo mais utilizado por eles é a televisão, onde costumam assistir as novelas, missas e telejornais. O canal Rede Vida e TV Aparecida são utilizados para as programações católicas, enquanto que a Rede Globo é para assistir as novelas e ao Jornal Nacional, único programa jornalístico assistido pela família. Canais locais não pegam na casa da família por conta da antena parabólica. A televisão é ligada somente após às 18 horas, momento em que Ataliba tira para descansar, enquanto Eva prepara o jantar para o filho que sai para trabalhar às 21 horas, por isso, Luiz Carlos não acompanha o Jornal Nacional. Durante o noticiário, o casal costuma ficar na sala na maior parte do tempo. O jantar, apesar de ser preparado com antecedência, é servido somente ao término do jornal e início da novela das 21 horas.

O acompanhamento na casa da Família 2 iniciou em uma segunda-feira, 6 de novembro, e se deu até a sexta-feira, 10. A escolha pelo casal Dona Eva e Seu Ataliba se deu após a aplicação dos questionários na localidade de Biscaia entre 2016 e 2017. Assim como a Família 1, cheguei todos os dias na residência por volta das 19h30, enquanto ainda estava passando a novela das 20 horas. O casal costuma permanecer na sala ao término da novela e início do telejornal. Durante os dias onde houve o acompanhamento, procurei sentar-me em dos sofás que os moradores não costumam utilizar para não atrapalhar a rotina.

Observou-se que as matérias factuais estão entre as que mais interessam a família e geram comentários entre os moradores. Exemplo é a reportagem 'Briga em família pode ter sido a razão de homem ter matado 26 pessoas no Texas' exibida em 6 de novembro, onde Eva

prestou a atenção e comentou: "As crianças estão sendo as maiores vítimas de tudo isso que está acontecendo" e ainda complementou: "Esse cara que matou as pessoas não deveria nem ter uma arma".

Outras reportagens também acabam trazendo à tona assuntos ligados a casos semelhantes na rotina da família, como é o exemplo a matéria 'Com apoio e amor, crianças com microcefalia superam limitações', exibida no dia 6. Após assistir, a moradora disse: "Eles são tão bonitinhos, né? Eu tenho uma amiga que tem um filho que nasceu com essa doença". Matérias ligadas ao Esporte também prendem a atenção do casal, exemplo é a reportagem 'Corinthians volta a vencer no Brasileirão e se mantém na liderança', também exibida no dia 6. Eva comentou com o marido: "Olha ai, o meu Santos está em segundo colocado, vai ganhar do Corinthians", risos. O marido respondeu ao comentário da esposa: "Eu acho que o seu Santos ainda está fraco", risos.

Outras reportagens ligadas à Política, Reforma da Previdência e de cunho emocional também despertam interesse do casal. Na matéria 'Caixa vai liberar R$ 8,7 bilhões para financiamentos do Minha Casa Minha Vida', exibida no dia 7 de novembro, Eva comentou: "Olha, que lindo. Agora todo mundo vai poder comprar a sua casinha". Observou-se ainda que matérias referentes à infraestrutura chamaram, principalmente, a atenção de Ataliba. Exemplo é o da matéria 'Condições de 60% das estradas são de regular para baixo, diz pesquisa', exibida no dia 7. Ataliba prestou a atenção e disse: "Olha o estado das estradas, não tem caminhão que aguente". O morador referiu-se a este comentário por relatar que teve muitas experiências com estradas da época em que era motorista.

Percebe-se que o quadro da Previsão do Tempo sempre prendeu a atenção dos moradores, principalmente, quando traz informações sobre as condições climáticas na região Sul, como foi o caso da terça-feira (7) quando a apresentadora Maria Julia Coutinho disse que a previsão seria de chuva no Paraná. "Vixe, eu disse que a chuva ia voltar a cair aqui", comentou Dona Eva. E Ataliba complementou: "Mas em quase todo o Brasil está chovendo". Durante a Previsão do Tempo, exibida no dia 10, Ataliba disse: "A Maria Julia mentiu pra nós e disse que ia chover hoje, mas não choveu", risos. E Eva complementou: "Se esquentar pra nós amanhã, podemos acordar cedo e cuidar da horta. Depois eu entro pra dentro da casa e vou amassar pão". A Reforma da Previdência também é um tema que levantou muito a atenção do casal. Na matéria exibida no dia 10, 'Governo intensifica negociações para aprovar reforma da Previdência'. Eva pediu a atenção do marido e disse: "Esse é um assunto que interessa pra nós dois, Nego". Os dois prestam a atenção em silêncio até o final da matéria.

No acompanhamento da Família 2 não foram encontradas dificuldades. O acesso até Biscaia é todo asfaltado, o que facilitou o trajeto até a localidade. Durante os cinco dias, observou-se que o casal consome todas as reportagens exibidas pelo Jornal Nacional com atenção. Geralmente surgem comentários em quase todas as matérias exibidas e quase que todos os assuntos exibidos pelo telejornal interessam eles de alguma maneira. Ao contrário das demais famílias, que realizam atividades paralelas durante o telejornal, Eva e Ataliba permanecem o tempo todo na sala e saem eventualmente para utilizar o banheiro ou pegar uma xícara de café.