• Nenhum resultado encontrado

A partir dos conhecimentos compilados no marco teórico e da análise das conclusões da pesquisa, expressas nas sugestões para novas ações de políticas públicas de turismo, propõe-se uma estratégia de marketing turístico a ser recomendada para implementação pelo órgão de planejamento do turismo de Curitiba, o Instituto Municipal de Turismo, em conjunto com empresas parceiras na promoção do destino turístico de Curitiba, como o Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau, e em articulação com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

Como resultado de um processo de reunião dos dados que codifica respostas para facilitar a tabulação de dados (SILVA; MENEZES, 2001, p. 34), esse projeto tem como objetivo apresentar os resultados dessa pesquisa em reunião com instituições e assim motivá-las a planejar a inserção do turismo esportivo como parte da experiência do destino turístico de Curitiba nas ações de marketing turístico para atrair e atender uma demanda de turistas que busca a participação e prática de esportes como uma atividade de lazer. Percebendo, pois, que trabalhar os esportes de lazer na promoção turística da cidade é uma oportunidade para atrair fluxos e trazer desenvolvimento para Curitiba, esse projeto sugere quais seriam as etapas para a implementação de uma estratégia de marketing turístico com foco no turismo esportivo como uma atividade de lazer.

O projeto é primeiramente direcionado gestores municipais do turismo na cidade, com propostas que podem ser também aproveitadas por gestores dos esportes e de outras empresas

interessadas em atrair e atender turistas esportivos, como empresas patrocinadoras, clubes de esportes, ligas amadoras, promotoras de eventos esportivos, entre outros. Reconhece-se, pois, que essa proposta ocorre paralela ao posicionamento estratégico de turismo de negócios e eventos, em favor de uma abordagem inovadora para o turismo e lazer.

Por causa da pluralidade do turismo esportivo e da ocorrência simultânea desses tipos em uma viagem, a propagação do turismo esportivo beneficia o destino e seus atores de forma abrangente e conjunta e então propicia o desenvolvimento econômico e social, tanto para a cidade, como para seus cidadãos e empresas interessadas. Por exemplo, uma pequena liga amadora pode se beneficiar das ações descritas como parte da estratégia de marketing turístico para basear estratégias de promoção do seu esporte em parceria com órgãos públicos e empresas parceiras, e, utilizando da estrutura de recepção e atração do turismo, divulgar a sua modalidade de esporte, angariar patrocínios e apoios de empresas investidoras e incrementar o turismo em Curitiba.

A proposta desse projeto entende o turismo esportivo como uma maneira de promover os esportes como atividade de lazer, valorizando a qualidade de vida, promovendo benefícios na saúde e bem-estar, sendo espaço de aprendizado para crianças e de inclusão social de jovens, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e todos aqueles que buscam a prática esportiva durante uma viagem.

Como estratégia foi feita como parte de um plano de marketing, e, portanto, parte de conjunto de políticas de marketing, não se define especificamente locais para sua execução, apenas que seja na cidade de Curitiba e tenha como estímulo a associação entre turismo e esportes. Nota-se, no entanto, que locais propícios para as ações desse projeto seriam parques urbanos, que são representantes da imagem da cidade, e que tenham estrutura para a prática de esporte como o Parque Barigui e o Parque Tanguá, assim como estruturas que comportem atividades de lazer de cunho esportivo como estádios, ginásios, piscinas, campos e outros, mas se afastando da utilização para eventos e focando em ações voltadas para o lazer.

Com base no Plano de Marketing Turístico (2016) do Instituto Municipal de Turismo, o projeto considera o período abrangido por plano de marketing turístico como de 2 (dois) anos, programando-se para uma vigência para 2019 e 2020. A estratégia desenvolvida deve ser inserida na fase 2 da aplicação das ações de marketing, com eixo central na gestão de marketing de conteúdo, trabalhando a comunicação da mensagem que Curitiba é um destino turístico de qualidade de vida. Por isso, estima-se um custo máximo similar a previsão destinada a esse investimento do plano anterior (R$ 207.000,00 dos R$ 395.000,00 totais), determinando essa

estratégia como uma de elaboração de conteúdo que tenha forte associação a marca e atinja o público-alvo de forma significativa.

Fica evidente que a parceria entre os órgãos públicos e as empresas interessadas será essencial para o sucesso desse projeto, pois cada um tem um papel no processo de atrair e atender as demandas do turista esportivo. Com as estruturas dos esportes e do turismo, os investimentos das empresas patrocinadoras e o apoio das ligas e clubes esportivos, as ações propostas nesse deverão ser aplicadas em conjunto para gerar o grau máximo de ganhos para todos.

O projeto será apresentado para o CTUR e para o CCVB, que são as principais instituições na promoção e gestão do destino turístico Curitiba, assim como para a SMELJ, que é a principal para políticas públicas de esporte e lazer; elas também foram essenciais para o desenvolvimento desse projeto por sua participação na etapa de entrevistas da pesquisa. Também será encaminhado para empresas que possam ter interesse na atração de turistas esportivos e na promoção dos esportes como parte da experiência do destino turístico de Curitiba para o seu conhecimento e endosso.