• Nenhum resultado encontrado

DESENVOLVIMENTO DA PLANILHA DE ORÇAMENTO ANALíTICO

Para a elaboração da planilha analítica de orçamento e analise dos seus resultados, primeiramente foram identificados os serviços necessários para a execução do projeto padrão (anexo A), sendo estes serviços divididos nas seguintes etapas: instalações da obra, infraestrutura, paredes, superestrutura, cobertura, impermeabilização box banheiro, contrapiso, instalações elétricas, esquadrias, revestimento, pintura, equipamentos sanitários, instalações hidráulicas e vidraçaria. Tendo algumas etapas divididas em subetapas conforme figura 6.

Orçamentação e planejamento de uma residência unifamiliar Figura 6 - Etapas e subetapas

Fonte: Autoria própria

Para a elaboração da planilha de orçamento analítico foi utilizado o software Microsoft Office Excel, a qual pode ser utilizada para a elaboração de orçamentos semelhantes ao projeto padrão em estudo neste trabalho, permitindo ao orçamentista retirar ou acrescentar etapas de um projeto em análise.

Foram utilizadas as composições das etapas fornecidas pelo TCPO (Tabela de composições de preços para orçamentos).

ETAPAS SUBETAPAS

1 - INSTALAÇÕES DA OBRA LIMPEZA E LOCAÇÃO

2 - INFRAESTRUTURA ESCAVAÇÃO MANUAL CONCRETO CICLÓPICO ALVENARIA NIVELAMENTO VIGA BALDRAME IMPERMEABILIZAÇÃO ATERRO MANUAL

3 - PAREDES ALVENARIA TIJOLO 6 FUROS

4 - SUPERESTRUTURA PILAR VIGA DE CINTAMENTO 5 - COBERTURA ESTRUTURA DE MADEIRA COBERTURA TELHA FIBROCIMENTO FORRO DE PVC 6 - IMPERMEABILIZAÇÃO BOX

BANHEIRO IMPERMEABILIZAÇÃO DO PISO

7 - CONTRAPISO

LEITO DE BRITA LASTRO DE CONCRETO CONTRAPISO CONCRETO

8 - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

9 - ESQUADRIAS ESQUADRIAS EM MADEIRA

10 - REVESTIMENTO CHAPISCO MASSA ÚNICA CERÂMICA 11 - PINTURA SELADOR PINTURA ACRÍLICA PINTURA A ÓLEO

12 - EQUIPAMENTOS SANITÁRIOS LOUÇAS E METAIS

13 - INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS ÁGUA FRIA E ESGOTO

A tabela orçamentária possui inicialmente campo para a identificação da obra e responsável técnico, com o nome do proprietário, cidade, telefone, endereço e identificação do engenheiro responsável. Logo a baixo estão distribuídas as seguintes colunas: item, discriminação, código SINAPI, unidade, indexador, quantidade, custos unitários (material e mão de obra), custos totais (material e mão de obra), totais, valor acumulado e porcentagem conforme mostrado na figura 7.

Fonte: Autoria própria

Em cada etapa do projeto padrão utilizado, foi feita a decomposição dos serviços, sendo eles divididos em materiais e mão de obra. Para obtenção dos custos foi utilizado os resultados divulgados pelo índice SINAPI do Estado do Rio Grande do Sul, mês de Agosto disponível no

site da Caixa Econômica Federal.

Em seguida será apresentado um passo a passo de como pode ser feita a obtenção desses valores.

Orçamentação e planejamento de uma residência unifamiliar

Fonte: CEF (2016)

Neste campo é possível ter acesso a todos os downloads disponíveis pela CEF.

Fonte: CEF (2016)

Figura 8 - Página inicial CEF

Nesta etapa foi efetuado um download de um arquivo em formato PDF constando os valores de insumos e mão de obra do Estado e mês escolhido pelo usuário conforme figura 10.

Fonte: CEF (2016)

Na tabela fornecida pela Caixa Econômica Federal é possível pesquisar o preço dos insumos bem como da mão de obra utilizada na decomposição de cada etapa da orçamentação do projeto padrão.

A mesma fornece no seu cabeçalho o mês da coleta, pesquisa, localidade e os encargos sociais. Logo abaixo apresenta o código de cada insumo, discriminação do serviço, origem de preço e o preço mediano.

Em cada item do orçamento discriminado foi quantificado em horas a utilização da mão de obra. Para a execução do projeto padrão em estudo foram utilizados os serviços de: pedreiro, carpinteiro, ferreiro, telhadista, ladrilhista, servente de pedreiro, ajudante de instalador hidráulico,

Orçamentação e planejamento de uma residência unifamiliar

ajudante de instalador elétrico, ajudante de ferreiro, instalador hidráulico, instalador elétrico, vidraceiro e pintor.

O valor da mão de obra com encargos complementares foram obtidos na tabela SINAPI conforme ilustrado na figura 11, custo da hora de serviço de Pedreiro.

Fonte: CEF (2016)

Para o calculo do custo da mão de obra foi utilizado uma tabela auxiliar, contento os custos com ferramentas, EPI, alimentação, transporte, exames e seguro. Por esta composição conter itens relativos a outras composições, ela não foi apresentada na planilha de orçamento analítico, para não tornar a mesma repetitiva e cansativa de ser interpretada. Na figura 12 é ilustrada a composição de mão de obra do pintor com encargos complementares.

Fonte: autoria própria

Com todas as composições do projeto padrão em estudo inseridas na planilha orçamentaria, foi possível calcular a quantidade e custo de cada material e mão de obra. Os valores dos quantitativos de cada composição são calculados automaticamente, conforme o quantitativo total de cada item. Na figura 13 é ilustrada a composição do item Pinturas.

Fonte: Autoria própria

Figura 12 - Discriminação mão de obra

Orçamentação e planejamento de uma residência unifamiliar

A planilha de orçamento analítico apresenta colunas identificando o código de cada item, discriminação, código SINAPI, unidade, indexador, custos unitários (material e mão de obra), custos totais (material e mão de obra), totais, valor unitário e a porcentagem. De posse dos custos dos materiais e mão de obra, basta preencher o quantitativo de cada item, a planilha calcula automaticamente a quantidade de matérias, horas de serviço e o custo de cada subetapa,

apresentando também os valores acumulados e a porcentagem de cada item da decomposição. Ao final de cada item é apresentado o custo total de mão de obra, materiais e a porcentagem em relação ao custo total da obra.

Com a conclusão da planilha orçamentaria analítica, foi possível coletar de cada etapa da obra a quantidade de mão de obra para efetuar o processo de execução. O orçamento analítico apresenta a utilização dos seguintes profissionais: pedreiro, carpinteiro, ferreiro, telhadista, ladrilhista, servente de pedreiro, ajudante de instalador hidráulico, ajudante de instalador elétrico, ajudante de ferreiro, instalador hidráulico, instalador elétrico, vidraceiro e pintor. Para efeito de estudo, e como é de uso comum em obras de pequeno porte iguais a estudada neste trabalho, foi utilizada a mão de obra de: pedreiro, servente, instalador hidráulico, instalador elétrico, vidraceiro e pintor. Sendo que o pedreiro e o servente irão assumir outras funções dentro da obra conforme a tabela 4.

Fonte: Autoria própria

Para a definição das durações de cada atividade, foram adotados turnos diários de 8 horas, não sendo previsto horas extras e outros adicionais. Cada atividade teve o seu total de horas somadas automaticamente, gerando assim uma quantidade de dias para a execução de determinada etapa.

A tabela 5 ilustra o cálculo adotado para a execução das etapas de paredes e superestrutura.

Fonte: Autoria própria Tabela 4 - Tabela de serviços

Orçamentação e planejamento de uma residência unifamiliar

A tabela para definição da duração das atividades está dividida em colunas, sendo a primeira coluna destinada para a identificação de cada etapa, na segunda consta a equipe necessária para a execução da atividade, na terceira a quantidade total em dias para a execução e na quarta coluna a duração total em dias com a quantidade de profissionais para a execução de determinada etapa já adotada.

Como é possível observar na tabela 5, a duração final adotada é estimada, pois não foi possível chegar a um número exato de profissionais para a execução de cada atividade, sendo assim, foi utilizada uma quantidade de dias aproximada.

Logo após concluir esta etapa, foram identificadas as atividades que possuem precedência, ou seja, atividades que necessitam de outra atividade concluída para serem desempenhadas. Foi utilizado um quadro, conforme ilustrado na figura 14 para a elaboração dessa sequência.

Fonte: Autoria própria

Sendo conhecida a sequência das atividades, pode ser feito a elaboração do diagrama de rede e identificação do caminho crítico do projeto padrão em estudo.

O diagrama de redes foi feito pelo método dos blocos, tendo flechas que ligam as atividades, sendo os blocos e as flechas vermelhas o caminho critico das etapas da obra, ou seja, o caminho qual levara mais tempo para ser executado.

Em cada bloco contém as informações da etapa da obra representada, a duração total desta etapa, inicio e o fim das atividades. A figura 15 ilustra o diagrama de redes utilizado para este projeto.

Fonte: Autoria própria

Com o diagrama de rede concluído e o caminho critico definido, foi possível elaborar o cronograma sob a forma de gráfico de Gantt (figura 16).

Orçamentação e planejamento de uma residência unifamiliar

Fonte: Autoria própria

No gráfico de Gantt elaborado com o software Microsoft Office Excel, na primeira coluna foi identificada cada etapa e subetapa do projeto em estudo, ao lado tem a numeração de dias uteis e semanas a serem executadas as etapas. Com o caminho critico definido, as atividades não

criticas podem ser distribuídas conforme a sua disponibilidade. Utilizando as folgas para uma melhor distribuição das equipes de trabalho e otimizando o serviço.

Orçamentação e planejamento de uma residência unifamiliar

4 RESULTADOS

Através da elaboração do orçamento analítico, é possível coletar os quantitativos de horas trabalhadas em cada etapa da obra, e assim, realizar o planejamento para a execução do projeto padrão. Portanto, neste capitulo serão apresentados os resultados do estudo, demostrando os custo da obra, quantitativo de horas a serem trabalhadas para a execução da mesma, com isso, sendo elaborado o cronograma de obra com três diferentes equipes de serviço.

Documentos relacionados