• Nenhum resultado encontrado

Glossário

Capítulo 4. Discussão e validação através do produto – Como dimensão analítica da investigação, este capítulo é dedicado aos testes de usabilidade,

3 DESENVOLVIMENTO DA INVESTIGAÇÃO ATIVA

3.3.2 Desenvolvimento do questionário

Na construção do questionário (Anexo IV) foram tidos alguns cuidados relacionados com itens pertinentes para a obtenção do melhor desfecho deste processo, nomeadamente, na extensão do documento, na clareza das perguntas, na sequência de sua apresentação, e na escolha correta das perguntas.

A redação do questionário foi desenvolvida unicamente em língua Portuguesa, tendo em conta, o universo alvo. Este apresenta-se em duas folhas impressas, frente e verso, e a preto e branco. Foi inserida uma nota introdutória, para contextualizar o estudo e demonstrar o objetivo do mesmo.

Antes de formular as perguntas, foi necessário realizar nova revisão da literatura no sentido de verificar a existência de ferramentas de avaliação do grau de satisfação dos amputados portadores de prótese. Estão atualmente disponíveis diversas escalas e questionários, cada um com as suas especificações, e variando no método de medição dos resultados. Dentro do universo dos amputados do membro inferior, estas ferramentas são parcialmente comparáveis umas às outras (Kageyama, 2007, p. 3). Os mais citados são; Funcional Independence Measure; Prosthetic Profile of the

Amputees; Reintegration Normal Living; Prosthesis Evaluation Questionnaire; e o Functional Measure for Amputees Questionnaire

A Functional Independence Measure é uma escala de avaliação quantitativa da carga de cuidados exigida a uma pessoa na realização de dezoito tarefas motoras e cognitivas da vida diária. As atividades avaliadas são divididas em sete domínios: Motor: auto cuidado, transferências - cama, cadeira ou cadeira de rodas-, locomoção - marcha/cadeira de rodas e subir e descer escadas- e controle esfincteriano e Cognitivo: comunicação - compreensão e expressão-, cognição social - integração social, solução de problemas e memória- (Chamlian & Melo, 2008, p. 54; Kageyama, 2007, p. 3).

Capítulo 3: Projeto de Design Industrial

Reabilitação. Só pode ser usado na avaliação de pacientes maiores de dezoito anos, com amputações unilaterais de membros inferiores e protetizados (Chamlian & Melo, 2008, p. 51).

A Reintegration to Normal Living Index foi desenvolvido para autoavaliação do indivíduo ao ajuste da vida, cometido por doenças incapacitantes. Avalia oito áreas com relação às atividades de vida diária, como mobilidade dentro de um ambiente, mobilidade na comunidade, mobilidade fora da cidade, cuidados pessoais, realização de atividades e trabalhos diários, atividades de lazer e relação com a família. Também mede três áreas relacionadas a auto-perceção: relações pessoais, auto-apresentação e estratégias de enfrentamento (Chamlian & Melo, 2008, p. 51).

A Prosthesis Evaluation Questionnaire é uma ferramenta específica para avaliação da qualidade de vida, composto por nove escalas validadas, cada uma delas compreendendo perguntas múltiplas e, um número adicional de perguntas individuais sobre: satisfação, dor, transferência, cuidado com a prótese, auto-eficiência e importância. As escalas avaliadas são: Utilidade, Aparência, Sons e Saúde do membro residual; Mobilidade e Transferência e Deambulação; Frustração, Resposta Percebida e Peso Social; Bem-Estar (Chamlian & Melo, 2008, p. 54).

A Functional Measure for Amputees Questionnaire é baseada no Prosthetic

Profile of the Amputee23. Foi reduzido pelos autores que o consideraram muito extenso para ser aplicado em pacientes idosos. Ele contém quatorze perguntas relacionadas com o uso da prótese. A avaliação funcional define as capacidades residuais e potenciais a partir das quais serão estabelecidos meios, metas e parâmetros de seguimento para o processo de reabilitação dos pacientes (Chamlian & Melo, 2008, p. 50).

Tendo como principal objetivo entender o grau de satisfação do amputado, esta análise serviu de ponto de partida para a construção do questionário. Direcionou-se as perguntas em problemas não estruturais, isto é, não sendo o objetivo entrar no domínio do técnico de ortoprótese, as perguntas foram colocadas em torno da função prática e da função estética. Podemos assinalar que nenhum dos instrumentos citados pode ser considerado

116

23 O Prosthetic Profile of the Amputee foi projetado por Grise e Gauthier-Gagnon em 1993

adequado para este projeto, no entanto destacam-se as questões focadas nos aspetos funcionais das prótese e nos aspetos de satisfação dos amputados, como sendo recorrentes na sua maioria. As questões retidas foram acerca da colocação e remoção da prótese, do tempo e local de utilização do dispositivo, inquerir se existiu quedas na utilização do dispositivo e apresenta-se igualmente, como sendo um fator pertinente, questões sobre a melhoria de qualidade de vida.

O questionário desenvolvido é constituído por três secções, num total de dezanove perguntas. A primeira secção é constituída por sete itens e têm como objetivo realizar a caracterização da pessoa inquirida obtendo-se dados referentes ao género, tempo de utilização de próteses, nível de amputação e importância dada a alguns aspetos relacionados com as próteses em geral. Na segunda secção, com quatro perguntas, pretende-se uma caracterização da prótese onde é identificado o grau de satisfação relativamente a prótese em uso. Por último, a terceira secção aborda a experiência da pessoa inquerida com a prótese. O tempo médio de utilização do dispositivo e o grau de satisfação dos respetivos componentes são dois aspetos abordados através de oito perguntas. Sendo, a última pergunta, um campo para comentário ou para informações caso o inquerido desejasse acrescentar mais algum contributo.

3.3.2.2 Pré-teste.

Foi realizada uma primeira versão preliminar do questionário para aferir a validade das questões colocadas. Este estudo preliminar foi realizado para fornecer informações relevantes para a investigação principal, tendo como objetivo selecionar as perguntas adequadas para serem incluídas na versão final do questionário (Hill & Hill, 2009, p. 69).

Capítulo 3: Projeto de Design Industrial

Este universo de inquiridos foi retirado da base de dados do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG) com base no seu relatório anual de 2010. A população de estudo retirada é caracterizada por ser amputada de pelo menos um membro inferior, residente no território nacional e utilizar uma prótese há mais de um ano. Sendo o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG), uma instituição aberta ao público em geral, os inquiridos-alvo representam todo o tipo de amputados.

Relativamente aos resultados deste pré-teste, contabilizou-se, nos questionários considerados válidos, uma taxa de retorno de 27,5%.

Este pré-teste, demonstrou ter sido muito útil no sentido de entender qual era a perceção dos pacientes, relativamente, aos componentes das próteses em uso. Verificou-se, que apenas, um utilizador colocou uma descrição de alguns componentes constituintes da prótese.

Deste pré-teste resultou a eliminação de algumas perguntas, nomeadamente das perguntas abertas, deixando apenas a última pergunta como espaço para comentários acerca da prótese ou acerca de possíveis melhorias. Foram igualmente agrupadas algumas questões num formato próximo de uma tabela, utilizando uma escala ordinal de um até sete, medindo assim, variáveis de satisfação e importância. Com esta redução de perguntas pretendia-se também evitar desinteresse da parte do amputado.

O questionário final ficou constituído por dezoito perguntas fechadas e uma pergunta aberta, ver Anexo IV.