• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento, integração e gestão da IES

No documento PDI (páginas 54-59)

EIXO II - DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

2.9. Desenvolvimento, integração e gestão da IES

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) está estruturado na definição da missão da IES e nas estratégias para atingir os objetivos e as metas planejadas, bem como em consonância com o planejamento estratégico institucional.

Este planejamento deve contemplar objetivos, metas e ações para o desenvolvimento da instituição. As ações propostas nos cinco eixos institucionais descritos no PDI estão articuladas para promover o desempenho da IES de maneira integral. A avaliação institucional, realizada tanto como procedimento autoavaliativo, como externo, embasa as ações determinadas no PDI. A construção do Plano de Desenvolvimento Institucional está estruturada com ampla participação dos diversos segmentos da Instituição, coordenada e supervisionada por uma comissão que ao longo do processo de construção desse documento realizou diversas atividades junto à comunidade acadêmica para coletar informações e realizar as análises necessárias para formulação de seu planejamento.

2.9.1 Integração entre as instâncias acadêmicas, administrativas e pedagógicas

Junto ao desenvolvimento das atividades acadêmicas da IES, há o suporte dos setores ligados à área administrativa. Essa articulação é propiciada por uma gestão participativa, que envolve um permanente diálogo entre as três coordenações da Instituição: Coordenação de Graduação; Coordenação Pós-Graduação e Extensão e Coordenação Administrativa/Financeira.

A diversidade de saberes, olhares e práticas derivadas das percepções e necessidades construídas pelo cotidiano acadêmico, oportuniza o confronto e o enriquecimento do debate em torno do fenômeno educativo, qualificando de maneira singular a formulação de pressupostos resultantes do consenso entre os diferentes segmentos da comunidade acadêmica.

O fomento para a integração e articulação dessas ações busca a sintonia das práticas institucionais com a dinâmica da sociedade, com a constante evolução do conhecimento científico e a convergência com as políticas públicas direcionadas ao sistema de ensino superior brasileiro. Neste sentido, o PPI torna-se o parâmetro norteador das ações empreendidas no âmbito acadêmico da Faculdade São Luís de França, balizando as diversas atividades desenvolvidas por esse. A partir da composição e aprimoramento de tal documento, terão continuidade e serão expandidas pela Faculdade São Luís de França diversas políticas e programas que a Instituição ao longo de sua história tem desenvolvido, a saber:

● Política de Atualização e Expansão do Acervo das Bibliotecas;

● Programa de Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional;

● Política Ambiental;

● Política de Acessibilidade;

● Política de Autoavaliação;

● Política de Direitos Humanos;

● Programa e Políticas de Atendimento ao Discente;

● Políticas e Programa de Iniciação Científica/Práticas Investigativas;

● Política de Publicação Acadêmica;

● Política e Programas de Extensão;

● Política de Pós-Graduação;

● Programa de Formação Complementar;

● Programa de Nivelamento Discente;

● Programa de Gestão da Aprendizagem;

● Programa de Formação Docente na Era Digital;

● Programa de Capacitação e Qualificação Docente e Corpo Técnico Administrativo.

A consolidação das políticas e programas apresentados é fruto das discussões promovidas nos últimos anos, travadas no âmbito da comunidade acadêmica Instituição e amadurecidas com a consolidação da IES na qualidade de Faculdade. É resultado também das avaliações institucionais desenvolvidas internamente pela CPA e externamente pelo Ministério da Educação, além das ações efetivadas pelos Colegiados dos Cursos, Núcleos Docentes Estruturantes e pelos gestores da instituição. Cabe ainda ressaltar a contribuição pelas várias instâncias da IES por meio dos workshops e seminários de sensibilização, desenvolvidos junto à comunidade acadêmica.

2.9.2 Aspectos para o desenvolvimento institucional e a efetividade acadêmica e pedagógica

Tendo por base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), da implementação e análises dos Planos Nacional de Educação, Nacional de Extensão e Nacional de Pós-Graduação e do acompanhamento sistemático das discussões a respeito dos sistemas de avaliação, regulação e acompanhamento do ensino e das IES, foi possível construir um rol de princípios e posicionamentos políticos e conceituais que permitem organizar a condução das atividades acadêmicas da instituição.

Aliada a essa base, os princípios para o desenvolvimento institucional e a efetividade acadêmica e pedagógica foram também norteados por discussões interinstitucionais a respeito de projetos pedagógicos de cursos; debate sobre a missão institucional; análise dos contextos sociais, econômicos e educacionais da região; discussões sobre as Diretrizes Curriculares dos Cursos, além das experiências de agentes e atores institucionais. Tais conceitos e princípios são orientadores das ações acadêmicas institucionais. Esses pressupostos estão presentes nas propostas pedagógicas dos cursos, permeando as práticas profissionais e/ou pré-profissionais, contidas nos projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão, em todas as modalidades e níveis.

2.9.3 Gestão de recursos humanos

A gestão de Recursos Humanos da Faculdade São Luís de França é regida pelos princípios da missão, visão e valores institucionais, como também por seus normativos e instrumentos que norteiam as práticas de gestão de pessoas. A FSLF busca a mais alta qualidade em seus processos de treinamento, seleção e fidelização de seus colaboradores. Além disso, valoriza a iniciativa, incentiva à participação e a sensibilização para que as práticas avaliativas de aprimoramento das atividades sejam incorporadas de forma processual.

A Gestão de Pessoas é objetivada pela imparcialidade em seus processos de seleção externa e interna, buscando novos talentos no mercado de trabalho e dentro da própria instituição. A instituição tem como prioridade desenvolver normativos que visam estabelecer diretrizes, normas e uniformizar procedimentos para as atividades de captação e seleção, treinamento, desligamento, bolsas de estudos, benefícios, gestão de férias, entre outros. Busca também aplicar no cotidiano de suas ações todas as suas políticas institucionais, através de seus planos de carreira docente e técnico administrativo, que proporcionam a ascensão e a valorização de seus colaboradores.

Com a finalidade de qualificar profissionalmente, a instituição oferta editais de bolsas de estudos para seus colaboradores nas seguintes categorias: bolsas de graduação e pós-graduação Lato Sensu para os colaboradores administrativos e docentes. A FSLF também incentiva a participação dos docentes em congressos, seminários e eventos científicos para apresentação de trabalhos ou como orientador de projetos acadêmicos. A instituição compreende que a busca pela qualificação profissional é um processo que gera crescimento e mudanças, incentivando os colaboradores no desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades e competências, no desempenho de suas funções atuais, possibilitando novos ensejos fornecidos pela instituição.

A Faculdade São Luís de França tem como premissa prezar pela qualidade e satisfação dos colaboradores, oferecendo benefícios que possam trazer melhoria para a qualidade de vida e saúde, como planos de saúde e odontológico para os colaboradores e seus familiares, ticket alimentação, área de descanso e alimentação, acesso ao acervo da biblioteca da instituição, disponibilização dos serviços ofertados.

A instituição conta uma estrutura de Medicina e Segurança do trabalho voltada para a informação, prevenção e promoção da saúde, disponibilizando palestras, treinamentos e campanhas direcionadas a saúde ocupacional, realizando acompanhamentos ergonômicos periódicos, exames médicos admissionais, demissionais e periódicos, disponibilizado pelo grupo educacional no qual está inserida.

A estratégia da gestão de pessoas da Faculdade São Luís de França está focada no desenvolvimento de seus colaboradores, tendo-o como elemento básico para a eficácia organizacional, fazendo com que estes se sintam parte importante da organização, propiciando assim meios para atingir os objetivos organizacionais.

2.9.4 Gestão documental

O acervo acadêmico da Faculdade São Luís de França está sendo preservado conforme a portaria vigente, buscando atualizações constantes para garantir a preservação e utilização do mesmo. Sendo assim, a instituição ao final de 2020, ano corrente, realizou a gestão documental convertida para o meio digital, considerando o artigo 45 da Seção VIII da Portaria no 315/2018. Para tanto, disponibilizou pessoal e suporte tecnológico necessário para alcançar esse objetivo.

A gestão da conservação e preservação dos documentos está embasada nos seguintes critérios:

● digitalização que garanta a confiabilidade, autenticidade, integridade e durabilidade das informações documentais;

● formação de um comitê gestor da política de segurança do acervo acadêmico.

Seguindo as diretrizes do Art. 46 da Seção VIII da Portaria no 315/ 2018, a digitalização de documentos da IES será controlada por sistema especializado de gerenciamento de documentos eletrônicos, com as seguintes características:

● utilização e gerenciamento da base de dados com capacidade adequada para a preservação do acervo acadêmico digital;

● indexação que possibilite recuperação imediata do acervo acadêmico digital;

● reprodução do acervo acadêmico com um método que permita segurança e preservação;

● utilização de certificação digital padrão ICP- Brasil.

No documento PDI (páginas 54-59)