• Nenhum resultado encontrado

OMT Guia de desenvolvimento do turismo sustentável Trad Sandra Netz Porto Alegre: Bookman, 200 Software(s) de Apoio:

ANEXO III – EMENTAS E PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DA UNIDADE TECNOLÓGICA DO NÚCLEO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

3. OMT Guia de desenvolvimento do turismo sustentável Trad Sandra Netz Porto Alegre: Bookman, 200 Software(s) de Apoio:

---

Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo

Pré-Requisito(s): --- Número de créditos 2 EMENTA

Conceito, finalidade e campo de atuação da Contabilidade. Componentes patrimoniais. Plano de contas. Escrituração. Balanço patrimonial e apuração de resultados.

PROGRAMA Objetivos

 Compreender a origem e a finalidade da Contabilidade e das relações jurídicas do exercício financeiro, com base em aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio, permitindo a organização de planos de contas adequados e escrituração.

 Estabelecer a diferença entre débito, crédito e saldo, conhecer o significado das principais contas, entendendo a finalidade dos levantamentos contábeis, relacionando as providências necessárias para o encerramento do exercício, compreendendo a importância dos demonstrativos financeiros.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1 Contabilidade: origem, conceito, objeto, objetivo, finalidade, campo de aplicação e usuário; 2 Patrimônio, Ativo e Passivo

2.1 Equação patrimonial 3 Atos e fatos administrativos; 4 Classificação das contas 4.1 Plano de contas 5 Escrituração 5.1 Débito e Crédito 5.2 Balancete de Verificação; 6 Demonstrações contábeis. Procedimentos Metodológicos

O conteúdo da disciplina de Fundamentos de Contabilidade em Empreendimentos Turísticos será desenvolvido por meio de atividades individuais e em grupo, como também atividades de âmbito teórico e outras voltadas à prática cotidiana do setor. No que diz respeito às atividades individuais, estas podem ser requeridas através de resenhas, resumos, testes, exercícios, estudos de caso entre outros que se façam pertinentes ao desenvolvimento da disciplina. Já as atividades em grupo serão requeridas por meio de seminários e trabalhos de laboratório e pesquisa, entre outros.

Para fins de complementação do conteúdo teórico será disponibilizado ao aluno visitas técnicas a setores de contabilidade em empresas lazer e turismo, assim como palestras com integrantes do trade. A abordagem visa a formar o aluno com forte embasamento teórico e prático.

Recursos Didáticos

Os recursos a serem requeridos para o desenvolvimento da disciplina são lousa, projetor multimídia, textos de apoio e laboratório de práticas.

Avaliação

Prova escrita; seminários; análise dos estudos de caso, trabalhos individuais e em grupo. Bibliografia Básica

1.

MARION, J. C. Contabilidade Básica Fácil. São Paulo: Atlas, 2008

2.

RAMOS, A. T. et al. Contabilidade Introdutória. 11.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

3.

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da; MARION, Jose Carlos. Manual De Contabilidade Para Pequenas E Médias Empresas. São Paulo: Atlas, 2013

Bibliografia Complementar 1. FERREIRA, R. Contabilidade Básica. 8.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010. 2. RIBEIRO, O. M. Contabilidade Geral. 21.ed. São Paulo: Saraiva, 1999. 3. ______. Contabilidade Básica. 23.ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

Software(s) de Apoio: ---

Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo

Disciplina: Planejamento Turístico Carga-Horária: 60h (80h/a)

Pré-Requisito(s): --- Número de créditos 4

EMENTA

Importância do Planejamento Turístico. Conceitos e Fundamentos do Planejamento Turístico. Modelos e Tipologias de Planejamento Turístico. Processos e Etapas do Planejamento Turístico. Metodologias e Ferramentas de Planejamento Turístico. Dimensões Influenciadoras/Condicionantes do Processo de Planejamento Turístico. Planejamento, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Planejamento e Competitividade em Destinações Turísticas. Papel dos Stakeholders no Processo de Planejamento Turístico. Inventariação da Oferta Turística. Diagnóstico e Avaliação da Oferta Turística. Desenvolvimento, Implementação e Avaliação de Planos, Programas e Projetos Turísticos. Teorias e Técnicas Emergentes em Planejamento Turístico.

PROGRAMA Objetivos

 Apresentar a importância, conceitos e fundamentos do planejamento turístico.

 Compreender as etapas, fases, metodologias e instrumentos de apoio ao processo de planejamento turístico.  Entender o papel dos stakeholders no processo de planejamento turístico.

 Estimular o desenvolvimento da visão crítica do aluno no que diz respeito às dimensões desenvolvimento, sustentabilidade, competitividade e planejamento turístico.

 Capacitar o aluno a desenvolver inventários e diagnósticos da oferta turística, como também planos, programas e projetos de âmbito turístico.

 Proporcionar ao aluno o desenvolvimento de uma consciência reflexiva e crítica a respeito das principais ideias sobre planejamento turístico.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Importância do Planejamento Turístico;

2. Conceitos e Fundamentos do Planejamento Turístico; 3. Modelos e Tipologias de Planejamento Turístico; 4. Processos e Etapas do Planejamento Turístico;

5. Metodologias e Ferramentas de Planejamento Turístico;

6. Dimensões Influenciadoras/Condicionantes do Planejamento Turístico; 7. Planejamento, Desenvolvimento e Sustentabilidade;

8. Planejamento e Competitividade em Destinações Turísticas; 9. Papel dos Stakeholders no Processo de Planejamento Turístico; 10. Inventariação da Oferta Turística;

11. Diagnóstico e Avaliação da Oferta Turística

12. Desenvolvimento, Implementação e Avaliação de Planos, Programas e Projetos Turísticos; 13. Teorias e Técnicas Emergentes em Planejamento Turístico.

Procedimentos Metodológicos

O conteúdo da disciplina Planejamento Turístico será desenvolvido por meio de atividades individuais e em grupo, como também atividades de âmbito teórico e outras voltadas à prática. No que diz respeito às atividades individuais, estas podem ser requeridas através de resenhas, resumos, testes, exercícios, estudos de caso entre outros que se façam pertinentes ao desenvolvimento da disciplina. Já as atividades em grupo serão requeridas por meio de seminários e trabalhos de laboratório e pesquisa, entre outras. Para fins de complementação do conteúdo teórico será disponibilizado ao aluno ambiente de aprendizagem prática na área especifica da disciplina, no laboratório de práticas de turismo e/ou simulações em sala de aula. Além disso, palestras com profissionais da área também poderão ser desenvolvidas na disciplina. A abordagem visa formar o aluno com forte embasamento teórico e prático.

Recursos Didáticos

Os recursos a serem requeridos para o desenvolvimento da disciplina são lousa, projetor multimídia, textos de apoio e laboratório de práticas.

Avaliação Prova escrita; seminários; análise dos estudos de caso, trabalhos individuais.

Bibliografia Básica

1. BENI, Mário Carlos. Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão - Desenvolvimento regional, rede de