• Nenhum resultado encontrado

ZANELLA, Luis Carlos Administração de custos em hotelaria Caxias do Sul: Educs, 2010 Software(s) de Apoio:

ANEXO III – EMENTAS E PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DA UNIDADE TECNOLÓGICA DO NÚCLEO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

3. ZANELLA, Luis Carlos Administração de custos em hotelaria Caxias do Sul: Educs, 2010 Software(s) de Apoio:

Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo

Disciplina: Gestão de Alimentos e Bebidas Carga-Horária: 60h (80h/a)

Pré-Requisito(s): --- Número de créditos 4

EMENTA

Conceitos de Serviços de Alimentação e Bebidas/Restaurantes. Tipologia/classificação de Restaurantes. Tipologia/classificação de Serviços em Restaurantes. Conceito, Localização e Design de Empreendimentos de A&B. Elaboração de Cardápios. Planejamento de Espaço Físico de Produção e Consumo em Empreendimentos de A&B. Elementos Básicos da Estrutura Física. Dimensionamento de Equipamentos e Utensílios em A&B. Fluxograma de Produção e Atendimento em Empreendimentos de A&B. Organograma Funcional, Profissionais da Área e suas Responsabilidades em uma Empresa de A&B. Gestão de Compras, Armazenagem e Estoque em Empreendimentos de Alimentos e Bebidas. Gestão Operacional de Bares e Restaurantes. Gestão e Técnicas de Produção de Refeições. Controle, Formas de Cálculo de Custos e Preços de Vendas em Serviços de A&B. Normas Higiênico-Sanitárias para Funcionamento de Empreendimentos e A&B. Tópicos Importantes Para o Funcionamento e Rotina das Operações em Empresas de A&B. Tendências de Mercado e Inovação no Setor de A&B.

PROGRAMA Objetivos

 Apresentar conceitos, tipologias de restaurantes e tipologia de serviços em A&B.  Compreender como se estruturam e funcionam os empreendimentos de A&B.  Estudar métodos e técnicas de gestão em empreendimentos de A&B.

 Compreender o processo de planejamento do espaço físico, dimensionamento de equipamentos e utensílios, fluxograma, organograma e procedimentos operacionais em serviços de A&B.

 Estudar as normas higiênico-sanitárias para funcionamento de empreendimentos de A&B.  Conhecer tendências de mercado e inovações no setor de A&B.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Conceitos de Serviços de Alimentação e Bebidas/Restaurantes;

2. Tipologia/classificação de Restaurantes;

3. Tipologia/classificação de Serviços em Restaurantes; 4. Conceito, Localização e Design de Empreendimentos de A&B; 5. Elaboração de Cardápios;

6. Planejamento de Espaço Físico de Produção e Consumo em Empreendimentos de A&B; 7. Elementos Básicos da Estrutura Física;

8. Dimensionamento de Equipamentos e Utensílios em A&B;

9. Fluxograma de Produção e Atendimento em Empreendimentos de A&B;

10. Organograma Funcional, Profissionais da Área e suas Responsabilidades em uma Empresa de A&B; 11. Gestão de Compras, Armazenagem e Estoque em Empreendimentos de Alimentos e Bebidas; 12. Gestão Operacional de Bares e Restaurantes;

13. Gestão e Técnicas de Produção de Refeições;

14. Controle, Formas de Cálculo de Custos e Preços de Vendas em Serviços de A&B; 15. Normas Higiênico-Sanitárias para Funcionamento de Empreendimentos e A&B;

16. Tópicos Importantes Para o Funcionamento e Rotina das Operações em Empresas de A&B; 17. Tendências de Mercado e Inovação no Setor de A&B.

Procedimentos Metodológicos

O conteúdo da disciplina Gestão de Alimentos e Bebidas será desenvolvido por meio de atividades individuais e em grupo, como também atividades de âmbito teórico e outras voltadas à prática. No que diz respeito às atividades individuais, estas podem ser requeridas através de resenhas, resumos, testes, exercícios, estudos de caso entre outros que se façam pertinentes ao desenvolvimento da disciplina. Já as atividades em grupo serão requeridas por meio de seminários e trabalhos de laboratório e pesquisa, entre outras.

Para fins de complementação do conteúdo teórico será disponibilizado ao aluno ambiente de aprendizagem prática na área especifica da disciplina, por meio de visitas técnicas e/ou simulações em sala de aula. Além disso, palestras com profissionais da área também poderão ser desenvolvidas na disciplina. A abordagem visa formar o aluno com forte embasamento teórico e prático.

Os recursos a serem requeridos para o desenvolvimento da disciplina são lousa, projetor multimídia, textos de apoio entre outros.

Avaliação Prova escrita; seminários; análise dos estudos de caso e trabalhos individuais.

Bibliografia Básica

1. FREUND, Francisco Tommy. Alimentos e bebidas: uma visão gerencial. Rio de Janeiro: ed. Senac Nacional, 2005. 2. KNIGHT, John; KOTSCHEVAR, Lendal. Gestão, Planejamento e Operação de Restaurantes. São Paulo: Roca, 2005. 3. YASOSHIMA, José Roberto; ALCOTT, Peter; PANTELIDIS, Ioannis; LOCKWOOD, Andrew; DAVIS, Bernard. Gestão de

Alimentos e Bebidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Bibliografia Complementar

1. TORRE, Francisco de la. Administração Hoteleira parte II: Alimentos e bebidas. São Paulo: Roca, 2002. 2. VENTURI, James Luiz. Gerenciamento de Bares e Restaurantes. Porto Alegre: Bookman, 2010.

3. WALKER, John; LUNDBERG, Donald E. Restaurante: conceito e operação. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. Software(s) de Apoio:

Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo

Disciplina: Marketing em Organizações Turísticas Carga-Horária: 60h (80h/a)

Pré-Requisito(s): --- Número de créditos 4

EMENTA

Conceitos e Características de Marketing de Serviços e Definições Correlatas. Conceitos e Características do Marketing Turístico. Conceitos e Características do Marketing Digital Aplicado ao Turismo. A Importância do Marketing para o Mercado Turístico. Estudos da Demanda Turística. Noções de Pesquisa de Marketing. Planejamento Estratégico, Tático e Operacional em Marketing Turístico. Planejamento e Gestão de Campanhas de Marketing Turístico. Mix de Marketing. Segmentação do Mercado Turístico. Posicionamento. Imagem de Marca em Empreendimentos Turísticos. Imagem de Destinos Turísticos. Ferramentas Tradicionais e Digitais de Marketing Turístico. Marketing de Relacionamento Aplicado ao Turismo. Marketing Social Aplicada ao Turismo. Noções de Publicidade e Propaganda Aplicadas ao Mercado Turístico. Métodos e Técnicas Emergentes Promoção Turística. Estudos de Casos de Sucesso em Marketing Turístico.

PROGRAMA Objetivos

 Apresentar as bases conceituais de marketing de serviços, marketing digital e marketing turístico;  Tratar da importância do marketing para o mercado turístico.

 Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre planejamento estratégico, tático e operacional em marketing turístico;  Compreender os conceitos e características do mix marketing, segmentação, posicionamento e imagem.

 Prover ao aluno contato com conhecimentos referentes às diversas ferramentas tradicionais e digitais de marketing turístico;

 Apresentar noções publicidade e propaganda aplicadas ao mercado turístico. Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Conceitos e Características de Marketing de Serviços e Definições Correlatas; 2. Conceitos e Características do Marketing Turístico;

3. Conceitos e Características do Marketing Digital Aplicado ao Turismo; 4. A Importância do Marketing para o Mercado Turístico;

5. Estudos da Demanda Turística; 6. Noções de Pesquisa de Marketing;

7. Planejamento Estratégico, Tático e Operacional em Marketing Turístico; 8. Planejamento e Gestão de Campanhas de Marketing Turístico; 9. Mix de Marketing;

10. Segmentação do Mercado Turístico; 11. Posicionamento;

12. Imagem de Marca em Empreendimentos Turísticos; 13. Imagem de Destinos Turísticos;

14. Ferramentas Tradicionais e Digitais de Marketing Turístico; 15. Marketing de Relacionamento Aplicado ao Turismo; 16. Marketing Social Aplicado ao Turismo;

17. Noções de Publicidade e Propaganda Aplicadas ao Mercado Turístico; 18. Métodos e Técnicas Emergentes de Promoção Turística;

19. Estudos de Casos de Sucesso em Marketing Turístico.

Procedimentos Metodológicos

O conteúdo da disciplina Marketing em Organizações Turísticas será desenvolvido por meio de atividades individuais e em grupo, como também atividades de âmbito teórico e outras voltadas à prática. No que diz respeito às atividades individuais, estas podem ser requeridas através de resenhas, resumos, testes, exercícios, estudos de caso entre outros que se façam pertinentes ao desenvolvimento da disciplina. Já as atividades em grupo serão requeridas por meio de seminários e trabalhos de laboratório e pesquisa, entre outras.

Para fins de complementação do conteúdo teórico será disponibilizado ao aluno ambiente de aprendizagem prática na área especifica da disciplina, no laboratório de práticas de turismo e/ou simulações em sala de aula. Além disso, palestras com profissionais da área também poderão ser desenvolvidas na disciplina. A abordagem visa formar o aluno com forte embasamento teórico e prático.

Os recursos a serem requeridos para o desenvolvimento da disciplina são lousa, projetor multimídia, textos de apoio e laboratório de práticas.

Avaliação Prova escrita; seminários; análise dos estudos de caso e trabalhos individuais.

Bibliografia Básica

1. BELCH, George E.; BELCH, Michael A. Propaganda e Promoção: Uma Perspectiva da Comunicação Integrada de Marketing. 9ª ed. Porto Alegre: Bookman e McGraw-Hill, 2014.

2. MIDDLETON, Victor T. C. Marketing de turismo: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 3. MORRISON, Alastair M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

Bibliografia Complementar

1. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006. 2. PETROCCHI, Mário. Marketing para destinos turísticos: planejamento e gestão. São Paulo: Futura, 2004.

3. VAZ, Gil Nuno. Marketing turístico: receptivo e emissivo: um roteiro estratégico para projetos mercadológicos públicos e