• Nenhum resultado encontrado

6. PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS

6.9. DESLIGAMENTO

Até que os empregados alcancem total interação com os objetivos e estratégias da empresa, muito tempo é demandado. Esse é o principal motivo para tentativa de retenção dos

49 UFF Volta Redonda, 2016.

empregados pelo maior período de tempo possível e de baixo nível de turnover. Porém, ocasionalmente ocorrerão desligamentos.

Os desligamentos serão processados pela gestora de recursos humanos, onde o empregado realizará uma entrevista de desligamento e receberá uma carta de recomendação afim de facilitar a sua contratação em outra empresa, desde que o desligamento não seja demissão por justa causa.

Nos casos de demissão por parte da empresa, o empregado terá direito a continuar utilizando o plano de saúde por mais 3 meses após a data do desligamento, para possibilitar que o mesmo se reorganize e possa manter o plano após este período.

7. ANÁLISE ESTRATÉGICA

A análise estratégica do mercado tem grande importância para o futuro de um projeto e constitui um dos pilares fundamentais para o sucesso do negócio. Os modelos de análise estratégica são um guia que prevê os principais elementos e variáveis do ambiente concorrencial a serem considerados durante o processo de análise.

Baseado nessas informações, a análise estratégica tem como fundamento destacar qual o posicionamento estratégico que a empresa deve tomar para possibilitar uma melhor penetração no mercado, gerando vantagens competitivas frente a seus concorrentes.

7.1. ANÁLISE AMBIENTAL

Conhecer sobre o ambiente no qual a empresa será inserida influencia diretamente no sucesso do negócio, pois é a partir dessa análise que se determina as decisões e a estratégia de atuação da empresa.

A análise ambiental foi feita para identificar as oportunidades e as ameaças da franquia a ser instalada no Shopping Park Sul em Volta Redonda, tendo como objetivo verificar se o ambiente externo influenciará a empresa de maneira positiva ou negativa.

50 UFF Volta Redonda, 2016.

Fatores Econômicos: O ano de 2015 foi de recuo na produção de chocolates no país, conforme balanço realizado pela ABICAB, o setor reduziu em 5,5% o volume total produzido, passando de 784 mil toneladas em 2014 para 740 mil toneladas em 2015.

Segundo Ubiracy Fonseca, vice-presidente de chocolate da ABICAB, o aumento da inflação, o PIB cada vez menor, o crescimento do desemprego, a alta do dólar e o aumento dos insumos de chocolate e do combustível são motivos para o desempenho em baixa do setor.

O consumo interno (produção mais importações menos exportações) também sofreu queda de 3,7% e a exportação, 14%.

Gráfico 13 - O Mercado de Chocolate, de 2013 a 2015 Fonte: ABICAB

A crise econômica e outros fatores interferiam no consumo de chocolate, porém a franquia oferta produtos de alta qualidade e com um preço acessível para todas as camadas sociais, por este motivo ela continua crescendo e reforçando sua posição no mercado.

Fatores Políticos/Legais: A Lei Complementar nº 123 (de 14/12/06): “Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte”, estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (Secretaria da Micro e Pequena Empresa, 2014)

51 UFF Volta Redonda, 2016.

Com a LC nº 123 são empreendidos esforços nas esferas federal, estadual e municipal para incentivar os micro e pequenos empreendedores, sobretudo no sentido de simplificar e racionalizar os procedimentos de abertura e fechamento de empresas, unificação de tributos (Simples Nacional), obrigações trabalhistas, acesso ao crédito e participação em compras públicas, entre outros. (Secretaria da Micro e Pequena Empresa, 2014)

Fatores Tecnológicos: A qualidade dos produtos está relacionada diretamente a tecnologia aplicada aos processos produtivos, a Fabrica Di Chocolate conta com tecnologia de ponta na preparação, manuseio e armazenamento dos produtos e seus equipamentos são confeccionados segundo normas internacionais, o que confere maior qualidade aos produtos.

Fatores Culturais: Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

Os bens de consumo possuem significados que vão além de seu caráter utilitário e seu valor comercial, eles carregam significados culturais. (MACCRACKEN, 2003)

O chocolate carrega um significado de amor e de afeto. Devido ao valor percebido que o chocolate possui ele é considerado como um presente, em épocas sazonais como Páscoa e Dia dos Namorados as vendas aumentam expressivamente.

A cultura influencia o comportamento dos consumidores. Segundo a ABICAB, 2012 no ano de 1972 a situação do mercado do chocolate no país não era uma das mais promissoras, uma vez que os brasileiros não possuíam o hábito de consumir o alimento, por considerá-lo apenas como uma guloseima, um alimento supérfluo e dispensável. Os consumidores também alegavam que o chocolate engordava, causava espinhas e problemas de saúde. Após campanhas com o objetivo de criar o hábito de consumo do chocolate, foi dado ao produto um novo dimensionamento no mercado. Hoje o Brasil é o terceiro maior produtor de chocolate do mundo e um grande consumidor. Foi feita também uma pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em 2014, que apontou que 18% da população brasileira consome alimentos doces durante cinco ou mais dias da semana, como sorvetes, bolos e chocolates. (Portal Brasil, 2015)

52 UFF Volta Redonda, 2016.

Fatores Demográficos: O tamanho e a taxa de crescimento da população afetam o mercado de chocolates, pois é um produto popular, sendo consumido por pessoas de todas as classes sociais. Estudo realizado pelo IBOPE revelou um aumento no consumo de chocolate a partir de 1990. O produto é consumido por pessoas de todas as idades, porém o consumo é maior entre jovens de 16 a 24 anos. As mulheres lideram o consumo de chocolates e representam 56% dos consumidores (IBOPE, 2013). Os produtos da Fábrica Di Chocolate são consumidos por pessoas de todos os perfis, idades e classes sociais.

7.2. ANÁLISE INTERNA

A Fábrica Di Chocolate possui infraestrutura adequada, mão de obra qualificada, sistema informatizado, equipamentos com tecnologia de ponta, duas máquinas de chocolate projetadas sob normas internacionais que mostram o derretimento do chocolate, aguçando o desejo de consumo. Possui também suporte constante ao fraqueado. A empresa também oferece todos os cursos e treinamentos necessários para a operação da franquia.

Utilizamos a análise baseada no modelo VRIO (Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização) para avaliar a capacidade interna da organização. O modelo analisa os recursos da empresa com o objetivo de verificar se temos vantagens e desvantagens competitivas.

Fluxograma Análise VRIO

Figura 7 - Fluxograma Análise VRIO Fonte: Elaboração Própria

53 UFF Volta Redonda, 2016.

Análise dos Recursos da Fábrica Di Chocolate em Termos de Vantagens Competitivas

Recursos Valioso Raro Difícil de ser Imitado

Organização

Preparada Implicações Estratégicas

Ativos Sim Não Paridade Competitiva

Capital de Giro Sim Não Paridade Competitiva

Localização Privilegiada

Sim Sim Não

Vantagem Competitiva Temporária Infraestrutura

Sim Sim Não

Vantagem Competitiva Temporária Acesso à Matéria Prima

Sim Sim Sim Sim

Vantagem Competitiva Sustentável Mão de Obra Qualificada

Sim Sim Não

Vantagem Competitiva Temporária Treinamentos

Sim Sim Sim Sim

Vantagem Competitiva Sustentável Conhecimento Empresarial

Sim Sim Sim Sim

Vantagem Competitiva Sustentável Portfólio de Produtos

Sim Sim Não

Vantagem Competitiva Temporária Qualidade dos Produtos

Sim Sim Sim Sim

Vantagem Competitiva Sustentável Preço

Sim Sim Não

Vantagem Competitiva Temporária Tecnologia

Sim Sim Sim Sim

Vantagem Competitiva Sustentável Reputação

Sim Sim Não

Vantagem Competitiva Temporária

Inovação Sim Sim Não Vantagem Competitiva

Temporária Tabela 8 - Análise dos Recursos da Fábrica Di Chocolate

Fonte: Elaboração Própria

De acordo com a tabalea acima, dos quatorze recursos identificados, 5 proporcionam à empresa uma vantagem competitiva sustentável. Assim, esses recursos estratégicos são considerados valiosos, pois permitem que a empresa neutralize as ameaças e maximize as oportunidades do ambiente interno e externo, principalmente em função do impacto desses nas receitas e na redução dos custos da empresa.

54 UFF Volta Redonda, 2016.

7.3.CONCORRÊNCIA

A empresa afirma que a Fábrica Di Chocolate não possui concorrência direta, pois a franquia é líder no segmento de sobremesas artesanais, sendo a única franquia com aprovação da Associação Brasileira de Franchising - ABF no segmento de Fondue Express.

Encontramos dois concorrentes indiretos da franquia na cidade, a Cacau Show e o grupo CRM que compete com a marca Chocolates Brasil Cacau, porém mesmo se outras empresas tentarem trazer para suas lojas produtos semelhantes, a franquia não será afetada, pois a qualidade de seus produtos é única e os processos são rigorosamente desenvolvidos para proporcionar aos franqueados o potencial máximo de seus pontos comerciais.

Utilizamos a ferramenta dos Fatores Críticos de Sucesso – FCS para fazer uma análise comparativa dos concorrentes indiretos que atuam na cidade de Volta Redonda. Esta ferramenta permite identificar os fatores determinantes para o sucesso de uma organização. Nessa técnica, os fatores críticos de sucesso podem ser ponderados em razão de sua contribuição na geração de valor.

Avaliação dos Concorrentes por Fatores Críticos de Sucesso – FCS

FCS Peso do FCS

Principais Concorrentes

Cacau Show Chocolates Brasil Cacau

Nota Valor Nota Valor

(1 – 10) (Nota X

Peso) (1 – 10) (Nota X Peso)

Localização 40 10 400 10 400

Qualidade 30 8 240 8 240

Preço 20 8 140 7 160

Atendimento 10 8 80 8 80

880 - 860

Tabela 9 - Avaliação Fatores Críticos de Sucesso Fonte: Elaboração Própria

55 UFF Volta Redonda, 2016.

7.4. VANTAGEM COMPETITIVA

A vantagem competitiva da Fábrica Di Chocolate é o fato de seus produtos serem desenvolvidos dentro do próprio quiosque fazendo com que os clientes se sintam dentro de uma verdadeira fábrica de chocolate, aguçando ainda mais a vontade de consumir.

Oferece um variado mix de produtos feitos com a mais alta qualidade, sem gordura hidrogenada, sem gordura trans, sem glúten e ainda com a opção de zero açúcar. Os ingredientes além de saudáveis são frescos e selecionados, livres de corantes e conservantes.

Os insumos são obtidos diretamente com o fabricante e fornecedores locais gerando menos gastos com matéria prima e assim alcançando maior lucratividade.

É reconhecida internacionalmente com mais de 10 anos de mercado e está presente em quatro continentes. O negócio também é de baixo investimento, com potencial de lucro, com total suporte para o crescimento, possui preços acessíveis e atende a pessoas de todas as idades e classes sociais. Será instalado no Shopping Park Sul, um dos maiores empreendimentos comerciais da região.

7.5. ANÁLISE SWOT

A Análise SWOT é utilizada para identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como as oportunidades e ameaças das quais a mesma está exposta.

É uma ferramenta de grande importância para analisar a viabilidade de implantação da franquia em Volta Redonda, promovendo uma análise do ambiente externo e interno da empresa.

Análise SWOT: Quiosque Fábrica Di Chocolate no Shopping Park Sul FATORES EXTERNOS

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

 Demanda potencial alta;  Concorrência indireta;  Nenhum concorrente direto;

 Bom desempenho do segmento no país e crescimento contínuo.

 Produtos substitutos;  Crise Econômica;  Consumo cada vez mais

exigente da população.

Quadro 2 - Análise SWOT Fatores Externos Fonte: Elaboração Própria

56 UFF Volta Redonda, 2016.

FATORES INTERNOS FORÇAS FRAQUEZAS  Boa localização;  Experiências bem-sucedidas em outras cidades;  Grande variedade de produtos;

 Custos fixos elevados;  Pouco recurso das sócias

para investimento;  Produtos fáceis de serem

copiados.  Mão de obra capacitada;

 Qualidade diferenciada;  Preços competitivos;

 Forte tecnologia e inovação;  Sinergia entre as sócias;  Produtos saudáveis, sem

gordura trans., sem gordura hidrogenada, sem glúten.

Quadro 3 - Análise SWOT Fatores Internos Fonte: Elaboração Própria

O mercado está cada vez mais competitivo, exigindo das empresas estratégias que garantam seu melhor posicionamento dentro de sua área de atuação, dessa forma a análise SWOT torna-se uma importante ferramenta da administração para a Fábrica Di Chocolate, pois possui como principal finalidade avaliar o ambiente corporativo e auxiliar no planejamento estratégico da empresa. A partir dessa análise torna-se possível organizar um plano de ação para minimizar o efeito das ameaças potenciais, tratar os pontos fracos, aproveitar nossos pontos fortes e oportunidades e assim aumentar as chances de sucesso da empresa.

8. PLANO DE MARKETING

De acordo com Philip Kotler (2006) “marketing é a chave para atingir os objetivos da empresa. Consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvos e satisfazê- los mais efetiva e eficientemente do que os concorrentes”.

Baseado nessa informação o plano de marketing será uma importante ferramenta de gestão para empresa, pois permite analisar o mercado, traçar o perfil do consumidor, tomar

57 UFF Volta Redonda, 2016.

decisões com relação a divulgação e comunicação, preço, distribuição e localização do ponto de venda.

Por meio do Plano de Marketing será possível formular ações para satisfazer os nossos clientes, atingir competitividade e o sucesso do nosso negócio. A formulação, controle, manutenção e execução do plano de gestão de marketing ficará a cargo da Gerência de Marketing.

8.1. PÚBLICO ALVO

O público alvo da nossa franquia são pessoas com idade a partir de 15 anos, pertencentes as classes A, B, C. Entretanto, acredita-se que o mercado alvo em Volta Redonda possa ser mais abrangente, pois os produtos a serem comercializados possuem grande aceitação dos consumidores e são consumidos regulamente por pessoas de todas as idades e classes sociais.

8.2. POSICIONAMENTO

De acordo com Al Ries e Jack Trout (2007), "posicionamento é o modo como você se diferencia na mente de seu cliente potencial”. O posicionamento de mercado é a percepção que o público alvo tem do produto, portanto, um posicionamento eficiente vai ser aquele que projeta exatamente a imagem que se espera frente ao público alvo, ressaltando seus diferenciais em relação aos seus concorrentes.

A Fábrica Di Chocolate se posiciona no mercado como uma empresa que oferece produtos saudáveis, com padrão de qualidade diferenciado a preços acessíveis. Ela traz para o mercado um novo conceito na linha de produtos com chocolates finos, destacando o Fondue Express que mistura o sabor e nutrientes do chocolate aos valores funcionais de frutas frescas e saudáveis.

A partir desse posicionamento de oferecer uma opção de produtos saudáveis que atendem a consumidores de todas as idades, perfis e classes, a franquia apresentou um crescimento de 300% e tornou- se líder no segmento com a aprovação da ABF.

58 UFF Volta Redonda, 2016.

8.3. OBJETIVOS E METAS

Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações. Segue abaixo os objetivos e metas estabelecidos para o negócio no primeiro ano de atuação.

Quadro 4 - Objetivos e Metas Fonte: Elaboração Própria

No documento Plano de negócio Fábrica di Chocolate (páginas 48-58)

Documentos relacionados