• Nenhum resultado encontrado

161

Calliandra brevipes Benth.

quebra-foice, topete-de-cardeal, angiquinho Morfologia

Arbusto sem espinhos que podem chegar a 2 metros de altura, com bastante ramificação.

Suas folhas são alternas e bipinado- unijugas. Apresenta pecíolo curto (em torno de 2mm) e estípulas estriadas ainda menores (1,5mm).

Os folíolulos apresentam cores vibrantes, são nervurados e são todos centrados no limbo. Cada pina apresenta de 15 a 45 deles.

As flores, com estames evidentes (2 a 4cm), brancos na metade inferior e rosados ou brancos na superior, reúnem-se em capítulos axilares solitários, dispostos na extremidade de um pedúnculo, com cerca de 1 cm de extensão.

Possui legumes lineares, glabros, eretos nos ramos e de cor castanha, variando de 4 a 8 cm de comprimento por cerca de 6mm de largura, com sementes ovais e obliquamente dispostas.

Caracteristicas reprodutivas: Floração: outubro a março Frutificação: verão e outono

Reprodução: Preferencialmente por sementes, mas também se reproduz por estacas.

Fonte:

DURLO, M. A.; SUTILI, F. J. Bioengenharia: manejo biotécnico de cursos de água. Porto Alegre: EST, 2005. 189p.

162

Sebastiania schottiana (Müll. Arg.) Müll. Arg

Sarandi, amarilho, sarandi-de-espinho

Morfologia

Arbusto totalmente glabro, com espinhos, e pode chegar de 3 a 3,5 metros de altura com ramos longos e muito flexíveis.

Suas folhas são alternas e simples. Apresenta pecíolo curto (entre 2 e 4 mm), membranéceas e lanceoladas, variam de 1 a 5cm de comprimento por 4 a 15 mm de largura, apresentando ápice obtuso ou brevemente agudo- mucronado, com margem interna apresentando uma ou duas glândulas engrossadas inferiormente e base cuneado-estreita. Apresenta duas cores, esbranquiçado na parte inferior, com 7 a 10 nervuras secundarias evidentes em cada lado principal.

As flores, pequenas e amarelas, são produzidas em espigas terminais, sobre ramos muito curtos (1 a 2 cm). São unissexuais, sendo as femininas produzidas na base das espigas, e as masculinas, com três estâmes quase livres, no ápice.

O fruto é uma cápsula globulosa de aproximadamente 5mm de diâmetro.

Caracteristicas reprodutivas: Floração: setembro a outubro. Frutificação: novembro a março. Reprodução: Estaca e semente. Fonte:

DURLO, M. A.; SUTILI, F. J. Bioengenharia: manejo biotécnico de cursos de água. Porto Alegre: EST, 2005. 189p.

163

Tibouchina granulosa

Quaresmeira

Morfologia

Arvore de pequeno porte, atingindo de 8 a 12 metros de altura. O tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetros variando entre 30 e 40 cm. Sua copa é verde escura, com formato redondo. Suas folhas são simples, elípticas, pubescentes, coriáceas, com nervuras longitudinais bem marcadas e margens inteiras. Folhagem pode ser perene ou semi-decídua, a depender da variação natural da espécie e do clima.

As flores são abundantes durante a floração e apresentam características pentâmeras, simples, com até 5 cm de diâmetro, com estames longos e corola arroxeada ou rósea, para a variedade Kathleen.

O fruto tem forma de taça e é seco,

marrom, deiscente, com

aproximadamente 1 cm de diâmetro. Seu período de vida é de 60 a 70 anos.

Caracteristicas reprodutivas:

Floração: entre Janeiro e abril e entre junho e agosto. Frutificação: Abril a maio e outubro a novembro. Reprodução: Estaca e semente.

Fonte:

Lorenzi, Harri: Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do

164

Mimosa bimucronata (DC.) Kuntze

Maricá

Morfologia

Arvore ou arbusto muito ramificado que pode atingir de 15 a 40 cm de diâmetro de caule e 4 a 8 metros de altura na idade adulta. Possui espinhos e tronco geralmente tortuoso, com casca rugosa de cor clara. Decídua e pioneira.

Suas folhas têm pequenas fissuras e são compostas, Bipinadas, com margem do limbo inteira, com pecíolo de 1,5 a 2,5 cm de comprimento, apresentando até dez pares de folíolos.

As flores são brancas ou beges e são reunidas em inflorescências.

O fruto é bastante vistoso, achatado, de coloração vermelho-tijolo.

Caracteristicas reprodutivas: Floração: Janeira a março. Frutificação: Abril-Junho Reprodução: Mudas Fonte:

https://www.sitiodamata.com.br/marica-mimosa-bimucronata

Lorenzi , Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil vol.02. 2ª Edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2002. -

165

Abutilon megapotamicum

Lanterninha chinesa

Morfologia

Arbusto de textura semi-lenhosa, de ramagem ramificada e escandente, que pode alcançar 2 a 3 metros de altura. Tolera frio. Cresce bem em solo úmidos bem drenados.

Suas folhas são cordiformes, alongadas e verdes, com margens serrilhadas. Tem formato de coração.

As flores apresentam formato de cálice, muito semelhante a um sino. São vermelhas, com pétalas amarelas e são pendentes. Também tem longos estames marrons em formato de cacho. Atrai muitos beija-flores e borboletas. O fruto

Caracteristicas reprodutivas:

Floração: Primavera e verão, mas se estende de forma esparsa o ano todo. Frutificação:

Reprodução: Estaca. Fonte:

https://www.jardineiro.net/plantas/sininho-abutilon-megapotamicum.html https://www.cultivando.com.br/lanterna-japonesa-abutilon-megapotamicum/

166

Fuchsia regia (Vell.) Munz

Brinco de princesa

Morfologia

Arbusto é lenhoso, perene, escandente, ramificado, com 1,5-3 metros de altura. Possui espessura de 8 cm de diâmetro de caule.

Suas folhas são persistentes, simples, cartáceas, glabras, ovaladas, de margens denteadas, opostas sobre ramos longos e pendentes, de 4-9 cm de comprimento. Seu limbo é subcoriáceo a coreáceo.

As flores axilares, pendulares e com cálice tubular vermelho arroxeado. As pétalas que envolvem tal cálice apresentam cor roxa ou violeta. São cíclicas, hermafroditas, epíginas, diclamídeas e tetrâmeras.

O fruto é uma baga roxa-escura quando madura, ornitocórica, lisa, oblonga ou elíptica ou globosa.

Caracteristicas reprodutivas:

Floração: O ano todo, principalmente na primavera e verão. Frutificação:

Reprodução: Multiplica-se facilmente por estacas em solo fértil, rico de matéria orgânica e bem drenado.

Fonte:

https://decoracaoeplantas.com/aprenda-cuidar-da-linda-flor-brinco-de-princesa- fucsia/

https://www.floresefolhagens.com.br/brinco-de-princesa-da-mata-fuchsia-regia/

CORADIN, L; ALEXANDRE,S; ADEMIR,R. Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro-região sul. Brasília:MMA, 2011. 934p. - https://sites.unicentro.br/wp/manejoflorestal/6410-2/

167

Zantedeschia aethiopica (L.) Spreng.

Copo-de-leite

Morfologia

Arbusto são robustos, perenes, forma densa de touceira de 0,6 – 1,0 metros de altura.

Suas folhas são dispostas

alternadamente, nascem sobre o ponto vegetativo e vão se desenrolando à medida que crescem, de cor verde brilhante. Possui grandes aglomerados de folhas verdes escuras em formato de flecha até 45 cm de comprimento.

As flores que, não são exatamente uma flor. Isso porque a parte branca, na realidade é uma bráctea(folha modificada) encurvada, que se chama espata, cuja função é proteger as flores que são reunidas em uma espiga amarela, conhecida como espádice e podem durar de 30-40 dias.

O fruto é baciforme (bagas maduras vermelho-vivo).

Caracteristicas reprodutivas:

Floração: Primavera e verão, mas dependendo das condições do clima e do solo onde se encontra a planta, pode florir o ano todo.

Reprodução: Plantio de parte do caule que fica embaixo da terra. É possível também o plantio por semestes.

Fonte:

https://www.floresefolhagens.com.br/copo-de-leite-zantedeschia-aethiopica/

http://revistagloborural.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_prin t/0,3916,597291-2584-3,00.html

168

Petunia Integrifolia

Petúnia perene

Morfologia

Arbusto que atingem 15 a 30 cm de altura, mas com ramos longos e flexíveis. Prefere estar exposta ao sol. É rustica, perene, e bastante adaptada ao clima tropical, subtropical e temperado. Em clima mais frio, se favorece em pleno sol. Boa em solos úmidos, mas bem drenados. Regas periódicas pela manhã, idealmente.

Suas folhas são opostas, possuem formato oval e são pilosas. São caracteristicamente permanentes.

As flores possuem ciclo de vida longo, vivendo por mais de um ano. São pequenas, em relação a outras variedades de petúnias, mas são numerosas e de coloração roxa.

O fruto

Caracteristicas reprodutivas: Floração: Todas as épocas do ano. Frutificação:

Reprodução: Por estaca ou por sementes. Estacas precisam ter presença de folhas, ramos e raízes. A planta se desenvolve em qualquer período, mas melhor se for plantada na primavera. O processo de plantio por sementes se dá apenas pela dispersão das mesmas.

Fonte:

169

Anthurium andraenum

Antúrios

FOTO: RITA BARRETO

Morfologia

Arbusto são robustos, perenes, forma densa de touceira de 0,6 – 1,0 metros de altura.

Suas folhas são dispostas

alternadamente, nascem sobre o ponto vegetativo e vão se desenrolando à medida que crescem, de cor verde brilhante. Possui grandes aglomerados de folhas verdes escuras em formato de flecha até 45 cm de comprimento.

Suas inflorescências têm diversas cores diferentes e uma estatura máxima que dificilmente passa de um metro. O fruto é baciforme (bagas maduras vermelho-vivo).

Caracteristicas reprodutivas: Floração: Primavera e verão. Frutificação:Primavera.

Reprodução: Através mudas e por estaquia. Rústica e confiável. Fonte:

https://paisagismodigital.com/item.aspx?id=100084-anthurium-andraeanum https://www.jardineiro.net/plantas/anturio-anthurium-andraeanum.html

170

Agapanthus africanus

Agapanto, lírio-do-cabo Morfologia

Arbusto pode chegar a 1,2 m de altura e ocupar pelo menos um metro de largura. É uma planta herbácea, rizomatosa, tolerante a baixas temperaturas de inverno. Nativo da Africa-do-sul e naturalizado.

Possui globosas inflorescências

com numerosas flores brancas, liláses ou azuis, dependendo da variedade. As inflorescências são muito duráveis e possuem hastes bastante longas

As folhas são longas, laminares de cor verde escura.

Os frutos são bagas agregadas, ou seja, unidas lado a lado numa espiga ou eixo central de 15 a 25 cm de comprimento por 5 a 7 cm de diâmetro e a espata é persistente até o amadurecimento do fruto.

Caracteristicas reprodutivas: Floração: Primavera e verão

Frutificação: Ao longo de todo o ano.

Reprodução: Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Resiste ao frio, geadas e a estiagem em curtos períodos. Fertilizações anuais, no final do inverno, estimulam intensas florações. Multiplica-se pela divisão das mudas que se formam na base da planta. Fonte: http://minhasplantas.com.br/plantas/agapanto/ https://www.jardineiro.net/plantas/agapanto-agapanthus-africanus.html http://www.plantasonya.com.br/flores-e-folhagens/caracteristicas-e-cultivo-do- agapanto-agapanthus-africanus.html

171

Strelitzia reginae

Estrelícia ou Ave do paraíso Morfologia

Arbusto herbáceo, perene rizomatoso originária da África do Sul e naturalizado no Brasil, com aproximadamente 1,20 m de altura.

Suas folhas são Grandes, rijas e coriáceas, persistentes de forma oval e oblonga, de cor verde azulada.

Cada haste floral tem 5 a 8 flores

formadas por grandes sépalas de cor de laranja brilhante (há uma variedade de flor amarela) e por três pétalas de cor azul metálico brilhante.

Ao serem polinizadas por pássaros e insetos, geram frutos secos, duros e cheios de sementes envolvidas por uma camada carnosa alaranjada coberta por uma capa protetora negra.

Caracteristicas reprodutivas: Floração: Março a outubro

Frutificação: Ao longo de todo ano.

Reprodução: Se por sementes, é necessário quebrar a capa que as envolve dando um banho em ácido sulfúrico por um período de cinco a dez minutos. Em seguida, lave-as em água corrente e faça a semeadura em canteiros com substrato leve e rico em matéria orgânica. Em boas condições, germinam em 20 a 30 dias. Apesar de levarem de quatro a seis anos para a produção de hastes de 1 metro de comprimento, as plantas podem durar de 20 a 25 anos. A propagação por divisão de touceiras ou mudas (rizomas) tem a vantagem de produzir mais precocemente.

Fonte:

https://www.zoo.pt/site/animais_detalhe.php?animal=222&categ=5

http://plantaseflor.blogspot.com/2012/10/estrelicia-nome-cientifico- strelitzia.html

172

Zoysia japonica

Grama esmeralda Morfologia

A planta é uma gramínea rasteira e perene.

Suas folhas são estreitas, pequenas e pontiagudas, de coloração verde intensa. É rizomatosa, isto é, o caule fica abaixo do solo e emite as folhas para cima.

Os frutos são bagas agregadas, ou seja, unidas lado a lado numa espiga ou eixo central de 15 a 25 cm de comprimento por 5 a 7 cm de diâmetro e a espata é persistente até o amadurecimento do fruto.

Caracteristicas reprodutivas: Floração: Verão.

Frutificação: Dezembro a fevereiro

Reprodução: Em placa. É rustica e multiplica-se pela divisão dos rizomas enraizados.

173

Nicotiana tabacum

Tabaco

Morfologia

A planta é uma herbácea bienal ou perene, robusta de 50cm até 3 m de altura. Tem raízes largas e fibrosas e caule erecto, de seção circular, piloso e viscoso ao tato.

Suas folhas são densas, grandes (30- 40 cm de comprimento por 10 a 20 de largura), alternas, sésseis, ovado a lanceoladas, afiladas, de coloração verde pálido. Ao tacto apresentam a viscosidade do caule. São frágeis que emitem um odor ligeiramente acre e narcótico.

Suas flores são actinomorfas,

hermafroditas, bracteadas e

pediceladas, são verde-amareladas ou rosadas segundo a variedade, com um pequeno cálice de 1 a 2 cm e uma corola pubescente, de cinco lóbulos abovados, com cerca de 5 cm de comprimento. Os frutos são capsular ovóide e coreáceo de 1,5-2,5 cm de comprimento, com sementes infra-milimétricas cinzentas com mucrão no hilo cárpico.

Caracteristicas reprodutivas: Floração: Verão.

Frutificação: Outubro.

Reprodução: Por sementes ou mudas. Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicotiana_tabacum

174

Typha domingensis Pers.

Taboa

Morfologia

A planta é uma gramínea rasteira e perene.

Suas folhas são de altura maior ou igual a de suas espigas. Tem formato de lâmina, são assimétricas e podem ter 1,5 m de comprimento e 8 a 13 mm de largura.

A inflorescência é castanha clara, em formato de espiga, com até 40 cm de comprimento e 15 milímetros de largura para masculinas e 0.6 a 5 para femininas.

Os frutos são fusiformes.

Caracteristicas reprodutivas: Floração: janeiro e março. Frutificação: março.

Reprodução: Em placa. É rustica e multiplica-se pela divisão dos rizomas enraizados.

Fontes:

175

Documentos relacionados