• Nenhum resultado encontrado

4 ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA

4.2 Diagnóstico da situação atual da Tornearia HF

Com base na análise do ambiente interno e externo da empresa, apresenta-se nessa seção, o diagnóstico da situação atual da empresa, seguido do roteiro de dados coletados na entrevista aplicada ao administrador da empresa. A análise dos dados se dará por meio das respostas do entrevistado e comparações com a teoria utilizada neste estudo.

Inicialmente questionou-se com relação ao processo de planejamento atual da empresa, (questão 1), o administrador relatou que o planejamento é informal e quem toma as decisões é o administrador, não busca opiniões de funcionários, somente da secretária que é esposa dele. Utiliza ainda planilhas eletrônicas para controle de entrada e saída de caixa e o controle contábil é realizado pelo escritório. Isso demonstra que o poder é concentrado, é mais na prática, não aceita com facilidade a teoria, não busca ideias fora do ambiente familiar e os controles são simples só para não perder o controle.

Maximiano (2004) compara diagnóstico organizacional com análise do ambiente interno da organização, na busca dos pontos fortes e fracos da organização. Para tanto, devem analisar clientes e mercados, produtos e serviços, vantagens competitivas e a participação no mercado, experiência dos executivos e funcionários, e comparar a

empresa com a concorrência. Portanto, para uma empresa sobreviver e crescer no mercado é necessário que ela consiga se adaptar ao ambiente e seja capaz de reagir às condições impostas pelo ambiente. As organizações têm suas atividades e processos organizacionais afetados pelo ambiente em que estão inseridas. Para isso, a importância da empresa conhecer seu ambiente para poder planejar e organizar suas ações (tomada de decisões).

Logo após, perguntou-se se a empresa tem clareza do ambiente de inserção da mesma (questão 2). Ele tem clareza do ambiente de inserção para se adaptar as mudanças e manter-se atualizado. Ou seja, para a empresa sobreviver em um ambiente incerto e complexo e acompanhar as mudanças no mercado, deve utilizar estratégias e ações após uma análise ambiental.

Para Chiavenato (1999) a análise FOFA é uma ferramenta de planejamento estratégico que visa diagnosticar as forças e fraquezas internas, bem como as oportunidades e ameaças externas. Através da análise FOFA o administrador deve identificar e avaliar cuidadosamente as forças e fraquezas da organização bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo para formular uma estratégia que concilie aspectos internos e externos a fim de assegurar o sucesso organizacional.

Baseando-se nisso, questionou-se se ele conhece as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da empresa e quais eram (questão 3). Os dados estão no quadro 6 a seguir:

Quadro 6 – Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças da empresa PONTOS FORTES

*atendimento, * localização,

*qualidade dos serviços, *experiência e especialização, *confiança,

*envolvimento do administrador,

*ampla estrutura, com várias máquinas e equipamentos para realizar os serviços.

PONTOS FRACOS *planejamento,

*não consegue atender a demanda,

*padrão de atendimento: somente serviços com agendamento,

*não aceita mudanças, *inadimplência.

OPORTUNIDADES

*financiamentos agrícolas aumentando a frota agrícola,

*clima (boa safra), *linha caminhões, *linha de peças, *pouca concorrência.

AMEAÇAS *clima (seca),

*financiamento agrícola aumentando a

frota agrícola reduz os

concertos(momentaneamente), *falta mão-de-obra especializada, *crise econômica,

*aumento dos impostos. Fonte: Elaborado pela autora com base nos dados coletados, 2014.

O administrador demonstra ter conhecimento neste aspecto. Como ele relata que os pontos fracos da empresa é o planejamento, não conseguir atender a demanda, padrão de atendimento: os serviços são somente com agendamento, é devido não aceitar a teoria, pensa que assim como administra deve continuar, e devido a falta de mão-de- obra especializada. A inadimplência é outro ponto fraco da empresa. A escolha do ramo de atuação, realizada somente a partir da experiência do próprio administrador, indica o despreparo do gestor, tendo em vista que unicamente a sua experiência não determina o sucesso da empresa. É necessário conhecimento administrativo.

Para Chiavenato (1999) ambiente específico ou microambiente se refere ao ambiente mais próximo e imediato de cada organização. Assim, cada organização tem o seu próprio ambiente de tarefa onde ela desenvolve suas operações e de onde retira seus insumos e coloca seus produtos e serviços. Isso significa que no ambiente de tarefa estão os mercados utilizados (mercado de fornecedores, mercado financeiro, mercado de mão-de-obra etc.) e os mercados servidos pela organização (mercado de clientes).

Em seguida, perguntou-se se ele sabe quem são seus clientes, fornecedores e concorrentes (questão 4). Clientes: proprietário de máquinas e implementos agrícolas, e até concorrentes pois temos estrutura melhor(máquinas,etc). Fornecedores: produtos de soldas, torno, retífica, ferragens, parafusos. Ex: Fixxopar, Hidrofer, Multi Aço, Casa do Torneiro. Concorrentes: Mecânica e Metalúrgica Steffens de Humaitá, Tornearia Humaitá, Mecânica do Chico, Mecânica Três Passos, Mecânica do IKA de Campo Novo. Diz o administrador: “Mas sobre tudo somos nós mesmos pois não consigo atender todos que me procuram”. O administrador demonstrou ter conhecimento de quem são seus clientes, fornecedores e concorrentes, pois é para quem ele vende ou presta serviços, de quem ele adquire os produtos e quem compete com ele no mercado.

Oliveira (1999, p. 27) define estratégia “como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os resultados da empresa, representados por seus objetivos, desafios e metas”. Ainda para Oliveira (1999, p.322) “a estratégia é definida como um plano amplo e desenvolvido para conduzir a organização ao alcance de seus objetivos a longo prazo”.

Também questionou-se a ele sobre o que diferencia sua empresa dos seus concorrentes, se faz uso de estratégias para tanto e de que maneira ele faz (questão 5). O diferencial da empresa é serviços de qualidade e especialização em várias marcas (modelos) máquinas agrícolas. As estratégias utilizadas são: atendimento de plantões em épocas de safra, apresenta várias soluções ao cliente, faço agendamento de serviços com previsão de término (não tem serviços na hora).

Apresenta boas estratégias de desenvolvimento, pois a predominância é de pontos fortes e de oportunidades. Portanto, deve-se buscar o desenvolvimento da empresa. Logo após, perguntou-se ainda se ele entende como importante elaborar um planejamento estratégico para sua empresa, quais seriam os benefícios que o mesmo traria para o crescimento da empresa no mercado (questão 6). Seria muito importante pois as idéias estariam mais organizadas, as decisões a tomar seriam mais certeiras, colocar no papel para não esquecer, os investimentos seriam melhor aplicados, deixar claros os objetivos e metas da empresa a curto e longo prazo, pois se não tem caminho a seguir, qualquer lugar é certo.

A falta de conhecimentos administrativos configura situações de risco enfrentadas pela empresa, pois se percebe que as organizações permanecem em funcionamento à mercê da sorte e dos acontecimentos, sem qualquer tipo de

planejamento, busca de informações sobre concorrência ou área na qual a empresa está inserida, entre outros fatores.

Na visão de Sparemberger et al (2004) a área de recursos humanos preocupa-se com a contratação, manutenção e desenvolvimento das pessoas nas organizações, trabalhando com práticas que visam a melhorar o desempenho, a motivação, a qualidade de vida no trabalho, a qualidade de produtos e serviços, com vistas a aumentar a produtividade e a competitividade das organizações.

Lacombe e Heilborn (2003) argumentam que essa área é como uma sub-função da administração. Os autores conceituam a área de recursos humanos com sendo a área que envolve atividades de recrutamento, seleção e admissão do pessoal; treinamento e desenvolvimento; administração dos cargos, salários e benefícios; avaliação, planejamento e medidas de segurança no trabalho, planejamento de carreiras e elaboração do plano de recursos humanos.

Ao final, questionou-se se existe algum assunto que não lhe foi questionado e o que ele gostaria de expor (questão 7). Ressalta a falta de um planejamento estruturado e sobre riscos internos (equipamento de segurança, acidentes), falta de comprometimento dos funcionários, dificuldade em conseguir cursos técnicos na região, nas áreas de mecânica diesel e de indústria (torneiro, soldador, etc). Na visão do administrador, a área de recursos humanos é aquela que mais lhe trouxe preocupações, saber lidar com as pessoas, conduzi-las ao caminho certo, por se tratar de uma empresa que apresenta periculosidade e insalubridade os riscos de acidentes são elevados.

Na seqüência do estudo estão às variáveis do macro e microambiente da empresa Tornearia HF. Entende-se que é importante os gestores das organizações conhecerem e analisarem as variáveis para elaboração de planos estratégicos, pois como visto os mesmos influenciam no processo decisório da empresa (figura 1, p. 18).

a) Variáveis econômicas: a empresa opera no ramo de comércio varejista de produtos metalúrgicos, está registrada como indústria e comércio, e depende de um mercado aquecido da agricultura.

b) Variáveis tecnológicas: a empresa busca acompanhar as novas tecnologias e investir em equipamentos para agilidade nos processos, sendo este um fator importante que resultará na melhoria dos serviços e produtos, na redução dos

custos e na redução dos prazos da realização dos mesmos. Faz uso das seguintes ferramentas de comunicação: e-mail, telefone/fax, skype e internet.

c) Variáveis sociais: Quanto maior o poder aquisitivo da população, maior o poder de compra. Por exemplo, boas safras, aumento das linhas de investimentos. d) Variáveis legais: composto por um conjunto de leis, decretos e outros

instrumentos legais que um país utiliza para regular determinado comportamento da organização, como por exemplo, a lei fiscal, trabalhista e ambiental. Na lei fiscal, pode-se mencionar o regulamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), o Imposto Sobre Serviços (ISS), as leis trabalhistas e o Ministério da Previdência Social (arrecadação). Na lei ambiental, pode-se citar a economia de água, destino de resíduos de óleo, de lixo.

e) Variáveis políticas: a empresa procura acompanhar as ocorrências e acontecimentos para decidir estrategicamente em seu negócio. As mudanças e decisões adotadas pelo Governo Federal e legislações influenciam o ambiente da empresa, uma vez que essas medidas devem ser cumpridas (como por exemplo, jornada de trabalho e código de defesa do consumidor).

f) Variáveis culturais: corresponde a um conjunto de idéias, conhecimentos, técnicas e padrões de atitudes e comportamentos que caracterizam a sociedade, geralmente relacionada com a principal atividade econômica do município. Humaitá/RS caracteriza-se como sendo um município voltado para a agricultura. g) Variáveis demográficas: uma população crescente significa necessidades

crescentes a serem satisfeitas e dependendo de seu poder aquisitivo, isto pode também significar oportunidades crescentes de mercado. Humaitá/RS apresenta um crescimento populacional, segundo o IBGE (2010),a população humaitense era de 4919 habitantes no ano de 2010, e no ano de 2013 a população conta com 5030 habitantes.

h) Variáveis ecológicas: os clientes estão cada vez mais exigentes, tanto em relação aos produtos quanto à ética e responsabilidade das empresas. Por isso, os serviços e a produção deve estar de acordo, não apenas com as necessidades dos clientes, mas também com as normas de proteção ao meio ambiente. As preocupações e providências que a empresa vem adotando em relação à poluição

e preservação ambiental é a destinação dos resíduos do processo e do lixo gerado.

Em relação ao microambiente ou meio específico a empresa analisa o seu ambiente organizacional interno para que possa identificar suas forças e fraquezas. A empresa precisa conhecer seu ambiente interno para acompanhar seus pontos fracos e fortes e como é seu funcionamento e organização. Este ambiente é constituído por diferentes empresas, como: fornecedores, clientes, concorrentes e agências reguladoras.

a) Fornecedores: A empresa Tornearia HF tem sua fabricação e serviços voltados para a agricultura. Para isso, trabalha com fornecedores qualificados, onde a qualidade, os preços e os prazos de entrega são fatores importantes no momento da compra. Os principais fornecedores: produtos de soldas, torno, retífica, ferragens, parafusos. Ex: Fixxopar, Hidrofer, Multi Aço, Casa do Torneiro. b) Principais clientes: a empresa busca fornecer serviços e produtos de qualidade,

tem como principais clientes: proprietário de máquinas e implementos agrícolas, e até concorrentes pois temos estrutura melhor(máquinas,etc).

c) Concorrentes: dentre os principais, destacam-se as empresas Mecânica e Metalúrgica Steffens de Humaitá, Tornearia Humaitá, Mecânica do Chico, Mecânica Três Passos, Mecânica do IKA de Campo Novo.

d) Agências reguladoras: são fiscalizados por órgãos do Governo - Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), assim como a Consolidação as Leis do Trabalho (CLT) e Legislação – código de defesa do consumidor.

Através dos dados coletados com o administrador pode ser construído um esquema conforme o modelo de Chiavenato(1999) sobre o macroambiente e microambiente da empresa Tornearia HF, que será apresentada a seguir, na figura 5.

Figura 5: Variáveis do macro e microambiente que influenciam a Tornearia HF

Fonte: Adaptado pela autora do estudo com base em Chiavenato, 1999.

Percebe-se por meio da figura, que o ambiente funciona como um campo dinâmico de forças que interagem entre si provocando mudanças e influências diretas e indiretas sobre as organizações. Para tanto, cabe aos gestores identificar e monitorar

Tornearia HF Macroambiente a)Econômica: agricultura Microambiente b)Clientes: proprietários de máquinas e implementos agrícolas e até concorrentes. a)Fornecedores: Fixxopar, Hidrofer, Casa do Torneiro

c)Concorrentes: Humaitá, Três Passos e Campo Novo d)Agências reguladoras: Ministério do Trabalho e CLT b)Tecnologia: equipamentos ágeis,

email, internet c)Sociais: poder aquisitivo (boas safras) d)Legais: fiscal,trabalhis ta e ambiental e)Políticas: decisões governo e legislação f)Culturais: Humaitá voltada para a agricultura g)Demográficas: crescimento da população h)Ecológicas: resíduos gerados

constantemente as variáveis que afetam a desempenho da empresa, para tomada de decisões em seu negócio.

Na sequencia apresentam-se os dados coletados com os trinta clientes da Tornearia HF e a relação com a teoria.

A empresa Tornearia HF atende clientes de diversos municípios da região. O questionário foi aplicado para trinta cliente, destes vinte e três clientes são de Humaitá (77%), três clientes de Sede Nova (10%), três clientes de Crissiumal (10%) e um cliente de Três Passos (3%), ainda tinha a opção de outro município mas não teve nenhum cliente de outro município (questão 1), conforme gráfico 1. Através dos dados coletados, notou-se que a empresa possui uma grande fatia de mercado no município. Já dos municípios vizinhos não é tão elevado o número pois a empresa não disponibiliza de mão-de-obra que suporte a demanda.

23; 77% 3; 10% 3; 10% 1; 3% 0; 0% Humaitá Sede Nova Crissiumal Três Passos Outro

Gráfico 1: Município de residência do cliente

Como a empresa já está a 11 anos no mercado fez-se o levantamento entre os participantes de quanto tempo já era cliente da empresa. Um cliente é menos de um ano (3%), um cliente é de um a três anos (3%) e vinte e oito são de três anos ou mais (94%) (questão 2), conforme gráfico 2.

1; 3% 1; 3% 28; 94% menos de 1 ano 1 a 3 anos 3 anos ou mais

Gráfico 2: Tempo de cliente na Empresa

Analisou-se que a maior parte dos clientes (94%) são clientes fiéis e fixos da empresa, os outros 6% são considerados clientes novos, que buscaram a empresa por indicação de clientes fiéis e pelos serviços de qualidade. A empresa procura atender os clientes fiéis e fixos primeiramente ainda procura buscar informações de clientes novos. Como não disponibiliza de tempo vago, procura ocupá-lo da melhor forma possível.

Também foi questionado como o cliente vê a prestação de serviços da Tornearia HF. Para isto, onze responderam que consideravam ele ser muito bom (37%), dezenove responderam bom (63%) e nenhum respondeu ruim (questão 3), conforme gráfico 3.

11; 37% 19; 63% 0; 0% Muito bom Bom Ruim

Serviço é “qualquer ato ou desempenho, essencial intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto” (KOTLER, 2000, p. 448).

Kotler (1998) ainda define a serviço como sendo a qualidade como a totalidade dos atributos e características de um serviço que afetam a sua capacidade de satisfazer necessidades declaradas ou implícitas dos clientes.

Notou-se que todos os clientes consideravam a prestação de serviços bom e muito bom. O resultado foi satisfatório, mas busca-se aumentar o nível de satisfação dos clientes, ou seja, os que achavam a prestação de serviços bom passar-se-ão muito bom. Para que isso acontecesse foi proposto o planejamento estratégico. Acreditou-se que alguns ficaram receosos em responder essa questão, devido que tratou-se de um questionário de interesse da acadêmica, mas também esposa do proprietário.

Como terceiro passo, consta os dados coletados com os três concorrentes da empresa e sua relação com teoria. A seguir, buscou-se conhecer um pouco dos concorrentes, se é empresa familiar, quantos funcionários possuem, há quanto tempo estão no mercado (questões 1 e 2).

As empresas entrevistadas são de pequeno porte e com atuação na região. Um deles respondeu ser familiar, possuir um administrador e um funcionário e está há 17 anos no mercado. O outro concorrente não respondeu a questão se é empresa familiar, tem um funcionário e está no mercado há 2 anos. O terceiro concorrente respondeu não ser empresa familiar, é empresa individual. É gerida pelo proprietário e possui dois funcionários no quadro e está no mercado há 28 anos.

Logo após procurou-se saber sobre a administração interna a respeito de: como acontece o processo de planejamento da organização e se tem clareza do ambiente de inserção da mesma (questões 3 e 4).

Um deles respondeu que o planejamento ocorre por meio da organização, controle, direção e orçamentos. A empresa tem clareza do ambiente de inserção. O outro concorrente respondeu que o processo de planejamento ocorre conforme a duração da prestação do serviço e atendimento dos clientes, tem clareza do ambiente de inserção. O terceiro concorrente diz que o processo de planejamento ocorre através de metas estipuladas no inicio do mês, com o acompanhamento diário junto a equipe. Tem clareza do ambiente de inserção, o setor metal-mecânico tem uma vasta área de atuação

devido ao grande aumento de máquinas e serviços que necessitam de mão-de-obra especializada.

Também buscou-se saber se conheciam as oportunidades, ameaças, os pontos fortes e fracos e quais eram, o que diferencia sua empresa dos seus concorrentes, se faz uso de estratégias e de que maneira (questões 5 e 6). Um deles, como ameaça, diz ser a concorrência e ponto forte a lucratividade. O diferencial da empresa é o comprometimento, as inovações das ferramentas e o desempenho. O outro conhece até um certo ponto, as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos mas não citou, o que não sei procuro me informar, buscar orientação. Quanto ao diferencial da empresa diz que acredita não precisar concorrer, pois há oportunidades para todos.

Já o terceiro diz que conhece as oportunidades pois são geradas devido a grande clientela formada pelos anos de trabalho na comunidade. Ameaça não há, existe mercado para todos. O que existe são as dificuldades com relação a concorrência desleal entre as empresas principalmente para as empresas que trabalham irregularmente. O que diferencia a empresa dos concorrentes é que minha empresa trabalha fundamentada na honestidade, transparência visando sempre o bem comum da coletividade.

E por fim, questionou-se se na opinião deles toda e qualquer empresa precisa de um planejamento (questão 7). Um deles respondeu que em qualquer empresa precisa de um planejamento para o sucesso da mesma, precisa acreditar para dar certo e deve ser levado a sério.

O segundo concorrente entende que toda e qualquer empresa precisa de planejamento pois caso contrário não haverá rendimento e as contas precisam ser quitadas e os objetivos não serão alcançados. O terceiro concorrente afirmou que toda empresa que possui um planejamento consegue atingir os objetivos com mais facilidade, porque com o mundo globalizado é preciso cada dia planejar mais para colher bons frutos.

Percebeu-se que as empresas concorrentes tem noções básicas sobre planejamento, ambiente organizacional, mas não são aprofundadas, elas tem o conhecimento prático mas não o teórico.

A seguir apresentam-se os dados coletados com os três fornecedores da empresa e a sua relação com a teoria.

Primeiramente, buscou-se conhecer um pouco dos fornecedores, se é empresa familiar, quantos funcionários possuem, há quanto tempo estão no mercado (questões 1 e 2). As empresas entrevistadas são de pequeno e grande porte e com atuação na região e em todo o Brasil. Os três fornecedores responderam ser empresa familiar, um deles com 10 funcionários e 4 sócios, outro 2 funcionários e um administrador e o terceiro com 230 funcionários. Quanto ao tempo de mercado, um deles está no mercado há 16 anos, o outro há 28 anos e o terceiro há mais de 30 anos.

Lodi (1998, p. 6) afirma que “empresa familiar é aquela em que a consideração da sucessão da diretoria está ligada o fator hereditário e onde os valores institucionais da firma identificam-se com um sobrenome de família ou com a figura do fundador”. A fim de completar a idéia do autor, pode-se afirmar que uma empresa familiar é aquela em que um ou mais membros da família exercem controle administrativo sobre a empresa.

Na empresa familiar existem alguns pontos fortes, como o nome conhecido, às decisões são tomadas com mais facilidade e rapidez, pois a direção está centralizada, também apresenta alguns pontos fracos, tais como o conflito de interesse das pessoas, a

Documentos relacionados