• Nenhum resultado encontrado

Proposta de implementação de um modelo de planejamento estratégico para a

4 ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA

4.3 Proposta de implementação de um modelo de planejamento estratégico para a

Como proposta, apresenta-se a seguir, uma estrutura de planejamento estratégico desenvolvido através da adaptação do modelo dos autores Oliveira (2004) e de Vasconcellos e Pagnocelli (2001), que proporcionam um método prático e objetivo, utilizado com sucesso em muitas empresas.

Quadro 7 - Proposta de uma estrutura de Planejamento Estratégico NEGÓCIO MISSÃO VISÃO PRINCÍPIOS E VALORES ANÁLISE DO AMBIENTE OBJETIVOS ESTRATÉGIAS

PLANO DE AÇÃO E IMPLANTAÇÃO ORÇAMENTO

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

Fonte: Elaborado pela autora com base no modelo dos autores Oliveira (2004) e de Vasconcellos e Pagnocelli (2001).

Por meio da estrutura anterior, pode-se afirmar que representa um modelo que orienta as decisões a ações da organização, é o caminho que a empresa escolhe para progredir em seu mercado de atuação, destacando-se de seus concorrentes e garantindo o seu sucesso. A seguir está descrito cada elemento que compõe o planejamento estratégico proposto para a empresa estudada, a iniciar com a definição de negócio.

a) Proposta de negócio para a empresa

O planejamento estratégico proposto para a empresa estudada inicia com a definição do negócio, que segundo Valadares (2002) é definido como sendo o campo de atuação onde a empresa decide operar (servir, competir) e crescer pela oferta de determinados bens e/ou serviços. Com base nessa afirmação, sugere-se como proposta de negócio para a Tornearia HF: “Solução em prestação de serviços e venda de produtos metalúrgicos”.

Estabelecida a proposta de negócio, a seguir apresenta-se a sugestão de missão para a empresa.

b) Proposta de missão para a empresa

Diante do contexto, sugere-se como missão para empresa: “Contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, fornecendo serviços, produtos e assistência técnica de qualidade para o setor agrícola e outras linhas pesadas, satisfazendo as necessidades do administrador, dos clientes, colaboradores e fornecedores.”

Definida por Oliveira (2004) missão como sendo a determinação do motivo central do planejamento estratégico, ou seja, a determinação de “onde a empresa quer ir”. A partir desta base, pode-se afirmar que a missão está alinhada com os seguintes aspectos: a razão de ser da organização, o papel da organização na sociedade, a natureza do negócio da organização e os tipos de atividades em que a organização deve concentrar seus esforços no futuro.

Na mesma visão, Valadares (2002, p. 7) afirma que a missão é o compromisso expresso claramente, sendo a razão de ser da empresa, sua finalidade de existir, seu propósito. Neste sentido, entende-se que a missão é um dos alicerces para o

planejamento estratégico, ela tem como objetivos a orientação de partida para a empresa, orientando na formulação de estratégias.

c) Proposta de visão para a empresa

Oliveira (2004) ressalta que a visão proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela empresa, ou seja, representa o que a empresa quer ser.

Vasconcelos e Pagnoncelli (2001) afirmam que a visão pode funcionar como sonho ou como desafio estratégico. Para os autores, o desafio de planejar em ambientes cada vez mais complexos e competitivos, a visão passou a ter importância fundamental na construção do futuro das organizações. Para o desenvolvimento do planejamento estratégico é vital ter a visão bem definida.

Fundamentado nessas afirmações, apresenta-se a sugestão de visão para a empresa: “Continuar sendo referência regional no fornecimento de serviços, produtos e assistência técnica para a agricultura e linhas pesadas.”

Na seqüência da elaboração do planejamento estratégico, apresentam-se os princípios e valores sugeridos para a organização.

d) Proposta de princípios e valores para a empresa

Como próximo elemento do PE, tem-se os princípios, que segundo Vasconcelos e Pagnoncelli (2001) são definidos como balizamentos para o processo decisório e comportamento da empresa no cumprimento da sua missão. Os autores destacam que para uma empresa definir seus princípios é necessário que haja um resgate da sua cultura, identificando os traços marcantes do seu comportamento ao longo dos anos, suas crenças e seus valores.

Qualquer organização, para sobreviver e alcançar sucesso empresarial deve ter um sólido conjunto de princípios sobre o qual fundamente todos os seus planos e ações. Desta forma, sugerem-se alguns dos princípios para a empresa estudada:

▪ Ser uma empresa comprometida, que ofereça confiabilidade e credibilidade ao cliente;

▪ Buscar a satisfação dos clientes e colaboradores;

▪ Agir com responsabilidade, ética e transparência nas relações; ▪ Fortalecer relações com os clientes, fornecedores e colaboradores; ▪ Buscar aperfeiçoamento e inovação nos serviços e produtos ofertados; ▪ Consciência social e ambiental.

Os valores são as crenças que a organização acredita, que ela pratica ou quer colocar em ação face aos eventos presentes e futuros relacionados à implantação do planejamento.

São os balizamentos, as regras fundamentais, a doutrina e as pressuposições pelos quais se espera que a administração e os funcionários ajam. Neste sentido, apresentam-se os valores da empresa estudada: “Responsabilidade e honestidade nas relações, realizando negócios lucrativos com desenvolvimento de todos os envolvidos”.

O planejamento estratégico proporciona um desempenho sustentável e uma posição competitiva favorável a empresa, e a vantagem competitiva resulta do conhecimento dos fatores internos e externos que impactam a organização, assunto que será abordado na seqüência.

e) Análise do ambiente – FOFA

O elemento seguinte na elaboração do PE aborda a análise do ambiente, que segundo Vasconcelos e Pagnoncelli (2001) é a etapa mais importante do planejamento, o núcleo do processo. O tempo usado com ela é o melhor investimento que a empresa pode fazer. Afirma ainda, que a sobrevivência e o sucesso das empresas dependerão de um esforço permanente para monitorar e atuar nos ambientes interno e externo.

O conhecimento sobre o ambiente é fundamental para o processo estratégico, no sentido de se obter a adequada compatibilidade entre a empresa e as forças externas que afetam a organização. Externamente, sugere-se identificar as tendências e os desafios do ambiente (oportunidades e ameaças); e internamente é preciso avaliar as capacidades da

empresa, que produzem forças a serem desenvolvidas e preservadas, bem como as fraquezas que devem ser eliminadas ou adéqua-se a elas.

Oliveira (2004) aponta que a análise interna tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e as qualidades da empresa que está sendo analisada. O ambiente em que a empresa Tornearia HF está inserida, através da análise realizada, foi possível identificar os pontos fortes e fracos já mencionados anteriormente, no quadro 6.

O planejamento estratégico é fator determinante no desenvolvimento das organizações, especialmente para as pequenas empresas familiares, pois estas são extremamente vulneráveis a alterações no mercado. Oliveira (1999) destaca que na empresa familiar, como é o caso da Tornearia HF, existem alguns pontos fortes, o atendimento, às decisões são tomadas com mais facilidade e rapidez, pois a direção está centralizada.

A Tornearia HF, caracterizada como empresa familiar, possui algumas vantagens, tais como o poder de decisão centrado na direção, agilidade nas tomadas de decisões e conseqüentemente reduz os custos. Porém, traz algumas desvantagens: sobrecarregar a direção da empresa, o que apresenta dificuldades no desenvolvimento dos processos e crescimento da empresa.

Por se tratar de uma empresa de pequeno porte, possui como ponto forte, o atendimento, a boa localização reduz custo com transporte de matéria-prima, facilita o acesso dos clientes, amplo estacionamento, o envolvimento do administrador na finalização da venda, o que contribui para o processo decisório, pois as decisões são tomadas com mais agilidade e o administrador possui uma visão geral e atualizada sobre a organização. Os profissionais possuem experiências e especialização na área.

Outro ponto forte é a confiança que os clientes têm na empresa. Com relação à estrutura física da empresa, a mesma dispõe de amplo espaço na área da produção e estacionamento, variedade de máquinas para o bom atendimento e que geram serviços de qualidade.

Os pontos fracos identificados na empresa são o planejamento, não conseguir atender a demanda, os serviços são somente com agendamento e não aceitar as mudanças. De acordo com a estrutura da empresa, ela não possui um planejamento estruturado para direcionamento das ações e estratégias. Para tanto, a empresa

reconhece a importância da adoção do mesmo. Não consegue atender a demanda por falta de mão-de-obra e por isso os serviços somente são realizados por agendamento. Não aceita mudanças por achar que assim como administra está correto. A inadimplência é outro ponto fraco para a empresa, visto que os preços dos serviços são elevados e os custos de manutenção também. O faturamento da empresa não é mensal, é nos finais de safras, para isso a empresa precisa de mais capital de giro.

Já no ambiente externo encontram-se as oportunidades, que se bem aproveitados podem fornecer uma vantagem competitiva; e as ameaças que são fatores que podem influenciar o funcionamento da empresa, causando dificuldades para sua gestão. A seguir, apresentam-se as oportunidades e as ameaças identificadas na empresa Tornearia HF conforme exposto no quadro 6.

Por ser uma empresa de pequeno porte, possui como oportunidade os financiamentos agrícolas que influencia na economia , pois gera um aumento na frota agrícola o que faz com que a demanda aumente, com isso facilidade nas negociações (clientes e fornecedores) e investimentos da empresa. Outra oportunidade é o clima que traz boas colheitas gerando bons negócios para a empresa. A empresa também vê uma oportunidade de negócio para se investir é a linha de caminhões e a linha de peças, pois é um mercado para se explorar.

Com relação a atividade, pode-se afirmar que existe pouca concorrência pois a empresa estudada não consegue atender a demanda dos serviços. As ameaças estão presentes e influenciam o funcionamento da empresa. Quando o clima é favorável, a colheita é boa (safra), resultando em um aumento nos serviços e nas vendas e quando o clima não é favorável (seca), há queda nos mesmos. O clima influencia diretamente no faturamento da empresa. Embora os financiamentos agrícolas são uma oportunidade eles também são uma ameaça momentaneamente, pois reduz os concertos. A crise econômica, com as variações do mercado, acabam afetando as vendas, uma vez que a empresa depende da agricultura e de um mercado de máquinas pesadas.

A ausência de mão-de-obra especializada no mercado, ou seja, a falta de profissionais qualificados também se torna uma ameaça para a empresa, pois afeta a produtividade e a qualidade dos serviços, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes. E a empresa estudada encontra dificuldades na busca por profissionais que estejam qualificados para atender as necessidades dos clientes.

Conhecido os fatores do ambiente interno e externo da empresa estudada, o próximo elemento do Planejamento Estratégico é a proposição dos objetivos, estratégias e plano de ação, assunto tratado a seguir.

f) Proposta de objetivos, estratégias e plano de ação

O planejamento estratégico tem como desafio construir o futuro da empresa, ao escolher o futuro a ser construído, o mesmo deve ser feito com base na definição dos objetivos. Para isso, os objetivos devem apresentar as seguintes características: ser desafiantes e viáveis, ter prazos definido, ser mensuráveis e ser coerentes entre si.

De acordo com Oliveira (2004) o planejamento estratégico é um instrumento para a empresa atingir seus objetivos, por isso a importância da definição dos objetivos para que o Planejamento Estratégico seja eficiente e eficaz. É o alvo ou ponto quantificado, com prazo de realização e responsável estabelecidos, que se pretende atingir.

A finalidade das estratégias, segundo Oliveira (2004), é estabelecer quais serão os caminhos, os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objetivos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente.

É oportuno reforçar que a estratégia é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar os objetivos. Importante procurar substabelecer estratégias alternativas para facilitar as alterações dos caminhos ou ações de acordo com as necessidades.

A partir das estratégias deve ser desenvolvido o plano de ação, que é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir os resultados esperados, é a definição de objetivos, estratégias, responsabilidades, prazos e recursos.

Com base nessas afirmações e na análise estratégica da empresa (ambiente organizacional), apresenta-se no quadro a seguir, a proposta de objetivos, estratégias e plano de ação para o alcance dos resultados esperados.

Quadro 8 - Elaboração dos Objetivos, Estratégias e Plano de Ação

OBJETIVOS ESTRATÉGIAS PLANO DE AÇÃO

Resp. Prazo Valores aprox. a) Aumentar o faturamento anual Buscar novos clientes e fidelizá-los; Proprietário e funcionários Imediato R$ 1.000,00 Capacitar os funcionários, melhorar o atendimento; Proprietário Imediato R$ 1.200,00 Contratar dois

funcionários Proprietário Imediato R$ 2.000,00 b)Desenvolver o marketing empresarial, divulgação da empresa Anúncios em

rádios da região Proprietário Imediato R$ 1.300,00

c) Alcançar melhoria da satisfação dos clientes Elaborar um plano de treinamento para os colaboradores da empresa; Proprietário e Empresa terceirizada 11/2014 R$1.800,00 Realizar visitas periódicas aos clientes mais rentáveis; Proprietário Imediato R$ 500,00 Realizar pesquisas periódicas do nível de satisfação dos clientes e fazer pesquisas para conhecer as necessidades dos clientes; Proprietário e secretária 03/2015 R$ 200,00 Elaborar um cadastro de clientes e fornecedores para contatos, manter o mesmo atualizado. Secretária Imediato R$200,00

Fonte: Elaborado pela autora do estudo a partir dos dados coletados, 2014.

Com o mercado instável e da necessidade de maximizar os lucros, faz-se necessário elaborar objetivos e estratégias para diferenciar-se dos concorrentes e manter a clientela satisfeita.

Vasconcelos e Pagnoncelli (2001) orientam no sentido de que as empresa que desejam alcançar um diferencial competitivo devam fazer uso das estratégias competitivas.

Conforme exposto no quadro 8 foram definidos três objetivos estratégicos, sendo eles: aumentar o faturamento anual, desenvolver o marketing empresarial e alcançar melhoria da satisfação dos clientes.

O primeiro objetivo está em aumentar o faturamento anual buscando novos clientes e fidelizá-los, capacitar os funcionários para melhorar o atendimento e para que os resultados sejam alcançados e contratar dois funcionários para atender a demanda. Em segundo, sugere-se desenvolver o marketing empresarial, anunciando em rádios da região para a divulgação e fortalecer o posicionamento da empresa. Por fim, propõe-se alcançar melhoria da satisfação dos clientes, elaborando um plano de treinamento para os colaboradores para um melhor atendimento ao cliente; realizar visitas periódicas aos clientes mais rentáveis; realizar pesquisas periódicas do nível de satisfação dos clientes; elaborar um cadastro de clientes e fornecedores com informações atualizadas para contatos e uma melhor relação.

Com a definição dos objetivos e a implantação das estratégias mencionadas anteriormente, acredita-se que os resultados serão alcançados e a empresa terá um crescimento, permanecendo lucrativa e competitiva no mercado de atuação.

As estratégias a serem usadas são:

• Implantar um sistema de gerenciamento de dados na empresa que contenha informações de colaboradores, fornecedores e clientes e ainda que controle as áreas funcionais;

• Buscar novos funcionários através de divulgação de vagas em rádios da região ou com parceiros (SEBRAE) para atender a demanda;

• Buscar parcerias com entidades (SEBRAE, SENAI, ACI) na busca de ofertas de cursos de aperfeiçoamento do setor metalúrgico;

• Aumentar o mix de serviços e produtos para máquinas e implementos agrícolas.

Após elaborado os objetivos e definida as estratégias, elaborou-se um plano de ação, que é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir os resultados esperados, assunto que será abordado na seqüência.

g) Plano de Ação e implantação

O plano de ação envolve pessoas de diversas áreas e níveis da empresa, promovendo maior envolvimento e comprometimento com o processo. Para Vasconcelos e Pagnoncelli (2001), o plano de ação é um trabalho em conjunto entre os responsáveis e os demais integrantes, visando atingir os objetivos.

O plano de ação e a implantação ficam sob responsabilidade do proprietário e dos funcionários da empresa.

h) Orçamento

De acordo com Oliveira (2004), o planejamento orçamentário está associado à estrutura organizacional da empresa, necessários para o desenvolvimento dos planos de ação. Deve-se analisar quais são os recursos necessários e quais as expectativas de retorno para atingir os objetivos e metas estabelecidas pela empresa.

Oliveira (2004) destaca ainda que o orçamento é de vital importância para a empresa, pois consolida os aspectos de realização, quanto às receitas, despesas e investimentos, é uma prática presente nas ações empresariais e está inserido no processo decisório da empresa, para que a mesma possa tomar decisões acertadas.

Para assegurar os recursos necessários para a elaboração do planejamento estratégico, e previsão de valores, sugeriu-se no quadro 8 uma previsão de orçamento, porém, o mesmo encontra-se em processo de análise/andamento e será parte integrante no planejamento, pois se trata de recursos da organização. Entende-se que os recursos investidos poderão trazer resultados para a empresa, se bem aplicados.

i) Acompanhamento e Avaliação

Sugere-se que o acompanhamento do planejamento estratégico seja realizado pelo proprietário e pela secretária da empresa, que farão as avaliações periódicas

mensalmente através de reuniões, verificando se o planejado está sendo executado e se os objetivos estão sendo alcançados. O acompanhamento e a avaliação são necessários para possíveis melhorias e mudanças corretivas. Como sugestão para acompanhamento e avaliação do plano, a ferramenta de gestão PDCA, conforme a figura 2.

Após elaborada a proposição do Planejamento Estratégico para a empresa Tornearia HF, segue no quadro 9, os elementos que compõem a mesma de forma resumida.

Quadro 9: Elaboração do Planejamento Estratégico para a empresa estudada

“Solução em prestação de serviços e venda de produtos metalúrgicos”. (NEGÓCIO)

“Contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, fornecendo serviços, produtos e assistência técnica de qualidade para o setor agrícola e outras linhas pesadas, satisfazendo as necessidades do administrador, dos clientes, colaboradores e fornecedores.” (MISSÃO)

“Continuar sendo referência regional no fornecimento de serviços, produtos e assistência técnica para a agricultura e linhas pesadas.” (VISÃO)

“Responsabilidade e honestidade nas relações, realizando negócios lucrativos com desenvolvimento de todos os envolvidos”. (PRINCÍPIOS E VALORES)

Atender as necessidades dos clientes. (ANÁLISE DO AMBIENTE)

Aumentar o faturamento anual; Desenvolver o marketing empresarial, divulgação da empresa; Alcançar melhoria da satisfação dos clientes. (OBJETIVOS)

Buscar novos clientes e fidelizá-los; Anúncios em rádios da região; Elaborar um plano de treinamento para os colaboradores da empresa. (ESTRATÉGIAS)

Proprietário e funcionários. (PLANO DE AÇÃO E IMPLANTAÇÃO) Processo em análise. (ORÇAMENTO)

Acompanhamento do planejamento estratégico pelo administrador e pela secretária que farão as avaliações. (ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO)

O planejamento estratégico proposto para a empresa ficou estruturado conforme o quadro 9, para uma melhor visualização de seus elementos, sendo uma ferramenta de gestão que proporcione organização e direcionamento às ações da empresa estudada. Acredita-se que o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico estruturado lançará as bases para a construção de um futuro melhor, tornando a empresa mais competitiva e preparada para as constantes mudanças.

Para ilustrar de forma resumida o resultado deste estudo, apresenta-se a seguir, os objetivos específicos, a metodologia utilizada e os resultados obtidos no estudo. Quadro 10: Resultado obtido através dos Objetivos Específicos e a Metodologia utilizada

Objetivo específico Metodologia RESULTADOS

a)Diagnosticar os elementos que devem compor o planejamento estratégico da Tornearia HF; Buscaram-se definições e dados em livros didáticos, periódicos e sites que tratavam sobre o assunto do trabalho.

Após coletadas as definições, foi elaborado o planejamento estratégico, juntamente com os objetivos e as sugestões de estratégias para alcançar o resultado, segue a proposição do planejamento estratégico: negócio, missão, visão, princípios e valores, análise do ambiente, objetivos, estratégias, plano de ação e

implantação, orçamento, acompanhamento e avaliação. b)Analisar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização estudada; Levantou-se informações do ambiente organizacional, analisou-se a situação atual da

empresa frente a

concorrência, entrevista com o administrador, fornecedores, concorrentes e questionário aos clientes.

Identificados os fatores que impactam o macro e micro ambiente: os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças (Quadro 6), através de questionários e roteiros de entrevistas.

c)Propor a

implementação do planejamento estratégico para a Tornearia HF.

Através das respostas das entrevistas e questionário mostrou para o administrador a devida importância de um planejamento estratégico, seus custos, seus benefícios e sua diferenciação e através do referencial teórico.

Elaborou-se o planejamento estratégico, juntamente com os objetivos e plano de ação, foram sugeridos estratégias para a continuidade da empresa no mercado (Quadro 8) conforme a realidade da empresa para que possa atuar de forma diferenciada.

Este estudo, resultou no alcance dos objetivos traçados, através dos resultados obtidos. Com relação à empresa, por ser de pequeno porte e familiar, acredita-se que com a adoção do planejamento estratégico proposto, a mesma possui uma grande probabilidade de crescimento e também se torne bem estruturada a fim de se manter lucrativa e competitiva em seu mercado de atuação. Após ter elaborado o planejamento estratégico e ter alcançado os resultados com os objetivos específicos e a metodologia utilizada apresenta-se a seguir a conclusão do estudo.

CONCLUSÃO

Este estudo teve como principal objetivo elaborar um planejamento estratégico para a empresa Tornearia HF. O primeiro capítulo está composto pela contextualização

Documentos relacionados