• Nenhum resultado encontrado

A Gestão do Conhecimento cada vez se faz mais corriqueira no contexto da educação superior. Ao realizar o diagnóstico do ensino da Gestão do Conhecimento, observa-se que essa disciplina se faz mais presente no âmbito da pós-graduação do que no da graduação. Diversas são as organizações em todo o país que oferecem cursos de especialização e, inclusive, cursos de mestrado na área de Gestão do Conhecimento.

Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), merece destaque Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado), cujas áreas de concentração se dividem em três, a saber: Engenharia do Conhecimento, Gestão do Conhecimento e Mídia e Conhecimento. Dentro dessas áreas, há diferentes linhas de pesquisa que desenvolvem aplicações de gestão do conhecimento para os mais diversos contextos, como, à guisa de exemplo: aplicações de gestão do conhecimento para governos eletrônicos e organizações; gestão do conhecimento aplicada a sustentabilidade; gestão do conhecimento aplicada ao empreendedorismo e a inovação tecnológica, entre outros (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2005). A par disso, vale exaltar que se configura, em estágios, a criação do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento

De outro vértice, o Programa de Pós-Graduação na área de Gestão do Conhecimento objetiva formar profissionais e pesquisadores responsáveis pela utilização do conhecimento como fator de produção estratégico no gerenciamento de negócios relacionados à economia baseada no conhecimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2005).

De acordo com as linhas de pesquisa, variam também as disciplinas ofertadas no curso. Algumas delas merecem destaque, visto que seus conteúdos focam diretamente a Gestão do Conhecimento: Aprendizagem Organizacional; Empreendedorismo em Organizações do Conhecimento, Fundamentos Cognitivos da Informação, Gestão da Sustentabilidade na Sociedade do Conhecimento, Introdução à Engenharia e Gestão do Conhecimento, Métodos e Técnicas de Engenharia de Conhecimento, Métodos e Técnicas de Gestão do Conhecimento, Organizações Intensivas em Conhecimento, Poder e Liderança nas Organizações de Conhecimento Introdução à Tecnologia da Informação e da Comunicação (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2005).

A disciplina de Aprendizagem Organizacional aborda as experiências organizacionais em termos de aprendizagem, procurando entender de que forma ocorre essa aprendizagem no contexto organizacional. Além disso, a disciplina busca também demonstrar como se efetua a criação de um programa para a implementação da organização da aprendizagem.

A disciplina de Empreendedorismo em Organizações do Conhecimento tem como temática central as características do intraempreendedor: as necessidades, os conhecimentos, as habilidades e os valores. Trata da prática do intraempreendedorismo, ou seja, o desenvolvimento de uma idéia, o planejamento, as redes de contato, o gerenciamento do projeto e a forma como se dá o estímulo ao empreendedorismo, envolvendo a cultura organizacional, a motivação e as mudanças de paradigmas.

Na disciplina de Fundamentos Cognitivos da Informação o enfoque teórico é a comunicação da informação, as teorias de conversação, da e da comunicação aplicáveis a contextos mediáticos, as aplicações da lógica proposicional, da lógica dos predicados e da lógica dos mundos possíveis à comunicação mediática, a informação e a educação permanente, enfim, diversos aspectos relacionados à informação.

Na disciplina de Gestão da Sustentabilidade na Sociedade do Conhecimento enfoca-se, centralmente, o papel do conhecimento no projeto de uma sociedade sustentável. Para tanto, aborda-se o seguinte conteúdo programático: legislação ambiental e as exigências de organismos internacionais; o impacto da ISO 140004 na gestão do meio ambiente; o impacto ambiental dos diversos tipos de indústrias e tecnologias; a incorporação dos aspectos ambientais à administração dos negócios; análise de estudos de casos; riscos ambientais e gestão de recursos hídricos.

No que tange mais especificamente à Gestão do Conhecimento e sua relação com a engenharia, destaca-se a disciplina de Introdução à Engenharia e Gestão do Conhecimento. Nela são abordados temas como: os conceitos de dados, informação e conhecimento; o histórico e processos de Engenharia do Conhecimento (geração, elucidação, estruturação, formalização e operacionalização); tipos de conhecimento; a solução de problemas baseada em conhecimento intensivo; modelos de engenharia do conhecimento, entre outros aspectos.

Em seqüência desta última disciplina, tem-se a de Métodos e Técnicas de Engenharia de Conhecimento que objetiva apresentar as técnicas e metodologias de modelagem de

4 Uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

sistemas de gestão do conhecimento organizacional; além de tratar de sistemas de Gestão do Conhecimento, modelagem e aplicação do conhecimento.

A disciplina de Métodos e Técnicas de Gestão do Conhecimento, conforme o próprio nome indica, tem como objetivo central estudar os métodos e as técnicas, sobretudo os de criação e de avaliação do conhecimento nas organizações.

Nas disciplinas de Organizações Intensivas em Conhecimento e Poder e Liderança nas Organizações de Conhecimento aborda-se a estrutura, a dinâmica, a cultura e a aprendizagem organizacional, bem como a questão do poder, dos conflitos e da liderança nos grupos organizacionais.

Outra importante disciplina relacionada à Gestão do Conhecimento é a de Introdução à Tecnologia da Informação e da Comunicação. O conteúdo programático da mesma engloba as seguintes temáticas: ambientes computacionais e Tecnologia da Informação para Engenharia e Gestão do conhecimento; elementos de hardware e software; tecnologias de telecomunicações e redes de informação; considerações de desenho, gerência e manutenção; redes de voz e dados, redes locais e de banda larga; concepção geral de gerência de redes; tendências da indústria; tecnologia da Informação e mudanças de paradigma no ambiente de negócios das empresas, na tecnologia e no seu uso na organização; técnicas e teorias para analisar e modelar custos do uso das tecnologias de informação, telecomunicação e serviços; estudos de caso de análise de custo/benefício (UNIVESIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2007).

Como se observa, são diversas as disciplinas que envolvem a Gestão do Conhecimento e sua interação com outras áreas de conhecimento. Por meio dessas disciplinas evidencia-se o importante espaço que a Gestão do Conhecimento possui em meio a sociedade contemporânea, contribuindo significativamente para diversas áreas, como na Gestão Ambiental.

Ademais da existência de formação na educação superior especificamente voltada para a Gestão do Conhecimento, há também cursos de especialização de outras áreas do conhecimento que oferecem disciplinas voltadas para a Gestão. É o caso, por exemplo, o curso de especialização em Gestão em Arquivo, oferecido pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Neste curso, cuja maior parte do conteúdo programático encontra-se focado na Gestão da Informação, há também uma disciplina de Gestão do Conhecimento.

A ementa da mesma é formada pela seguinte temática: discriminação entre dados, informações e conhecimento; conhecimento tácito e explícito; conceito de Gestão de Conhecimento; o papel de tecnologias de informação nos processos de Gestão de

Conhecimento; difusão e compartilhamento do conhecimento nas organizações; gestão de competência e gestão de documentos; e ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação utilizadas para suporte à Gestão do Conhecimento. O objetivo da disciplina consiste em capacitar os participantes a identificar os conceitos e processos da Gestão de Conhecimento, definir e caracterizar os componentes de sistemas de apoio à Gestão, com base no conceito de ciclo de vida de conhecimento, assim como avaliar as implicações para a Gestão de Tecnologia da Informação da implantação e uso de sistemas de apoio à GC (FACULDADES OSWALDO CRUZ, 2008).

A Gestão do Conhecimento também tem se tornado comum nos cursos denominado de MBA. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferece um Curso de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento, e tem por base no reconhecimento da necessidade de saber gerir o conhecimento, que se constitui o mais importante fator de produção da atualidade. O objetivo do curso é proporcionar que o aluno, ao final, tenha desenvolvido um projeto prático de Gestão do Conhecimento em condições de ser implantado. A disciplina de projeto acontece ao longo de todo o curso, de modo a propiciar a construção paulatina do conhecimento.

E, como se observa a seguir, todas as disciplinas do curso estão diretamente focadas na Gestão do Conhecimento e suas bases teóricas e práticas:

a) Sociedade do Conhecimento: disciplina na qual são enfocadas as características da economia do conhecimento e o novo perfil de profissional demandado neste novo contexto;

b) Novos Modelos de Negócios: discutir esses modelos de negócio viabilizados pelas tecnologias da informação e comunicação, a internet, o comércio eletrônico e o governo digital;

c) Inteligência Empresarial: apresentação de um novo modelo de gestão de empresas na sociedade do conhecimento por meio de inúmeros estudos de caso, que darão aos participantes segurança em sua aplicação;

d) Estruturas Organizacionais: disciplina na qual se objetiva abordar as novas posturas requeridas pela sociedade do conhecimento em relação aos sistemas gerenciais, processos de criação de talentos e obtenção de sinergia, apresentando-se conceitos de organizações que aprendem e organizações virtuais em rede, aplicando-os em estudos de casos reais; e) Ferramentas para Gestão do Conhecimento: disciplina em que o tema

central são as ferramentas indispensáveis a efetiva concretização da Gestão do Conhecimento, as quais dizem respeito as tecnologias que apóiam a

Gestão do Conhecimento, indicando-se uma taxonomia para a classificação das ferramentas mais adequadas no intento de suportar um projeto de gestão do conhecimento em uma empresa;

f) Avaliação de Ativos Intangíveis: esse é um tema na fronteira do conhecimento e a disciplina objetiva apresentar conceitos e metodologias para avaliação dos ativos intangíveis, além de metodologias de avaliação de empresas na sociedade do conhecimento;

g) Tópicos Especiais ao Projeto Final do Curso: disciplina na qual são trabalhados os conceitos discutidos no decorrer do curso e apresentamos os principais tipos de projetos de gestão do conhecimento (redesenho de processos, gestão por competências, mapeamento do conhecimento, gestão do capital de relacionamentos e inteligência competitiva) (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2008).

Na Universidade de São Paulo, o Departamento de Física e Matemática oferece uma disciplina optativa denominada de “Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva”. O objetivo da disciplina consiste no estudo dos conceitos, métodos e técnicas de Gestão do Conhecimento e da Inteligência Competitiva. O conteúdo programático inclui a apresentação de referenciais teóricos da gestão do conhecimento e sua relação com a inovação. A aula se desenvolve por meio de exposição do professor, seminários e debates a partir da leitura de textos (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2008).

Também nas instituições privadas de ensino, a Gestão do Conhecimento se faz presente nos cursos de graduação. O curso de graduação em Administração, com habilitação em Gestão da Informação no Centro de Ensino Superior ÚNICA oferece disciplinas nas quais a Gestão do Conhecimento é abordada, devido a sua vinculação direta com a Gestão da Informação. Enfoca-se a criação do conhecimento na organização e o processo de Gestão do Conhecimento (ÚNICA, 2008).

Por via de regra, os planos de ensino das disciplinas relacionadas à Gestão do Conhecimento seguem conteúdos programáticos semelhantes, inexistindo descrição acerca da especificidade andragógica dessas disciplinas.

Por fim, colimando os ditames multidisciplinares da Gestão do Conhecimento, a persuasão e o convencimento são partes integrantes do processo ensino e aprendizagem, a missão do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento em pesquisar, conceber, desenvolver e aplicar modelos, técnicas e instrumentos no ciclo de atividades do processo que o caracteriza, formando docentes e considerando a necessidade de

rompimento de paradigmas nesta área, torna-se inescapável pesquisar o desempenho didático do professor na ciência de ensinar, aprender e aprender a aprender.